NOTÍCIAS: 08/10/11
"clique na foto para ampliar"
PAIOL MINEIRO: GASTRONOMIA E LAZER
 
A sociedade pompeana aguarda com grande expectativa a inauguração da Churrascaria, Restaurante e Pizzaria Paiol Mineiro, que acontece nesta  segunda feira, dia 10.. A Casa será um ponto de referência para a cidade  de Pompéu e região. Para quem não sabe seus proprietários são JULIO CÉSAR VALADARES E BETH RACHID.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

ROTEIRO
 
Imperdível: “Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim cantam Vandré e Gonzagão”
Local: Praça do Bonfim - Diamantina
Dia: 08 de outubro
Hora: 21 hs
Entrada Franca

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

Foto em honra dos  70 anos de SAID SCHILLER DE CAMPOS,Governador 2005/2006
do Distrito 4760 do ROTARY INTERNATIONAL.Atualmente ele é  o Presidente
 do Automóvel Clube de Montes Claros. Em pé:  SAID e sua esposa CIDA. Assentados: à direita RENATO FRIGOTUDO MAGELA DE OLIVEIRA e MÁRCIA e  com um grande casal grande de amigos, de Contagem:  ZITO E CIDA.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
LÍVIA, filha de GUSTAVO CARVALHO e RITA VÂNIA
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
EUGÊNIO LACERDA e sua namorada ÉRICA VARGAS.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
ACIDÁLIA LISBOA
 
“Para ter lábios atraentes, diga palavras doces. Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas. Para ter o corpo esguio, divida sua comida com os famintos. Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez ao dia. Para ter boa postura caminhe com a certeza de que nunca andará sozinha. (Audrey Hepburn) Por ACIDÁLIA LISBOA – Colunista Social deDiamantina.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"





Por Déborah Kelli Campos Guimarães, foto acima.

 
Notas e Fotos
VIVIANNE PACHECO PEREIRA(  EM DOSE DUPLA)
                   (Foto abaixo)

ELA ME FOI INDICADA por uma grande amiga: EDIENE CAMPOS – pompeana radicada em Avaré(SP) que, lendo um texto da VIVIANE, me deixou uma mensagem dizendo que gostaria que eu conhecesse o seu texto e que ela, a Ediene, achou muito interessante para a minha coluna. Vejam o que vocês acham do seu texto – sim do seu texto, porque do seu visual jamais iria perguntar... rssss.



”Estava eu, lendo um texto, como sempre maravilhoso de Arnaldo Jabor, chama-se "O QUE TEMOS VISTO POR AÍ?", fala-se muito sobre o comportamento das mulheres hoje em dia, sobre sexo, algo que um dia já foi tabu... rsrs
E resolvi dar minha sincera opinião, como MULHER...
Penso que devido a "auto-suficiência" das mulheres, homens deixaram de ser cavalheiros, provedores na família, românticos, deixaram de ser nossos protetores!
As mulheres precisam saber diferenciar "ser independente" de ser "maria-homem", o "gostar de sair" de ser "pistoleira", saber "curtir" uma cerveja do "dar vexame", afinal, antigamente mulheres cozinhavam igual a mãe... hoje, estão bebendo igual ao pai!!!! E acham que isso é lindo!!! kkkk Tadinhas...
Está faltando em nós, mulheres, a delicadeza, os sonhos de constituir uma família de DEUS, de sermos cuidadas pelo nosso homem, de ter a porta do carro aberta, a cadeira do restaurante puxada, de receber flores, bombons sem motivo, permitir que carreguem as sacolas das compras pra gente, preocupar com nossos problemas...
E há mulheres que acham tudo isso RIDÍCULO! Como podem???
Daí infelizmente, surgem mutações masculinas, nada boas...
Babacas que só sabem falar de si mesmos, que preocupam-se apenas com o próprio ego e enxergam uma mulher apenas quando está vestida num tubinho preto...
Tenho que admitir que somos co-responsáveis pelos ogros que vemos no dia-a-dia, que não sabem como tratar uma mulher, seja sendo mãe, esposa, namorada, amante, amiga ou mesmo, a decepção de um deles!
Graças a DEUS, o meu parceiro não é assim... Sou tratada como uma princesa, vivendo um conto de fadas!
Então, mulherada, saibam que é possível sim, sermos respeitadas e amadas como verdadeiras CINDERELAS, basta que aceitemos a viver como tal, e não como uma borralheira, se matando de trabalhar, para sustentar uma casa sozinha, enquanto o safado-cachorro-sem-vergonha dorme e come as nossas custas, ou pior, chegam bêbados de um bar, altas horas da noite... AFF!
Somos sexo frágil sim... O que não quer dizer que não trabalhemos e não somos fortes nos problemas...
MAS SOMOS SENSÍVEIS POR NATUREZA... INJUSTIÇADAS DESDE OS PRIMÓRDIOS! Então pq não agirmos como MULHERES PODEROSAS, MAS AO MESMO TEMPO, DÓCEIS E CONFESSAR QUE ADORAMOS SER BAJULADAS?!
Amor é sinônimo de respeito, amigas... Logo, só seremos amadas, se primeiramente, nos DERMOS O RESPEITO!
E quanto ao assunto SEXO, me deliciei com uma frase sábia q li:
“Se cama prendesse homem, todas PUTAS já estariam casadas!”. (Fato!)
Logo, não sejamos ridículas nesses pontos!
O Senhor nos entrega o talento, mas retorna para verificar o que dele fizemos... Busquemos o “talento” de SE AMAR, SER AMADA E AMAR, de forma saudável!
Isso sim é DOM! (Se é que me entendem!)
Edifique o seu parceiro e é VOCÊ que chegará aos céus!
E quando falarem q vc é diferente! Hummmmmm... O q deve-se dizer???
Talvez uma citação do Bob Marley...
"Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todas iguais".
PERMITA-SE!
POR: Vivianne Pacheco Pereira
 
Notas e Fotos
JOSÉ ALTINO
 
COMANDANDO COM SUA HABITUAL segurança e competência – o comunicador JOSÉ ALTINO(leia-se Rádio Criativa FM – 106.3), comentou minha coluna de sábado passado e “alfinetou”: o Júlio Porto dá dando destaque aqui em sua coluna, abordando um assunto que eu até não interessei muito não.. rsss. Ele estava se referindo ao Homem Mais Bonito do Brasil, cujas fotos e cujo feito ocuparam espaço em nossa coluna e foram destaque em nosso site.Mas, por se tratar de “Homem Mas Bonito” , o Zé Altino não quis jogar muito confete. Conheçam o link de uma das emissoras que mais crescem em nossa região: www.radiocriativafm.com.br
 
Notas e Fotos
ALBA FARIA
 
JÁ ALBA FARIA,a coleguinha do Zé Altino da Criativa FM, destacou a nota de nossa coluna dizendo: “ Gente, acessem o site julioporto.com e conheçam o Homem Mais Bonito do Brasil. E, adivinhem, pessoal de onde ele é: de Pompéu... tem base???
Agradeço ao Zé Altino e a Alba Faria. Desde o inicio da semana que a Criativa FM(106.3) esta rodando a vinheta muito bem gravada, na voz do “expert” Ronan Oliveira(Radio Diário FM, de Ribeirão Preto.

 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
GILCE MARIA DE CAMPOS MENEZES, grávida de 8 MESES – a espera de Mariana. MARCÍLIO  não cabe dentro de si de tanto contentamento.
 
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
QUEM COMPLETA mais um ano de vida nesta sexta feira,7, é ARTHER CAMPOS DUTRA(NEGO)  Sua saída da Agropéu foi muito comentada e sentida pela diretoria e funcionários da empresa. Por outro lado, sua chegada à Cooperativa foi tida como uma grande conquista da Coopel. Quem conhece suas qualidades como profissional  sabe do que estou falando.Parabéns , Nego: Feliz Aniversário, Felicidades, Saúde e Muitos Anos de Vida. Acima, o aniversariante com sua  família: esposa GRACIANI e as filhas GABRIELA e ROBERTA.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
REPERCUSSÃO
 
CAUSOU enorme repercussão nos meios sociais de Pompéu, Bom Despacho e região a aparição do Perito Criminal Experidião Porto, no programa Fantástico, de domingo passado. Este colunista esteve na cidade de Bom Despacho esta  semana e soube que a entrevista do Porto já deu resultados positivos. Equipamentos e material para a perícia técnica já começaram a chegar naquela delegacia especializada
Parabéns, “Mano Veio”
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Carlos FOSCOLO



carlos@foscolo.biz



24/09/11





CARTAS À PRESIDENTE - XXVIII
 
CORAGEM DE MUDAR: PRIMEIRO PASSO PARA INOVAR
 
          
Presidente Dilma,
 
          
            Permita-me  iniciar esta carta contando um fato pessoal, insignificante diante da complexidade dos problemas da Nação.  Mas, é apenas uma pequena amostra de uma determinação para mudar e inovar.  Quando em meados da década de 90 assumi a Secretaria de Saúde da minha pequenina Pompéu – MG (hoje com cerca de 30,000 habitantes), nas minhas palavras de posse, escandalizei a muitos quando disse que iria gerir a Secretaria com se ela fosse uma empresa privada.  Naquele momento, em uma sala repleta de médicos, pessoal de enfermagem, o prefeito, outros secretários e funcionários do órgão, ouvi um leve murmúrio, vi pequenos sorrisos de canto de boca, e troca significativa de olhares.  E disse-lhes  mais:  Disse-lhes que a partir daquela data as portas da Secretaria não mais se fechariam, nem aos domingos, nem nos feriados, nem de madrugada, nem nunca!  Mais alguns discretos sorrisos e tímidos balançares de cabeça.  Até então, a Saúde da cidade funcionava apenas de segunda a sexta, e de 8:00 às 16:00 horas.
 
Pode-se imaginar o impacto de tais declarações.   Mas muito mais do que o impacto de meras declarações, pode-se muito mais imaginar o impacto de tais ações, que foram cumpridas às risca, dando um inimaginável impulso à Saúde regional.  E assim foi durante todo o mandato e nenhum outro prefeito ou secretário ousou voltar ao status quo.
 
Mas por que inicio com esta citação?
 
Primeiro, porque era um exemplo de determinação de efetuar profundas mudanças e, acima de tudo, uma inquestionável decisão de inovar.  E não há maior inovação do que querer gerir a Saúde como se estivesse gerindo uma empresa privada.  
 
Segundo, porque não fazia muito, eu fora parte de uma empresa americana de consultoria – A Alexander Proudfoot Systems – especialista em implantação sistemas de produtividade.  E foi nesta empresa que tive a oportunidade de conhecer talvez o maior inovador dentre todos os empresários brasileiros, Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau, empresa que hoje é a maior produtora de aços da América Latina.  E é uma grande satisfação para nós que sempre trabalhamos com produtividade, planejamento estratégico e acima de tudo – inovação – saber que o seu governo tem hoje, presidente, uma Câmara de Gestão e Competitividade, assessorando seu governo na implantação de modernas e inovadoras técnicas de gestão, cujo presidente escolhido pela presidente é nada menos que o senhor Jorge Gerdau Johannpeter!
 
Esta tentativa de inovar na gestão pública já havia sido pensada anteriormente pelo presidente que plantou as sementes de uma economia forte, que deram os frutos que os brasileiros ora começam a colher na área econômica.  Sim, o Presidente Fernando Henrique já pensara nesta modernização inovadora ao lançar o seu  Plano Diretor do Aparelho do Estado. Este plano preconizava um diagnóstico da máquina estatal, que se fundamentava num conjunto de  perguntas tais como:
1 -   O Estado deve permanecer realizando as mesmas atividades? Algumas delas podem ser eliminadas? Ou devem ser transferidas da União para os estados ou para os municípios? Ou ainda, devem ser transferidas para o setor público não-estatal? Ou então para o setor privado?
2 - Por outro lado, dadas as novas funções, antes reguladoras que executoras, deve o Estado criar novas instituições?
3 - Para exercer as suas funções o Estado necessita do contingente de funcionários existente? A qualidade e a motivação dos servidores são satisfatórias? Dispõe-se de uma política de recursos humanos adequada?
4 - As organizações públicas operam com qualidade e eficiência? Seus serviços estão voltados prioritariamente para o atendimento do cidadão, entendido como um cliente, ou estão mais orientadas para o simples controle do próprio Estado?
            Dado o perfil eminentemente gerencial da presidente, temos a certeza de que a escolha de alguém com as características de Jorge Gerdau para ocupar tão importante posição no governo tem como objetivo principal  a tentativa de responder a tais perguntas e adaptar às respostas a máquina governamental ora existente.  E, não é surpresa que Gerdau tenha começado a agir através de duas áreas particularmente sensíveis pelos problemas que têm gerado:  O Ministério da Saúde e o Ministério dos Transportes.
 
            E, ainda, coerente com sua política, presidente, de desejar que os empresários tenham uma voz na organização e planejamento das ações gerenciais da Nação, ao receber o presidente da Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn neste último sábado, seu governo dá um importante passo para atrair o capital produtivo de duas nações de peso.  Carlos Ghosn nasceu em Rondônia e morou no Rio de Janeiro  até os seis anos de idade, quando então se mudou com a família para o líbano, terra de seus pais.  Atualmente, Ghosn mantém as cidadanias brasileira e francesa.
 
            Pessoas como Jorge Gerdau Johannpeter, Antônio Ermírio de Morais (da Votorantin), Carlos Gohsn, Olavo Machado Júnior (presidente da FIEMG), Lauro Brambilla (brasileiro, presidente da ABS-Mexico) e outros do mesmo calibre são cabeças tão férteis de idéias inovadoras  e soluções para problemas presentes e futuros que se fossem convidados, esporadicamente, para curtas visitas ao Planalto, mesmo que para uma conversa descontraída de alguns minutos, com certeza deixariam marcas de inestimável alcance na política de desenvolvimento da economia brasileira. 
 
 
UMA JANELA PARA  O MUNDO
 
STEVE JOBS:  CALA-SE A VOZ DA INOVAÇÃO
 
            O desenlace já era esperado por todos, e mais do que ninguém, por ele mesmo.  Faleceu, nesta quarta-feira,  Steve Jobs, vitima de um câncer de  pâncreas contra o qual lutava desde 2004.
 
            Houve quem o comparasse ao também americano Thomas Edison, considerado o maior inventor que o mundo já conheceu, com nada menos que 2.332 patentes registradas, dentre as quais uma que todo o mundo utiliza:  A lâmpada elétrica, também chamada de incandescente.   Entre eles há realmente muitos pontos em comum.  A começar pela escolaridade, já que ambos não conseguiram se formar em qualquer curso, abandonando os estudos após um pequeno período de freqüência às escolas.  Outro ponto comum é que além da inventividade, ambos eram empresários bem sucedidos e às vezes acusados de copiar produtos de outros inventores. Porém acho que as semelhanças não vão muito além disso.
 
            Na realidade, Thomas Edison era muito mais inventor do que Steve Jobs.  Este era muito mais um homem de inovação, de adaptação do já existente às necessidades ou objeto de desejo das massas.  Talvez a única invenção  ab ovo que realmente se poderia atribuir a Jobs fosse o primeiro computador pessoal da Apple, surgido num momento onde só reinavam os “mainframes” das grandes companhias.  Mas mesmo isso pode ser questionável, já que os princípios do Apple utilizados no seu revolucionário Apple ainda eram os mesmos existentes nos demais computadores.  Seu grande feito foi realmente tornar o computador acessível à todas as empresas, às escolas, às casas de famílias.  Ele inovou em sua portabilidade.
 
            Não há aqui qualquer desejo em diminuir o valor desta grande figura que realmente revolucionou a utilização da tecnologia de sua época.  Mas seu grande feito não foi realmente inventar algo ainda inexistente, como muitas vezes fez Thomas Edison mas, sim, dar maior funcionalidade aos já existentes.  E assim, como um maestro que observa a atuação de todos os músicos, ele foi observando a forma de utilização do telefone celular, das câmaras fotográficas, dos gravadores, dos mp3s, dos notebooks e da forma como eram utilizados pelas pessoas.  E deste imenso poder de observação e de conhecimento dos anseios de consumo da natureza humana conseguiu, como numa orquestra e sob sua batuta, que todos passassem a funcionar como uma única unidade.  Daí foram surgindo os iPods, IPhones, iTunes, iTabs, iClouds e mais outras iCoisas sempre que houvesse espaço para que se agregasse aos novos gadgets os I’s de INOVAÇÃO, da  INVENTIVIDADE, da INFORMAÇÃO, da INTERAÇÃO, da INTEGRAÇÃO   até finalmente chegar neste 5 de outubro ao iSad que retrata o sentimento reinante em todo o mundo.
 
            Mas qual a vantagem de Thomas Edison sobre Steve Jobs? Por que Edison ainda será lembrado por décadas e Jobs talvez “já teria caído” no esquecimento dentro de dez anos?  A época, porque Edison nasceu por volta de 1847 e viveu até 1931 e quase nada, então, se conhecia do que existe hoje;  O ineditismo, porque muitas das invenções deste – nem todas – eram algo que surgiram de sua mente, totalmente inéditas e que realmente revolucionaram a vida de toda a humanidade e não somente de um determinado segmento da sociedade, independentemente de terem, ou não,  as pessoas capacidade aquisitiva, como sói acontecer com as idéias tornadas realidade pela mente de Jobs.
 
            Dentro de dez anos, a humanidade nem mais se recordará dos iPads, pois outras inovações surgirão numa espantosa velocidade impulsionada pela necessidade de vendar das empresas e da vontade de consumir da humanidade. Mas, a lâmpada ainda estará lá cumprindo sua silenciosa missão de iluminar a vida das pessoas.  Dentro, pois, de dez anos teria então Steve Jobs sido completamente esquecido?  Não. Não foi sem razão que no parágrafo anterior utilizei a estranha forma “já teria caído” no esquecimento.
 
            Por que dentro de dez anos Steve Jobs ainda será lembrado?  Não porque criou o iPod, ou o iTab, ou o iTune.  Dentro de dez anos Steve Jobs ainda será lembrado por algo que tem muito mais significado para a humanidade do que todos os I’s que ele inovou.  Será lembrado por suas idéias, por sua filosofia de vida, e pela lição de vida que passou e continuará passando para outras gerações.  Continuará sendo lembrado pelas idéias proferidas no seu curto discurso de paraninfo dos formandos da Universidade de Stanford, em 2005, quando ele já tinha um câncer no pâncreas já se estendendo para o fígado.  É provável que muitos não saibam, mas já existem movimentos no mundo e seguidores que desde esta época lêem seu discurso e outras frases suas como se estivessem recitando mantras diárias.
 
            Steve Jobs mudou, tem mudado, e continuará mudando a vida de muitas pessoas com apenas um pequeno trecho de seu discurso em Stanford, que traduzo  e transcrevo abaixo:
 
“Quando eu tinha 17 anos, li uma citação que dizia: “se você viver cada dia como se fosse o último, um dia, certamente, isso será verdade”  Esta citação me impressionou, e desde então, durante os últimos 33 anos eu tenho olhado no espelho todas as manhãs e perguntado a mim mesmo: “Se hoje fosse o último dia de minha vida, estaria eu querendo fazer o que estou prestes a fazer?”  E sempre que a resposta tem sido “Não” durante muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”.
A lembrança de que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para ajudar-me a fazer grandes escolhas na vida.  Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo orgulho, todo medo de vergonha  ou falha – essas coisas simplesmente desaparecem diante da morte, permanecendo somente o que é verdadeiramente importante.  Lembrar-se que você vai morrer é o melhor caminho que conheço para evitar a armadilha do pensar que  tenho alguma coisa a perder.  Você já está nu. Não há mais razão para não seguir seu coração.
 
Ninguém quer morrer.  Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. Contudo, a morte é o destino que todos compartilhamos.  Ninguém jamais escapou dela.  E é como deve ser, porque a Morte é a melhor invenção da vida.  A Morte é o agente de mudança. Ela se livra do velho abrindo caminho para o novo.  Neste instante  os novos são vocês. Mas um dia não muito distante, vocês gradualmente vão se tornando os velhos e serão descartados. Desculpem por ser  tão dramático, mas é a verdade.
 
O tempo de vida de vocês é limitado, portanto não o desperdicem vivendo a vida de outrem. Não se deixem prender por dogmas, que é viver com os resultados do pensar de outros. Não permitam que o ruído das opiniões alheiras afogue a voz interior de vocês, e, mais importante, tenham a coragem de seguir seu próprio coração e intuição. Eles de alguma maneira sabem no que vocês realmente querem se tornar. Tudo o mais é secundário.
 
E assim, Steve Jobs partiu com dignidade.



CURSOS NO TJACMG
 
No próximo dia 10 de outubro estaremos iniciando mais três níveis de cursos na sede do TJACMG:
Pós-Gradução Latu-Sensu em Mediação e Arbitragem
Aspectos Gerais da Mediação
Aspectos Gerais da Arbitragem
 
Para maiores detalhes, visite o site do TJACMG no endereço www.tjacmg.com.br
Também neste dia 10/10 inicia-se o curso de inglês online do TJACMG, sem qualquer custo para aqueles que participarem apenas da parte à distãncia. Para e inscrever entre em www.ead.cidadesnet.com .
 
 

 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site