NOTÍCIAS: 07/06/14 - Notas e Fotos

Professor conta como venceu obstáculos para completar maratona de longa distância
Conheça a história de João Cirilo da Silva Neto.

No dia 18 de maio, o professor do Cefet Araxá e engenheiro mecânico João Cirilo da Silva Neto venceu mais um desafio em sua vida: correu uma maratona de 42km. Para se chegar a esse nível, ele conta que há 4 anos começou a se interessar pela corrida de rua depois que seu médico sugeriu-lhe atividades físicas mais específicas para melhorar sua condição fisiológica e seu bem-estar. A corrida de rua foi uma escolha acertada porque o professor já fazia caminhada regularmente, mas precisava de uma atividade que propiciasse maior gasto calórico.
A corrida de rua vem ganhando a cada ano um número sempre crescente de praticantes. Esta modalidade esportiva não é exclusiva dos jovens porque temos notado que as pessoas mais maduras também têm se interessado por essa prática esportiva.
No caso das pessoas maiores de 50 anos (como é caso do professor), a corrida de rua, além de contribuir para o controle do peso corporal, é um esporte que pode promover o bem-estar e a autoestima das pessoas dessa faixa etária e que, muitas vezes, precisam de algo interessante e desafiador e até emocionante para viver com mais saúde.
João Cirilo conta que para correr a Maratona de Porto Alegre ele passou por treinamentos constantes. Por quase quatro anos não buscou ajuda de um preparador físico ou de um nutricionista, mas se dedicou à leitura e a pesquisas sobre a corrida de rua, incluindo nutrição (alimentação à base de carboidratos e proteínas) e hidratação em treinos e competições. Mesmo assim, ele recomenda a orientação desses profissionais.
O professor relata que obedeceu às recomendações do seu médico e começou a praticar a caminhada, intercalada com trotes leves em terrenos planos e descidas. Nas subidas, ele só caminhava, temendo sofrer qualquer problema de saúde em função do esforço necessário para subir os morros, pois inicialmente tentou subir um morro, mas o despreparo era tanto que quase sentiu seu coração sair pela a boca.
“Quando se está fora das condições físicas para corrida, a melhor coisa que deve ser feita é não insistir porque os danos à saúde em geral podem ser evidentes. Nesse caso, é necessário adquirir mais forças para essa atividade. Um resultado satisfatório é insistir com a atividade aeróbica de baixo impacto, como a caminhada e o trote leve que ajudam no desempenho respiratório, perda de peso e melhoram a elasticidade, a resistência muscular e condicionamento físico”, relata.
Depois de quatro semanas (dia sim, dia não) e bem condicionado na execução da caminhada, intercalada com trotes leves em terrenos planos e descidas, o corredor ensaiava percursos maiores só de corridas (em torno de 1 mil metros), porém, não insistia em subir morros porque esse procedimento ainda lhe era penoso fisicamente em função do desgaste muscular.
Em qualquer esporte, a disciplina e o treinamento são indispensáveis. Aos poucos, o corredor foi ganhando confiança e passou só a correr. Nos treinamentos, optou-se por um tipo de treino chamado fartlek, que se trata de um treino sério e extremamente eficaz, que compreende uma mistura de velocidades, de repetições, de treinamento em áreas com subidas e declives (descidas) e até mesmo de corrida de ritmo.
Após seis meses, participou da sua primeira competição de 10km, completando o percurso, com muito sacrifício, em 57 minutos. Essa competição foi a referência para o seu potencial na corrida de rua. A partir daí, passou a pensar em distâncias mais longas e em treinamentos foram exaustivos.
Após um ano, veio a primeira competição mais longa: a Volta da Pampulha (18km) que foi percorrida sem muita dificuldade. A partir desse ponto, ele pensou imediatamente que teria condição de correr uma meia maratona (21km). Nessa rotina, participou de várias competições de 5km, 10km, 16km, 18km e outras de 21km.
Nesse contexto, percebeu que teria condições de correr uma maratona de 42km. Para tanto, tinha que percorrer distâncias longas (chamados longões). Nesse caso, o treino longo compreende a principal componente de resistência no treinamento dos maratonistas. Quanto maior a distância da modalidade escolhida pelo corredor, maior a importância deste tipo de treino.
Para uma maratona, além da necessidade de treinos longos, é preciso reforço muscular. Sobre esse caso, João Cirilo conta que antes participar de sua primeira maratona fez musculação em academia por três meses, duas vezes por semana, intercalada com os treinos médios e longos.
Enfim, chegou o dia da maratona. A maratona de Porto Alegre foi a escolhida porque é considerada uma das mais planas do Brasil. Além disso, o clima ameno na cidade nesta época do ano contribui para a diminuição do desgaste físico dos maratonistas. Mesmo assim, o professor conta que a expectativa era muito grande porque em uma maratona nada pode dar errado e a mente e o corpo devem estar bem preparados. Tudo depende do treinamento exaustivo para se ter confiança para completar o percurso com menores sofrimentos.
A estratégia de corrida para uma maratona depende da condição física e emocional de cada corredor. Por isso, o professor conta que não foi fácil, mas teve confiança, controle emocional, resistência e força de vontade para percorrer os 42km, em um tempo de 3 horas e 52 minutos, ficando em 38º lugar entre 93 corredores de sua faixa etária (54 a 59 anos).

Fonte: http://www.diariodearaxa.com..br/Noticia/Atletismo/2014/5/VOCE-NO-DIARIO-Professor-conta-como-venceu-obstaculos-para-completar-maratona-de-longa-distancia/13799.aspx#ixzz330ky5reF

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

LÍVIA CORGOZINHO, de Pompéu.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MIRLEIA(MILA), esposa do grande colaborador e grande amigo desta coluna, CARLOS FÓSCOLO com o filho do casal HUGO FÓSCOLO.



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

O ex-Delegado de Polícia de Pompéu, LUCÉLIO SILVA e sua esposa DIRIANE TIENGO  a “tira colo” com o filho MATEUS, na sede do Lions Club.



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

O grande amigo  ANTÔNIO AUGUSTO ÁLVARES DA SILVA(TONHO DA COTA) com ROSE TURQUETTE, em recente acontecimento social(leia-se Lions Club).


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

E JÁ QUE FALAMOS em Lions Club, aí está o seu jovem presidente HAMILTON ALVES AFONSO.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

LEIAM  E VEJAM A INFELICIDADE DA  FRASE DO FELIPÃO  SCOLARI: “ EU ACREDITO... VOU ATÉ AO INFERNO COM ELES”. (REFERINDO-SE AOS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA).NÃO VAI  PASSAR NEM DA FASE INICIAL. AMÉM. DEUS  PERMITA QUE NÃO.SUA FRASE  ME LEMBRA O CASO DO TITANIC, DO JOHN LENNON, TANCREDO NEVES E DE OUTROS QUE NÃO ME LEMBRO. VAMOS VER O QUE VAI DAR O “FIASCO” DA SELEÇÃO. PEÇA PERDÃO A DEUS, “FILIPÃO” ENQUANTO É TEMPO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

‘BANANA PROCÊS

VOCÊ SABIA? De acordo com uma pesquisa científica japonesa, banana totalmente madura com manchas escuras na pele, produz uma substância chamada "fator de necrose tumoral", que tem a capacidade de combater células anormais. Quanto mais madura é a banana, melhor é a sua capacidade anti-câncer. Bananas com manchas escuras são mais alcalinas e oito vezes mais eficazes na melhoria das propriedades das células brancas do sangue. Comer 1 ou 2 bananas por dia vai aumentar a sua imunidade. Curta e compartilhe com seus amigos!

 

Notas e Fotos

RECORD

ESTE COLUNISTA ANDA MUITO FELIZ. A NOSSA COLUNA BATEU NOVO RECORD DE ACESSOS: OS NÚMEROS  FALAM  POR SI: QUASE 12.000  ACESSOS NO MÊS DE MARIA, NO MÊS DE MAIO. OBRIGADO, SENHOR

 

Notas e Fotos

A ENCICLOPÉDIA: NILTON SANTOS

 CURIODIDADE: CERTA VEZ PERGUNTARAM AO NILTON SANTOS, FAMOSO E INESQUECÍVEL JOGADOR DA SELEÇÃO BRAS E DO BOTAFOGO SE ELE NÃO TINHA "INVEJA" DOS SALÁRIOS MILIONÁRIOS DOS JOGADORES ATUAIS( DA ÉPOCA DO NILTON SANMTOS , CLARO). SABEM O QUE ELE RESPONDEU?

ELE DISSE QUE NÃO. QUE A INVEJA Q ELE TINHA ERA DA LIBERDADE QUE OS LATERAIS TÊM HOJE DE IR A FRENTE E APOIAR O ATAQUE. E COMPLETAVA: NA SUA ÉPOCA, QDO O JOGADOR DA DEFESA PASSAVA DO MEIO DE CAMPO - OS TÉCNICOS JÁ ENLOUQUECIAM E COMEÇAVAM A GRITAR E A PEDIR AOS LATERAIS: “VOLTA, VOLTA ...”
 

Notas e Fotos

E-MAIL RECEBIDO COM GRANDE  PRAZER, O QUAL PUBLICO:

Caro Amigo Julio Porto,
Conheça agora, na íntegra, um pouco da história da minha primeira maratona de 42 km.
Abraços.
João Cirilo.

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

07-06-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

07-06-2014

 

 

 

 

 

Mês de junho, mês de festas, mês dos namorados, mês de Copa Mundial, mês de férias, mês de frio e mês de comida gostosa e quentinha.
Para comemorar esse mês tão festivo, preparei algumas receitas que facilitar bem o tra balho de vcs neste período.

BISTECA COM MANDIOQUINHA

INGREDIENTES - 01 kg de bisteca de porco
suco de 02 limões grandes
02 cubinhos de caldo de carne
02 xícaras de água fervente
04 colheres de óleo
01 cebola picada
03 tomates sem pele e sem sementes picados
500gr de mandioquinha cortada em rodelas
02 colheres de salsa picada

COMO FAZER - Tempere as bistecas com o suco de limão e o caldo de carne dissolvido em 02 colheres de água fervente.
Deixe no tempero por duas horas. Em uma panela grande frite as bistecas no óleo até dourar dos dois lados.
Acrescente a cebola, os tomates, a água fervente e as rodelas de mandioquinha. Deixe cozinhar com a panela tampada. Se necessário, acrescente mais água. Salpique salsa picada.


SANDUICHÃO DE FÉRIAS

INGREDIENTES - 02 tomates cortados em fatias finas
Sal e orégano a gosto
01 xícara de chá de maionese
01 pão de forma fatiado na horizontal
100gr de queijo prato fatiado
100gr de peito de peru fatiado
02 pepinos sem casca cortados em fatias finas
01 colher de chá de suco de limão
COBERTURA - 300gr de ricota
150ml de leite
01 colher de azeite
sal a gosto
folhas de alface e batata palha

COMO FAZER - Tempere as fatias de tomate com sal e orégano.
Passe a mainese nas fatias de pão
Monte um sanduíche grande alternando o queijo prato, o peito de peru, os pepinos e o suco de limão com as fatias de pão. Bata no liquidificador, os ingredientes da cobertura. Cubra toda superfície do sanduiche com o creme batido. Deixe na geladeira por 30 minutos antes de servir.
Decore com as folhas de alface e batata palha.

Preparando estas receitas, seguindo corretamente o modo de fazer e usando os ingredientes na medida certa, podem contar com uma refeição que vai agradar a todos.
Um bom final de semana. Volto em breve com novas receitas para serem preparadas para comemorar as festas previstas para esse mês.
Dúvidas, sugestões, críticas:

Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

07-06-2014

 

 

 

 

 

 

 

Feliz dia Mundial do Meio Ambiente. Dia 05 de junho

    Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

    Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente.

    Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!

    Seguem algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água

    Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.

    Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.

    Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia

   Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.

   Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.

   Ar condicionado - utilize com moderação!

   Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.

   Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo

    Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

    Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transporte.

    As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.

    A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos.

    Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

31-05-2014

 

 

 

 

DE VOLTA AO BRASIL - III

        A Cultura de um Povo

        O quê faz a CULTURA de um povo? Não apenas livros, literatura, cursos e atividades semelhantes. Talvez isso seja o quê menos contribui para ela. A CULTURA é sobretudo criada e mantida pelos valores morais ensinados ao povo, principalmente pelos  líderes que conduzem uma Nação.  Que não se confunda liderança com popularidade.  A liderança é filha da credibilidade, da responsabilidade,  do exemplo de ações, do comprometimento das pessoas que têm o dever de guiar as grandes massas populares. Os líderes que que detêm essas valores não praticam o que é melhor para seus companheiros de partido ou para aqueles que seguem suas idéias.  Fazem aquilo que é melhor para toda a Nação, mesmo que isso possa, às vezes, comprometer sua popularidade!.

        Já o líder popular, não tem compromissos, nem com a verdade e muito menos com a responsabilidade, já que seu agir não é determinado pelo bem-estar de toda a Nação, mas pela satisfação das massas que o elegem, mesmo que para manter esta satisfação tenha de infringir as mais elementares regras da moral e da verdade, e assim se manter no poder.  E esta forma de agir, quer queiramos ou não, é a forma de agir de 99% dos políticos das nações do terceiro mundo, que se constituem de, no mínimo, 80% dos mais de 200 países do mundo. Você minha leitora, pela análise que você faz das notícias dos meios de comunicação e dos exemplos das ações políticas em nosso país, acha que estamos ainda incluídos nesses 80% de subdesenvolvidos culturais?

Perdoem-me pela digressão, afastando-me, provisoriamente, do tema central de minha série de escritos que visa focar a Alemanha e, sobretudo, seus elevados valores morais ─ mesmo entre os políticos! E são esses valores que trazem tanta segurança e honestidade no agir da quase totalidade de sua população:  Se os líderes de uma nação não são honestos, despiciendo é dizer que os cidadãos também não serão, pois não terão bons exemplos em que se espelhar!  E aqui não me refiro a um ou outro partido.  Refiro-me a um padrão de comportamento seguido por 99% dos líderes, independentemente de seus partidos ou ideologias.

Pois, bem. Digressões à parte, tão logo cheguei ao Aeroporto de Tigel, em Berlim, chamou-me a atenção o fato de não ter passar por toda uma burocracia de vasculhar as malas.  Mas isso já relatei no meu último escrito.  

Agora já estou a caminho do meu “hotel”. Você poderá se perguntar:  “Por que ele colocouhotel entre aspas?”  Porque meu “hotel”  foi, durante toda minha estada na Alemanha, um Convento Evangélico, mantido e dirigido por freiras. É o Evangelischer Diakonieverein Berlin-Zehlendorf e.V


ESTE É O PRÉDIO D EVANGELISCHER DIAKONIEVEREIN BERLIN

        A caminho do meu “hotel”, o presidente, Dr.Konrad,  da empresa de onde sou consultor ─ a Enviacon International ─ ia me dizendo algumas peculiaridades sobre a Alemanha, tais como o índice de criminalidade quase nulo, ou que as pessoas, de qualquer idade, andam pelas ruas, a qualquer hora do dia, ou da noite, sem qualquer receio de assaltos ou violências.  E, por coincidência, ao  aproximarmos do local de minha hospedagem, já quase à meia-noite, embora a rua estivesse deserta e com muitas árvores em ambos os lados da rua, uma senhora, talvez já nos seus 80 anos, caminhava sozinha pela calçada, apoiando-se em sua bengala.

Após ver este este fato que me chamou a atenção, logo  chegamos à hospedaria:  Um prédio imenso, de três andares e sem qualquer janela acesa.  Descemos do moderno carro Mercedes Benz, pegamos as malas e, como já tínhamos a chave, abrimos a imensa porta principal da hospedaria.  Não havia recepção, nem câmeras, nem pessoa alguma para nos receber. Uma hospedaria totalmente self-service.  À medida que avançávamos ─  e subíamos as largas escadas do prédio de 120 anos ─ as luzes que antes estavam todas apagadas iam-se acendendo à medida que avançávamos até chegarmos ao segundo andar, quando um longo corredor, todo branco e muito bem pintado e limpo se acendeu completamente.  Andamos um pouco, e logo chegamos ao apartamento “5”, que abrimos com a mesma chave com que abrimos a porta principal, lá embaixo.  Ao entrar, admirei-me  com a beleza do quarto, sua limpeza e sua bela pintura e sua modernidade.  Após um breve instante, o Dr.Konrad se despediu.  E eu fiquei ali, com a sensação de que eu era o único habitante daquele imenso prédio, todo escuro.  Dentro de alguns minutos, vi um aviso que refrigerantes e cervejas estavam no corredor e na cozinha.

Resolvi então me aventurar. Abri a porta de meu quarto e todas as luzes do corredor se acenderam novamente.  Caminhei até a metade do longo corredor, onde estavam refrigerantes, água mineral e a famosa cerveja alemã, que eu estava ansioso para experimentar.  Mas não havia ninguém!  Eu continuava sendo ─ aparentemente ─ o único habitante daquele imenso prédio. Peguei o cardápio, olhei os preços e peguei duas cervejas.  Mas como pagar? Vi uma caixa e a abri. Lá dentro havia um monte de moedas e notas de 10 e 50 Euros.  Logo inferi que deveria eu mesmo fazer o pagamento e pegar o troco. Peguei então uma de duas notas de 10 euros que eu tinha, coloquei na caixa e peguei o troco!  Olhei em volta e não vi qualquer câmera.  E realmente não havia nenhuma. Achei estranho. Não estava acostumado com isso! Ao dirigir-me de volta ao meu apartamento, notei vozes muito baixas ao passar perto de algumas portas.  Eu não estava sozinho.  Não ouvia as pessoas, pelo respeito que têm à privacidade alheia.

Esta foi realmente minha primeira experiência com a cultura alemã, fora do Brasil. Mas achei marcante.  Isso não seria uma situação comum num país latino, seria?

Embora estivéssemos no país para executar um trabalho de nossa consultoria e o tenhamos feito de forma muito agradável com nossos 19 colegas alemães, não se pode ir a Berlim sem fazer um tour pela cidade de 750 anos de idade.  Mas foi nesse nosso primeiro tour da cidade que tivemos também uma outra surpresa.


O BRANDENBURG TOR, COM TODA SUA HISTÓRIA

Após passarmos pelos pontos de Berlim que ninguém pode deixar de visitar,  como, por exemplo, o Brandenburg Tor, ou como é mais conhecido por aqui pelo nome de Portão de Brandenburgo, não imaginava que iria ver, em plena Alemanha, uma tremenda falta de compromisso do governo brasileiro para com o uso do dinheiro público brasileiro, que já está até mesmo virando pilhéria dos guias turísticos alemães.

Foi quado o guia turístico,  por sermos brasileiros, resolveu passar, por nossa solicitação, e parar, em frente da Embaixada Brasileira.  E não hesitou em nos informar que aquele ─ da Embaixada Brasileira ─ era um dos aluguéis mais caros de Berlim:  O governo brasileiro  paga de aluguel pelo uso de algumas salas usadas pela Embaixada Brasileira a bagatela de 330.000 Euros por mês.  Ou, trocando em reais, nada menos do que 1,06 bilhão de reais

A EMBAIXADA BRASILEIRA DE 1 BILHÃO DE REAIS/MÊS

        Bem amigos, na próxima edição continuaremos com nossas impressões sobre o este impressionante país, que não obstante tudo por que passou,  mesmo se considerarmos apenas o Século XX, hoje é lider incontestável de toda a União Européia, além de ser o maior repositório de tecnologia de todo mundo.  Assim, estaremos falando também,  de nossas visitas  à Daimler, fabricante dos motores que movem os veículos Mercedes Benz, à fabulosa Siemens ─ presente em todos os países do mundo ─  e àquela que certamente é a maior feira de tecnologia de todo o mundo: a Feira de Hannover.

 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site