NOTÍCIAS: 17/09/11
"clique na foto para ampliar"
DOMINGO:  18 de setembro às 17:00,  AMANDA ROBERTA(foto) estará no Cine Pompéu. Ela foi convidada pelo  WARLEI REIS e terá participação especial. nessa   domingueira musical. Vocês irão curtir reggae, samba rock e muito mais!! Contatos:
(37) 9834 1312 e (37)9938-6027!
 
Galeria de Fotos
NOITE DE AUTÓGRAFOS
 
O ESCRITOR DE MARTINHO CAMPOS , MÁRCIO RODRIGUES TEIXEIRA , promoveu uma “Noite de Autógrafos” ao lançar mais um  livro; “União Futebol Clube, Fatos e Fotos”. A noite foi  coroada de brilho com as figuras mais representativas do mundo social de Martinho Campos e região marcando presença em alto estilo.

(Clique na foto)
 
Galeria de Fotos
INAUGURAÇÃO DO BRADESCO
 
DESDE QUARTA FEIRA nossa  cidade conta com mais um estabelecimento de crédito: o Bradeso S/A inaugurou a sua Agência à rua Padre João Porto, esquina com rua Inácio Cordeiro. Altos funcionários da empresa estiveram presentes bem como autoridades locais e os todos os representantes dos outros estabelecimentos creditícios: JOSIMAR ALEXANDRE CHAVES(BB); ODILON FERREIRA DA SILVA e FERNANDO MACHADO(Credipéu);PAULO FERREIRA(CAIXA FEDERAL); FLÁVIO FARIA(Aliança Credi).
O vice prefeito, LUCIANO LINO,  falou em nome do prefeito e JUSSARA LÚCIA LEÃO DANTAS, que será a Gerente da instituição, falou em nome do Bradesco.
A cidade de Pompéu está entre as mais de  3.500 agências em todo país.

(Clique na foto)

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

ANOTEM AI: LINAMARA, ISABELLE GRACIANI, BETE RACHID(leia-se  Paiol Mineiro), MICHELE E CAROL.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

Os casais ARTHER DUTRA e GRACIANI, JULINHO VALADARES e BETE RACHID, os noivos LEONARDO e ALINE(que se casaram sábado passado, cuja recepção só tem merecido elogios),  MICHELE e ANALDINO JR.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
O escritor martinhocampense  MÁRCIO RODRIGUES TEIXEIRA com o prefeito CHICO MANGUEIRA, na noite de autógrafos,  quando do lançamento do  seu livro  “União Futebol Clube, Fatos e Fotos”.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Meus amigos de Martinho Campos: os irmãos TEIXEIRA: o escritor MÁRCIO, CARMELITA E ARNALDO.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Dois grandes amigos meus: escritor MÁRCIO RODRIGUES TEIXEIRA com o ex-prefeito de Martinho Campos PAULINO LUIZ DE FREITAS.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
MÁRCIO R TEIXEIRA, sendo ladeado por uma amiga e pela sua irmã, minha grande amiga MARIA HELENA TEIXEIRA, que já foi uma das maiores “promoters “sociais de Martinho Campos e região.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Padre Nicolau foi quem deu as bênçãos nas instalações da Agência do Bradesco. Uma simpatia em pessoa.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
JUSSARA LÚCIA  com altos funcionários do Bradesco.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
FERNANDO, PAULINHO e ANGÉLICA(leia-se Sicoob, Caixa Federal e Bradesco).
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
O coquetel servido ao convidados do Bradesco só podia ter sucesso garantido, pois levou a assinatura d do buffet de  MIRLEI CAMPOS e HELENA  CAMPOS(Foto – mãe e filha).
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
STER MEDEIROS, ADRIANA LESSA E ALEXANDRE BENONI, no Festival Clara Nunes(leia-se Prefeito VICENTE  ROMÁRIO) .
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
HOMENAGEM À FAMÍLIA MARTINS DE CURVELO


Wilson ladeado pela irmã, Regina Martins, e a nora, Sonize, esposa de Wagner.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Wagner Martins, com um amigo e seu pai de camisa azul, sr. Wilson Martins.
 
Notas e Fotos
WILSON, O IDEALISTA
 
Ainda não nos refizemos do abalo sofrido com a morte de Wilson Martins. Em 21 de agosto (só poderia ter siso no mês do mau agouro), o coração do idealista por excelência parou de bater. Ficarão, no entanto, para todo o sempre, os exemplos de um homem cheio de vivacidade, do alto dos 92, e devoto fervoroso do trabalho.
Curvelano nascido a 23 de outubro de 1918, Wilson era filho de Cesário Martins e Juventina Martins dos Santos, a dona Jove, e teve os irmãos Raimundo (Diquinho), Regina, Paulo, Lúcia, José (Zezé) e Dinorah.  Os quatro últimos falecidos. Viúvo de dona Eliza Fulgêncio Martins, deixa os filhos Wagner, Wilsinho, Wanda, Wadya, Wanessa, Wilma e Waléria. Rumaram para a eternidade antes dele as filhas Waninha e Wilza, esta nome de rua no bairro Jóquei-Clube. Deixa ainda vários netos, bisnetos e sobrinhos, além de verdadeira legião de amigos e admiradores.
Em Wilson a luta pela vida madrugou. Ainda adolescente, ele se empregou com Américo Boaventura Leite (1896-1976), comerciante, fazendeiro e político, na tradicional Casa Boaventura. Em 1946, junto a Diquinho, fundou a Casa 2 Irmãos. A sociedade se desfez em 1981, sem que nenhum credor ficasse no prejuízo, sem nenhum indício de animosidade, e os sócios tomaram caminhos diferentes. Diquinho se mudou para Belo Horizonte, e ele passou a trabalhar ao lado dos filhos Wagner e Wilsinho. Diga-se de passagem: trabalhou até pouco tempo antes de topar “a indesejada das gentes”.
Segundo informa Delém, em “No Meio da Área” (BH: Armazém de Ideias, 1998, pp. 162-163), Wilson presidiu o Curvelo Esporte Clube de 15 de julho de 1943 a 31 de dezembro de 1945, sucedendo a Joubert Gomes Hudson, mas continuou na linha de frente da agremiação no apoio aos sucessores Francisco Sgarbi, Antônio Gabriel Diniz Júnior, Lino de Oliveira Leite e outros. E mais: ajudara a fundar o Curvelo, em junho de 1938, tornando-se, de certa forma, o primeiro desportista a presidi-lo. Explica-se: a expressão “de certa forma” deve-se ao fato de o Clube, durante anos, ter ficado sob o comando de uma diretoria provisória. O registro em cartório (Livro NA 02, fl. 65) só se efetuaria em 28 de setembro de 1943. Em 1944 encontramos Wilson a assinar a ata de fundação da Liga Curvelana de Desportos.
Como desportista, o benfeitor deu constantes provas de idealismo e desprendimento. Inúmeras vezes tirou dinheiro do próprio bolso para investir no futebol, só pela alegria de ver a cidade natal brilhar além das fronteiras. Que contraste com os dias de hoje, quando vemos pessoas se servirem do esporte, ao invés de se colocarem a serviço dele!
Aos familiares de Wilson Martins, de modo especial ao querido Wagner, continuador de seus projetos no campo esportivo (ocupou a presidência do Curvelo de 1º de janeiro de 1992 a 31 de dezembro de 1994) e no setor empresarial (dirige a Casa 2 Irmãos e a loja Toque de Classe), externamos sentimento de profundo pesar, em nosso nome e no de toda a equipe do jornal CENTRO DE MINAS.
Ao Diquinho, velho companheiro de lides jornalísticas, registre-se aqui nosso abraço fraterno e consternado.
Abre-se, no Centro-Norte de Minas, impreenchível lacuna. E a paisagem sertaneja, sem o sorriso franco, a delicadeza, a bondade e o carisma de Wilson Martins, não será a mesma de jeito nenhum. Espreita-nos, desde agora, o lancinante olhar da saudade...
(Matéria enviada a este colunista  a pedido meu pelo amigo Newton Vieira.
Envio ao amigo  Raimundo Martins (Diquinho )ao Wagner e demais familiares meus mais  profundos sentimentos.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
CHEROSINHO(foto) continua divulgando meu site em seus espetáculos e diz pra toda platéia para “visitarem” e conhecerem" o site do seu amigo Júlio Porto, que recebe mais de 8 MILHÕES DE ACESSOS POR MÊS. Vocês acreditam???
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
CAROL E JÉSSICA GUÍDIO(leia-se Kalahary Circus). Elas são filhas de Cherosinho e Eliane. O circo estará de volta a Pompéu no ano que vem.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
CHEROZINHO , que retorna a nossa cidade no ano que vem. Que ele e todo seu grupo  sejam muito bem vindos.
 
Notas e Fotos

ELLAS & ELLES
 
MAGDA VIEIRA MARTINS, mãe do PM Rogério Atanásio(ele já atuou aqui em Pompéu), esteve aqui na cidade esta semana em companhia do simpático “tira”.*** O ADVOGADO MARCO TÚLIO OLIVEIRA ÁLVARES anda meio “brigado” com Cupido.De quem é a incompetência? Dele ou das “meninas” ???Boa pergunta....***  E, POR FALAR  em MARCO – o MARCO ANTÔNIO C. MACIEL , acaba de renovar seu contrato por tempo indeterminado com o Bar  do ALÉCIO. É um dos freqüentadores mais assíduos daquele “point”.*** A CHURRASCARIA PAIOL MINEIRO(gastronomia e lazer – leia-se JULINHO VALADARES  BETE RACHID) será sem dúvida em dos pontos de referência de Pompéu e região.
 
Notas e Fotos
INAUGURAÇÃO
 
A PREFEITURA MUNICIPAL está convidando para a inauguração das novas instalações da Unidade Básica de Saúde(UBS)Volta do Brejo e Casas Populares, com a presença do Secretário de Estado da Saúde , Dr. Antônio Jorge de Souza Marques.  Será dia 20, às 14:00 horas à rua Togalma Soares Maciel, 397, Bairro N. Sra. Da Conceição.
 
Notas e Fotos
DEBUT
 
A sociedade pompeana,de Montes Claros(local do "happening") e região se reúnem  em torno  da bela "teen-ager" Beatriz, que completa 15 aninhos neste dia 17. Seus pais, os médicos Eudes Freire Cardoso, Suélen Cordeiro Assunção ao lado da pequena Júlia prepararam uma bela recepção em honra da debutante, que irá receber em alto estilo cumprimentos e abraços "mís" de seus amiguinhos, familiares e convidados.
O local do evento será o Portal Eventos, sendo o traje sugerido o Passeio Completo. Todos seus familiares daqui de Pompéu marcarão presença entre os quais os avós Pedro Martins Assunção, Ester, Francisco Gualter Valadares e família, o casal médico Juliano Assunção e Patricia(com  pequena Isadora), a educadoraJuventina Assunção  e muita gente mais.
 
Notas e Fotos

Boa tarde Júlio Porto!
Solicitamos divulgar em seu portal eletrônico, o evento abaixo:

" II FORRÓCK na AABB. O Aconchego e a AABB trazem para você nesta sexta-feira, 16, a partir das 21:00 hs.  o II FORRÓCK na AABB, com os cantores DALVAN (Rock) e CÉLIO GALVÃO (Forró).
Informações: 3523.3111 ou 8801.8851"

 
Notas e Fotos
FALECIMENTO
 
FALECERAM  semana passada em Pompéu duas figuras muito estimadas: Neném do Artur(fazendeiro), que era viúvo de dona Selma( a tia Selma) e Dona Neli de Oliveira Campos(Neli do Gonde).
Às famílias nossos sentidos pêsames .

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Carlos FOSCOLO



carlos@foscolo.biz



17/09/11





FLASHES
 
DEMOCRACIA SIM.  MAS QUAL?
 
            Alguns de vocês que ora gastam alguns de seus preciosos minutos de seu já tão escasso tempo lendo  estes escritos, já parou para pensar sobre o que é realmente democracia?   Conceitos enunciados no século 18, tanto na Revolução Francesa quanto na Constituição Americana exaram os princípios do “governo do povo, pelo povo e para o povo”.  Mas será que esta ainda é a realidade de hoje?  E se for, mas de qual povo?  Do povo pobre, do povo rico, do povo negro, do povo branco, do povo indígena, do ´povo erudita, ou do povo bronco?  Será que já não seria hora de começar a tentar mudar os conceitos que estão sofrivelmente  sobrevivendo  há já séculos?
 
            Será que as regras, ou os valores e princípios que vigoraram em 1776 ainda são válidas para hoje?  Se ainda forem, será que somos nós  que não avançamos suficientemente para absorve-los ou que os fundadores da democracia já estariam muito à frente de seu tempo a ponto de ultrapassar o nosso?
 
            Em nome da Democracia, uma enormidade de atos insanos foram praticados, ou deixados de praticar.  E os atuais modelos de escolha ainda são condizentes com a realidade de hoje, considerando-se a velocidade da informação, a tecnologia, as modernas formas de escolha dos governantes?
 
            Para analisar o desserviço que a democracia pode, às vezes, causar a uma nação, vejamos o que ocorreu há uma década atrás.  Na eleição entre George Bush e Al Gore, este último venceu as eleições levando-se em consideração os votos diretos da população.  Mas o antiquado sistema eleitoral americano, que  tem mais de dois séculos de existência, e considera os votos dos eleitores mais efetivos para eleger do que os votos dos votantes (não vou entrar em detalhes aqui como isso lá funciona), Bush acabou sendo indicado presidente com o voto dos ministros do Supremo Tribunal Federal, muitos deles em seus cargos colocados pelo seu Partido,  Republicano.   Quais as conseqüências disso, embora tenha acontecido há dez anos?  Os oito anos governados por George Bush, somados aos dois de Obama são considerados como  “a década perdida dos Estados Unidos”.  As guerras que Bush resolveu criar – talvez para desviar a atenção de sua grande incapacidade administrativa – matou milhares de jovens americanos nos melhores anos de suas vidas. E, finalizou, deixando para seu sucessor nada menos que 44 milhões de americanos abaixo da linha da pobreza.  Por que tudo isso aconteceu?  Por erros da democracia ou até mesmo para “salvar a democracia” (quando Bush resolveu “devolver a democracia ao Iraque”, o que custou até agora mais de 6 mil jovens americanos mortos e outros 120 mil civis iraquianos que também perderam suas vidas,
 
            E no Brasil?  Em nome da democracia, da governabilidade, da “democrática” distribuição do bolo do poder, a nossa presidente já foi obrigada a demitir 5 ministros em apenas 8 meses, quatro dos quais por corrupção.   O último, o Ministro do Turismo, Pedro Novais, de 81 anos de idade, é um caso típico do coronelismo lá do Norte/Nordeste.  Nos seus 81 anos, ele com certeza se formou naquela mesma escola do poder, em que o coronel, ou patrão, tinha total poder sobre a vida e as ações de seus subordinados.  Tanto isso é verdade que colocou uma secretária de seu gabinete da Câmara para ser sua governanta, em sua casa , e um outro funcionário da mesma Câmara para ser o motorista de sua mulher.  É a cultura dos coronéis dos grotões, como diria Tancredo Neves.
 
            Ora, como querer democracia pura em países onde os seus atores – o povo – não está preparado para derrubar os “democratas tornados tiranos éticos”?
 
            Qual o modelo que sugiro?  Não sei.  Mas com certeza não é este onde políticos que através de uma ditadura psicológica ou social se perpetuam no poder, formam dinastias políticas (tais como ACM Neto, Sarney Filho, e mais uma centena de outros que aqui agora não me recordo) e afrontam todos os princípios democráticos e éticos.  E quando não formam dinastias políticas, formam ricos herdeiros, que da noite para o dia, se transformam em nouveaux milionários como o filho do recém demitido Ministro dos Transportes, ou dos filhos do ex-presidente Lula
 
            Qual a solução?  Por ora, apenar reavivar – ou talvez criar – no povo brasileiro a capacidade de se indignar.




NOTÍCIAS DO TJACMG
 
PALESTRA NA FAPAM DE PARÁ DE MINAS
 
Realizamos nesta terça-feira, na FAPAM – Faculdade Pará de Minas, uma palestra (que preferiram chamar de mini-curso) para a área do Direito da faculdade, sobre o tema Mediação e Arbitragem.  O evento fez parte da Semana de Estudos Jurídicos da Faculdade, que contou com palestrantes e professores de várias partes do Estado, tudo realizado num nível muito elevado, coerente com a tradição da Universidade, que já conta com 11 cursos, nas mais diversas áreas, a ela incorporados nos seus 54 anos de existência.
De público queremos agradecer a direção da FAPAM pela maneira com que fomos recebidos e, sobretudo, pela qualidade do público para quem falamos nada menos que 2,5 horas ininterruptamente, sem que houvesse um único bocejo, ou gracejo, ou as saídas de sala.  Ao final, fomos procurados por vários alunos já entusiasmados com a Mediação e Arbitragem e já pretendendo  fazer o nosso Curso de Pós-Graduação que se inicia neste mês.
 
 
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NO TJACMG – A PARTIR DE 20/09
 
No próximo dia 20 deste estaremos iniciando o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Mediação e Arbitragem, que terá a duração de 18 meses.  O curso terá a efetiva participação do Desembargador Dr.Belizário Correa de Lacerda, uma das maiores autoridades em ADR (Alternative/Amicable Dispute Resolution).   A novidade deste curso é que estará dividido em 3 etapas (3 semestres) e ao final de cada um, os alunos receberão seus certificados referentes àquele período.  O curso será dentro da metodologia EAD, com eventuais atividades presenciais (palestras, mini-seminários) que poderão ou não ser freqüentados pelos alunos, pois são facultativos, mas cuja presença contará pontos extras no certificado.
Para maiores informações sobre nossos cursos, ou para efetivar a inscrição  pode ser feita através do link direto www.tjacmg.com.br/posead.htm .
 
 

 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site