NOTÍCIAS: 06/12/14 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

CLOSE

NATHALI CHAVES, da melhor sociedade de Pitangui.  A “soçaytiana” pitanguiense movimentou as redes sociais esta semana ao postar  conteúdo  pouco  delicado sobre determinado político que teria descumprindo com sua palavra. Mas, ao que tudo indica, o caso terá um final feliz, uma vez que  a bonita garota foi  procurada por um assessor do parlamentar, que lhe prometeu resolver  o “impasse” ainda esta semana. Vocês conhecem a Nathali?  Mexe não: garota com forte personalidade e de caráter ilibado entre outras qualidades . Ela está disposta ir até o fim, caso não cumpram com a mesma o que lhe foi prometido. Essa é a Nathali...



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

RAFAELA OLIVEIRA(RAFA): bonita essa pompeana. Tem  17 anos  anos, é música...toca violão, guitarra e é  cantora.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

ELIZÂNGELA CAMPOS

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

ISABELLE GRACIANI PORTO(leia-se Racco Cosméticos) com suas filhas GABRIELA e ROBERTA(leia-se Jerusa Fotos).


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CHICO MAIA(foto). O jornalista esteve na semana passada em minha  modesta “maison”. Falamos de amenidades e também do jornal  Sete Dias, que completou 23 anos de vida e de boa informação. Falamos também de amigos  e de conhecido comuns: GALBA GILBERTO VALADARES, RENATO MAGELA DE OLIVEIRA(Renato Frigotudo), José  Lino de Sousa Barros , da rádio Itatiaia, do Gustavo Miranda, da Rádio Eldorado e de muita gente mais. Falamos do Gilbert Campos, que foi focalizado em entrevista  pelo Sete Dias.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

JOÃO VITOR, filho de Sílvia Oliveira e Antônio José Costa(Ketto), da cidade de Diamantina, com 03 aninhos de idade: tão   lindo quanto a avó – a  Shirlei  Oliveira, que já dirigiu o Lions Clube daquele cidade   por vários mandatos. Sua filha, a Silvia,  se disse encantada com uma rosa que postei no face e está querendo uma muda rsss.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Na semana que vem, a coluna estará publicando as fotos do evento promovido pela Caixa Federal(leia-se Luiza Helena Araújo).



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Confira outras 7 tradições natalinas bizarras que existem pelo mundo

 

 

 

 

 

 

1 – Elfo arteiro

Todo mundo sabe que não é uma boa ideia mexer com espíritos brincalhões, não é mesmo? Pois na Dinamarca existe o costume de deixar um pouco de arroz doce ou mingau para um elfo arteiro chamado Nisse. Segundo a tradição, se as famílias se esquecerem de alimentar o diabozinho, a criatura virá na noite da véspera de Natal para roubar todos os presentes das crianças antes que elas acordem para encontrá-los pela manhã.

2 – Pular ondas em pleno inverno

Pense no frio que faz na Inglaterra em dezembro! Pois em Brighton, uma cidade litorânea localizada na costa sul do país, a temperatura média ronda os 5 °C nessa época do ano, e lá existe o costume de pular ondas no dia de Natal. E não pense que os corajosos habitantes que se atrevem a encarar o mar — cuja temperatura fica perto dos 10 °C — se protegem com roupas especiais. Eles vão para a água usando apenas um gorro de Papai Noel e roupas de banho.

Em Dublin, na Irlanda, existe um costume parecido! Anualmente um Papai Noel costuma mergulhar em Sandycove, e centenas de simpatizantes costumam acompanhá-lo. Mas, como estamos falando de irlandeses, é claro que existe bebida envolvida na festa. Então, o pessoal só pula na água depois de tomar um golinho de conhaque para espantar o frio.

3 – “Espantar” o Natal a tiros

Já no vilarejo de Schönau, localizado na belíssima e gelada região dos Alpes Bávaros, naAlemanha, grupos de homens vestidos com trajes tradicionais — conhecidos como lederhosen — costumam disparar tiros de morteiro ao ar para dar as boas vindas ao Natal. Boas vindas?

4 – Monstros de feno

Também na Baviera — ou Bavária, como essa região da Alemanha é conhecida—, na cidade de Bischofswiesen os jovens vestem máscaras de demônio e usam fantasias feitas de feno para correr pelas ruas assustando a população. Esse costume remonta a época do paganismo e se repete anualmente nos dias que antecedem o Natal.

5 – Carnaval

Na véspera de Natal, em várias localidades de Cuba ocorrem carnavais pra lá de animados conhecidos como Parrandas. Essas celebrações — tradicionalmente religiosas — são embaladas com muita música, desfiles de carros alegóricos e fogos de artifício, e a mais famosa acontece na cidade de Remedios. O costume teve início há cerca de 200 anos, depois que o padre local enviou vários coroinhas às ruas batendo em panelas para chamar a população para a Missa do Galo.

6 – 13 em vez de 1

Aqui no Brasil — assim como em boa parte do mundo — as crianças que foram boazinhas durante o ano esperam pela visita do Papai Noel no Natal, não é mesmo? Pois na Islândia a molecada começa a receber visitas de treze rapazes natalinos (os jólasveinarnir) 13 dias antes.

Assim, durante as duas semanas que antecedem o Natal, cada noite um jólasveinarnir deixa para as crianças que se comportaram direitinho pequenos presentes, enquanto as que foram levadas ganham batatas podres dos visitantes natalinos.

7 – Natal e... cocô

Na região da Catalunha, na Espanha, parece que existe certa fixação com fezes durante as festas natalinas... Uma das figuras que costuma aparecer nessa época do ano — mais especificamente, no dia 8 de dezembro — é o “Tío de Nadal”, um tronco de carinha simpática que fica equilibrado sobre um suporte.

As crianças são encorajadas a cuidar do Tío — cobrindo o coitadinho e inclusive dando de comer ao tronco — até a véspera de Natal, quando, então, a história se complica para o personagem e a criançada começa a golpeá-lo com um bastão para que ele defeque os presentes. Uma loucura...

Outro personagem popular na Catalunha é um homenzinho conhecido como “Caganer”, e temos certeza de que você consegue deduzir o que o nome significa. Essa figura costuma ser incluída nos presépios, normalmente escondida em um canto ou atrás de uma moita, e tradicionalmente veste roupas típicas (e calças arriadas) dos camponeses catalães. Entretanto, não é raro encontrarcaganers inspirados em figuras políticas ou celebridades. Veja:

FONTE(S)



 

Notas e Fotos

 

COMPLETO E ACABADO.

Nenhum dicionário da língua portuguesa explica adequadamente a diferença
entre estas duas palavras.
Durante uma competição linguística em Lisboa, supostamente frequentada
pelos melhores do mundo, Samdar Balgobin, da Guiana, foi o vencedor e
ovacionado de pé por mais de 5 minutos.
A pergunta final foi a seguinte:
Como explicar a diferença entre COMPLETO e ACABADO de maneira fácil de entender?
Tem gente que afirma que NÃO existe diferença entre COMPLETO e ACABADO.
Segue a resposta de Samdar:
Ao casar com a mulher certa, você está COMPLETO.
Ao casar com a mulher errada você está ACABADO
Quando a mulher certa te flagra junto com a mulher errada, você está
COMPLETAMENTE ACABADO!
Ele ganhou uma viagem ao redor do mundo e uma caixa de Scotch 25 anos.(Colaboração: meu amigo ARNALDO R. TEIXEIRA).


 

Notas e Fotos

Pérolas jogadores de Futebol

O difícil, como vocês sabem, não é fácil.(Vicente Matheus)

Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão.(Vicente Matheus)

Só posso resumir essa derrota com duas palavras: A-zar!(Marinho, ex-Botafogo)

Realmente, minha cidade é muito facultativa. (Atribuída a Elivelton, ex-Cruzeiro e São Paulo, sobre a quantidade de faculdades existentes em sua cidade natal) Elivelton

Estou muito feliz de jogar na Sociedade Esportiva Corinthians.” (Atribuída a Gustavo Nery, ex-Corinthians e Flu, na apresentação no Timão, confundindo o nome do clube com o do Palmeiras, maior rival). (Gustavo Nery)
 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

06-12-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

06-12-2014

 

 

 

 

 

GRANDES E PEQUENOS SEGREDOS CULINÁRIOS QUE GARANTEM O SUCESSO DE QUALQUER RECEITA

Vamos conhecer aqui alguns truques que fazem o sucesso das grandes cozinheiras.
Se você trabalha na cozinha preparando alimentos, as sugestões aqui citadas serão de grande utilidade. Elas poderão auxiliá-las nas dúvidas existentes durante as preparações de receitas novas.
Vejam as dicas que se seguem:-

- Para a feijoada ficar mais leve, acrescente um copo de caldo de laranja quando ela ja estiver pronta
- Dê um toque especial aos sucos de frutas, usando cubos de gelo do próprio suco, ao invés de água
- Se há óleo demais no arroz refogado, ponha folhas de alface junto com a água. Elas absorvem o excesso de óleo
- Quando você colocar água ou qualquer líquido fervente num vidro, coloque antes uma colher de metal. Assim, a colher absorverá o calor, evitando que o vidro se quebre.
- Para pegar os pequenos cacos de um vidro quebrado, utilize uma bola feita com miolo de pão.
- Para obter um vinagre doce como o original francês, junte ao vinagre comum uma maçã descascada cortada em pedaços e deixe num vidro bem tampado por vinte e quatro horas. Em seguida é só coar.
- Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocantes, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.

Sào tantas as dicas culinárias que será impossível falar de todas em um só tempo. Portanto deixo algumas aqui que seguidas adequadamente, o sucesso fará parte de seu trabalho.

Vamos às nossas receitinhas, elas poderão enriquecer os cardápios de final de semana.


TORTA DE CARNE MOIDA

INGREDIENTES - 01 quilo de carne moida
02 ovos
02 dentes de alho picados
01 cebola picada
01 cenoura ralada
04 folhas de repolho cortadas em tiras
sal e pimenta a gosto
salsa picada
03 colheres de farinha de rosca
02 tomates sem sementes cortados em cubos
100gr de mussarela ralada
MODO DE FAZER - Misture à carne os ovos, o alho, a cebola, a cenoura, o repolho, o sal, a pimenta, salsa e farinha de rosca. Misture bem e molde em uma forma redonda de 24 centímetros, de fundo remomível, untada com óleo. asse no forno preaquecido por 45 minutos. Retire do forno, espalhe o tomate e a mussarela. Volte ao forno para gratinar. Retire, desenforme e sirva a seguir.

DICA - Esta receita pode ser preparada com carne de frango ou de porco. Se usar lombo adicione linguiça calabresa picada.


SORVETÃO DE BIS

INGREDIENTES - 01 litro de sorvetede creme
03 a 04 cxas de bis branco e preto
01 receita de brigadeiro
1/2 lata de creme de leite
PREPARO DA TORTA - Em uma forma de fundo falso intercale bis preto e branco ao redor da forma. Forre o fundo da forma com bis picado.
Camada de sorvete, outra de bis, uma de sorvete e brigadeiro por cima. Finalize camada de sorvete e leve ao freezer por 3 a 4 horas. Desenforme bem gelado e enfeite com frutas vemelhas.


"Aos que me querem bem, desejo o dobro! Aos que me querem mal, desejo luz!"

Espero um grande sucesso ao preparar as receitas e que as dicas culinárias sejam úteis quando surgir alguma dúvida.
Um bom final de semana a todos. Volto com novas receitas, dicas e sugestões.

Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

06-12-2014

 

 

 

 

 

 

BV Financeira vai devolver R$ 30 milhões a clientes por tarifas cobradas de forma indevida.

 
 
A BV Financeira, do grupo do Banco Votorantim, vai devolver mais de R$ 30 milhões a mais de 80 mil clientes dos quais cobrou tarifa de cadastro indevidamente após 1º de março de 2011. A medida está prevista em TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a instituição e o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça, que divulgou nesta terça-feira (2) os termos do acordo.

De acordo com nota divulgada pelo ministério, a cobrança indevida foi feita a consumidores que já eram clientes da instituição e, por isso, não deveriam ter pago as tarifas após aquela data. Segundo o ministério, a BV Financeira entrará em contato com os consumidores para restituir o valor corrigido em até 15 dias.

A instituição informou, por sua assessoria de imprensa, que os consumidores que ainda são seus clientes terão o valor creditado no cartão e aqueles que têm direito ao ressarcimento, mas não são mais seus clientes, serão contatados por telefone ou correspondência para informar a melhor maneira de crédito.

Em nota, a BV Financeira explica que o "TAC refere-se, em síntese, a cobrança da tarifa de cadastro. A despeito da legalidade da cobrança, reconhecida pelo STJ, havia divergência sobre a incidência em determinadas operações, realizadas a partir de março de 2011. A assinatura do TAC tem como objetivo evitar discussão prolongada na Justiça, em benefício do consumidor".
 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

06-12-2014

 

 

 

 

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO DOUTOR HUGO FOSCOLO
25 DE NOVEMBRO DE 1914 / 2014

            Eu não poderia prestar melhor homenagem a meu pai, pelo seu centenário de nascimento, senão pela publicação da foto abaixo, num ambiente que era um dos que ele ele mais amava, junto aos seus alunos do então Ginásio Dona Joaquina, do qual ele foi um dos sócios fundadores, na década de 50, assim como pela reprodução, abaixo, do artigo que um dos maiores escritores de Pompéu, e que também foi seu aluno ─ o brilhante Sebastião Verly ─ escrito, há algum tempo, sobre ele, nesta mesma coluna de nosso amigo Júlio Porto e que, a  nosso ver, merece ser relido por seus amigos, e também pelos filhos e netos dos amigos  de meu pai,  alguns deles de certa forma também seus ex-alunos pelos exemplos de vida que ele deixou para as futuras gerações.


  • O DOUTOR HUGO FOSCOLO NO AMBIENTE QUE ELE MAIS AMAVA, ENTRE SEUS ALUNOS
     DO GINÁSIO DONA JOAQUINA, EM 25/11/1955, QUANDO COMEMORAVA SEUS 41 ANOS DE IDADE. VOCÊ RECONHECE ALGUNS DOS ALUNOS?

    Doutor Hugo Foscolo
    por Sebastião Verly

    Há alguns anos venho escrevendo meu encontro com as pessoas que moldaram minha conduta e minha vida. Pessoas notáveis, mestres da minha vida. São muitas e, a cada dia, surge uma figura humana importante para esses meus 69 anos de conduta ilibada. Já havia colocado na minha relação inicial, iniciei e parei, mas agora, como tudo na vida, chegou o momento de falar dessa pessoa que tanto marcou meu senso de Direito, Justiça, Igualdade e Liberdade.

    Bem no inicio dos anos 50, chegou a Pompéu, interior de Minas Gerais,  uma das personalidades mais marcantes em todos os tempos. O Promotor de Justiça da jovem Comarca de Pompéu, Doutor Hugo Fóscolo.

    Imagino que eu já freqüentava a terceira série do primeiro grau, quando ingressaram no Grupo Escolar Jacinto Campos, o Carlinhos e, logo à seguir, Sandra, sua irmã. Eram filhos do Dr Hugo e de Dona Maria Vitória, mestra que vinha acrescentar mais conhecimentos à brilhante equipe de professores do nosso nossa Escola.

    A família integrou rápida e plenamente á vida da sociedade Pompeana. Quem não se lembra da ex-miss Minas Gerais, Silvia Meire Mileo e sua irmã mais nova, a Solange, além de seus irmãos, que passavam as férias na pacata cidade de Pompéu, na casa de seus tios juntos com o Carlinhos e a Sandra, seus primos?

    Doutor Hugo caiu logo nas graças de toda a população. Ele transmitia o verdadeiro espírito do Ministério Público: a busca obstinada da Justiça. E ia além dos estreitos espaços do Fórum de Justiça. Agia no Ministério Público, há mais de meio século, como, agora, muitos anos mais tarde se propõe.

    Doutor Hugo, como era conhecido, ficou famoso por suas ousadas decisões e sua liberdade de expressar o que considerava efetivamente Justiça. Com isto, é claro, teve também quem ficasse do outro lado. Não diria desafetos porque ele estava acima dessas questiúnculas. Mas, o grande Promotor seguia firme na sua incansável batalha pela Justiça. Exigia padrões de ética e moral dos órgãos públicos, do próprio Prefeito Municipal, o que era uma tremenda novidade para aqueles tempos. Propunha uma política decente. Obrigava as autoridades policiais a se submeterem à Lei e ao Direito, o que naqueles anos nem nos grandes centros ainda era sonhado.
    Todo mundo que viveu naquela época lembra de seu confronto com um capitão da polícia militar que comandava o destacamento policial da cidade. Tudo parece que foi ontem. E mais ainda, como podemos imaginar que nos anos iniciais de 1950, próximo ao ano de 1954, os estudantes saíssem às ruas com tambores e a voz em brados passando inclusive defronte ao hotel em que morava o capitão, aos gritos de abaixo o capitão que havia desrespeitado o nosso querido Dr Hugo Fóscolo.

    Doutor Hugo era, com certeza, o homem mais preparado e culto da nossa terra. Foi realmente uma pessoa dedicada à cultura. Aquele sábio adorava tudo que se referisse a cultura e conhecimentos. Estava sempre com um livro nas mãos. Levou para a cidade informações sobre a língua Esperanto que ele tanto cultivava. Homem sábio, não discriminava ninguém. Batia papos com as pessoas e tinha admiradores dentre a gente simples. Lembramos do Jamil Rachid filho de sírios libaneses, gente humilde que era um dos que adorava conversar com o Dr Hugo.

                Quando morreu, em 28 de fevereiro de 1989, apenas 100 dias após a morte da esposa, estudava nada menos que 10 línguas, mas sua grande paixão sempre foi o Esperanto, através da qual ele correspondia com mais 80 países. Suas outras grandes paixões -- além de sua esposa, que era a primeira -- foram colecionar selos e lecionar.  Esta última, inclusive, fê-lo ser um dos fundadores do antigo Ginásio Dona Joaquina, juntamente com os outros 6 sócios (Professor Gribel, Dona Ivete, Adelaide Maciel, Dr.Arinos, Professor Haroldo, e Professor José Xisto). Seu nome, sua formação, sua postura ética, sua reputação e sua coragem davam credibilidade ao Ginásio Dona Joaquina que tanta gente boa iniciou na vida estudantil e profissional. Na sua casa, em Paraopeba, fez uma outra casa no quintal, e a chamava de "Casa da Cultura".  Lá dentro, mais de 6.000 livros!

    As pessoas o procuravam para consultas de todas as espécies. Eu mesmo, quando decidimos fazer uma lápide para o túmulo de meu pai, foi aquele sábio a quem recorri. E quem visitar o cemitério de Pompéu poderá ver no mármore da sepultura de minha família, além do Alfa e Ômega em lugar da estrela e da cruz que simboliza nascimento e morte. E mais: lá está a linda frase que ele nos sugeriu: “A amizade é uma alma só em dois corpos.” Lembro-me nitidamente a alegria estampada no rosto dos meus irmãos, quando saímos à noite da casa daquele magistrado.

    E ainda tem mais: o que sei da língua francesa e que me permitiu inclusive trabalhar na Mauritânia, aprendi com aquele grande mestre. Era um professor excelente e entusiasmado.

    Voltemos a História deste grande homem.

                Um caso muito interessante que aconteceu com Doutor Hugo foi por ocasião de sua nomeação para o cargo de Promotor de Justiça.  Naquela época, década de 50, este cargo eram tão importante que após passar no concurso, o candidato tinha de se entrevistar com o Governador do Estado, que na época (1951) era Milton Campos, que dava a que "precisava de um promotor de confiança", ao que ele,  franco e explosivo com sempre foi, respondeu que "sentia muito decepcionar o ilustre governador, mas que tinha feito concurso para Promotor de Justiça e não Promotor de Confiança".Isso testemunhado por alguém do Ministério Público presente à entrevista e responsável por divulgar o ocorrido para toda a classe.

                 A primeira comarca que assumiu foi Brasília de Minas (6 meses), depois Coromandel (2 anos) e finalmente Pompéu, de onde foi o primeiro promotor nomeado (houve um, antes, cujo cargo era chamado  "promotor adjunto" ,por não ser nomeado, ou coisa parecida) que se chamava Dr.Astrogildo.

     Doutor Hugo nunca aceitou uma promoção, simplesmente para não sair de Pompéu.  Quando seu filho estava prestes a se formar em Direito,  sua esposa temia que os debates no tribunal do júri se estendessem até a sua casa. Pai e filho sempre foram muito polêmicos -- discutiam sobre tudo: Governo, religião, ideologia, línguas estrangeiras, literatura, etc.!! Só não discutiam sobre futebol, pois eram do mesmo time: O América Mineiro, fazendo parte de uma torcida de quase 10 pessoas em Pompéu! Para minha alegria que também sou torcedor do Coelhão, alvi verde.   Apesar de suas freqüentes e acaloradas discussões acadêmicas com o filho, Carlos, uma das coisas que ele mais gostava de fazer era sentar-se com o jovem estudante e, logo, advogado, seja em sua casa ou nos bares, e tomarem juntos quase uma dúzia de cervejas numa assentada.  Ali conversavam sobre tudo.  Às vezes, ficavam apenas os dois, que passavam horas e horas conversando.  O problema era quando surgia um terceiro.  Geralmente era este que lançava um tema polêmico!

    Vale lembrar que quando Caryl Chessmann  foi condenado à morte nos Estados Unidos aquele valoroso promotor mandou de uma cidade totalmente desconhecida um extenso telegrama ao seu colega norte americano, protestando contra a execução daquele criminoso que ficou conhecido como Bandido da Luz Vermelha. Lembro-me como se fosse hoje, pois foi a primeira fez que ouvi a frase que ficou gravada em minha mente para o resto da vida: “in dubio, pro reu”  Caryl Chessmann foi executado em 2 de maio de 1960, na Califórnia. Na época, em Pompéu, muita gente acompanhava esse caso, o que era raro, quando até o rádio ainda era muito restrito. O grande defensor da Justiça disseminara a informação para aquela gente ávida de novos conhecimentos. A posição do Dr Hugo por esse claro senso de Justiça ainda permanece à busca de mais defensores.

    Quanto à campanha que fez em prol da comutação da pena de morte sentenciada a Caryl Chessman, ele foi a fundo na questão.  Em vista disso, tornou amigo de sua advogada Rosilie Asher e recebeu inclusive um livro autografado pelo próprio Chessman, com algumas mensagens.  Na época ele chegou até mesmo a entrar em contato com o Secretário Geral da ONU, Dag Hammarskjöld solicitando-lhe que interferisse junto às autoridades da Califórnia, visando à comutação da pena. A partir daí,  Doutor Hugo passou a se corresponder com freqüência com o Dag.  Deste caso Chessman, até mesmo involuntariamente se beneficiou , pois  quando seu filho, Carlos, candidatou-se a uma bolsa de estudos  do American Field Service: a concorrência era muito grande (seriam escolhidos 5 dentre 120 candidatos de BH).  Além das provas escritas e oral (inglês) havia a necessidade de 3 cartas de recomendação, na segunda fase, quando seriam escolhidos 5 em 20.  Uma das cartas foi da Roselie Asher, advogada do Chessman, e outra do Dag Hammarskjöld e a terceira, se não me engano foi do Dr.Tomé Lucas Pereira, juiz de Pompéu.

    Com o  apoio da esposa, aceitou a promoção para Espinosa. Mudara-se para aquela cidade,  onde ficou apenas 2 meses, morando em um hotel, apenas para se aposentar. Após a aposentadoria, para cumprir palavra, mudou-se par Paraopeba.  Isso porque  sempre dizia que se mudaria para a terra dele -- Paraopeba. onde nascera e permanecera apenas até completar um mês de idade -- quando se aposentasse.  Naquela cidade viveu até o final de seus dias.  Mas seu amor por Pompéu era tão grande, que embora morando em Paraopeba, jamais transferiu para lá seu local de recebimento de seus proventos de aposentado:  Uma desculpa para ir a Pompéu, pelo menos uma vez por mês. 

    Faleceu em Belo Horizonte, onde está sepultado no Cemitério  do Bonfim, juntamente com sua querida esposa.

    Este, para mim, é um dos mais significativos encontros com Pessoas Notáveis um dos Mestres da minha vida.

     


     

     

  •  
     
     
    Notas e Fotos
     
     
    Notas e Fotos


     
     
     
     
     
      Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site