.

OPINIÃO DE JOYCE

Colunista de um dos maiores jornais do Brasil - a Folha de São Paulo, Joyce tem também a sua opinião:
“Para mim colunismo social hoje em dia é um pouco diferente do colunismo que era feito há uns 10 ou 20 anos atrás. Eu acho que a sociedade, ela abrange, hoje em dia - você tem que ser abrangente: tem que falar de política, de economia, de ‘show business’, da sociedade e muito mais, muito maior - você tem que falar de muito mais coisas do que aquele grupo pequenininho do ‘high society’.

Colunismo não é mais isso, na minha opinião. Eu acho que tem que ter um pouco de tudo, de gente que faz a cidade, gente que acontece, gente que lança comportamento e modos de vida diferente. Eu acho que é isso, agora”.
Por trás das fachadas escondem-se os mistérios e o colunismo passa então a ser um dos poucos canais de comunicação entre o indivíduo e a coletividade. É ele quem traduz os acontecimentos, dando-lhes formas e vida.


OPINIÃO DE GIBA UM

Este colunista tem um nome bastante curioso: Giba Um. É dele o seguinte ponto de vista:
“..Há um novo tipo de Colunismo Social no sentido de social no sentido de social comunidade; social no sentido de investigação sobre a comunidade, sobre o comportamento da comunidade. Na verdade a Coluna Social destas cidades hoje é um pequeno jornal dentro de um grande jornal”.


O Colunismo Social na maioria das vezes está preocupado com os atos e fatos da divina comédia humana.

Seu "habitat natural" é todo aquele local onde se aglomeram pessoas classificadas e codificadas - enfim onde se encontram os verdadeiros nomes que escrevem a vida social de uma coletividade: homens e mulheres.
Ele é historiador de costumes e éticas. Um guardião das tradições clássicas do comportameto humano.


Ainda é o Giba que fala: “Às vezes eu próprio me surpreendo com a repercussão que uma coisa dita (eh...) num sentido de que é um hábito que é um novo comportamento, que é uma nova moda - isto é entendido, assimilado, copiado e utilizado com muito vigor e com muita velocidade.
Eu especialmente tenho em baixo, no cantinho de minha coluna há quase 15 anos uma brincadeira chamada “in” e “out”.
- O que é estar por dentro e o que é estar por fora. E às vezes me surpreendo com a seriedade com que aquilo é levado”.

TIMONEIRO DE UM NAVIO

Uma analogia mais atrevida coloca o Colunista Social como um timoneiro de navio: a diferença é que o timoneiro conduz uma embarcação e o colunista conduz muitas vezes o rumo dos acontecimentos.

Você concorda com isso?
Joyce: “Eu acho que o papel da gente é muito importante, na medida em que a gente tem um... o leitor é muito alto. Então eu acho que a gente tem que ter o maior cuidado justamente porque a gente é o criador de tendências e lançador de comportamentos.
Então eu acho que é mais ou menos isso”.


Mas, para além das crenças e dos mitos, o trabalho de um Colunista Social mais se assemelha à vida de um peixe: ele pode subir ou descer a correnteza do rio; pode nadar na superficie ou mergulhar nas profundezas da água. Pode nadar, comer e reproduzir. Enfim, ele pode tudo aquilo que o ser peixe lhe proporciona. Mas, com certeza nunca poderá sair da água.
Para o Colunista Júlio Porto, que vem se atrevendo a "cometer" e a escrever há anos notas sobre Coluna Social, ele também emite a sua opinião: para ele a Coluna deve ser social informativa, não badalativa como se fazia anos atrás. a vaidade é universal, as pessoas querem ver seus nomes em uma Coluna Social, mas eles não querem apenas futilidades(se bem que o que seria da vida sem as futilidades, as amenidades, não é mesmo). Mas, o leitor quer mais: ele quer notícia, informação, "fofoca", tititi, quem saber por exemplo os bastidores de uma notícia enfim por exmplo quem é a Garota ou a Mulher Destaque do momento do nosso "Who is Who" .

Com uma nova roupagem, a Coluna Júlio Porto, que vem desafiando o tempo, se propõe e que se auto-intitula ser uma Coluna do bem e é... vem com novo "lay out", mas com o mesmo conteúdo e com o mesmo princípio ético e de bom senso: porque o bom senso é a única coisa que não muda.

Na sequência das nossas edições, estaremos ouvindo opinões dos nossos amigos e dos nossos leitores. Vamos aguardar...


 
 
© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA