NOTÍCIAS: 17/11/12 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

BÁRBARA IOKO GUIMARÃES – a beleza da semana.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

FLUMINENSE CAMPEÃ

Os irmãos meus queridos e saudosos primos Dico e Edmundo, com a camisa do Cristalino. Depois que os dois pararam de jogar futebol, o Cristalino nunca mais foi o mesmo.  Domingo passado me lembrei muito do Dico. Se ele estivesse entre nós, estaria muito feliz pela conquista pelo Fluminense do Campeonato Brasileiro. Ele era Fluminense desde garoto.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

“Um Brinde a Minha Safadeza já que ao meu amor ninguém  da valor mesmo...” Esta frase foi desferida pela  descolada e desabusada Kátia Fernandes(foto), esposa do José  Augusto Pereira, da sociedade de Pirapora.Ela acrescenta que de vez em quando, ao fazer um brinde, ela solta esta frase. Uma criatura simpática e muito inteligente. Quando mencionei o nome do Celsim para ela, ontem no face, ela me disse: “ amo o Celsim”. É por ai, Kátia: família é tudo de bom. Mas, o Álisson, filho da Terezinha do Pedro do Astor(primo da Tia Maria Augusta) tem uma visão tétrica de família. É ele quem diz: “ Família é a melhor coisa do mundo, mas é a pior que coisa que tem também...” rsss.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

GRANDES CAMPEÕES DE  SINUCA, DO RIO.

Para quem não sabe, Talma Dias Macie(ao centro) é de Pompéu, já se aposentou como funcionário do BB e exerce a medicina psiquiátrica, no Rio de Janeiro, tendo sido Diretor de um Hospital psiquiátrico, em São Gonçalo.

Talma Dias Maciel(Prego) entre os dois grandes campeões de sinuca: Máskara a direita e Zico a esquerda. Segundo um de seus amigos,  todo malandro quer ser doutor... e o Talma deve ser o único doutor que quer ser malandro.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Jaime(Cabo Frio) e Talma Dias Maciel

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Metralha e Cacau, com o pompeano Talma.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Com Felipe-2.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Com Gaúcho

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Júlio César Maciel – filho do médico psiquiatra Talma Dias Maciel e Penha com o “Louro”. O papagaio além de falar, ainda canta  e, segundo o Doutor Talma, é muito afinado.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Talma(pai) , Juliana(filha)(porque beleza pouca é bobagem e porque hoje é sábado) com sua mãe Penha.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

HOMENAGEM A UM GRANDE PROFISSIONAL

César Augusto Vilaça Júnior
Aniversário: 03 de Maio
Signo: Touro
Onde nasceu: Sete Lagoas/MG
Hobby: CorridaViagem Inesquecível: Fortaleza/CE
Filme: Perfume de mulher
Comida: Arroz c/ carne moída e tomate
Livro: Dom Quixote de La Mancha
Melhor show: Skank
Uma paixão: Carros
Família: Muito importante
Amigos: Importante
Sonho não realizado: Amo minha vida
Palavra que odeia usar no ar: -----
Se não fosse locutor, você seria: ------
Carreira: Colunista no Jornal Boca do Povo, apresentador e repórter da extinta ETV, narrador, repórter e comentarista da Rádio Eldorado AM 1300 já há quatro anos, gosto muito do que faço, e tudo com satisfação!

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

HELENA e JOSÉ CARLOS, do aconchego.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Homeostase sempre ! -

EQUILÍBRIO É SER!

Em tudo, é necessário equilíbrio...

Equilíbrio entre:

Ser alegre, e não extrovertido no sentido negativo... Ser sincero, e não machucar...

Ser firme nas idéias, e não arrogante... Ser humilde, e não submisso...

Ser rápido, e não impreciso... Ser contente, não complacente...

Ser despreocupado, e não descuidado... Ser amoroso, e não apegado...

Ser pacífico, e não passivo... Ser disciplinado, e não rígido...

Ser flexível, e não frouxo... Ser comunicativo, e não exagerado...

Ser obediente, e não cego... Ser doce, e não melado...

Ser moldável, e não tolo... Ser introspectivo, e não enclausurado...

Ser determinado, e não teimoso...

Ser corajoso, e não agressivo...

Em tudo, é necessário equilíbrio...

Colaboração de JUNARA CHAVES – JUH (foto)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Esse é o “cara” : Cornélio Pereira Maciel, embora jovem, é filho da primeira professora formada em Pompéu: Dona Maria Álvares Maciel (DonaZizinha), de quem o colunista era amigo e admirador. Ela sempre me dizia que o “Polêgo”(meu pai, que foi seu aluno)  era a única pessoa emPompéu que ao passar por ela na rua, cumprimentava-a  tirava o chapéu em sua reverência.(Então o colunista tem a quem puxar –risos).Mas,  foi o Dengo, que me contou nesta segunda feira, que o Polêgo, certa vez, cantou em homenagem a Dona Zizinha a música “Professorinha”, na residência do casal Maria de Lourdes/Budinho, comemorando o aniversário da “tia” Ia.Bons, bons tempos!!!

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Geraldinho, como te prometi estou te enviando algumas fotos minha e da Helena ( e um casal de amigos de Ouro Preto). Passeio OTIMO.. Fomos em Cabo Frio, Arraial do Cabo e em Buzios. Espero que goste dessas fotos. Abraços !!

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Cabo Frio (Sânia Inez da Silva)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Cabo Frio (Sânia Inez da Silva)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

PEGADINHAS DA GABI

O que é o que é???

1) Nasce no Rio ,vive no Rio, morre  no Rio, mas nem sempre ta molhado?

    2) O que é o que é? Deixa o jardim mais belo, a comida mais gostosa e o rosto mais feio?

Resposta no final da coluna.

 

 

Notas e Fotos

RENATO FRIGOTUDO

RENATO MAGELA DE OLIVEIRA(RENATO FRIGOTUDO) me enviou mensagem pelo celular para me dar uma ótima  noticia : acaba de ser convidado para ser VPR(Vice Presidente Regional  da Associação Mineira de Supermercados. Sua resposta será dada nesta sexta feira, 16.

(*) Renato já aceitou o convite e é o futuro vice presidente da Associação Mineira de Supermercados.Parabéns, amigo.

 

Notas e Fotos

REMINISCÊNCIAS     

Geraldinho, desculpe a intimidade.
Um bom amigo, o verdadeiro amigo, com quem se pode associar com segurança, é aquele que, aferrando-se sempre rigorosamente ao bom caminho, preocupa-se com o bem estar do seu amigo, consola-o no infortúnio, oferece-lhe a mão auxiliadora, sempre que necessário, guarda-lhe os segredos e sempre lhe dá bons conselhos.´
É muito difícil  encontrar um amigo como este e, portanto, devemos tentar, por todos os meios, ser um amigo como este. Assim como o sol esquenta a dadivosa terra, um bom amigo brilha na sociedade por seus bons atos. Sds.Cornélio Pereira Maciel

 E-MAILS (2) - Amigo Geraldo Júlio Porto,
Meu coração não consegue ficar calado e preciso comunicar-lhe meu sentimento e apreciação.Você é um cronista que faz a diferença pela sua liderança e pela qualidade e substância de seus artigos.Venho notando que você  elogia as belas mulheres da nossa cidade ou a beleza da juventude pompeana, as empresas, empresários enfim cousas que nos alegram. Você  também elogia e faz a premiação de pessoas da sociedade e pessoas  importantes como os músicos da cidade, pessoas simples das quais me esqueci, no momento os nomes. Você, também,  valoriza seus professores como homenageou dia desses a “tia”  "IA" ou Dona  Maria de Lourdes do sr. Geraldo Hilário Porto(Budinho) também minha ex-professora e seu filho Gilbertinho e outros.
Vendo a sua indignação com o desrespeito aos professores e também sendo filho da primeira professora formada de Pompéu(Dona  Zizinha), que todos os anos ia ao encalço da maravilhosa cidade de São João Del Rey em lombos de animais  para letrar os filhos desta cidade. Outros tantos professores nossos merecem a nossa consideração como por exemplo me lembro agora do Harold Benjamin Chagas de Magalhães e sua amada genitora, Doa Maria Chagas. Uma colher não pode provar o alimento que carrega. Assim,  um tolo não pode entender a inteligência de um sábio, mesmo que a ele se associe. Cito este aforismo para  apresentar-lhe minha saudação à sua mente.Mas, falando de professores penso que um aluno deve sempre se levantar, quando seu professor adentra a sala de aula, deve respeitá-lo, seguir bem suas instruções, não lhe negar um regalo e ouvir atentamente o seus ensinamentos.Ao mesmo tempo, um professor deve agir corretamente diante de um aluno e lhe servir de exemplo; deve transmitir-lhe corretamente o ensinamento que aprendeu; deve usar bons métodos e tentar preparar o aluno para a vida; e não deve esquecer-se de protegê-lo contra todo o mal. Se um professor e seu aluno observarem estas regras, seu inter-relacionamento continuará  sereno.
Em tempo:  estive em Brasilia com o grande pompeano Jacinto do Omar e falamos sobre sua atuação em prol da nossa metrópole.
Saudações e minha admiração uma vez mais. Cornélio Pereira Maciel.

(*) Para quem não sabe, Cornélio é pompeano, bem sucedido empresário em Anápolis – é irmão das amigas Dona Mocinha(contadora de mão cheia), Dona Imaculada,  Adelaide, Dona Aparecida; tio portanto(para a nova geração) das irmãs Germana, Geisa e Geni Lobato – estas filhas deEutálio Lobato e Leisa Noronha Peres. Ao se reportar a mim, ele é um “cara” suspeitíssimo, dada a grande amizade que nosune.(JULIOPORTO, em 17/09/2005).

NR.Cornélio não está mais entre os mortais. “Cismou” de ir embora mais cedo e deixou-nos uma imensa e imorredoura saudade. Estendo-lhe daqui o meu abraço e as minhas mãos para cumprimentá-lo e abraçá-lo  onde quer que esteja. Era um amigo de verdade. Sempre que vinha a Pompéu, nunca deixava de vir a minha casa. Sinto muito a sua falta,Cornélio, meu grande amigo. 

 
 

Notas e Fotos

REMINISCÊNCIAS II                              

            Na semana que passou, fomos gratamente surpreendidos com a seguinte carta:

            Prezado Geraldinho... É com prazer que leio todas as semanas sua coluna. Despertou-me a atenção a sua pesquisa, coletando opiniões sobre colunismo social. De minha parte, creio que se trata de setor importante do jornalismo  moderno, que você tão bem representa.

                        Alguns entendem que colunismo é futilidade: mas pergunta-se, diante da vida tão curta, as agruras e dificuldades  com que nos defrontamos sempre, que seria de nós não fossem as maravilhosas futilidades?

            Não sei se você se recorda , mas eu mesmo, durante um certo período de minha vida, fui correspondente na cidade de Bambuí, do antigo “Jornal de Minas”, ocasião em que “cometi” algumas notas sociais , as quais  recordo com saudade e carinho. Você, entretanto, é portador de real talento, e eu, de minha parte, creio que sempre fui vocacionado para ser advogado. De qualquer forma, não poderia deixar de lembrar-lhe este fato, como também tenho certeza de que você seria igualmente bem sucedido se trilhasse o caminho das atividades jurídicas, etc. e etc.

(*)  Quem assina é o amigo Taline Dias Maciel, cuja missiva honraria qualquer vivente.

                                                * * *

            Olha, Taline, as suas colocações - “maravilhosas futilidades” e “cometi” algumas notas sociais - foram sensacionais, viu?

            Vocês conseguiu transportar- me aos idos da década de não sei quando  (é melhor deixar assim, não amigo), quando estudávamos em Sete Lagoas.(Júlio Porto, em 24/07/93)

Taline, que também “cismou” de  nos deixar, era outro que, sempre que vinha a Pompéu, fazia questão de me fazer uma visita.Outro grande amigo que perdi.

 

Notas e Fotos

ELLAS & ELLES

Deusdedith Machado vai ganhar nome de rua em Pompéu. Foi colaborador da Santa Casa de cidade e sua memória será perpetuada, através de indicação na Câmara Municipal, bem lembrada pelo vereador Zeca Costa. ***SEGUNDA FEIRA passada, às 15:12 horas, liguei para  O Centro Elétrico , em Sete Lagoas, para obter informações sobre a lâmpada LFC. Esperei ao telefone 01 minuto e 30 segundos – até que resolvi desligar. Não dá, não é “mês amis”!!!*** SÉRGIO FERREIRA Porto está passando temporada em Cuiabá – quem pode, pode. Dizem que pobre sofre férias, mas  rico passa temporada. Ele se recupera de uma queda de um pé de caju, em sua casa, na capital matogrossense.***AS CERIMÔNIAS DA Semana Santa emPompéu  foram as mais bonitas dos últimos anos. Houve encenação ao vivo de algumas passagens de Jesus. A procissão do enterro foi das mais concorridas e a Missa de Ressurreição foi das mais emocionantes, tendo muitos fieis se sucumbido diante de tanta beleza da Virgem Maria, não conseguindo conter as lágrimas. ***DONA BERENICE, esposa do sr. Antônio Gilberto Valadares(Curraleiro)participou ativamente de todas as solenidades religiosas da Semana Santa. Não perdeu um dia sequer das comemorações. Ela dá um belo exemplo para seus filhos, genro, noras, sobrinhos e netos. É uma criatura fervorosa.***QUEM participou também destas comemorações foram Dona Terezinha do Pedro do Astor,  Célia Maria Porto e Marina, Zezinha e Luzia Porto,Iris Ferreira e  todo os componentes do Apostolado da Oração, tendo o Coral dado vida à Semana Santa. ***ESTA SEMANA estive na Acipéu(quarta feira, às 11:08 horas) – aliás , foi a primeira vez que fui lá depois que o novo presidente assumiu o cargo.  Estavam também lá a ex-presidente, mais duas funcionárias e um rapaz(aquele que fez uma palestra na noite anterior, na sede do Lions. Gostaria de ter-lhe sido apresentando para lhe dizer da importância de sua  palestra e de como ela foi de agrado geral. Mas, como  ninguém tomou a iniciativa da clássica apresentação, eu me privei da oportunidade de elogiar o visitante(o que por certo iria agradá-lo)e lhe dizer que sua boa  performance . Saí de lá “encucado” e “quase”  convencido de como sou “exigente” ao pensar que as pessoas têm que ser apresentadas umas às outras.  *** CAUSOU ENORME PESAR O falecimento de Dona Joaninha, esposa do sr. Tito do Lacerdino, que lhe sobrevive. . Deixa os filhos Carlos(que acaba de ser eleito diretor daCredipéu);Antônio(Assessor Administrativo da Cooperativa), casados respectivamente com Dilma Afonso(mãe de Carlos Júnior e César) e Adriana e Soraia, casada com Raimundo Ribeiro Porto, pais de Renato e Rafael.(JULIOPORTO,  EM 21/01/2001)

 

Notas e Fotos

Para que servem os militares?

Para aqueles que às vezes aparecem pondo em dúvida

para que servem os militares...

O presidente Obama deu a resposta...

Isto no país mais democrático do mundo!!!


"...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes,

que podemos ter a religião que desejamos.

É graças aos soldados, e não aos jornalistas,

que temos liberdade de imprensa.

É graças aos soldados, e não aos poetas,

que podemos falar em público.

É graças aos soldados, e não aos professores,

que existe liberdade de ensino. 

É graças aos soldados, e não aos advogados,

que existe o direito a um julgamento justo. 

É graças aos soldados, e não aos políticos,

que podemos votar..."

BARACK OBAMA no MEMORIAL DAY



Dedicado Àqueles Que Perguntam:

“Para Que Servem Os Militares?”

(E é justamente pelo fato de

os soldados brasileiros haverem sido desacreditados

que este PAÍS vive mergulhado na anarquia,

governado por incontáveis quadrilhas de bandidos,

instalados nos poderes

Executivo,  Legislativo e Judiciário).

 

 

Notas e Fotos

 

Notas e Fotos

Respostas das Pegadinhas da Gabi:

  1.  Carioca
  2. O Cravo
 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

17-11-2012

 

 

 

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Hoje vamos falar um pouco de um assunto que vem despertando muito o interresse das pessoas devido o alto risco de uma alimentação desequilibrada, que às vezes vem prejudicando a saúde da população, ora por falta de conhecimento ou mesmo por descuido.

Vamos falar sobre Alimentação Saudável, assunto que só traz benefícios às pessoas e muitas vezes pode despertar curiosidades na hora de comprar e preparar alimentos.

Nossa saúde depende muito do que comemos. Como já sabemos das necessidades de vitaminas, sais minerais e fibras em nosso organismo, devemos saber também que as frutas, verduras e legumes frescos, são fontes inesgotáveis de saúde, portanto é importante o consumo desses alimentos diáriamente em nossas refeições.

Hoje nós podemos desfrutar de uma variedade desses alimentos o ano inteiro encontrados nas feiras-livres, mercados, supermercados, onde eles estão expostos e convidativos ao paladar. É bom escolher com cuidado os alimentos que compramos, porque muitas vezes escolhemos aquele maior, mais viçoso e isto às vezes nos engana muito devido o alto teor de agrotóxicos e adubos químicos para livrar das pragas e doenças, estes produtos só prejudicam nossa saúde, por isso procure alimentos que são cultivados sem esses produtos, são mais saudáveis.

 As frutas e legumes frescos, principalmente os ingeridos com a casca, são a principal fonte de fibras e elas desempenham um papel importante em uma alimentação saudável que muitas vezes evitam certas doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Ao preparar seu cardápio, procure variar os alimentos, inclua alimentos ricos em vitaminas C, fibras, carboidratos, proteínas, substitua alimentos, evite repetições, é bom prá você, é bom para sua saúde, sua memória, enfim, para seu bem estar em geral.

E para enriquecer e variar seu cardápio, segue uma receita onde você vai encontrar uma variedade de legumes que vão dar um sabor delicioso em seu prato.

 

                                                                  LEGUMES AO MOLHO BRANCO 

 INGREDIENTES- 01 xícara e meia de milho verde

                           01 xícara de vagem picadas em pedaços grandes

                           1/2 xícara de pimentão vermelho picado

                           1/2 xícara de cebolinha verde picada

                           02 tomates maduros picados

                           01 xícara de água

 

MOLHO -    01 colher de sopa de maizena                                                

                           01 xícara de leite desnatado  

                           01 colher de sopa de margarina 

                           01 pitada de sal

                           01 pitada de pimenta do reino

                           01 colher de mostarda

                           02 colheres de salsa picada

MODO DE FAZER- Coloque o milho, a vagem, o pimentão, a água, numa panela, tampe e cozinhe. Escorra, acrescente o tomate e a cebolinha e reserve. Misture o leite com a maizena, misture bem. Junte os ingredientes restantes e leve ao fogo até engrossar. acrescente a salsa. Despeje o molho sobre os vegetais e misture. Sirva a seguir acompanhado de carne vermelha.

Acrescente este prato em seu cardápio e convide amigos para apreciá-lo junto de você. 

Tenho certeza que vai ser uma reunião agradável, você receberá grandes elogios e ficará imensamente feliz ao ver seus convidados sairemsatisfeitos depois saciarem um prato delicioso e nutritivo.

E na próxima semana eu volto com mais novidades e com certeza vai aparecer quem queira repetir a dose. Mas, se você não ficar esperta, a reunião repetirá em sua casa e lá vai você para o fogão, mais uma vez os amigos elogiando a nova receita e espero que faça sucesso novamente.

 

Um bom final de semana a todos.

Qualquer dúvida, sugestão e crítica: mariadapazpcampos@bol.com.br

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

17-11-2012

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

17-11-2012

 

 

 

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

17-11-2012

 

 

 

Uma Nova América?     

            O mundo presenciou, na semana passada, um verdadeiro fenômeno político: A reeleição do Presidente Barack Obama como primeiro mandatário da Nação Americana por mais quatro anos.  O mundo inteiro acompanhou, ao vivo, pela CNN, não só a campanha, como todo o desenrolar das eleições, uma das mais desorganizadas do mundo!    Acho que poderia dizer, sem medo de exagerar, que analisando os acontecimentos mais recentes, apenas a Copa do Mundo e as Olimpíadas tiveram uma visibilidade maior do que essas eleições presidenciais.  Mas qual é realmente a razão de tudo isso?  Afinal de contas, dentre as 195 nações reconhecidas pela ONU (de um total de 246 países existentes atualmente) apenas uma – o Paquistão – repudiou a vitória de Obama.  Em todos os demais, se os cidadãos pudessem votar, Barack Obama seria reeleito, havendo apenas uma pequena dúvida sobre Israel, que a exemplo dos Estados Unidos, estaria também dividido.

Para começar, o presidente americano começou a chamar a atenção do mundo desde o momento em que também, para o mundo, ele começou a se mostrar, nos debates, quando ainda pleiteava ser o candidato do Partido Democrata à presidência da nação.  E, estava concorrendo com outros candidatos de grande peso e tradição, como a, hoje, Secretária de Estado, Hillary Clinton, esposa do ex-presidente Clinton. Apesar de ter sido um advogado brilhante, formado por Harvard, a mais prestigiosa universidade americana, da qual foi também professor, e apesar de já ser senador pelo estado de Illinois, Obama causou um certo espanto, primeiro no próprio povo americano, e depois no mundo.

Inicialmente, muitas pessoas duvidavam de suas possibilidades de vencer as eleições para presidente dos Estados Unidos da América, considerado o cargo mais importante do mundo.  E qual o motivo da dúvida?  Não faz muito, a segregação racial nos Estados Unidos era tão forte quanto aquela da África do Sul. Nas cidades, havia as escolas para a população de raça branca separadas das destinadas às pessoas de raça negra.  Tudo era separado:  Cinemas, restaurantes, banheiros nos locais públicos, lugares nos ônibus.  Isso foi há pouco mais de 40 atrás, quando o garoto Obama provavelmente tenha presenciado muito pouco – ou quase nada –  disso, e nem sofrido muito com a discriminação. E isso, embora seu pai tenha sido um economista de raça negra, natural do Quênia, na África, e sua mãe uma mulher intelectual de raça branca, natural de um estado meio sulista, onde a segregação era muito forte –  o Kansas. Para começar, ele nasceu no Hawaii, um estado americano situado no meio do Oceano Pacífico, a 3.100 Km da costa americana, cuja população é constituída de uma população multirracial. Se o Hawaii tivesse demorado mais 9 anos para se tornar um estado americano – em 1900 tornou-se território e em 1952 tornou-se estado –  Barack Obama não teria se tornado presidente americano, já que ele nasceu 1961 e a constituição americana proíbe que cidadãos não nascidos no país tornem-se presidentes.  Mesmo assim, o fato de Obama ter nascido ali não deixou de suscitar  algumas polêmicas sobre sua nacionalidade.  Somando ainda a esses fatores que suscitavam polêmica, havia ainda a questão se sua descendência de um pai queniano ateu, e de ter um padrasto indonésio que o levou ainda criança para a Indonésia onde o pequeno Obama estudou em escolas  muçulmanas.  E se isso não bastasse,  o seu nome completo é Barack Hussein Obama II,  isso tudo depois que os Estados Unidos passaram pelos ataques de 11 de setembro.

Não obstante todos esses fatores pudessem parecer obstáculos intransponíveis para que Obama fosse inicialmente eleito, e depois reeleito  presidente dos Estados Unidos, muito menos se esperava que vencesse alguém como Romney, legítimo representante do que há de mais conservador naquele país.  No entanto, Obama venceu as eleições e já inicia o seu segundo mandato como presidente, com inúmeras dificuldades pela frente, principalmente por não ter maioria na Câmara, o quê o impede de ter várias de suas propostas de governo aprovadas.

Tudo isso seria impensável há muito pouco tempo atrás.   A América mudou?  Sim, a América mudou, e muito! Com certeza, grande parte da população achou que mudou para melhor, e outra, também grande parte, acha que mudou para pior.  A prova disso é o resultado apertado das eleições se levarmos em consideração a vontade popular como um todo e não apenas o colégio eleitoral.  Através do Colégio Eleitoral, a vitória de Obama foi folgada tendo conseguido 303 delegados contra os 206 que apoiaram seu adversário.  Mas o mesmo não aconteceu com a vontade popular como um todo, onde a diferença foi de 50% contra 48%.  O quê significa isso?  Significa que o país está profundamente dividido.  Isso significa, também, que cada vez vai se tornando mais e mais difícil governar um país que vem sofrendo mudanças tão profundas e tão rapidamente.

Pode parecer estranho o que vou dizer. Mas, mesmo que a mudança seja para melhor, toda mudança muito brusca pode trazer graves problemas sociais. E, o que os números mostram é que é uma divisão meio a meio: Uma metade está muito satisfeita e a outro muito insatisfeita.  E quem tira proveito disso?  As forças políticas, ora manobrando o segmento satisfeito, ora o insatisfeito.  E quem herda o maior de todos os problemas?  O presidente da Nação pois ele não é presidente apenas de uma metade, mas de toda a Nação e com certeza, a maior prejudicada com esta queda de braços entre a presidência e parte do  povo – a maioria Republicana na Câmara – este é sempre o maior perdedor.

Houve uma época em que apesar dos problemas existentes, a Nação era mais uniforme.  Lembro-me de que eu sempre comentava:  “Em todas as casas americanas, do Alaska à Flórida, todos os dias, às 7:30 da manhã, todas as donas de casa estarão fazendo ovos mexidos, fritando bacon e assando torradas e todas as crianças estarão tomando leite com cereais”  Era um país totalmente homogêneo, onde todos pensavam da mesma forma. Mesmo os desiguais pensavam igualmente”

Mas, enquanto a Nação Americana está profundamente dividida, o mundo todo aplaude a vitória de Obama, menos pelas políticas por ele realizadas, mas mais pelo carisma que ele irradia, e por sua excepcional capacidade de comunicação, muito lembrando uma outra figura que também cativou o mundo com seus discursos e carisma, o Presidente John F.Kennedy.


Este é o Cara


Só nos resta recomendar a Barack Obama que leia as biografias dos políticos mineiros para ver como lidar com os desiguais e conseguir resultados. No entanto os EEUU são uma nação onde a política é dominada pelos lobistas, sendo também um dos paraísos dos consultores.  Lembram-se de uma reunião do G20 quando se encontraram o então Presidente Lula e Obama?  Obama, ao avistar Lula, de longe já lhe diza, dando-lhe um forte abraço em seguida:


-- Este é o cara!


E, realmente não teria hoje o presidente Obama melhor consultor e lobista do que o já “desempregado” ex-presidente Lula para tentar convencer a maioria Republicana da Câmara dos Deputados americana a votar favoravelmente, em seus projetos.  Isso foi feito no Brasil e deu resultado por dois anos, até que um dos membros da equipe resolveu denunciar toda a trama.  E hoje, o preço que se está prestes a pagar é muito alto e amargo, mesmo dentro dos parâmetros moderados da Suprema Corte Brasileira.  Já imaginaram se fizessem isso e fossem julgados pela Justiça americana, onde um governador foi condenado a 12 anos de reclusão, em regime fechado só porque usou sua prerrogativa de governador – e cobrou por ela – para indicar o substituto de Obama quando este se afastou do  Senado para ser candidato à presidente?
 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site