NOTÍCIAS: 01/08/15 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

Joanna Maciel, a mais nova cantora pop/rock de Pompéu. (Foto extraída do Face)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Galera animada no evento 8º Pompéu Rock Fest



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Show Banda Edelvais

Vcs pediram e eles estao de volta no Manzali's Bar Pe. Joao Porto, 100....

Esperamos por vc!!!

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

16º Encontro de Motociclistas Três Marias

Na programação a Banda Black House de Pompéu estara tocando no dia 01/08/2015

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

De analfabeta a artista: como uma aposentada se reinventou após os 80 anos

 

 

 

 

 

 

 

Therezinha Brandolim de Souza, 84, era analfabeta até os 82 anos, momento no qual, após diversas tentativas anteriores, aprendeu a ler. Na mesma época, sem nenhuma experiência prévia, começou uma promissora carreira nas artes plásticas e, dois anos depois, já realizou exposições em cinco cidades brasileiras e vendeu quadros até para o exterior. Tetê, como gosta de ser chamada, é apontada por especialistas como exemplo do desenvolvimento cerebral humano, uma amostra que é possível, sim, aprender na terceira idade.

Neta de imigrantes italianos, Tetê nasceu em Monte Azul Paulista (400 km de São Paulo) e, como milhares de paulistanos no interior de São Paulo, trabalhou na roça e não teve chances de se alfabetizar. Mãe de cinco filhos, mudou-se para Ribeirão Preto em 1974, já viúva, onde trabalhou como faxineira e foi dona de casa.

Após a aposentadoria, tentou aprender a ler inscrevendo-se nos cursos de EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas não teve sucesso. No total, foram dez anos de matrículas, entre 2000 e 2010. Os professores da época diziam que ela tinha algum tipo de bloqueio. "Tinha muita coisa que não tinha nada a ver comigo. Eu simplesmente não conseguia. Tentei muito, mas acabei deixando esse sonho de lado", disse.

O sonho ficou adormecido até 2013, quando uma de suas filhas, Maria Zulmira, fez contato com a educadora Jany Dilourdes Nascimento, especializada no Método Paulo Freire. Foi com ela que Tetê finalmente conseguiu realizar seu sonho. E foi também com Jany que ela iniciou um caminho que não esperava seguir: as artes plásticas.

Durante uma das aulas, na qual Tetê escreveria mensagens de Páscoa para familiares, Jany levou chita para fazer a decoração dos cartões. As flores recortadas que sobraram se transformaram no primeiro quadro. Era abril de 2013. De lá para cá, Tetê não parou mais. "Comecei brincando e deu certo. Continuo brincando até hoje", conta a artista.

Em pouco mais de dois anos de atividade artística, ela já produziu mais de 150 trabalhos tendo a chita como principal matéria-prima, sendo que alguns deles foram vendidos para o exterior. O mais caro custou R$ 1,5 mil. Também já grafitou no Minhocão em São Paulo e sonha em fazer um mural num grande painel, expor em muitos lugares e ir para Nova Iorque.

Questionada, Tetê deixa a modéstia de lado e acredita que outras pessoas podem seguir o exemplo dela na velhice. "Eu acho que sou exemplo sim. Acho muito bom porque, ao invés de olhar para as paredes, eu faço uma coisa. Gostaria de falar para as pessoas se animarem, fazerem qualquer trabalho. Eu acho que Deus deu a vida, então qualquer pessoa viva pode realizar o seu sonho", disse.

"Envelhescência"
O exemplo de Tetê, segundo a gerontologista Rosa Chubaci, coordenadora do curso de graduação em Gerontologia da USP (Universidade de São Paulo). mostra uma mudança de tendência no processo de envelhecimento. "Antes, dizia-se que a terceira idade era marcado por um declínio da capacidade de aprendizado. Hoje, vemos, cada vez mais, um envelhecimento ativo. Os idosos de hoje querem oportunidades, querem concretizar seus sonhos", afirma.

O gerontologista Fernando Bignardi, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) informa que essa etapa da vida atualmente passou a ter três novas fases, chamadas de processo de "envelhescência", que compreende pessoas com idade entre 60 e 75 anos, de 75 aos 100 anos, e os centenários. "A sociedade sempre considerou a velhice um momento terrível e hoje a gente se pergunta o que vai fazer com 25% da população com mais de 60 anos. A expectativa, antes, era se aposentar e viver mais alguns anos. Hoje, a pessoa com mais de 60 anos está começando".

Bignardi estudou o caso de outros 140 idosos que desenvolveram novas habilidades na terceira idade, a degeneração do cérebro, natural nessa etapa da vida, não significa incapacidade de conquistar novas habilidades. "Observamos que casos como o da Tetê, onde uma habilidade desabrocha, não são incomuns. Os idosos também têm este potencial. E, mesmo com certa dose de degeneração, ainda há espaço para o desenvolvimento cerebral contínuo", conta.

Os números também comprovam que, cada vez mais, os idosos estão deixando de pertencer ao estereótipo da "vovó que faz tricô" e do "vovô que cuida do jardim". De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), no ano passado, o total de pessoas com acima de 60 anos inscritas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aumentou 42% em relação a 2013. No total, foram 15,5 mil inscritos. "Eu terminei o Ensino Fundamental, que tinha deixado, na quinta série, há 45 anos, depois fiz o Ensino Médio e agora quero cursar Psicologia", conta o aposentado Francisco de Araújo, 70.

De acordo com o gerontologista Diego Miguel, do Centro de Referência do Idoso em São Paulo, isso ocorre porque hábitos mais saudáveis, aliados aos avanços da medicina, derrubam os limites físicos que caracterizavam o envelhecimento. "A rotina é deixada de lado com a aposentadoria, mas é hora de alimentar projetos pessoais e até investir em uma guinada profissional", diz.

 

Notas e Fotos

Herpes pode ser transmitido pelo batom; conheça as "doenças da maquiagem"

De tanto dançar na balada, após algumas horas, a maquiagem já não é a mesma. É a hora de ir ao banheiro para retocá-la. Sua amiga tira da bolsa aquele batom com uma cor que você adora e pergunta se você quer usá-lo. Mas, antes de dizer sim a ela, é preciso saber que o simples ato de usar a maquiagem alheia pode te trazer uma série de doenças. Não queremos assustar ninguém, mas os cosméticos podem transmitir vírus, bactérias e até fungos.

Os especialistas entrevistados pelo UOL afirmaram que o risco de contaminação é ainda maior se o cosmético estiver fora do prazo de validade. A maquiagem possui substâncias que evitam a proliferação de microrganismos, mas elas perdem a sua eficácia quando o produto vence. Isso não demora muito. Para ter uma ideia, um rímel tem validade de apenas três meses. Depois disso, você pode estar usando uma maquiagem que serve como meio de cultura (onde os microrganismos se reproduzem).

No caso do batom, se fala bastante do risco de transmissão do herpes simples, vírus que, na maioria dos casos, causa aquelas "bolhinhas" ao redor da boca. Não é que o vírus fique por muito tempo no batom, mas se a pessoa que tem a doença passa um batom e empresta, você pode pegar o vírus. "O herpes é bastante comum. Há estudos que mostram que 90% da população carrega o vírus do herpes labial", afirma a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria e Acne da Santa Casa de São Paulo.

O que pouca gente sabe é que se a sua amiga está gripada, tem mononucleose (conhecida como doença do beijo), ou doenças respiratórias causadas por bactérias, como amigdalite, ela pode passar a enfermidade ao emprestar o batom. "A transmissão se dá por causa da saliva. Os microrganismos podem ser transmitidos, mas por um curto intervalo de tempo, pois eles não sobrevivem sem as condições ideais de temperatura", explica a dermatologista Viviane Frange, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298
VANIM: 37 9928 1365 /// 8844 4560 /// 9142 5369

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

01-08-2015

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

01-08-2015

 

 

 

 

 

NA COZINHA COM MARIA DA PAZ

Já que a cozinha é nosso laboratório, temos que caprichar nas receitas para que tudo dê certo, evitando os contratempos que muitas vezes acontecem ao elaborar uma receita. Então não se esqueçam comida é feita com amor, com carinho e o segredo é seguir as receitas, com medidas exatas, produtos de boa qualidade e nada de preguiça. Lembrem-se que cozinhar é uma arte e se desjarem esse título, é só tabalhar com afinco.

Vamos às receitinhas da semana.

PÃO POLONÊS

INGREDIENTES - 10gr de fermento seco para pão
01 xícara de chá de água morna
01kg de farinha de trigo
03 ovos mais 04 gemas
01xícara e meia de açúcar
220 gr de manteiga derretida
01 colher rasa de raspas de casca de laranja
02 xícaras de leite
01 xícara de uva passas

MODO DE FAZER - Dissolva o fermento na água e deixe descansar por 10 minutos, junte 02 copos de farinha de trigo, os ovos, as gemas, o açúcar, o leite morno e a raspa de laranja. Misture bem. Adicione a farinha restante, aos poucos, sovando até formar uma massa lisa e macia. Abra a massa e espalhe 1/3 da manteiga, dobre a massa e abra novamente e passe outra camada de manteiga. Repita a operação até terminar a manteiga. Acrescente as passas na massa. Divida a massa em duas partes e deixe descansar até dobrar de volume. Coloque as massas em duas formas de bolo inglês untadas. Deixe crescer por 30 minutos. Asse em forno médio.


PUDIM QUE NÃO VAI AO FOGO

INGREDIENTES - 01 lata de leite condensado
01 caixinha de creme de leite
01 lata de leite
01 pacote de gelatina sem sabor


MODO DE FAZER - Hidratar a gelatina no leite e levar ao microonadas para derreter. Coloque no liquidificador juntamente com os outros ingredientes


e bata para misturar bem. Coloque na forma caramelada e leve à geladeira. Desnforme depois de bem gelado.

Receitas práticas e deliciosas, mesmo as principiantes serão capazes de elaborá-las facilmente.

Um bom final de semana a todos.


SUGESTÕES, DÚVIDAS E CRÍTICAS, FALE COM A GENTE,
Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

01-08-2015

 

 

 

 

 

 

 

NA COZINHA COM MARIA DA PAZ

Já que a cozinha é nosso laboratório, temos que caprichar nas receitas para que tudo dê certo, evitando os contratempos que muitas vezes acontecem ao elaborar uma receita. Então não se esqueçam comida é feita com amor, com carinho e o segredo é seguir as receitas, com medidas exatas, produtos de boa qualidade e nada de preguiça. Lembrem-se que cozinhar é uma arte e se desjarem esse título, é só tabalhar com afinco.

Vamos às receitinhas da semana.

PÃO POLONÊS

INGREDIENTES - 10gr de fermento seco para pão
01 xícara de chá de água morna
01kg de farinha de trigo
03 ovos mais 04 gemas
01xícara e meia de açúcar
220 gr de manteiga derretida
01 colher rasa de raspas de casca de laranja
02 xícaras de leite
01 xícara de uva passas

MODO DE FAZER - Dissolva o fermento na água e deixe descansar por 10 minutos, junte 02 copos de farinha de trigo, os ovos, as gemas, o açúcar, o leite morno e a raspa de laranja. Misture bem. Adicione a farinha restante, aos poucos, sovando até formar uma massa lisa e macia. Abra a massa e espalhe 1/3 da manteiga, dobre a massa e abra novamente e passe outra camada de manteiga. Repita a operação até terminar a manteiga. Acrescente as passas na massa. Divida a massa em duas partes e deixe descansar até dobrar de volume. Coloque as massas em duas formas de bolo inglês untadas. Deixe crescer por 30 minutos. Asse em forno médio.


PUDIM QUE NÃO VAI AO FOGO

INGREDIENTES - 01 lata de leite condensado
01 caixinha de creme de leite
01 lata de leite
01 pacote de gelatina sem sabor


MODO DE FAZER - Hidratar a gelatina no leite e levar ao microonadas para derreter. Coloque no liquidificador juntamente com os outros ingredientes


e bata para misturar bem. Coloque na forma caramelada e leve à geladeira. Desnforme depois de bem gelado.

Receitas práticas e deliciosas, mesmo as principiantes serão capazes de elaborá-las facilmente.

Um bom final de semana a todos.


SUGESTÕES, DÚVIDAS E CRÍTICAS, FALE COM A GENTE,
Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

01-08-2015

 

 

 

 

 

A SINCERIDADE DA PRESIDENTE SOBRE METAS

Discursando sobre o seu malfadado PRONATEC (aquele mesmo programa que ela citou nos debates eleitorais, ocasião em que recebendo através dos fones de ouvido uma ordem de seu marqueteiro para comentar sobre esse programa, ela descuidadamente o encaixou num momento errado e acabou por  aconselhar a uma engenheira desempregada, respondendo a uma pergunta dela, que ela nele se inscrevesse), quando uma repórter lhe perguntou sobre as metas a atingir, ela respondeu:

   " Não vamos colocar META. Vamos deixar a META aberta, mas quando atingirmos a META, vamos dobrar a META  !" (Dilma Rousseff).

     Mas que não se critique a presidente por estar sendo pela primeira vez tão comprometida com a verdade. Se ela disse que não vai colocar a META, a META é zero. Quando disse que vai deixá-la em aberto, isso é claro e verdadeiro, pois se ela é zero, ela ainda está em aberto. E quando atingi-la... e  é certo que atingirá, pois ela é zero, vai então dobrá-la, o que também já conseguiu, porque zero vezes dois é.... zero! Com todo seu brilhantismo e sinceridade, atributos que lhe são peculiares, a presidente com esse oportuno e inteligente discurso tranqüiliza todos aqueles que votaram nela, pois assim não terão motivos para se sentirem arrependidos, envergonhados ou decepcionados!

    Pois bem, depois de escrever este meu comentário acima descrito, no Facebook,  recebi várias mensagens.  Várias concordando  com meu comentário e, até o momento apenas duas dele discordando, de dois amigos  ─ Marcos Leonel Campos e Paulo Fernando Chagas Ribeiro ─  mas em alto nível.  Mas em tão alto que achei por bem comentar sobre eles aqui neste espaço onde o que se escreve não desaparece tão fugazmente como sói acontecer no Facebook. Mas o farei na próxima edição desta coluna, pois as críticas foram tão importantes que merecem um tratamento bem melhor do que eu lhes poderia dar agora, às 3:00 da madrugada desta sexta-feira.
    Por favor aguardem a continuação destes escritos na próxima semana.

<<<<>>>> 

NOSSA GOVERNADORA INSTALA SEU  GABINETE
 

GOVERNADORA DGE CAL CARMEM LÚCIA REDOAN

Esta é a nossa governadora, associada do nosso Lions Clube de Pompéuque a partir de nossa cidade está a comandar as atividades de nada menos que 57 clubes de Minas Gerais.
Quando de sua posse, no princípio deste mês, nos Estados Unidos, no Estado do Hawai, ela descreveu-nos sua emoção quando dentre centenas de clubes presentes, a organização da Convenção Internacional escolheu mostrar, dentre os mais de 1.400 clubes existentes no mundo, a fotografia de apenas 3 clubes, e uma delas era de nosso clube em Pompéu.
Não só Minas Gerais estará focado em Pompéu neste Ano Leonístico 2015/16, mas também o Brasil e o mundo. Uma vez mais, Governadora Carmem Lúcia nós pompeanos lhe agradecemos por trazer tamanha honraria para nossa cidade.


 

 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site