NOTÍCIAS: 16/02/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

MICHELE GOMES, da cidade de Ribeirão das Neves, no carnaval do Aconchego.Uma simpatia de pessoa. Apresentou-me o Rodolfo: gente fina, da melhor qualidade, que toda semana está aqui na terrinha. Ele é de Belo Horizonte.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

MEU FILHO FAZ 20 ANOS HOJE!
TER UM FILHO É UMA DÁDIVA DE DEUS! ORIENTAR,CUIDAR,PROTEGER,ENCAMINHAR E AMA-LO TAMBÉM!
DEUS O ABENÇOE E ILUMINE SEMPRE MEU FILHO.SAÚDE,FELICIDADES PAZ E AMOR POR TODA VIDA!
AMO VOCÊ!!!!!!

(*) Everton Gontijo(foto) teve uma premonição dia desses ao “profetizar” que no Mineirão não era um lugar pra ele: não tinha água, feijão tropeiro e...(ele disse outra coisa que não me lembro). 

(*)Everton Gontijo será focalizado em minha coluna desta semana(que estará disponivel amanhã). Ele presta uma homenagem a seu querido filho e nós,daki do alto desta coluna, não poderiamos deixar de compartilhar da sua emoção e da sua alegria. Gde abraço Everton: do seu amigo, fan e admirador.e, para quem n sabe, ele comanda um programa na radio inconfidencia diariamente das 16 às 17 horas: "Delírio e Cia", onde participam variospersonagens: menino gordo, zé da bicicretaria, locutor oficial, seu onofre, Zé aparecido e o próprio everton gontijo.... confiram amanhã em nosso site:julioporto.com "NEM TUDO QUE É BOM DURA POUCO" .

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

KAKAU NEVES

Pronto...acabou meu aniversário!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Hj já tenho idade nova, nem parece!!!
E se cada um tem os amigos que merecem, EU TENHO OS MELHORES....não classifico essa ou aquela como melhor.
pq qdo aprendi a respeitar cada um como é....aprendi a ama-los como são!!!
com cada um deles eu aprendo uma coisa que enriquece minha vida e marca meu coração.
obrigada a cada um que passou pela minha pagina para me desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO.
Peço à Deus que cuide de vcs com todo amor do mundo, abençoe a cada um em tudo qto fizerem.
Eu sou imensamente grata a vida...por ser quem sou, como sou e tê-los próximos a mim.
um bj imenso no ♥. e o meu muitoooooooooooooo obrigada.

"DEUS É MAIS QUE TUDO!!!(Kakau Neves - foto)


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

VANDERLÚCIO RODRIGUES

Aproveitando o ensejo de tamanha consideração a minha pessoa, Julio Porto... gostaria aqui de publico fazer um agradecimento q na época  por falta de tempo e as vezes desencontros não tive a oportunidade de faze-lo pessoalmente. Não sei se vc irá se recordar, poi não me lembro mais doano...onde vc, em sua publicação semanal em uma coluna de jornal de Sete Lagoas, destacando um baile de formatura a qual vc havia marcado presença, e este baile sonorizado pelo Coke Luxe Som, no qual eu trabalhava, onde vc elogiou a organização e produção da festa, fez algumas criticas aos proprietarios do som por ter feito compromisso pra duas festas simultaneamente ter de certa forma prejudicado o glamour do baile, porém teceu elogios a mim q por ter recursos limitados para fazer a sonorização havia feito um belo trabalho, ofuscando falhas q não passaram desapercebidas por vossa pessoa, mas q agradaram a vc e as pessoas presentes naquele local e não prejudicando o glamour da festa... e agora novamente depois de tantos anos sou mais uma vez agraciado com tamanha consideração despojada a mim por vossa pessoa... muito obrigado de coração... muita paz, saude e sucesso a vc e toda sua familia...(As. Vanderlúcio Rodrigues – foto)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

"Relacionamento não é só prazer. Não é só festa, viagem, risada, diversão, brinde, sexo, beijo, cumplicidade. Relacionamento tem fase chata, de vez em quando tem briga, discussão, chatices, rotina, implicâncias, ciúme, bate boca. A gente tem que lidar, conviver e amar uma pessoa que veio de outra família, outro mundo, tem outra criação, outros costumes, outros pensamentos, outro jeito de viver. Você tem que aceitar aquela pessoa como ela é, e isso dá muito trabalho. O amor é lindo sim, e ele é a maior recompensa para quem não tem medo de enfrentar os próprios medos e os medos do outros. É querer estar com a pessoa independente de qualquer coisa ou situação. Pelo simples fato de estar junto."—(WNESLEI- foto)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 MARTALICE

Passei a noite toda pensando o que dizer, o que comprar, o que fazer para presentear alguém especial que completa mais um ano hoje. Então, cheguei a conclusão que nada que eu comprasse ou fizesse seria necessário para agradecer este alguém por tudo que ele fez, faz e passa ao meu lado. Este alguém é o homem que jurou amor eterno a mim, o meu marido, Alberto Dutra Costa. Por isso, peço a ele que me perdoe pelas vezes que eu lhe magoei, pois tudo o que eu faço é para te satisfazer, te fazer feliz. Tudo o que eu posso fazer nesta data é pedir a Deus que lhe cubra de bênçãos lhe dando muita saúde, paz, felicidade muitos anos de vida. Nunca se esqueça que podemos até passar por dificuldades mas eu jamais esquecerei tudo o que você fez por mim. Alberto te amo!Felicidades!(Martalice Almeida – foto: aqui ela e seu marido Alberto Dutra Costa)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

'Renúncia irritou ala conservadora da Igreja'

Para vaticanista, temor de tradicionalistas é o de que decisão de Bento XVI ajude a desmistificar papel do papa

Jamil Chade/AE

"Renúncia foi um gesto revolucionário - a única grande reforma de seu pontificado, diz Marco Politi"

CIDADE DO VATICANO - A decisão de Bento XVI de renunciar foi um gesto de "realpolitik", pragmático. A avaliação é de um dos principais vaticanistas, o italiano Marco Politi, que acaba de publicar um livro sobre o pontificado de Bento XVI. Em entrevista ao Estado, Politi apontou que, no fundo, a demissão de Bento XVI foi sua "única grande reforma" nos oito anos de seu pontificado. Mas uma iniciativa que ficará para a história e fará muitos pensarem sobre o futuro da Igreja.

Segundo o especialista, a ala mais conservadora da Igreja teria ficado irritadíssima com Bento XVI por conta de sua renúncia, temendo uma "desmistificação" do cargo de papa a partir de agora. Eis os principais trechos da entrevista:

Como foi a reação dentro do Vaticano diante da renúncia?

Os conservadores temem a decisão. O temor é de que isso possa causar uma desmistificação do papel do papa. E que, no futuro, um papa possa ser colocado sob pressão para se demitir em determinadas situações. Mas a decisão foi muito lúcida e muito bem planificada. Foi um gesto revolucionário - a única grande reforma de seu pontificado, um exemplo e um estímulo à reflexão. Na Alemanha, há cardeais que já falam abertamente de que seria justo colocar um limite de idade para o papa. Bento XVI completou a reforma de João Paulo II, estabelecendo idades para cardeais e sua participação no conclave. Agora, mandou a mensagem de que um papa pode, sim, renunciar. Nos tempos modernos, não se pode permitir um papa doente.

Fala-se muito de que a renúncia foi um ato político. Como o sr. avalia isso?

Foi um gesto de realpolitik e de reconhecimento da incapacidade sua de cuidar da Igreja, pois não basta ser um intelectual ou teólogo. Para guiar a instituição de1 bilhão de fiéis, ele precisava de um pulso de governador.

Há o risco de que católicos no mundo não entendam essa decisão de Bento XVI?

Acho que a massa dos fiéis entendeu. Muitos ficaram surpresos e, no começo, desorientados. Mas não houve uma oposição ou mau humor. Na Praça São Pedro, não vimos nenhum grupo pedindo que ele fique. Entenderam que foi justamente uma troca de governo. O papa foi muito pragmático.

Quais são as perspectivas para o conclave, diante dessa situação inédita?

Dentro do conclave, todas as cartas estão embaralhadas. Será um conclave muito complicado. Em 2005, havia um grupo forte de apoio e de mobilização pela candidatura de Ratzinger. Mas ele era o único ator mais forte. O cardeal Martini seria uma opção, mas estava doente. Hoje, temos vários candidatos. Mas nenhum deles tem um pacote de votos claro. O vencedor será um candidato de centro. Não poderá ser alguém de continuidade de Ratzinger. Mas não sabemos se essa pessoa está disposto a fazer as reformas que a Igreja precisa para enfrentar seus desafios.

Quais são esses desafios?

O primeiro é a crise de padres. Não há padres para todas as paróquias. Outro é o papel das mulheres dentro da Vaticano. Há ainda o tema da sensualidade no mundo moderno, o homossexualismo, o divórcio. Finalmente, há a questão do papel do papa.

Um papa do mundo em desenvolvimento estaria sendo considerado?

A primeira questão é se haverá um papa italiano ou não. Os 29 cardeais italianos no conclave estão sobrerrepresentados. Mas isso não quer dizer que todos eles queiram um italiano. Há divisões. No passado, eram os estrangeiros que pediam para que o papa fosse um italiano. Mas há a impressão depois que os escândalos de corrupção foram revelados de que muitos querem que a internacionalização do papado continue. Ele poderá vir da América do Norte ou Sul. Eu dou menos chances aos africanos. Na América Latina existem vários candidatos. Mas há que ver se haverá um mais forte que concentre a atenção. Em 2005, no conclave, os latino-americanos fecharam um acordo de que apoiariam um nome da região se um cardeal começasse a se destacar.(Fonte MSN)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MULHER APAIXONADA

 

 



  - Amor, você quer me ver muito feliz?

  - Quero!

- Então me beija em três lugares diferentes!

- Claro, querida! Onde você quer que eu te beije?

- Londres, Paris e Nova York...

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

SÉRGIO Miranda e sua esposa Márcia, no carnaval do Aconchego.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

PERDIGÃO E ARAÚJOS 

Os jovens abaixo são da cidade de Araújos e Perdigão e estiveram hospedados ao lado da nossa residência, durante dias de carnaval: supersimpáticos e receptivos.Observem como a moça de chapéu a meu lado se parece com a Camila, filha de Joeider Cordeiro e Mônica.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Os jovens da cidade de Araújos e Perdigão

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Os jovens da cidade de Araújos e Perdigão

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Os jovens da cidade de Araújos e Perdigão

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

NEZITO 30 ANOS

NEZITO, um dos monstros sagrados do radio mineiro e do país foi homenageado recentemente no auditório da Rádio Eldorado. Muitos artistas de varias partes do país foram levar-lhe o seu abraço. Confiram as fotos abaixo.

NEZITO, assentado ao centro, me um dia muito especial para a sua trajetória e sua carreira profissional. Neste dia, ele completou 30 anos de programa no radio.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NEZITO 30 ANOS

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NEZITO 30 ANOS

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ULISSES, MÁRCIO PORTILHO, diretor da Eldorado  e o  advogado WALLACE, na homenagem ao Nezito

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

GUSTAVO MIRANDA foi o Mestre de Cerimônia e o Apresentador.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NEZITO 30 ANOS

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NEZITO 30 ANOS

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NEZITO 30 ANOS

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NEZITO 30 ANOS

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

DAIANE BARBOSA, grande profissional da comunicação de Sete Lagoas.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

DAIANE BARBOSA

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Carnaval 2013 em Pompéu

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Carnaval 2013 em Pompéu

 

 

Notas e Fotos

PIADINHA

A professora dava aula  sobre ninguém tem tudo.

Júlia levanta o dedo:
- Senhora, meu pai tem tudo: TV, telescópio, DVD, Mercedes...
- Tudo bem, diz a professora, mas será que tem uma lancha?
Júlia reflete e diz:
- Bem, não...
- Viu, não podemos ter tudo.

- Professora, disse Artur, meu pai tem tudo: TV, telescópio, DVD, Mercedes, Lancha,...
- Sim, responde a professora, mas será que tem um avião particular?
Depois de refletir, Artur responde:
- Bem, não...
- Está vendo que não se pode ter tudo na vida, disse a professora.

Joãozinho levanta o dedo e diz:

- Professora, meu pai, AGORA, tem tudo...
- Será? disse a professora.
- Certeza, pois sábado passado, quando minha irmã apresentou seu novo namorado, negão, de cabelo loiro (denominadocrilouro),
 TORCEDOR DO FLAMENGO,tatuado, usando brinco,  de bonezinho virado, cueca aparecendo o rego da bunda ... Meu paidisse:

- PUTA QUE PARIU ! ... ERA SÓ O QUE ME FALTAVA !

 

Notas e Fotos

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

16-02-2013

 

 

 

 

 

 

Carnaval 2013

 

Festa da carne e dignidade: Será?

Eis que é chegada a época da alegria, da diversão, da folia. Lê-se CARNAVAL.
Para mim, nada mais é, do que mais alguns dias de folga, para ficar em casa lendo e repensando sobre atitudes tomadas sem pensar.
Para que serve o carnaval? Para que mulheres fiquem bêbadas e saiam beijando homens, que por sua vez, estão alí apenas para fazer destas pobres coitadas objetos de uso e de alivio dos problemas que o trabalho trás durante o ano.
Nesta época, todos se esquecem dos problemas, da família, DA VIDA. Tudo o que veem na sua frente é bebida, comida e por que não, sexo. Sim, sexo sim, pois em cada beco, viela ou cantinho escuro que você olha, há algum desavergonhado praticando tal ato. O mais impressionante é que caso você pergunte a esta pessoa o nome do parceiro(a), ele(a) provavelmente não saberá responder, pois ali não está em jogo quem você é ou o que você tem, mas sim o que você poderá fazer e quanto prazer você poderá lhe proporcionar nos próximos 20 a 30 minutos.
São Cinco dias de folia. Dias de diversão onde todos se esquecem que tudo na vida trás consequências futuras.
E eu faço uma pergunta: E após estes cinco dias? O que acontece? Quer saber a resposta? NADA, absolutamente nada.
As mesmas mulheres que estavam bêbadas praticando atos que deveriam ser provas de amor, voltam para a internet escrevendo frases de amor e carência a procura do príncipe encantado.
As mesmas senhoritas que se encontravam com os seios à mostra, criam poemas e frases que  fazem todos pensarem: “esta é para casar”. É para casar sim! Mas, só depois do carnaval, pois até esta data, é lei! Todos devem ser solteiros e livres. Afinal,  nesta época do ano, mais vale 20 beijos na boca, do que uma vida ao lado de alguém que realmente te ame.
Pense bem antes de ir para o Carnaval. Pois as consequências podem aparecer nos próximos 9 meses.

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

16-02-2013

 

 

 

 

CONGELAMENTO DOS ALIMENTOS

 

Os alimentos congelados conseguem manter o sabor, a cor, o aroma e a consistência do produto fresco.

Além disso, os congelados representam uma verdadeira economia de tempo e dinheiro, pois você pode diminuir as idas às feiras, planejar os dias que vai se dedicar a cozinha e fazer estoques dos produtos da época, que são sempre mais baratos e de melhor qualidade.

Quanto mais rápido o alimento ser congelado, e quanto mais devagar descongelados, melhor será o resultado final.

 

REGRAS BÁSICAS PARA CONGELAR ALIMENTOS

 

Escolher alimentos de ótima qualidade

A condicionar com muito cuidado os alimentos a serem congelados e retirar todo o ar de dentro das embalagens, o ar prejudica o processo de congelamento

Identificar com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade e a data do congelamento

Congelar o alimento após o acondicionamento

Congelar em porções que sejam utilizadas em uma só vez

Conservar os alimentos congelados a uma temperatura de 18C ou menos

Observar constantemente o prazo de validade dos alimentos

Manter uma lista dos alimentos estocados, evitando assim que o freezer seja aberto desnecessariamente

Descongelar os alimentos com cuidado

 

VOCÊ SABIA QUE:

Os vegetais, incluindo os talos e as folhas, podem ser congelados por um processado chamado de branqueamento, que consiste em:

Mergulhar os vegetais em água fervente

Esperar que a água volte a ferver

Retirar os vegetais da água fervente e proceder imediatamente ao resfriamento, mergulhando estes vegetais em uma vasilha com água gelada

Não confunda branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para longa estocagem.

Seguindo corretamente essas dicas você alcançará sucesso na preparação de sua receita.

A seguir, uma receitinha para enriquecer o seu cardápio do seu dia a dia!

 

TORTA FAROFINHA

 

Ingrediente da massa:

150 g de manteiga em temperatura ambiente

1 xícara de chá de açúcar

1 ovo

2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de maisena

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó

Recheio:

1 lata de leite condensado

2 gemas

5 colheres de sopa de suco de limão

4 bananas nanicas cortadas em rodelas

Modo de preparo:

Massa: Bata a manteiga com o açúcar e o ovo até formar um creme. Sobre este creme peneire todos os ingredientes secos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Forre um fundo de uma fôrma de aro removível com metade dessa farofa e reserve o restante.

Recheio: Misture o leite condensado com as gemas e o suco de limão. Espalhe a metade deste creme sobre a farofa da fôrma. Coloque sobre o creme metade das rodelas da banana, acrescente mais creme e o restante da banana. Cubra tudo com a farofa restante e asse em forno médio por certa de 40 minutos.

Um doce na cozinha que deixa a família alegre saboreando um prato diferente. Dá à todos satisfação de sentir algo gostoso vindo das mãos de quem está preparando com tanto carinho.

Bom final de semana à todos.

Sugestões, críticas, dúvidas: mariadapazpcampos@bol.com.br

 

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

16-02-2013

 

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

16-02-2013

 

 

 

 

 

 

 

Programa sobre direito do consumidor está na web

 

O programa Justiça em Questão, realizado pela Assessoria de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais sobre  direitos do consumidor está online.

Imagine comprar um alimento e descobrir que ele está estragado ou contém um corpo estranho, como um inseto. O que fazer em uma situação como essa? A equipe de reportagem do Justiça em Questão conversou com um consumidor que recebeu em casa um sanduíche com uma barata no recheio. Ele falou sobre o desconforto sentido e as tentativas de acordo com a empresa que forneceu o serviço. A saída? Ricardo procurou a Justiça. Acompanhe essa e outras reportagens do JQ que fala sobre direito do consumidor

Os Juizados Especiais e o Procon são instituições especializadas em resolver conflitos entre empresas e consumidores. Descubra no JQ a qual delas recorrer de acordo com a sua demanda. Veja uma reportagem sobre o desenvolvimento da legislação que trata do consumo e descubra quais são os direitos de quem realiza compras coletivas. Também nessa edição do JQ, o repórter Eduardo Júnior apresenta uma reportagem sobre problemas de consumo no setor de aviação.

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

16-02-2013

 

 

 

LEIS DRACONIANAS... RESULTADOS INDESEJÁVEIS!

Parte II

 

            Em nosso escrito anterior, sobre este mesmo tema, falávamos sobre as Leis Draconianas, assim chamadas por terem as mesmas características do código elaborado por Drácon, por volta de 621 A.C., em Atenas. Falamos também sobre o inicio da aplicação da Lei Seca dos Estados Unidos da América, em 1920, e as terríveis conseqüências que ela causou, durante nada menos que 14 anos, quando foi finalmente reconhecido o erro de sua aplicação e ela foi revogada, deixando porém um imensurável saldo de criminalidade no país.

            Na realidade, a chamada “Lei Seca“ americana, nascida de uma emenda à Constituição Americana em 1919 – a Emenda 18ª – e  ratificada já em 1920, nasceu, pelo menos em parte, do fanatismo religioso de grupos que,  como por exemplo os metodistas, queriam banir o álcool  da América. Esta campanha inicial começou forte e teve um certo progresso ao longo de 1850, mas logo depois perdeu força.

            O “movimento seco”, como chegou a ser chamado, renasceu por volta de 1880, encabeçado principalmente pelo movimento das mulheres integrantes do Woman’s Christian Temperance Union (União das Mulheres Cristãs para a Temperança), de 1874  e do Prohibition Party (Partido da Proibição), em 1860. Já na década de 1893 outro grupo fanático surgiu: A chamada  Anti-Saloon League (Liga Contra os “Botecos”), uma verdadeira guerra àqueles “saloons”, como acostumamos a ver nos filmes sobre o Oeste Americano, com seus “cowboys” bebendo suas doses de uísque barato e as coristas pedindo que se lhes pagasse uma bebida.  Esta liga foi um dos principais grupos de influência e defensores da 18.ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos.

            Após a virada do século, entretanto, a maioria dos estados e municípios de todos os Estados Unidos começaram a aprovar leis locais de proibição ao álcool. Estas leis foram aprovadas, no início, no Sul rural e resultou na alteração do comportamento de quem bebia, assim como na cultura de certas populações em crescimento dentro do país, particularmente os imigrantes europeus, como os italianos, acostumados ao vinho diário em suas refeições no seio de suas famílias, ou das famílias alemãs intimamente ligadas ao consumo da  cerveja, ou dos irlandeses e escoceses, para quem o whiskey ou o scotcheram indispensáveis.

            E assim, para gáudio dos religiosos e de alguns fanáticos grupos de opositores ao álcool em qualquer circunstância, a Emenda 18ª foi ratificada em janeiro de 1920, por  nada menos que 36 estados dos então 48 existentes.  Por ser uma federação –  daí seu nome referir-se a “estados unidos” –  cada estado é autônomo e tem suas próprias leis.   Com a ratificação e entrada em vigor da emenda, passou a vigorar o conjunto de suas disposições que proibia, literalmente “a fabricação, venda ou transporte de bebidas alcoólicas internamente, a importação ou fabricação para a exportação da mesma a partir dos Estados Unidos e de todos os territórios sujeitos à sua jurisdição para fins de bebidas é proibida."

AGENTES  DESTROEM BEBIDAS

 

            As reações, entretanto, começaram paulatinamente a crescer com a ampliação das exceções.  Como os licores – esses mesmos licores que conhecemos muito açucarados, espessos, bebida feita da mistura de álcool+açúcar+fruta ou malte –  eram considerados medicamentos, pois até mesmo eram comercializados nas farmácias, gozassem da prerrogativa de poderem ser adquiridos desde que prescritos por receitas médicas, já encontradas nas farmácias, sua utilização cresceu, e com este crescimento cresceram também as receitas falsas. Desta forma uma verdadeira máfia passou a fabricar, receitar, e comercializar os licores.

            Outra exceção às proibições à Emenda 18ª era a fabricação e venda de bebidas do tipo “vinho” para os religiosos - principalmente padres e rabinos - que utilizavam esta bebida em seus cultos religiosos.  Como essas pessoas podiam adquirir os vinhos para fins religiosos, paralelamente começaram a surgir as organizações que “qualificavam” e diplomavam falsos padres e outros religiosos, apenas com a finalidade de lhes possibilitar a aquisição das bebidas .

            Com a proibição, também surgiram as fábricas clandestinas de bebidas, situadas em propriedades rurais, ou nos porões das casas, fabricando produtos de péses das casas, fabricando bebidas de pdas em propriedades rurais ou nos porososente começaamsima qualidade e comprometendo a saúde de seus consumidores.  Tornaram-se famosos os carregamentos de bebidas feitos à noite, “à luz da lua”, para serem distribuídos também em estabelecimentos clandestinos. Com a proibição, como sempre sói acontecer, multiplicaram-se as organizações mafiosas, dirigidas principalmente por comunidades formadas de gangsters de origem italiana, que se tornaram famosos bandidos como Al Capone e outros que atuavam principalmente na fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas.  Chicago se tornou a capital americana do crime organizado e em virtude disso surgiu também uma polícia altamente especializada no combate a essas organizações ou quadrilhas: Os famosos “Intocáveis”.

BAR CLANDESTINO EM CHICAGO 

            Na realidade, apesar da propaganda dos adeptos da proibição, a excessiva, ou até mesmo draconiana e fanática “Lei Seca” nunca foi muito popular no seio da população americana. Os americanos gostavam –  e continuam gostando – de beber, tendo até havido um grande aumento no número de mulheres que passaram a beber.  Também a fiscalização passou a ser uma grande dor de cabeça para o governo, que nunca teve número suficiente de agentes da lei para reforçar a proibição, o que incentivou o surgimento de  um número elevado de funcionários corruptos que facilitavam o descumprimento da lei, como sempre sói acontecer em situações análogas. E assim, tão logo tomou posse, um dos primeiros atos do Presidente Roosevelt foi iniciar o caminho rumo à revogação da Lei Seca, o que foi feito em duas etapas.  A primeira foi a chamada Lei da ReceitaBeer. Ela legalizava a cerveja e o vinho com teor alcoólico de até 3,2%. E, o segundo e definitivo ato foi fazer passar aEmenda 21ª, que simplesmente dizia: “O artigo décimo oitavo de emenda à Constituição dos Estados Unidos está revogado”.  Desta forma, um ato inédito até nossos dias aconteceu:  Esta foi a única vez que uma emenda à Constituição dos Estados unidos foi revogada.  E com isso, os americanos passaram novamente a poder beber legalmente e assim em dezembro de 1933 a proibição nacional acabou e com ela também as organizações criminosas que floresciam em decorrência da Lei Seca, também desapareceram.

            Temos, no Brasil, alguma situação similar a esta?  Podemos tirar alguma lição disso?

 

(continua no próximo número)

 

 

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site