NOTÍCIAS: 21/12/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

PAULA DUTRA, indicada por Roberta Porto.


 

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Pensamentos da Marcinha

“A maior beleza do ser humano é invisível aos olhos, por esse motivo existem tantas pessoas ludibriadas com o físico de outras e esquecem que o mais importante não é o que se vê e sim o que se sente. Cultive e ressalte a beleza do seu íntimo pois o físico é apenas um acessório e a beleza de um acessório pode ser trocada e desgastada com o tempo, mas a beleza do seu ser é insubstituível. Mostre as pessoas o quão bonito você é interiormente”.(Márcia Reis – foto.)

(* ) Muito lindo esse texto. A autora é da cidade de Sete Lagoas. Parece que este texto se encaixa perfeitamente na ótica da autora  porque ela procura valorizar o interior das pessoas e não a aparência. E, o recado e o conteúdo se voltam  se “encaixam” perfeitamente nela , cuja beleza interior vai muito além da sua aparência. Somente quem a conhece pode se manifestar.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Márcia Reis de Sete Lagoas

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Hoje, dia 21 de julho, lembramos 25 anos da morte do Padre Vítor Coelho de Almeida, Missionário Redentorista.

Padre Vítor Coelho de Almeida, um mineiro de Sacramento, dedicou a sua vida à evangelização dos romeiros e ouvintes da Rádio Aparecida, difundindo a devoção mariana em todo o Brasil.

Frequentou o colégio de Santo Afonso, bem próximo da então Basílica Velha de Aparecida (SP), como carinhosamente chamávamos a Matriz Basílica, a 1ª Igreja que abrigou a Imagem de Nossa Senhora. Padre Vítor sentia que a transformação, de se dedicar à vida religiosa, viera da intercessão de Nossa Senhora, o motivo de sua conversão e vocação missionária.

Quando Padre Vítor se lançou para as Santas Missões com entusiasmo e ardor, revelou-se um grande comunicador e evangelizador popular. Com seu carisma atraía multidões, inclusive as crianças.

O seu primeiro trabalho no Santuário Nacional foi a “missão contínua”: catequeses diárias, bênçãos das crianças, bênçãos de objetos e lembranças, além das missas e rezas populares, afirmando dia após dia ser um Missionário de Nossa Senhora Aparecida.

Escreveu diversos livros, inclusive criou uma seção no jornal Santuário de Aparecida, a qual deu o nome de “Janelinha da arca”, que queria dizer:  “Cada artigo significava a pombinha que ele, como Noé, soltava pela janela da arca, levando mensagens de paz através da imprensa”. 

Em 8 de setembro de 1951, foi inaugurada a Rádio Aparecida. Foi assim que Padre Vítor iniciou o seu primeiro programa na Rádio, para o qual se dedicou 36 anos de sua vida.  Conquistou ouvintes no Brasil inteiro, contribuiu para a expansão da emissora e se transformou no símbolo da Rádio Aparecida.

Tornou-se um ídolo do povo, especialmente dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Os romeiros que vinham a Aparecida, depois de  rezarem aos pés da Imagem de Nossa Senhora, não dispensavam a palavra e a bênção do Pe. Vítor Coelho.

Faleceu em plena atividade apostólica, em Aparecida, no dia 21 de julho de 1987, com 87 anos de vida.

MISSIONÁRIO REDENTORISTA PADRE VITOR COELHO DE ALMEIDA

Vida direcionada para Deus, por Jesus Cristo e pelas Mãos de Nossa Senhora
 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ESTE COLUNISTA COM SEU GRANDE AMIGO HUGO HENRIQUE DE CASTRO, EM VISITA DE CORTESIA AO DIRETOR DO MUSEU POMPEANO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Esta semana, aproveitando o final do ano letivo e o encerramento das aulas, publicaremos uma fotografia que vem ao encontro do grande absurdo que vemos a cada final de ano ao passarmos nas proximidades de algumas escolas de nossa cidade.

Todo final de ano acontece o absurdo dos alunos saírem das casas do saber rasgando seus cadernos antigos e espalhando nas vias públicas aquilo que foi o depósito do conhecimento e das lembranças no decorrer do ano. É de se impressionar e não acreditar que são estudantes, futuro da nação.

Esta fotografia da década de 1960(quem souber a data certa nos informe por favor), mostra o pelotão da saúde, alunos da Escola Estadual Dr. Jacinto Campos que faziam trabalhos voluntários em suas casas e na comunidade para prevenir doenças e futuras enfermidades.

Nos dias atuais os estudantes deveriam se espelhar neste método de educação e conscientização. E antes que venham com o velho discurso de que nada adiantará sem uma reforma que valorize os professores(o que sou também a favor!), já vou logo lembrando que educação vem de casa, da escola recebe-se ensino de qualidade.

Peço aos que souberem quem são os alunos na fotografia que entre em contato pelo email: hugo@pompeumg.com.br.

ALGUMAS ALUNAS, ESTE COLUNISTA RECONHECEU: DÉA FILHA DO PROFESSOR JOSÉ XISTO DE MELO, ISMÊNIA CAMPOS CORRÊA, ÚLTIMO VALADARES,  GELDA, ELIANE DO FÍU, AUXILIADORA DA DONA VERA,ERNESTO, NÍVIA LACERDA, NÉLIA ...

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

HUGO HENRIQUE DE CASTRO (MUSEUM HISTÓRICO DONA JOAQUINA DO POMPÉU) RECEBENDO A VISITA DE TÓLIO RIBEIRO, SEUS PAIS(JOAQUIM DO ZÉ NICOLAU, DONA CLEIDE, GILSON RIBEIRO) E AS FILHAS DO ILUSTRE MEIO BRASILIENSE E MEIO POMPEANO

TÓLIO RIBEIRO. O POMPEANO, ABRAÇOU MA NOVA CAUSA: VIROU “HISTORIÓLOGO” E TORNOU-SE AMANTE DA ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA

 

 

Notas e Fotos

Conselheiro Hugo de Castro recebe Comenda do

Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais


O Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu, Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu e Diretor de Aglutinação do Círculo Monárquico de Minas Gerais, Conselheiro Hugo de Castro, foi agraciado no último dia 14 de dezembro com a Medalha Israel Pinheiro, mais alta honraria concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. A medalha foi criada na gestão do estão presidente Marco Aurélio Baggio, pela resolução 001, de 29 de novembro de 2004, e “é concedida a personalidades ou entidades que, por serviços prestados ao Instituto e à cultura, se tenham feito merecedores da distinção”.

A comenda a Hugo de Castro foi feita por indicação do vice-presidente do Instituto, Dr. Gilberto Madeira Peixoto, que ao entregar a medalha parabenizou o homenageado pelo trabalho que vem realizando em Pompéu.

A cerimônia foi presidida por Dr. Wagner Colambaroli que compareceram inúmeras personalidades do meio cultural da capital mineira.

Receberam também a medalha na mesma oportunidade, as seguintes personalidades:


SÓCIOS DO INSTITUTO


Dr. Bruno Terra Dias

Prof.ª Gilda de Castro Rodrigues

Dr. José de Assis

Prof. Norman José Andrade Giugni

Dr. Osvaldo Oliveira Araújo Firmo

Dr. Paulo Roberto Paranhos da Silva


PESSOAS GRADAS


Sr. Cid de Carvalho Guerra

Sr. Dailton Antônio Ribeiro

Deputado Dalmo Roberto Ribeiro Silva

Frei Evaldo Xavier Gomes

Dr. Raul Bernardo Nelson de Senna (“post mortem”)

representado pelo seu filho Dr. Roberto Giannetti Nelson de Senna

Jorn. Gustavo Werneck

Dr. Ivan Passos Bandeira da Motta

Dr. José Benedito Donadon-Leal

Prof. João Bosco da Silva

Dr. Luiz Cláudio da Silva Chaves

Eng. Marcos Moretzsohn Renault Coelho

Prof.ª Dra. Maria Isabel Vianna de Oliveira Vaz

Dr. Wilson Hallak Rocha


Prestigiaram o evento vários amigos do homenageado, inclusive pompeanos residentes em Belo Horizonte, dentre eles Fátima Santiago, Milton Afonso da Silva, Nazareth Valadares e esposo, Ediméa Faria, Dr. Felipe Vasconcelos e Maíra Rocha, Adalberto Mateus, dentre outros.

Hugo de Castro recebe das mãos de Dr. Gilberto Madeira Peixoto a medalha Israel Pinheiro.

Hugo com os pompeanos Milton Afonso da Silva(irmão do Jurista José Afonso da Silva) e esposa, Fátima Santiago e Professora Ediméia Faria

Com a subsecretária de Estado Beatriz Moraes

Hugo de Castro com o jornalista do Estado de Minas, Gustavo Werneck

Hugo de Castro com o advogado Dr. José Mendes Honório Jr

Com o diretor do IEPHA - MG, Adalberto Mateus

Hugo de Castro com os amigos Frei Evaldo Gomes, Dr. Felipe Vasconcelos e Maíra Rocha

Dona Marli Guerra, Dr. Mário Guerra e Hugo de Castro

 

Notas e Fotos

MISS BRASIL TUR 2013 É DE MINAS GERAIS

Candidata de Martins Soares vence concurso nacional

O concurso Miss Brasil Tur, que aconteceu em Curitiba-PR entre os dias 13 e 15 de dezembro, teve uma mineira eleita com o título máximo da noite. Com candidatas de várias partes do país, sendo quatro do estado de Minas Gerais, a coroada Miss Brasil Tur 2013 foi a mineira Alessandra Freitas, de 18 anos, estudante de Direito. Nascida na pequena cidade Martins Soares (divisa com Espírito Santo), a bela colocou, mais uma vez, Minas Gerais no hall da fama em títulos de beleza em concursos. Agora é se preparar para a etapa internacional, onde vai representar o país no Equador ou na Grécia em 2014. “Estou muito feliz de levar o título para a minha cidade e meu estado. As candidatas eram todas muito bonitas e confesso que não estava esperando vencer”, conta Alessandra, que já participou de outros dois concursos de beleza. Outras candidatas de Minas Gerais também se deram bem: Bárbara Faria, de Córrego Danta, foi convidada para um concurso de beleza teen fora do país e Ana Paula Tavares, de Estiva, que ficou em 5º lugar no Miss Brasil Tur, foi convidada para representar o país no Miss Model of the World 2014. As candidatas foram acompanhadas pela coordenadora do concurso em Minas, Graziele Raposo. “Alessandra esteve belíssima em todos os dias de evento. Senti que traria o título para Minas e fiquei muito feliz quando anunciaram o nome dela. Foi mais do que merecido”, emociona-se Graziele. O 2º lugar foi para a candidata de Cascavel e o 3º lugar para a candidata de Curitiba, cidades do Paraná. Parabéns às mineiras pela brilhante atuação no concurso. Parabéns Alessandra Freitas, por trazer para Minas o título nacional.

Top 3 do concurso. A Miss Curitiba (3o lugar) Francielly Moraes, a Miss Martins Soares, Alessandra Freitas, eleita a Miss Brasil Tur 2013 e a Miss Cascavel (2o lugar) Sasha Luthielle

Misses na final do concurso - Miss Curitiba (3o lugar) Francielly Moraes, a Miss Martins Soares, Alessandra Freitas, eleita a Miss Brasil Tur 2013, a Miss Cascavel (2o lugar) Sasha Luthielle e a Miss Jataí-GO (eleita a Miss Elegância Tur), Leidiany Guimarães.

A coordenadora do concurso em Minas, Graziele Raposo, a Miss Brasil Tur 2013, Alessandra Freitas e Danilo D´Avila, diretor nacional do Miss Brasil Tur. 

Francielly Moraes, a Miss Martins Soares

 

Notas e Fotos

 

HOMENAGEM AO FUSCA DA AVANTJOUR


Avantjour Penido Meu querido fusca foi vendido.....Foi servir a quem mais necessitava dele. Mas foi muito bom tê-lo ...e esse carro, me serviu, e aos meus 3 filhos nas horas mais cruéis, e de necessidades que passamos nas nossas vidas. Mas foi valente , nunca me deixou na mão, apesar de pequeno era como coração de mãe, cabia a todos. A todos que na mais sincera amizade íamos para as festas ou nas enchentes passavamos naquela QNL até na tampa de enchorrada para pararlá na Católica as 6 da manhã.......Não tem conforto nenhum mas também deixava todos carros mais modernos para trás naquelas tempestades...... Bem.....muita sorte para vc que o levou pois comprou algum de ótimos fluídos.....isso que disse foi minha filha Ana Helena.....bj...

(*) Avantjour foi minha contemporânea na cidadre de Itaúna.
 

Notas e Fotos

GLAMOUR POMPEANO

Estamos preparando uma matéria sobre os seresteiros pompeanos. Vamos citar os nomes de todos eles – os que já se foram e os que sobrevivem. Aguarde- nos.
 

Notas e Fotos

RENATO FRIGOTUDO

Este colunista gostaria de agradecer ao amigo RENATO FRIGOTUDO, que atende também por RENATO MAGELA DE OLIVEIRA pela linda mensagem de áudio que me enviou(Consagração a Nossa Senhora Aparecida), de quem me tornei também devoto. Ao ouvir a sua mensagem me emocionei muito. Queria agradecer antecipadamente também ao sonoplasta DIM CABEÇÃO, que se encontra com a família na cidade de Aparecida do Norte e ao qual o Renato incumbiu que ele traga de lá um quadro com a foto do Padre Vítor, uma vez que ao que parece, não há imagem do virtuoso  e saudoso sacerdote.
 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

21-12-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

21-12-2013

 

 

 

 

 

O Natal esta chegando e tenho certeza que tem muita gente sem saber que cardapio sera feito para comemorar esta data tão especial. Por isto, e bom começar desde ja a planejar a ceia
Com tantas receitas praticas e saborosas, torna-se dificil escolher aquela que agradará todos os familiares e convidados.
Para ajudá-los nesta prazerosa, selecionei algumas receitinhas que, concerteza irão agradar e facilitar a tarefa de muitos.
Como entrada, sugiro um Salpicão de Frango e como prato principal um delicioso pernil com frutas.

Vamos às recitas: SALPICÃO DE FRANGO

INGREDIENTES: 1 peito de frango cozido e desfiado
1 cenoura cozida e picada
2 colheres de sopa de uva passa preta
1/2 xicara de chá de nozes picadas
1 maçã verde cortada em cubinhos
1 maçã vermelha cortada em cubinhos
1 colher de sopa de cebolinha picada

MOLHO: 1/2 xicara de chá de creme de leite
1/2 xicara de chá de maionese
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de molho de soja
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de chá de sal

MODO DE PREPARO: mistura os ingredientes da salada
bata os ingredientes do molho com garfo
regue a salada com o molho, misture e conserve na geladeira


PERNIL COM FRUTAS

INGREDIENTES: 2 xicaras de chá de vinho branco seco
4 cebolas medias cortadas em pedaços
6 dentes de alho
1 colher de chá páprica picante
2 colheres de sopa de sal
pimenta a gosto
1/4 de xicara de chá de oléo
1/2 xicara de chá de vinagre
1 xicara de chá de água
1 pernil de aproximadamente 3kg

MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o pernil. Com a ponta da faca faça varios furos no pernil. Coloque-o em um recipiente fundo e cubra com o tempero. Cubra com filme plastico e leve à geladeira por 6 horas. Transfira o pernil para uma assadeira, cubra com papel aluminio e leve ao forno a 180 graus por 2 horas. Retire o papel aluminio e asse por mais 1 hora regando com molho formado na assadeira. A carne estara assada quando, ao espetar um palito, não soltar nenhum liquido. Sirva com frutas em calda.


Faça tudo da melhor maneira possivel, com muito amor e comemore com muita alegria no coraçao.
Um bom final de semana a todos. Volto na proxima semana para completar o cardapio da ceia.


Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

21-12-2013

 

 

 

 

 

 

 

CUIDADOS NAS COMPRAS DE NATAL E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
 
 
Além de dinheiro e paciência, na hora de fazer as compras de Natal o consumidor precisa estar com todos os direitos na ponta da língua. A primeira informação importante é sobre a troca. O lojista não é obrigado a trocar produtos sem defeito. Portanto, se a loja oferece o serviço, ele passa a ser uma cortesia, e o cliente tem que saber de todas as condições para a troca. "Tem que estar claro na loja, afixado em um cartaz ou de forma visível para o cliente, o que ele tem que apresentar para fazer a troca, bem como os tipos de mercadoria que não podem ser trocadas".

Já os produtos que apresentarem defeito podem ser trocados, mas o lojista, o fabricante ou a assistência técnica tem 30 dias para consertar o problema. Caso não seja possível dentro desse prazo, o cliente poderá pedir outro produto similar, o dinheiro de volta ou o abatimento proporcional.

É muito importante pedir a nota fiscal no ato da compra.

Se a compra for pela internet, telefone ou revistas, o cliente tem um prazo de sete dias a partir da entrega do produto para desistir do negócio. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), nesse caso, o fornecedor é obrigado a devolver o dinheiro imediatamente.

A propaganda enganosa também é um problema. O artigo 37 do CDC define como publicidade enganosa aquela "capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços". A prática é considerada crime contra as relações de consumo.

Outra dica importante é sobre a forma de pagamento.

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

21-12-2013

 

 

 

 

Obama, JFK, Mandela…e JPC

Desde seu passamento, no último dia 5 de dezembro, Nelson Mandela ─ ou Madiba, como era também conhecido ─ tem ocupado o noticiário dos principais veículos de comunicação, quando as virtudes, qualidades, destemor e resiliência têm sido cantadas em prosa, verso e dança.  Falar de seu significado para a Africa do Sul, ou mesmo para alguns outros recantos do mundo ─ como se diz nesta minha terra ─ é “chover no molhado”.  Por isso, eu gostaria de, aqui, abordar alguns outros aspectos relacionados com um pouco de sua vida e talvez, mais, com o seu passamento.


Nelson Mandela ─ “Madiba”

Durante os chamados “memorial services”, ou conjunto de solenidades que compõem os preparativos para o funeral, Mandela já foi devidamente “eulogized” ─palavra utilizada em inglês para significar “elogio fúnebre” ─ ocasião em que somente as virtudes são expostas.  E isso não é diferente em nenhuma outra parte do mundo.  Quem nunca ouviu ─ durante um funeral, aqui mesmo nesse nosso Brasil ─  alguém, expressando feições de muita angustia, piedade e compadecidamente, mirando o falecido dizer:  “Ele era tão bom!!!”.  Sim, todos são muito bons, virtuosos, honestos, e elogiados na morte.  E, assim, também nos elogios fúnebres sobre Mandela não foi diferente.  Presidentes se revezaram apontando suas virtudes, seu legado para a humanidade, deu desapego pelo poder, seu“espírito cristão” ao perdoar seus antigos desafetos, ao exaltar as qualidades de seus adversários e até mesmo ao homenagear seus algozes quando, por exemplo, em sua posse como presidente da nação chamou para ficar perto de si o antigo carcereiro que ajudou a mantê-lo na prisão por longos 27 anos, onde passou, talvez, os anos que deveriam ter sido os melhores de sua juventude.

Nos discursos de homenagem, o atual primeiro mandatário  da Africa do Sul, presidente Zuma, foi vaiado por seu povo, que lotava o Soccer Stadium.  A nossa presidente Rousseff fez um discurso ─ em Português ─ com interrupções intermitentes para as traduções do intérprete brasileiro, provavelmente um diplomata do Itamaraty.

Presidente Dilma Rousseff

Foi um discurso mal elaborado pelo seu “assessor de discursos”.  A presidente, embora falando  ─ não sei por qual razão ─ em nome de toda a América do Sul, leu um discurso sem criatividade, com lugares comuns e jargões de pêsames que são dirigidos a qualquer pessoa, e por isso mesmo não impressionou a ninguém.  Seu amigo Raul Castro ─ co-ditador de Cuba há mais de 60 anos ─ falou de igualdade entre as pessoas, mas jamais de democracia, mesma atitude adotada pelo vice-presidente da China.   O presidente da Índia quase não consegue terminar seu discurso, porque o povo já não queria mais ouvir a mesmas “frases feitas” por todos os oradores.

No entanto, quem realmente “roubou toda a cena” foi o Presidente Obama, que ao ser anunciado, foi freneticamente aplaudido de pé por todo o estádio, cena que se repetiu durante os 20 minutos de seu discurso.  Aliás, esse foi único discurso para o qual o mestre de cerimônia não estabeleceu  limite de tempo.

Presidente Barack Obama

Nem é necessário ressaltar que sua fala foi uma obra-prima da oratória só comparável, dentre seus pares, à oratória doPresidente Lincoln, autor do famoso  Gettysburg Address e à do Presidente John F. Kennedy, famoso principalmente por sua famosa frase “Ask not what your country can do for you, but what you can do for your country” (Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o quê você poder fazer por seu país) pronunciado na sua posse como presidente dos EUA.

Presidente John F.Kennedy

Obama, embora também exaltando as qualidades de Mandela, faz um relato completamente diferente dos demais oradores, aprofundando nos conceitos que nortearam a vida do homenageado, mas ressaltando que ele ─ Mandela ─ como qualquer outro ser humano, também teve seus erros e falhas.  Obama chega a citar as próprias palavras de Nelson Mandela, quando este disse:  “I am not a saint, unless you think of a saint as a sinner who keeps on trying” (Eu não sou um santo, a menos que vocês pensem num santo como um pecador que continua tentando acertar”.

Embora Obama tenha ressaltado a enorme influência que Madiba teve na sua vida e segundo ele, influência sem a qual talvez ele não tivesse chegado onde chegou ─ por ter também enfrentado problemas de segregação racial na sua juventude ─ ao citar esta reflexão do líder desaparecido, talvez quisesse tentar justificar a inúmeras criticas que Mandela recebera durante sua vida.  E essas críticas foram sobretudo sobre sua vida logo depois de sua formatura como advogado.  Segundo consta, Mandela tornou-se um advogado muito famoso e ganhou muito dinheiro, passando a viver com grande ostentação, desfilando pelas ruas de Johannesburg em carrões americanos importados, do último modelo.  E foi assim que conheceu sua segunda esposa Winnie.

Winnie Mandela

Certo dia, quando ele passava diante de um ponto de ônibus, desfilando em seu carrão, chamou a atenção de uma jovem que esperava um ônibus.  Dias depois apareceu no escritório onde ela era uma secretária e lhe disse que estava mandando entregar o seu vestido de noiva.  E casaram-se logo em seguida.

Graça Machel/Mandela 

Mas foi casado com a viúva do Presidente Samora Machel, de Moçambique, Graça Machel, mulher de grande cultura, que fora inclusive ministra da Educação,  que Mandela passou seus últimos anos. Ela nasceu Graça Simbine. Foi Machel e também Mandela. Para o mundo é Graça Machel  e mais do que mulher de dois grandes vultos políticos, é uma figura forte na história africana moderna. Para se ter uma idéia do porte desta mulher, aos 6 anos de idade, quando estudava numa escola protestante na sua Moçambique, ganhou uma bolsa de estudos para ir estudar em Portugal, na Universidade de Coimbra, chegando a se especializar em Filologia da Língua Alemã.  Foi certamente uma grande mulher para um grande homem!

E assim, Nelson Mandela desaparece aos 95 anos, tendo deixado para seu povo constituído de 11 raças a força moral, o espirito conciliador e a motivação que pelo menos por alguns anos permanecerá como o cimento que unirá e edificará uma promissora futura grande nação.  É sem dúvida um grande legado, pois feliz é o povo que tem, ou teve um líder, a quem  orgulhosamente possam chamar de “O Pai da Nação”.

<<<>>>

CURTA-METRAGEM

<> Mandela e JPC: Comparação no Mínimo Estranha <>  Enquanto se festejava a vida e chorava-se a morte do líder africano, nesta semana, o Deputado João Paulo Cunha, ex-presidente do PT e que foi condenado por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal, ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília para ─ comparando-se a Mandela ─ dizer que da mesma forma como Mandela, ele também está sendo condenado injustamente.  

Parece que os políticos condenados pelo STF apostam na ignorância da maioria do povo brasileiro, ao passarem a afirmar que são presos políticos.  Mas, o que  eles não contavam é com a velocidade que as notícias hoje correm  e penetram em todos os meios.  Já é bem sabido de todos que dentre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal que os condenaram, nada menos do que 8 foram nomeados pelos governos petistas de Lula ou de Dilma Rousseff.

<> E Por Falar em Grandes Oradores <> Enquanto falávamos de grandes oradores, vieram-nos à mente alguns nomes que realmente nos marcaram (e que nos perdoem outros de quem porventura não tenhamos nos lembrado, e que com certeza são muitos).  Assim quem não teve a oportunidade de ouvir o ex-presidente Juscelino Kubitschek…

Presidente Juscelino Kubitschek

Ou o ex-governador da Guanaba ─ hoje Rio de Janeiro ─ escritor e temido orador Carlos Frederico Werneck de Lacerda…

Gov.Carlos Lacerda

Com certeza perderam a oportunidade de presenciar grandes peças da melhor oratória política brasileira.  O mesmo podemos dizer...

Ibraim Abi-Ackel

do ex-deputado federal Ibraim Abi-Ackel, autor de belíssimos discursos, tanto no Congresso quanto em comícios…

Carlos Eloy Carvalho Guimarães

 Mas quando se fala em oratória para todas as ocasiões e todos os gostos, tem lugar de destaque a do nosso conterrâneo pompeano, Carlos Eloy, que já ocupou os mais destacados postos políticos de nossa nação, dentre os quais de deputado federal e Presidente da CEMIG.

Porém, dentre os políticos ainda extremamente ativos no Congresso Nacional, o grande destaque é o do líder ruralista goiano, médico famoso, ex-canditato à Presidência da República, o deputado Ronaldo Caiado…

Ronaldo Caiado

que no passado já tivemos a oportunidade de trazê-lo a Pompéu para falar aos produtores rurais da região.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site