NOTÍCIAS: 12/07/14 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

 

A festejada colunista da cidade de Diamantina, ACIDÁLIA LISBOA, com as suas “soçaitianas”. Saudades de você, amiga e dos seu simpático “husband”, Coronel da PM , NÉLIO LISBOA.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Beldades e celebridades diamantinenses, que compõem o “who is who” de Diamantina.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ALEX BARBOSA, que faz sucesso na mídia de Beagazê.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

DONA ANA: saudades.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Convite

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

HELENA JÚLIA, um dos maiores orgulhos, senão o maior  da “vovó”  SANINHA: uma de suas grandes e maiores alegrias.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Frases impagáveis do Barão de Itararé

“O uísque é uma cachaça metida a besta”.
"O que se leva desta vida é a vida que a gente leva".
"A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota o que vai fazer".

 

 

Notas e Fotos

 

Mensagens para a vida
Verly 10-07-14

Minha existência é movida por mensagens que recebo de Grandes Mestres pelo caminho. São pessoas especiais que me ditam frases imperativas que comandam tacitamente os momentos marcantes em minha vida. Estão implícitas na minha cultura.

São marcantes as frases de meu pai, minha mãe e de pessoas notáveis que se tornaram meus bons Mestres nas minhas andanças. Pessoas admiráveis. Ficam presentes em toda a vida. Sou eternamente grato a tantos bons Mestres e confesso aos que estão aí, que, independente, de citá-los em meus textos, como agora, suas palavras guiam meus passos pelo mundo afora.

De meu pai, lembrarei sempre as mensagens “não minta nunca” e “o homem tem de ser lido e corrido”. Custou-me caro falar sempre a verdade, mas compensa a certeza de poder colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo. A outra, ser leitor e viajar, me ajudou a pensar mais e a viver muito melhor. Leio e viajo quando posso e vejo as belezas do Universo. De minha mãe a ordem veio para que eduque filhos com amor e carinho, que me fez esmerar por orientar meu filho sempre de forma doce, com firmeza e ternura.

De Sócrates, ficou a mensagem “conheça-se a si mesmo e superarás os deuses e o Universo.” Com Jesus, aprendi que “é preciso amar ao próximo como a si mesmo” Com Marx, aprendi que “a cada um de acordo com sua capacidade e a cada um de acordo com suas necessidades”. Por falar nisso, aprendi com Che Guevara que “hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás”. E vejo Castro Alves que me ensinou “Livros, livros à mancheias e manda o povo pensar. O livro caindo n’alma é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.” E Antonio Machado, poeta espanhol ensina: Caminhante não há caminho, caminho se faz ao caminhar”. E dando prosseguimento com Renato Russo do Legião Urbana: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”.

Cetro dia, meu filho, João Paulo, ainda bem jovem, me disse: “é preciso viver como se fosse nosso primeiro momento na vida e agir como se fosse o último”.

Em momentos cruciais, eu apelo para esse aprendizado e nele busco forças para viver melhor. Ainda há pouco tempo, meu psiquiatra o sábio Dr. Guilherme Álvares Cabral me convenceu com a frase “eu não sou o metro do mundo”, com que passei a aceitar mais as pessoas como elas são. Minha amiga, Heliane Gomes Azevedo, me ensinou: “é preciso mudar o caminho e o jeito de caminhar” Tive a sorte de conviver com dois médicos endocrinologistas, responsáveis por boa parte do meu viver atual. O primeiro, Dr. Paulo Eduardo Camargos, de saudosa memória, ensinou-me que “Viver é conhecer o novo a cada dia, com ética, entusiasmo, muita coragem, amor e sabedoria”. Estava em um cartaz sobre o vidro de sua mesa no consultório. E o outro é o saudável médico Dr. Eduardo Ribeiro Mundim que me advertiu, quando lhe relatei a demissão compulsória de meu último emprego: “Não vá ter pena de si mesmo.”

São belas e todas me ajudam no dia a dia. Estas são, dentre tantas, as que me vêm à memória no momento. São muitas e sempre muito úteis as mensagens que recebo aqui e ali onde escuto meus Mestres. Muitas outras são lembradas nas oportunidades que surgem. E quero escrever uma série “Mestres de minha vida”. Pessoas especiais que fazem a diferença.

Ainda agora, com o tempo frio sem a obrigação de levantar-me cedo, uso mais a mensagem do Dr Eduardo Ribeiro Mundim para saltar da cama e agir. Recobro, imediatamente, todas as forças e faço uma agenda que vou cumprindo em consonância com a vida.
Construo um novo estilo e escrevo bastante para destilar a sabedoria que recebi de tantos bons Mestres. O conhecimento desse evangelho serve para mim, para pessoas queridas, especialmente no meu filho e dissemino-as por toda parte. Ouço uma voz interior que repete em forma de ordem e encontro forças para prosseguir e exigir muito mais de minha competência para conseguir o que tenho necessidade e, ao mesmo tempo, oferecer o que tenho capacidade.

 

 

Notas e Fotos

RECEBIDO DO PADRE SÉRGIO VENCESLAU

Parabéns, meu amigo. Gostei muito do seu site. Orgulho de ti! És um autêntico pompeano! Deus o abençoe hoje e sempre! Continue nos brindando com excelentes matérias.

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

12-07-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

12-07-2014

 

 

 

 

 

Continuando nossa matéria sobre etiquetas e montagem de mesa, hoje vamos falar um pouco sobre os detalhes da mesa.
Sob a toalha, coloque um forro de flanela ou feltro, mais curto ou com elástico, para prteger o tampo da mesa e para evitar ruídos.
As toalhas devem ser passadas, sem vinco, só uma dobra no centro. Devem ter uma queda dos lados de , no mínimo 25cm.
Antes de colocar os pratos à mesa, passe um pano seco sobre eles, para retirar pó ou marcas de dedos.
Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda da mesa, para não encostarem nas pessoas.
Entre os pratos devem haver uma distância de 50 a 60cm, suficiente para colocação dos talheres e copos.
Assim como os pratos, os talheres tambem devem ser limpos com pano de prato antes de serem colocados à mesa.
Os talheres são colocados em sequência, de fora para dentro. O primeiro prato é servido com os talheres de fora e assim por diante.
Os copos devem ser limpos com álcool para ficarem mais brilhantes. Eles são colocados do lado direito do prato, acima das facas.
O pratinho de pão fica do lado esquerdo do prato, acima dos garfos. Note que os talheres devem ficar paralelos, em distâncias iguais.
Em jantares formais, os lugares dos convidados com seus nomes em cartões especiais.
Os guarnapos devem ser dobrados cuidadosamente, primeiro do lado do comprimento, com as pontas acertadas. Dobre depois pelo meio, mantendo uma forma retangular ou quadrada.
A dobra mais clássica de guardanapo é retangular alongada. As pontas abertas devem ficar para a esquerda.
O prato de salada, quando colocado separado, fica do lado esquerdo do prato principal, abaixo do pratinho de pão.
O prato de salada é normalmente do tamanho do de sobremesa e combina com o que está sendo usado.

E para apreciarem bem a organização da mesa, vai uma receitinha elaborada com carinho para ser apreciada da melhor maneira possível, junto de amigos e familiares.

MACARRÃO SABOROSO

INGREDIENTES - 500gr de macarrão parafuso
02 colheres de margarina
01 cebola ralada
01 litro de leite
02cubos de caldo de galinha
noz moscada ralada
sal e pimenta do reino a gosto
03 colheres de amido de milho
01 lata de ervilha escorrida01 lata de creme de leite
01 xícara de chá de requeijão cremoso
01 xícara de chá de queijo ralado
01 lata de milho verde escorrido
200gr de presunto picado em cubos

MODO DE FAZER - Cozinhe o macarrão em bastante água com sal e fios de óleo até fiar al dente.
Em uma panela, coloque a margarina, a cebola, deixe fritar até amaciar. Junte o caldo de galinha, o leite, o sal, noz moscada, pimenta, amido de milho deixe cozinhar mexendo sempre. Retire do fogo, misture a ervlha, o milho, o requeijão e acrescente ao macarrão cozido. Coloque em um refratário, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.


E para sobremesa, vai essa delícia geladinha.

PUDIM NAPOLITANO

INGREDIENTES - 02 latas de leite condensado
1/2 litro de leite
01 vidro de leite de coco
03 colheres rasas de margarina
03 colheres de maisena
03 colheres de chocolate em pó
01 caixinha de morangos picados

MODO DE FAZER
- No liquidificador, bata uma lata de leite condensado com metade do leite, leite de coco, margarina e 2 colheres de maisena, leve ao fogo, mexendo até engrossar. Divida o creme em 2 partes. Em uma delas, misture o chocolate em pó batendo bem. Em uma forma redonda, coloque o creme de chocolate e por cima coloque o creme branco e reserve. Bata no liquidificador o restante dos ingredientes e leve ao fogo brando mexendo até engrossar. Espalhe sobre o creme branco. Depois de frio, leve à geladeira até firmar bem. Desenforme e decore a gosto.

Espero que façam sucesso na preparaçào da mesa e apreciem bastante as receitas.
Um bom final de semana. Volto em breve dando continuidade ao nosso serviço de mesa e novas receitas.
Dúvidas, sugestões, críticas, comuniquem comigo, juntos faremos o melhor.


Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

12-07-2014

 

 

 

 

 

 

Contrato de empreitada para o “MINHA CASA, MINHA VIDA”


O que deve conter um contrato ?

Um contrato de obras bem elaborado, permitirá a execução correta dos trabalhos no decorrer daconstrução da sua casa. Para proteger os principais interesses junto ao empreiteiro ou construtor o mesmo deve ser escrito e assinado.

Acordo Verbal ou Escrito ?

O acordo deverá ser um documento escrito. Pois confirma a existência de obrigações entre o proprietário contratante e o contratado (empreiteiro) ao determinar o que as partes concordaram. Numa eventual disputa jurídica fica evidente os compromissos assumidos e lhe permite aplicar os benefícios e possíveis multas.

Quais as cláusulas essenciais?

Nome dos contratantes, objeto do contrato, prazo de início e fim, valores e condições de pagamento, multa por descumprimento.
Cláusulas opcionais.
É recomendável que o contrato estabeleça outras cláusulas para que todos os integrantes saiam satisfeitos.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

12-07-2014

 

 

 

 

OS PRÓS E OS  CONS DA COPA

Muito se tem falado da Copa de 2014, que ora se realiza no Brasil.  Até alguns dias atrás, quando ela ainda não tinha se inciado, as manifestações eram todas negativas.  Hoje, embora ainda haja manifestações de rua contra sua realização, esses movimentos têm perdido força, porque o efeito que era esperado pelo governo começa a se realizar, pois à medida que a seleção brasileira de jogadores vai jogando e alcançando resultados positivos, instala-se nas mentes das pessoas um clima de festa, que age como um alucinógeno, fazendo-os se esquecerem dos problemas e ressaltando apenas o lado bom da vida.  Infelizmente esta é uma felicidade passageira, não construída sobre bases sólidas ─ que o povo espera, mas ainda não tem ─ e, por isso corre-se o risco de advir uma “ressaca depressiva”, ou outra coisa que queiram chamá-la.    Mas façamos uma análise sucinta de algumas situações causadas pela Copa e que cada um tire suas próprias conclusões.

OS PROTESTOS CONTRA A “DITADURA DA FIFA”

        Eh!  A FIFA dita as regras de uma forma nada democrática, chegando ao ponto de modificar, embora provisoriamente, a legislação do país a fim de impor sua vontade.  É o que aconteceu, por exemplo, com a exceção que se teve de abrir na legislação brasileira para se permitir o uso de bebida alcoólica nos estádios, durante os jogos da Copa.  

        Muito também se tem reclamado dos fabulosos gastos com a construção e reformas de 12 estádios ─ que passaram a se chamar “arenas” ─ e que para atender às exigências da toda poderosa FIFA consumiram nada menos que R$ 11,25 bilhões, dinheiro esse que possíveis futuras CPI’s ou investigações da Polícia Federal poderão mostrar ao povo qual foi seu real destino, como tem acontecido em outros países onde as copas da FIFA têm sido realizadas.  

Os protestos, de certa forma procedem,  pois ainda somos um país de muitas carências.  E não precisa pesquisar muito para se ver o que se deixou de investir em benefício de uma vida melhor para a população.  Uma síntese  desse desvio muito bem demonstra isso.  Veja abaixo:


E, quando se reclama de tudo isso, os dirigentes da FIFA “astutamente” respondem:  “A FIFA” não pediu para realizar a COPA no Brasil.  Este foi um pedido do Brasil, através de seu presidente Lula” .


LULA OFICIALIZA PEDIDO DA COPA NO BRASIL

No passado, entretanto, quando o então  presidente da FIFA, o brasileiro João Havelange ofereceu para realizar a Copa do Mundo, no Brasil, recebeu uma resposta dura de alguém que preservava mais a responsabilidade do que a popularidade, como o fez o então presidente da República, o General  João Batista de Figueiredo, o último mandatário da tão propalada “ditadura militar”:

 

E quando se fala em FIFA, há muitas perguntas sem respostas.  Seus presidentes se eternizam no cargo.  E não há maior convite à corrupção do que a longevidade do poder. Principalmente  quando o volume de dinheiro manipulado é impressionantemente inimaginável.  E ela ─ a FIFA ─ não tem ninguém a quem prestar contas, pois todos os que ocupam os quase vitalícios cargos da entidade ─ só se afastam por total falência dos órgãos ─ os o seus, físicos!  E uma das perguntas praticamente sem resposta é:  “O quê a FIFA faz com todo o dinheiro que arrecada”se as suas despesas são infinitamente inferiores às suas receitas?  Todas as despesas de hotéis das seleções são pagas pelos governos ou entidades de seus  países.  Os prêmios também são pagos por essas mesmas fontes.  Todas as despesas são patrocinadas por grandes empresas.  As transmissões das redes de televisão são cobradas das emissoras.  E há as publicidades nos estádios.  Ah,  Os estádios são construídos por governos ou empresas.  E, além de tudo isso há toda a arrecadação proveniente da venda dos caros ingressos,

A HISTÓRIA SEMPRE SE REPETE


         Realmente os governos não poupam recursos no uso da sempre eficaz terapia das  massas para esconder algumas falhas de gestão.  E a mais recorrente, e que vem desde a época dos imperadores romanos é a “panis et circenses” , ou seja pão e jogos circenses, ou mais popularmente citada como pão e circo.  Esta foi uma política criada pelos antigos romanos,  que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.

E não há circo sem arena.  Os governantes romanos construíram o imponenteColiseu, não tão belo e suntuoso como as arenas construídas para a copa no Brasil, de 2014.  Mas em sua  época deveria ser algo realmente formidável, não só pela sua capacidade de público, assim como também pela sua  versatilidade técnica que permitia, inclusive, que a parte plana da arena fosse preenchida com água para que ali se simulassem batalhas navais.  Mas, nossas arenas de hoje nada ficam a dever ao Coliseu, exceto pelo eficiente uso que se fez dele, pois era utilizado quase que diariamente, enquanto nossas arenas… serão meros “elefantes brancos”, talvez com menos de uma dúzia de utilizações por ano.  Mas, são belas peças de arquitetura, que pelo menos servirão para mostrar ao mundo o quê  os arquitetos dessa terra de Niemeyer são capazes de criar.

ARENAS DA COPA: BELAS OBRAS DA ARQUITETURA BRASILEIRA


O Pão e Circo foi de extrema importância para se buscar uma estabilidade social na sociedade romana. Com ele, as classes dominantes buscavam controlar e conter os ânimos da população pobre, evitando, dessa forma, que as rebeliões se tornassem cada vez mais constantes. Que as arenas no Brasil não sirvam apenas para se ganhar eleições, mas também para dar maior visibilidade às nossas possibilidades, e ao nosso país.


OS PRÓS E OS CONS DA VISIBILIDADE


Embora eu tenha citado a “visibilidade” que o Brasil está tendo com a Copa, como um de seus “prós”, esta mesma visibilidade pode ser também uma faca de dois gumes. Estar visível é essencial para os negócios de uma empresa, para o sucesso de profissionais, para as parcerias internacionais.de um país. Mas se alguém, ou uma empresa, ou um país não tiver boas coisas para mostra, é melhor ficar quieto no seu canto!
Mas, parece-nos que o país, como um todo, não está fazendo feio para o mundo. Os aeroportos estão funcionando, os estádios ─ ou arenas ─ não estão mais caindo os tetos, o governo utiliza ─ por enquanto ─ a copa apenas na bilionárias publicidades que faz na TV ─ embora delas se utilizando somente para tentar reconstruir o nome da Petrobras que ele mesmo destruiu. Em São Paulo, os trens se parecem com aqueles do primeiro mundo e funcionam com uma precisão de relógio e recebem elogios de todos ─ tanto de brasileiros quanto de turistas.

IMPRENSA INTERNACIONAL DECEPCIONADA?


Para decepção de revistas, como a Der Spiegel, da Alemanha, e os principais jornais da França, Reino Unido, Estados Unidos, e outros do primeiro mundo, a Copa do Mundo no Brasil seria um desastre! Pode até ainda acontecer, pois apenas percorremos menos de 50% dela. Mas até agora, já estamos na metade dela e tudo está funcionando relativamente bem. Pelo menos tudo que vaticinaram, até agora, não aconteceu. Os mesmos que previam grandes tragédias durante a Copa já estão chamando isso de“Milagre Brasileiro”.

O fato de as tragédias previstas pela imprensa internacional ─ e ainda não terem ocorrido ─ tem também surpreendido aos próprios brasileiros, que estão admirados pelo visível aumento da segurança da população, pela melhoria dos transportes e pela melhoria do relacionamento das forças de segurança com o povo. Mas aí cabe uma pergunta que não pode se calar:

Se o governo consegue esses progressos na Copa, por que não o faz também fora dela ? O cidadão brasileiro não merece dos órgãos governamentais deste país a mesma atenção que é destinada ao turista estrangeiro?

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site