NOTÍCIAS: 07/12/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

LÍVIA LACERDA. Indicada por Roberta Lacerda.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

A cidade de Pompéu irá conhecer uma profissional de alto nível. Seu nome: JERUSA NASCIMENTO. Procede da cidade de Paraopeba, com excelente recomendação. Visite seus estúdios: rua Major Belizário – ao lado da Racco.Que ela seja muito bem vinda.

Jerusa Nascimento

fotosjerusa@yahoo.com.br

31 3714-1850/// 37 9836 4209.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NEW YORK, NEW YORK

GRACIANI PORTO DUTRA (leia-se Racco Cosméticos), que enviou mensagem pelo celular ao colunista pompeano. Leia abaixo.

Mensagem que recebi  lá de Pernambuco, em meu celular, quando da abertura do Baile da Convenção da Racco:

“ Abertura do Baile: New York, New York. Um luxo... sua cara”.

Resposta do colunista à remetente: “ Ôooooooo meu bem , que gracinha. Quanta generosidade da sua parte. Não deixa de ser um exagero, mas fico muito grato pela sua deferência. Beijão.”

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Lucas Neiva, 8 anos, ficou na lista de espera da escola

 

 

 

 

 

A Polícia Civil de São Paulo abriu um inquérito para investigar uma escola sob suspeitas de racismo. Tudo começou quando a Escola Cidade Jardim Cumbica, que fica em Guarulhos (SP), pediu que um aluno cortasse os cabelos crespos. Após a mãe recusar pedido, ela não conseguiu renovar a matricula do garoto de oito anos.

Em entrevista ao G1 São Paulo, Maria Izabel Neiva, mãe do aluno Lucas, contou que recebeu um bilhete da escola no mês de agosto informando que o cabelo do menino, estilo black power, era inadequado e que deveria ser cortado. 

Maria não seguiu a sugestão e resolveu conversar com a diretoria pessoalmente para explicar que o cabelo da criança não cobria os olhos, não atrapalhava e que ele conseguia enxergar normalmente.

Em contrapartida, a diretora da escola rebateu o argumento da mãe da criança dizendo que o cabelo de Lucas atrapalhava os colegas da classe de verem a lousa. "Ela falou que o cabelo dele 'é crespo, cheio e inadequado. Venhamos e convenhamos'", disse a mulher em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil.

Após o ocorrido, a família de Lucas não foi notificada acerca de uma rematrícula e ao procurar a escola, Maria Izabel foi informada que não havia mais vagas. A escola, por sua vez, informou que a mãe do garoto perdeu o prazo de rematrícula, mas que ele poderia ficar na lista de espera. Disse ainda que o fato da escola não possuir mais vagas não tinha relação com o cabelo do menino ser crespo. Depois do acontecido, a mãe de outra aluno conseguiu rematricular a filha normalmente. A diretora da escola será ouvida pela polícia.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Extraído do face de Sandra Costa, de Bom Despacho.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Convite Fátima Santiago.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Jerusa Fotos e Produções!

Um novo conceito em fotografias!!! Jerusa Fotos e produções chega em nossa cidade inovando e conquistando a todos com seu talento e um novo estilo de fotografar.

A fotógrafa Jerusa Nascimento atende em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Paraopeba e agora exclusivamente em Pompéu.

Jerusa Fotos oferece Book de casamento, 15 anos, gestação, moda fashion, infantil e outros. Venha conhecer o seu trabalho com belíssima exposição de fotos, e mostruários de books fotográficos, localizado na Rua Major Belizário,338 contatos pelos telefones: 37-3523-3033 ou 37-9836-4209.

Agende seu horário e eternize seus melhores momentos!

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Hugo de Castro recebe Condecoração de Academia do Exército Brasileiro

(Foto ao lado Medalha do Mérito Cívico Militar)

O Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu, Conselheiro Hugo de Castro, foi condecorado com a medalha do Mérito Cívico-Militar pela Academia Brasileira de Medalhistica Militar no Museu Conde de Linhares no Rio de Janeiro, no último dia 28 de novembro.
A medalha é outorgada todos os anos às personalidades que trabalham pelo engrandecimento da cultura e pela interação entre civis e militares.
Dentre outras personalidades foram agraciados o Cônsul da China, Huang Zhenyu, a Contra-Almirante Dalva Roddal da Marinha Brasileira e única mulher a alcançar o generalato no Brasil, Dra. Beatriz Morais, Subsecretária de Desenvolvimento Regional do Estado de Minas Gerais e Dr. Bruno Terra Dias, presidente da AMAGIS(Associação dos Magistrados Mineiros).
O presidente da Academia, Coronel Régis Lermen saudou os presentes e falou da importância da homenagem que os presentes participavam.
Acompanharam Hugo de Castro no evento os pompenos radicados no Rio de Janeiro Roberto Morato Andrade e Dona Santinha e seus amigos Dr. Gilberto Madeira Peixoto, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, responsável pela indicação da homenagem e esposa Suzana Madeira Peixoto.

Hugo de Castro e Contra-Almirante Dalva Roddal, primeira mulher a alcançar o posto de general no Brasil.

Hugo de Castro e Huang Zhenyu, Cônsul Geral da República Popular da China.

Hugo de Castro, Dra. Beatriz Moraes, Subsecretária de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, Professora Regina Almeida e Dr. Bruno Terra Dias, presidente da AMAGIS.

Dr. Gilberto Madeira Peixoto, Suzana Peixoto, Hugo de Castro, Dona Santinha e Roberto Morato Andrade.

 

Notas e Fotos

 

Hugo de Castro

 

Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu

Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu

Diretor de Aglutinação do Círculo Monárquico de Minas Gerais

037 9954 5418 - 037 9155 6801

 


Rua Dona Joaquina na Década de 1940


Tempos idos, passado distante!

Esta bela fotografia mostra a Rua Dona Joaquina próxima ao cruzamento com a Avenida Capitão Joaquim Antônio, quando os postes de iluminação eram no centro da pista e as casas coloniais eram maioria... Tempos idos que não presenciei, mas meu coração bate forte ao imaginar como seriam.

Como seria andar por esta rua e encontrar grandes nomes que povoam nossas mentes? Pe. Josimas com sua negra e austera batina, Enéas Ribeiro, Dr. Oswaldo e sua genialidade, Benedito da Pharmácia com sua simpatia, Gilberto Cordeiro com sua austeridade honradez e Sizeando seu irmão com seus causos, Zé Fernando, cognominado o Barbado em seu cavalo, João Serra no auge de sua fortuna, Candinho Ribeiro em pleno progresso, Dona Maria de Lourdes e Dona Zizinha a educar seus alunos... nomes que ouço em minhas andanças e que o tempo não trará de volta, mas a memória perpetuará como sinal que aqueles que construíram nosso passado estão encantados!

Ainda hoje a rua Dona Joaquina é o centro da movimentação dos pompeanos, que a cada dia honram a história e o legado da homenageada desta via.
 

Notas e Fotos

 

Hugo de Castro

 

Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu

Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu

Diretor de Aglutinação do Círculo Monárquico de Minas Gerais

037 9954 5418 - 037 9155 6801

Artigo Dr. Andradinha

 


O Manifesto dos Mineiros

Minas Gerais comemorou com generalizado respeito e apreço histórico a data do chamado “Manifesto dos Mineiros” de 1943, quando personalidades ilustres do estado lançaram seu protesto contra a ditadura de Getúlio Vargas.

O Manifesto, de claros objetivos democráticos e inspirado no velho espírito liberal de Minas, teve a maior repercussão e expressou, de certa forma, a continuação de lutas contra à ditadura, sendo de se destacar o episódio ocorrido em fins de 1942, quando o ex-presidente mineiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, através de notável entrevista ao jornalista Samuel Wainer, fez declaração contraria a ditadura e ainda a carta subscrita por Armando Sales de Oliveira, o valoroso líder paulista exilado na Argentina, que se dirigiu ao povo brasileiro logo após a manifestações dos mineiros. Ele fora candidato oposicionista a Presidência da Republica em principio de 1977, antes do golpe.

O Manifesto trás consigo um apelo democrático para o futuro, mas ainda traduz consequências políticas marcantes, ocorridas nas vésperas do golpe de Estado de Getúlio em novembro de1937.

O apelo democrático representava também o apoio às forças Aliadas, que na Europa lutavam contra o nazifascismo, o qual, em certo momento, teve a simpatia de Vargas no celebre discurso no navio da Marinha Nacional de nome “Minas Gerais”, com repercussões negativas contra o Brasil.

Aliás, nos tempos ditatoriais de Vargas a violência policial dominou o país, ação era total, pois todos os dirigentes estaduais, os interventores que substituíram os governadores, eram pelo ditador nomeados arbitrariamente, e estes, por sua conta, designavam os prefeitos de todas as cidades dos respectivos Estados.

Para dar o golpe de 1937, Vargas, inicialmente com apoio de Benedito Valadares, conseguiu congregar a maioria dos deputados estaduais e grande parte dos deputados federais de Minas, com exceção daqueles que seguiam a liderança de Antônio Carlos e Arthur Bernardes e temiam a vocação autoritária do Presidente Getulio Vargas.

Getúlio e Benedito conseguiram de fato antes de 1937 um apoio efetivo da maior parte das elites políticas mineiras que acreditavam nas suas palavras democratas em favor da candidatura á Presidência de José Américo Almeida. Mas inesperadamente, Vargas dá o golpe ditatorial de 1937 fechando o parlamento e surpreende com a atitude traiçoeira estas elites que ficaram, assim, ludibriadas, como atesta bem em seu livro de memórias o antigo deputado Paulo Pinheiro Chagas.

Desta forma valorosos homens públicos mineiros, ao lado dos opositores à Vargas antes de 1937, se uniram para elaborar e assinar o “Manifesto dos Mineiros”, que, aliás, foi impresso secretamente em uma tipografia de nome Bazar Moderno na cidade de Barbacena e continha, uma farta doutrinação democrática contra o ditador.

A fase ditatorial, de Vargas, iniciada em 1937 recaiu de maneira arbitrária e até criminosa contra figuras históricas, como Luis Carlos Prestes e sua esposa Olga Benário, entregue aos alemães que a assassinaram, contra Graciliano Ramos, literato ilustre que descreveu uma obra sobre as violências que sofreu e além de vários cidadãos que foram exilados ou perseguidos dentro do país.

Naquela fase uma série de medidas arbitrárias atingiram todos aqueles que assinaram o Manifesto, ora com demissões do serviço público, ora com pressões policiais, ora com ameaças veladas ou públicas, ora com a suspensão de prerrogativas individuais então existentes.  Tais decisões do governo ditatorial aumentou a indignação e incrementou a atividade da resistência democrática.

Já em 1944, quando a Guerra começava a dar mostras favoráveis aos Aliados contra o nazifascismo, o enfraquecimento de Vargas tendia para sua deposição, o que ocorreu em 1945.

Conclui-se, portanto, que o “Manifesto dos Mineiros” constituiu-se em uma causa básica para incentivar no país a vocação democrática, e foi em decorrência dele que os três grandes partidos nacionais, nascidos em Minas, UDN, PSD e PR se estruturaram como pilares da democracia que seria implantada com a Assembleia Nacional Constituinte de 1946.

O documento político dos mineiros que está sendo comemorado com várias solenidades em Minas Gerais se apresenta desta forma, como uma contribuição à evolução democrática, sob o velho espírito liberal das nossas montanhas, e faz parte do acervo histórico da política brasileiras como sendo fonte de resistência às tentativas autocráticas e ditatoriais, que infelizmente até hoje existem no país.

Artigo extraído do blog do deputado Bonifácio Andrada – www.bonifácioandrada.blogspot.com.br

 

 

Notas e Fotos

CAVALGADA DA  CHUVA


Programaçao da cavalgada da chuva:  dia 15/12/2013 as 9:00 horas. Saída  da porta da selaria do Jose Carlos, passando pela cidade acompanhada de um trio elétrico  e seguindo para fazenda retiro do Quati com show de Jessica Viana às 18;00 horas retorno  para o sitio Paraiso do Quati, onde encera a cavalgada

Equipe do Clube do Cavalo

 

Notas e Fotos

ESPETACULAR !

Fim do limpador de párabrisas , das pichações , infiltrações  e muitas outras coisas !

http://olhardigital.uol.com.br/video/spray-de-vidro-liquido-protege-qualquer-material-contra-agua/38755 

(Colaboração: Manuel Senra).
 

Notas e Fotos

AMOR SEM LIMITES

(Sugestão dada pela minha amiga Déborah Kelly)

Quando a gente ama alguém de verdade
Esse amor não se esquece
O tempo passa, tudo passa, mas no peito
Esse amor permanece
E qualquer momento longe é demais
A saudade atormenta
Mas qualquer minuto perto é bom demais
E o amor só aumenta

Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida

Eu nunca imaginei que houvesse no mundo
Um amor desse jeito
Do tipo que quando se tem não se sabe
Se cabe no peito
Mas eu posso dizer que sei o que é ter
Um amor de verdade
E um amor assim eu sei que é pra sempre
É pra eternidade

Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida

Quem ama não esquece quem ama
O amor é assim
Eu tenho esquecido de mim
Mas dela eu nunca me esqueço
Por ela esse amor infinito
O amor mais bonito
É assim nosso amor sem limite
O maior e mais forte que existe

Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida

Quem ama não esquece quem ama
O amor é assim
Eu tenho esquecido de mim
Mas dela eu nunca me esqueço
Por ela esse amor infinito
O amor mais bonito
É assim nosso amor sem limite
O maior e mais forte que existe

Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida

Vivo por ela
Ninguém duvida
Porque ela é tudo
Na minha vida
 

Notas e Fotos

TOME CUIDADO! A T E N Ç Ã O:

Uma Jovem entrou na loja em completo desespero, pois segundo ela um rapaz ofereceu-lhe um perfume, aplicou-lhe no pulso e mandou cheirar.... dez segundos de desmaio foi o suficiente para o ladrão levar-lhe a bolsa. Isso na Avenida Getúlio Vargas, (Chapecó - SC), em frente ao Boticário. Está ocorrendo no Rio de Janeiro!!!'

ALERTEM FILHOS, FILHAS, ESPOSA, MARIDOS, AMIGOS, TODOS....

 

Notas e Fotos

Coragem para viver de verdade: em paz e serenidade

Verly 24-11-13

Com possibilidades cada vez maiores de um avanço mais rápido e surpreendente, estamos no auge da era da telemática, essa audaciosa combinação da informática com as telecomunicações que nos permite, à nossa escolha, superar todas as distâncias da terra no âmbito da comunicação e já é possível comunicar com astronautas em outros planetas.

A quantidade de informações que nos chega é absurda. É inteligente selecionar de antemão o que realmente interessa ao bem da humanidade e que, efetivamente, a pessoa, como indivíduo, precisa saber.

Precisamos saber muito mais de nossos irmãos, parentes ou pessoas conhecidas com quem temos afinidades e amizades, antes de nos emocionar com o desmoronamento da maior ponte do mundo no interior da China lá bem distante. A notícia do desmoronamento nos chega bem mais depressa do que a situação de um parente próximo ou amigo de fé que vive no mesmo país, até na mesma cidade.

Temos de tomar posturas críticas diante dessa incomensurável avalanche de dados e informações, e reforçar nossa capacidade de sentirmos seguros para conviver com as infinitas mensagens paradoxais que nos chegam de toda parte de emissores totalmente desconhecidos e até inexistentes na realidade.  Conviver com essas mensagens e manter nosso conhecimento e nosso saber adquirido pela vida e pelas experiências, tem de ser obrigatoriedade de cada pessoa. Zelar pela vida e sua melhor qualidade, é fundamental.

Hoje em dia, as comunicações atingem igualmente as pessoas de diferentes classes, categorias profissionais, níveis de instrução e cultura. Cada um deve zelar pela proteção das informações comprovadamente válidas e inovar sempre e somente com segurança bastante. (Bastante é o que basta)

Para mudar padrões de vida, especialmente os alimentares tão difundidos por todos os meios que a mídia preside é preciso serenidade e cautela. O alarme sobre os riscos em geral merece muitas vezes arriscar para certificar. Mesmo nas tendências intelectuais e nos credos em geral temos de ter a sabedoria de adotar a postura dialética e só aderir a uma ideia como antítese da tese atual e que será apenas uma nova síntese, que se encontra em constante mudança a passos seguros e graduais, mais do que a rapidez atual de quase tudo.

Toda pessoa tem de pensar por si e avaliar bem as sugestões que lhe chegam e manter a lucidez e resistência aos novos hábitos até que provem sua validade positiva.

É preciso manter a crítica ao sistema e os louvores ao mesmo com uma visão própria e sensata.

Podemos usar todos os recursos oferecidos pela ciência e tecnologia quando seguramente condisserem com nossos valores, desejos e necessidades e que sejam compatíveis com uma vida saudável.

É preciso manter uma originalidade, uma ideologia da naturalidade inteligente e mesmo quando usarmos as novidades como a internet, por exemplo, que seja para alicerçar e erigir a liberdade individual e dos povos em sua essência como pessoas à imagem e semelhança de um Deus de bondade e justiça.

Temos de conviver com o domínio ditatorial do capitalismo cada vez mais forte e devastador, mas defender a democracia até que a humanidade chegue a um consenso sobre um sistema de plena liberdade e felicidade humana. “O primeiro passo é a igualdade”, segundo Marcel Rodrigues.

Temos de conhecer a História, saber mais um pouco sobre a vida que existiu em sistemas ditos primitivos e encontrar uma evolução normal que possa realmente chamar de desenvolvimento, no sentido de libertarmo-nos e vivermos em paz e alegremente.

Em todos os campos, a rapidez possível hoje em dia a qual supera a noção de tempo e de espaço tem de ser usada a nosso favor, para a saúde, bem estar e qualidade total na vida de todos os seres.

Para uma vida de verdade é fundamental pensar, refletir e viver como gente. Encontrar tempo para conversar coisas complexas e sérias em equilíbrio com as amenidades também sérias; de ter tempo para visitar parentes e amigos, para amores passageiros ou duradouros que muitas vezes requerem tempos e maneiras diferentes de tudo que é imposto pelo sistema. Viver com calma, paciência e prudência em tudo que fazemos, exige inteligência, amor e coragem.
 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

07-12-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

07-12-2013

 

 

 

 

 

SEGURANÇA NA COZINHA

A cozinha é um dos lugares mais importantes da nossa casa. Pra muitos ela é a sala de visita. Na cozinha encontramos de tudo, comida, cheiro bom, prato pra lavar, bebidas, um cafezinho quente e melhor de tudo, um papo bem agradável. Como sendo um lugar muito agrdável, onde passamos a maior parte do dia, não podemos deixar de observar algumas regras para evitar os acidentes que sempre acontecem nesse local tão apreciado por todos e principalmente as crianças.
Vejamos alguns cuidados que temos de ficar atentos:

1- Não use avental de plástico nem ponha panos ou papéis perto do fogo.
2- Use os bicos de trás do fogão para fazer frituras e nunca jogue os alimentos na panela. Megulhe-os com uma escumadeira ou um garfo de cabo longo.
3- Mantenha o cabo das panelas voltados para o centro do fogão.
4- Proteja as mãos com luvas térmicas ao fazer frituras e retirar panelas do fogão ou travessas do forno.
5- Como existe risco de a fritura respingar, use um jaleco ou blusa de mangas longas.
Seguindo com atenção estas regrinhas, podemos evitar muitos acidentes graves que podem deixar as pessoas marcadas pelo rsto da vida.

Já que a cozinha é tão agradável, vamos preparar nossas receitinhas que vão deixar muita gente de água na boca.

RISOTO DE CARNE SECA

INGREDIENTES - 500 gr de carne seca
1/2 xícara de chá de azeite
01 cebola picada
02 xícaras de arroz cru
01 tablete de caldo de carne
500 ml de água quente
01 xícara de chá de azeitonas picadas
01 xícara de chá de cebolinha verde picada
sal a gosto

MODO DE PREPARO - Deixe a carne de molho de um dia para outro, trocando sempre a água. A seguir, cozinhe na pressão. Já cozida e fria, desfie.
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte a carne desfiada e cozinhe por cinco minutos. Adicione o arroz e
mexa bem Adicione o caldo de carne e a água quente. Tempere com sal e cozinhe em fogo baixo, até quase secar a água.
Desligue o fogo, misture as azeitonas picadas e espalhe a cebolinha. Sirva a seguir. Dê um sabor especial juntando queijo
por cima.
É um prato delicioso e muito fácil de preparar.

Depois de um prato tão delicioso, a sobremesa é indispensável.
Esperimente essa delícia:

PAVÊ DE DIAMANTE NEGRO

INGREDIENTES - 01 envelope de gelatina sem sabor
02 latas de leite condensado
01 lata de creme de leite
1/4 de litro de sorvete de creme
340 gramas de chocolate Diamante Negro picado

MODO DE PREPARO - Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Reseve. No liquidificador bata o leite condensado, o creme de
leite, o sorvete e a gelatina reservada. Em copinhos, alterne camadas de creme e camadas de chocolate picado. Leve a geladeira por 3 horas ou até firmar bem. Sirva bem gelado.



Aproveitem bem essas delicias convidando amigos para uma reunião agradável. Os elogios serão os melhores.

Um bom final de semana a todos. Em breve eu volto com novas dicas e novas receitas.


Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

07-12-2013

 

 

 

 

 

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

07-12-2013

 

 

 

 

Os Historiadores, a História e as Verdades Indizíveis

Será que teremos de adotar a prática de ter sempre duas histórias?  O ideal é que não.  Os órgãos encarregados de ministrar a educação pública deveriam ser sempre isentos no relato da verdade.  No entanto, estão sempre tão embriagados por suas ideologias, que não conseguem fazer isso.  E não há ninguém que possa corrigir tal situação, em virtude do comportamento cego desses que, a despeito de serem professores e educadores, estão muito mais imbuídos dos propósitos de formar mais uma  leva  de sua “milícia ideológica” no afã de continuar na “luta” ─ palavra muito comprometida com as doutrinações ─ para atingir suas utopias.

Talvez tenhamos de mudar a forma de relatar a História.  Eu disse “relatar” e não “fazer”  história como a praticada em nossos dias.  Mas qual seria a forma correta e isenta de relatar os dados históricos?. Não seria através das formas fantasiosas de relatos que não são isentos, que por motivos diversos encamparam uma versão que é moda, ou que agrada aos superiores.  Vocês já imaginaram uma história contada pelos próprios personagens que a viveram na época em que os fatos se desenrolaram, que presenciaram as reações populares, que fotografaram as manifestações?  Sim, isso é possível.  Os jornais têm arquivos.  São testemunhos vivos dos fatos e das reações populares.  Mas por que esses fatos não são, a bem da verdade, mostrados ou relatados pelos órgãos da imprensa quando os “fabricantes da história” relatam suas fantasiosas e capciosas  versões da história ─ aquelas que  interessam ao seu partido, ou a seu governo, ou a seus mentores ideológicos ─ e assim desmascarando os “fabricantes de história”? Receio de perder publicidade governamental, ou talvez por dependência política.

É justo e salutar, então, tentar sempre mostrar “O Outro Lado da História” ─  aquele que não é mostrado porque não interessa às forças dominantes , ou a quem detém o poder ─ lado esse que pode não interessar a muitos, mas certamente interessará àqueles que procuram a verdade dos fatos, as verdades indizíveis. Indizíveis porque de ditas podem ferir muitos interesses e desmitificar pseudos heróis fabricados pelos artífices da história.   E nada melhor do que iniciar pela “Proclamação da República”, cujos adeptos, na data em que este escrito foi elaborado, no último dia 15 de novembro, estavam  comemorando, com mais um feriado ─ dentre os inúmeros já existentes neste país ─ o seus 124 anos de Proclamação.

Embora haja relatos de que a população não teria recebido bem a queda do Império, no entanto os jornais da época relatam que as classes mais elevadas comemoraram o evento.  Talvez, agindo assim até mesmo em represália ao governo imperial  que vinha de dar um golpe fatal no patrimônio das “pessoas de bens”, que um ano antes tinham perdido todos os seus escravos em virtude do imperial ato da Abolição  que acabara de ser promulgado pela Princesa Isabel.  Além desse fato, não obstante a vitória da Tríplice Aliança ─ Brasil, Uruguai e Argentina ─ sobre o Paraguai esta guerra também enfraqueceu substancialmente o império


A TRÍPLICE ALIANÇA ─ BRASIL,  ARGENTINA E URUGUAI ─ QUE VENCEU O PARAGUAI

Os jornais da época comemoram a proclamação. Várias camadas sociais também o fizeram.  Mas… ah se pudessem prever o futuro!  Teriam com certeza partido para uma monarquia parlamentar, como o fizeram ─ e não se arrependeram de tê-lo feito ─ países como a Inglaterra, a Holanda,  a Espanha, a Suécia, a Dinamarca, a Noruega, e o Japão ─ dentre outros ─ grandes estrelas do desenvolvimento econômico e social de seus povos, e que mantêm uma invejável estabilidade e qualidade de gestão que perdura por séculos, pois em seus governos não há lugar para gestores incapazes de bem governar, pois são logo substituídos.

E de uma coisa você que se dá ao sacrifício de ler esses escritos pode estar certa: Se fôssemos, também, uma monarquia parlamentarista ─ como tivemos várias oportunidades de sê-lo no passado ─ um ministro como Mantega já teria sido substituído  e os políticos não estariam tentando se perpetuar no poder através de atos de corrupção como o “Mensalão” e outros similares.

CURTA-METRAGEM

<> O Aumento da Taxa de Juros <> O Banco Central voltou, nesta quarta-feira,  a elevar a taxa de juros para a casa dos dois dígitos, ou 10%.  Que me perdoe e me corrija  o o meu amigo ─ economista e expert da área financeira ─  Helvécio Gabriel, um dos diretores da AGROPÉU, empresa produtora de álcool situada em Pompéu, e da qual já fui ─ com muita honra ─ membro do seu Conselho de Administração se eu estiver falando besteira. Mas não consigo enxergar, como remédio anti-inflacionário, o aumento da taxa de juros para combater a inflação.  Se isso fosse realmente eficaz, o Japão ─ que tem inflação igual a 0% e luta para aumentá-la pelo menos um pouco ─  e os Estados Unidos teriam hoje uma das maiores inflações do mundo .  No entanto, este país, já mantém, há muito tempo, uma taxa anual de juros perto de  0% , com uma  inflação também muito próxima de 0%, e um PIB  que voltou a crescer em percentuais de no mínimo 5 vezes maiores do que o nosso, neste ano de 2013.

Não sei como os economistas do Banco Central não conseguem ver que as pequenas elevações da Taxa de Juros não inibem qualquer  consumo por parte do pequeno consumidor, que geralmente compram em várias prestações, onde este aumento de 0,5% nem mesmo é sentido.  Isso, sim, pode afetar volumes financeiros em alta escala.  Assim sendo, a grande prejudicada é a classe empresarial, que necessitando  financiar sua produção depende de capital de giro e, às vezes de empréstimos vultosos onde esse pequeno percentual se fará sentir.  Isso, sim, passa a ser mais um problema do que uma solução.  Sem poder financiar sua produção, ele produz menos, o quê causa a escassez de  produtos no mercado e consequente alta de preço,  que significa aumento da INFLAÇÃO!

Concorda comigo, meu amigo Helvécio?

<> Parabéns à Presidente <> Não posso deixar de parabenizar à presidente Rousseff por ter conseguido se libertar, pelo menos  um pouco,  da nefasta influência de seu assessor para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, e assim se desligar desses medíocres adeptos do bolivarianismo ─ Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina ─ e, finalmente,  parece querer se aproximar mais de quem tem os pés no chão e não converse com o espírito de Chaves através dos passarinhos.  Assim, notando que estava perdendo tempo e assim prejudicando a Nação, a presidente se aproximou do Peru, celebrando importantes acordos com o presidene Omala (que não é o “mala” do Maduro venezuelano).  Com isso o Brasil se aproxima da Aliança do Pacífico que é composta pelo Chile, Perú, Colombia e México, que são, hoje, os mais desenvolvidos países das América Latina.

<> A Entrevista de Eduardo Campos <> Quem viu, na semana passada, a longa entrevista que o candidato do PSB deu ao Jô Soares pode bem aquilatar o potencial e a capacidade do governador de Pernambuco.   Não é sem razão que a inteligente Marina, com 20% das intenções de voto, quis se juntar a ele para as próximas eleições  presidenciais

<> A Justiça cassou o Passaporte Diplomático do Lulinha <> Que o único “cargo público que exercia” era o de ser filho do presidente Lula, posição que já perdeu. Mas pasmem!  O Lulinha apelou da decisão judicial para tentar reaver seu Passaporte Diplomático!  É muita cara de pau, não é?

<> As Filhas dos Funcionários Públicos do Rio de Janeiro <> Mas, as mordomias não são apenas dos Lulinhas da vida.  O meu amigo Emmanuel Ramos, da minha querida Santa Casa de Montes Claros,  enviou-me interessante reportagem sobre as filhas de funcionários públicos do Rio de Janeiro, que para manter a pensão de seus finados pais, casam-se apenas no religioso, e com isso cumprem o preceito legal de que a pensão só pode ser concedida às “filhas solteiras”.  Alguns de seus salários chegam a R$ 45 mil por mês, causando um rombo de bilhões aos cofres do Estado. Eh!  Coisas assim só mesmo nesta nossa Nação Tupiniquim, não é?   Confiram a estória, clicando no link abaixo.

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/11/filhas-de-servidores-que-ficam-solteiras-para-ter-direito-bpensao-do-estadob.html

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site