NOTÍCIAS: 22/11/14 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

CLOSE

ADRIANA GUIMARÃES,  da sociedade de Santo Antônio do Monte. Grande amiga...ela é amicíssima da DIRIANE TIENGO, esposa do ex-Delegado de Policia de Pompéu: LUCÉLIO SILVA.



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

DIRIANE TIENGO, radicada atualmente em Santo Antônio do Monte.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

A cantora, minha amiga: Shanoa

 

 

 

 

 

 

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

A empresária de Maravilhas, ROSA TAVARES, conhecida em Pompéu como “ a dona do Posto Quati”  fez rasgados elogios ao Padre DIOVANI MORELLI e destacou a sua brilhante atuação  junto a comunidade religiosa e social daquele cidade, onde meu amigo atua com muito acerto e faz um trabalho digno de registro. Daqui do alto desta coluna, quero enviar o meu abraço ao ilustre pároco e estendê-lo também à forte empresária maravilhense.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

JOICE PAULA, uma das mais atuantes e requisitas garçonetes de Pompéu e região - a mais solicitada. Comprometida com seu trabalho, e, onde quer que atue, só “arranca “ elogios pela sua maneira gentil e cortês de atender as pessoas. Sábado passado no Lions ela foi "top", mas não podemos deixar de enaltecer também o atendimento dos seus colegas. Nota 10


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

“A melhor mãe(Elizângela – foto) do mundo se encontra aqui na minha casa. Me enlouquece com tantas “guloseimas”  que faz pra mim, um almoço melhor do que o outro. Obrigado  meu  Pai , pela mãe que me destes: ela é o maior presente que eu poderia ganhar em toda minha vida. Eu te amo e é do seu lado que quero viver eternamente! (*) A expressão “guloseimas” foi por minha conta, viu Joice Paula.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLOSE

ROSELENE ALVES PEREIRA, de Belo Horizonte: grande amiga. Ela atua na Secretária de Ação Social: fina, mto gentil, educadíssima.Ela superou todas as informações que a minha amiga  Mary Cardoso, de Martinho Campos me passou sobre  a mesma.  Gente fina, da melhor qualidade e merece destaque em nossa coluna.



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Meu amigo de priscas eras  ou dos tempos de antanho  RONALDO GONÇALVES E CARMEM, da sociedade de Sete Lagoas, comemoraram  mais um ano de vida a dois. Parabéns, amigo.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RONALDO  com a família.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

GUSTAVO MIRANDA, DA RÁDIO ELDORADO DE SETE LAGOAS com Marcelo Barreto, do SportTV.

WHATSAPP  DA  RÁDIO ELDORADO :  31 98616491


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

GUSTAVO MIRANDA( leia-se www.eldorado1300.com.br) e ABEL NETO,  da Globo.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

MÁRIO HENRIQUE – O CAIXA -  da rádio Itatiaia, de quem sou fan de carteirinha,  com um dos profissionais mais comprometidos que já conheci: GUSTAVO MIRANDA.Uma das coisas que mais admiro no Caixa nas suas transmissões é quando um jogador faz um lançamento em profundidade para um atacante e o Caixa fala: “ Minha Nossa “Sinhora”... rsss : É muito bom.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

JEREMIAS FAUSTO FERREIRA está de malas prontas para ficar residência em Ouro Fino. Torço muito pra ele, mas vou lamentar muito se sua mudança pra lá se concretizar. Eu volto.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

COMENDADOR TAMIR DE SOUZA HALABI E SUA ENTÃO NAMORADA MARIA AMÉLIA CAMPELO  CLAUDINO


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

SER  DESCOLADO ! 

(Por Eliane Gonçalves Ramos)


Ser descolado na minha época era tirar a maior nota em comunicação social (Português) e matemática. Hoje em dia é ser plural.
Na minha época ser descolado era pedir ao motorista do ônibus para entrar pela porta da frente porque comprou um lanche na escola com o dinheiro da passagem e vir assentado na tampa do motor do mesmo conversando com o motorista o que queria ser quando crescesse. Hoje em dia ser descolado é assaltar o ônibus a mão armada.
Na minha época ser descolado era atravessar um velhinho na faixa de pedestre . Hoje em dia é assalta-lo ou atropela-lo no semáforo.
Ser descolado na minha época era colar chiclete na campainha do vizinho, Hoje em  dia ser descolado é tocar a campainha e quando o vizinho vier abrir portão o assaltar .
Ser descolado na minha época era ir a matinê na pracinha pular carnaval ao ritmo de" A canoa vai virar". hoje em dia ser descolado é dar tiros de armas de fogo na praça e afugentar a população.
ser descolado na minha época era roubar um beijo .hoje em dia ser descolado é ser tarado ou estuprador.
Na minha época ser descolado era brincar de patinete na rua. Hoje em dia ser descolado é virar as madrugadas em baladas regadas a drogas e álcool. E depois dizem que éramos sobreviventes... Façam-me o favor ! hoje é que somos sobreviventes, de uma política macabra, de balas perdidas, de malfeitores por todos os lados. Eu era feliz e não sabia!

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

 

 

Tirando o “S” da Crise!

“A crise é igual à droga. A falsa “magia” das drogas reside dentro da
mente.” Gilclér Regina
___

O apresentador da Rede Globo Jô Soares disse em certa ocasião que se existe tanta crise é porque deve ser um bom negócio. O mesmo Jô Soares disse que era tão azarado que, se quisesse achar uma agulha no palheiro, era só sentar-se nele.

A frase que me dá muita inspiração sobre momentos difíceis vem do homem que construiu a empresa que hoje tem o maior faturamento do mundo, Sam Walton, fundador da rede Wal-Mart: “Ouvi muito falar de uma tal de recessão, fiz uma reunião com minha diretoria e resolvemos não participar!

Se alguém ficar teimando em falar de crise mande “plantar batatas”. Crise em nosso país não é uma piada de salão, é uma piada de mau gosto. Diga não a crise. Crie!

Assim como um diretor de cinema, mudando o ângulo da câmera, o volume e o tipo de música, transformou todo o efeito que o filme possa ter sobre a plateia, você também pode mudar o efeito que qualquer experiência na vida possa ter sobre você.

A chave do sucesso é amar a vida, amar o que faz. Você conhece alguma pessoa que alcançou grande sucesso fazendo o que odeia?

Você pode não pintar tão bem como Picasso, mas pode fazer o melhor para encontrar um trabalho que te revigore e te faça feliz. Resultado é apenas conseqüência.

William Shakespeare disse: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que sempre poderíamos ganhar, por medo de tentar”.

A crença no fracasso, na crise, é uma maneira de envenenar a mente. Concentre-se na solução, não no problema. Não coloque o seu foco no “defeito”.

Se você acredita em sucesso, ficará fortalecido para consegui-lo. Se acredita em fracasso, sua crença o levará para este caminho. A escolha é sua.

A crise é igual à droga. A falsa “magia” das drogas reside dentro da mente.

O Rei Salomão disse: “O homem, assim como ele pensa, assim ele é”. O poeta romano Publius Vergilius Maro, ou simplesmente, Virgílio, disse: ”Eles podem porque pensam que podem”.

Você não vai conseguir a casa dos seus sonhos se achar que não pode. Lembre-se, toda experiência humana, tudo que já disse, viu, ouviu, sentiu, cheirou, degustou... Tudo está arquivado em seu cérebro.

Busque melhorar... O conhecimento é uma das grandes armas para quebrar as algemas do limite. O escritor norte-americano Anthony Robbins disse: “A diferença entre os bem-sucedidos e aqueles que falham não é o que têm... Mas sim o que escolheu para ver e fazer”.

Diga não a crise! Tire o “S” da crise! Crie!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

* Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de seis milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 3000 palestras realizadas no país e exterior.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Convite

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

200 ANOS SEM NOSSO VALOROSO ARTISTA BRASILEIRO!

Aleijadinho biografia resumida

BARROCO

Aleijadinho foi um dos principais artistas do período barroco brasileiro, e suas obras encantam desde o século XVIII.

Suposto retrato póstumo de Aleijadinho feita por Euclásio Ventura

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho é até hoje considerado por muitos um dos maiores artistas do período barroco brasileiro, suas esculturas e obras da arquitetura encantaram e encantam os amantes de arte desde o século XVIII.

Aleijadinho nasceu no dia 19 de agosto de 1730 em Vila Rica (atual Outro Preto), e desde criança ele já mostrava que tinha o dom para a arte, além disso ele era filho de Manuel Francisco Lisboa um respeitado mestre de obras e arquiteto português, que também gostava de entalhar o que acabou influenciando seu filho. Alguns acreditam que ele na verdade não existiu e que ele foi apenas uma invenção do governo de Getúlio Vargas.

Em suas obras o artista utilizava diversos tipos de matérias, entre eles a madeira, a pedra-sabão (matéria-prima brasileira), além de misturar vários estilos barrocos (rococó e estilos clássico e gótico).

Carregamento da Cruz (escultura em madeira) e Profeta Daniel (pedra sabão),
no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)
Aleijadinho acabou adoecendo muito cedo, aos 40 anos. Pouco se sabe sobre o que houve, mas muitos acreditam que ele tenha sofrido de lepra e foi por causa da doença que ele acabou recebendo o famoso apelido.

Obras de Aleijadinho

Igreja de Nossa Senhora do Carmo;

Igreja de São Francisco de Assis (dada como um dos maiores feitos de Aleijadinho. Ele talhou, esculpiu e ornamentou a parte interna da igreja);

Igreja São Francisco de Assis.

Palácio dos Governadores;

Igreja de São Francisco de Paula (imagem do padroeiro);

Uma obra muito conhecida de Aleijadinho foi “Os Passos da Paixão”, que foram esculturas em madeira feitas por ele e pintadas por Ataíde, representando o calvário de Cristo. Outra obra famosa é “Os Doze Profetas” que foi esculpida por ele com a ajuda de escravos e com instrumentos amarrados no pulso.

Infelizmente, um artista tão importante para a história do nosso país acabou morrendo doente e abandona em 18 de novembro de 1814 e sua obra só foi reconhecida após sua morte.

Enviado via Iphone por uma amiga de itauna

 

Notas e Fotos

Grandes virtudes: Esperança

Saber esperar é uma virtude. Como uma das virtudes teologais, a esperança é em Deus, a quem se pode confiar incondicionalmente. Entrega-se para Deus e aguarda. A esperança requer uma certa perseverança, isto é, acreditar que algo é possível mesmo quando, mesmo e principalmente, há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.

No entanto, saber esperar é uma virtude – também na vida cotidiana - quando aprendemos que para tudo há um tempo certo: tempo de preparar o terreno, tempo de semear, tempo de cuidar e tempo de colher.

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. Quando preciso é hora de criar ou achar esperança. É um lampejo de luz que ajuda a ter certeza de que um mundo melhor chegará.

A esperança é a mola propulsora da vida. Ela recupera a crença em nós e nas pessoas em nossa volta. Quando aprendemos a ter esperança o mundo retoma sua força positiva e vemos o limiar de uma solução para nossa vida. Diante das mais variadas circunstâncias há uma expectativa de melhora num futuro razoável. Quem aprende a ter esperança cria mesmo uma convicção de que tudo é passageiro e dias melhores virão. A esperança faz surgir a luz no fim do túnel. Ajuda a ver o sol apesar das nuvens densas. Ensina a crer em um novo tempo, em dias melhores.

Pessoas que um dia, em meio a circunstâncias contraditórias, acharam esperança encontraram um forte motivo para viver. Uma luz as ajudou a olhar na direção do futuro com a certeza de que existe um este amanhã melhor.

Muitas vezes, a esperança é a última saída. Crer que surgirá de um poder maior a solução. Para os cristãos a esperança está em Deus todo poderoso. O certo é que há necessidade de uma crença para se ter esperança. Muitas vezes a crença é em um milagre. E a esperança pode ser um último remédio.

A cada evento em nossa vida é mais uma vez da esperança. É Natal esperança de paz, Ano Novo esperança de sucesso em tudo e em todas as atividades.

Até por inteligência, é necessário recriar no cotidiano um rasgo de esperança. Se puder vir de uma liderança de pessoa a quem acreditamos, um amigo ou um parente aí renasce a esperança. E depois de todos estes, cônjuge, pais e mães, filhos e filhas chegará a ultima cartada. A esperança divina e, para quem acredita: Deus tarda mais não falta.

E então a esperança é parte da vida. Em todos os aspectos sempre chegará o momento em que o que nos resta é a esperança.

Esperança é uma quimera, um sonho acordado, uma ilusão. A espera é baseada na possibilidade de que algo que se deseja muito aconteça; é a ação de confiar na possibilidade de que alguma coisa boa poderá acontecer.

A esperança na maioria das vezes está intimamente ligada à paciência. A espera aprende-se. E aprende-se a esperar com fé em Deus e nas possibilidades de algo de bom acontecer.

Antes de mais nada, é preciso – mais do que saber – ter a crença de haverá uma solução. O primeiro passo da esperança é expectativa – sem uma razão clara - de um desejo seja realizado. Para ter esperança é necessário ser otimista e ter sempre pensamentos positivos. É um aprendizado e uma forma de agir diante de todos os desafios. Mas, é preciso recordar que em todas as circunstâncias. Precisamos fazer a nossa parte. Assim também é a esperança. Temos este projeto, este sonho e temos de lutar por ele. O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo.

(SEBASTIÃO VERLY)

 

Notas e Fotos

Frases de Artur da Távola

Ter ou não ter namorado
Artur da Távola

Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão, é fácil. Mas namorado, mesmo, é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção não precisa ser parruda, decidida; ou bandoleira basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição. Quem não tem namorado é quem não tem amor é quem não sabe o gosto de namorar. Há quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes; mesmo assim pode não ter nenhum namorado. Não tem namorado quem não sabe o gosto de chuva, cinema sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho. Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria. Não tem namorado quem faz pacto de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar. Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas; de carinho escondido na hora em que passa o filme; de flor catada no muro e entregue de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar; de gargalhada quando fala junto ou descobre meia rasgada; de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário. Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, de fazer cesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor. Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira - d´água, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro. Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada, ou meio-dia do dia de sol em plena praia cheia de rivais. Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele. Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz. Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo. Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e medos, ponha a saia mais leve, aquela de chita e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela. Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteria. Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido. ENLOU-CRESÇA

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

22-11-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

22-11-2014

 

 

 

 

 

DICAS PARA CONSERVAR SUA GELADEIRA LIMPA

A cozinha é um ambiente onde tudo deve ser bem organizado, nos seus devidos lugares e principalmente tudo muito limpo. Toda dona de casa deve ter esses cuidados preservando a higiene exigida para o ambiente.
Vejam algumas dicas para conservar a geladeira limpa e livre de qualquer perigo de contaminação:

- Depois de limpar a geladeira, coloque algumas folhas de louro no interior da geladeira para absorver os odores fortes de alimentos
- Alimentos que estragam facilmente devem ficar o mais perto possível do congelador.
- Posicione os alimentos para que o frio circule ao redor. Isso garante que ele será resfriado por completo.
- Enlatados nunca devem ser mantidos em seus recipientes originais. Depois de aberto eles podem oxidar em contato com o ar e comprometer o alimento. Mantenha-os em recipientes plásticos ou de vidro, devidamente tampados.
- Mantenha os alimentos frescos em prateleiras separadas dos industrializados.
- Se quiser conservar bolachas, torradas, cereais ou mesmo salgadinhos sempre crocantes, feche-os adequadamente e guarde na geladeira, nas prateleiras intermediárias.
- Mantenha a água sempre bem tampada e dê preferência as garrafas de vidro.
- Você abre a porta da geladeira e tem a impressão de que algo apodreceu dentro, procura, procura e não acha nada estragado? A melhor maneira de resolver o problema é a seguinte: Faça uma solução de 1 litro de água morna com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar e passe a solução em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador. Depois lave bem com água limpa e deixe a porta da geladeira aberta por uma ou duas horas; o cheiro desaparecerá completamente.
- Nunca use desinfetante, pois eles podem modificar o sabor dos alimentos durante vários meses.

Seguindo corretamente essas dicas, sua geladeira estará sempre limpa e organizada, consevando os alimentos sempre frescos e livres de contaminação.


Depois da geladeira bem limpinha e organizada, vamos preparar as receitas com antecedência e guardá-las na geladeira, embaladas de acordo com o recomendado e no dia seguinte, pode ter certeza, seu alimento estará com aparencia, cor e textura saudável.


NINHOS DE MACARRÃO

INGREDIENTES - 01 pacote de macarrão talharim
02 cas de polpa de tomates
1/2 cebola picada
01 dente de alho picado
01 folha de louro, salsa, orégano e temperos a gosto
sal e azeite
200gr de presunto
200gr de mussarela
01 pote de creme de ricota ou catupiry
Queijo parmesão ralado

MODO DE FAZER - Coloque numa panela o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a polpa de tomate e junte os temperos. acrescente a água e deixe ferver bem.
( O molho tem que ser ralo).
Junte uma fatia de presunto com uma de mussarela e enrole, corte em 4 partes e reserve.
Coloque bastante molho no fundo de uma assadeira e coloque os ninhos de macarrão, recheie com ocreme de ricota ou catupiry, coloque os rolinhos de presunto em cada ninho ( o molho deve atingir pelo menos até a metade). Cubra com papel aluminio e leve ao forno pelo 40 minutos. Tire o papel aluminio e regue os ninhos com o molho da assadeira. se necessário acrescente mais molho. Leve ao forno novamente, sem papel por uns 10 minutos. Tire do forno e salpique parmesão. Sirva bem quente.


CONE TRUFADO

INGREDIENTES - 06 casquinhas de sorvete
1/2 lata de creme de leite
600gr de chocolate ao leite

MODO DE FAZER - Derreta 300gr de chocolate com o creme de leite sem o soro. Misture bem.
Derreta o restante do chocolate, passe as casquinhas nesse chocolate derretido e deixe secar. Recheie as casquinhas com a trufa e cubra com chocolate derretido.

Seguindo corretamente as receitas, tudo sairá da melhor maneira. Faça tudo com carinho e amor, você está trabalhando com alimentos. Todo cuidado é pouco.

Um bom final de semana a todos e se tiverem alguma dúvida estou pronta para ajudá- las.

Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

22-11-2014

 

 

 

 

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

22-11-2014

 

 

 

 

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO DOUTOR HUGO FOSCOLO
25 DE NOVEMBRO DE 1914 / 2014

            Eu não poderia prestar melhor homenagem a meu pai, pelo seu centenário de nascimento, senão pela publicação da foto abaixo, num ambiente que era um dos que ele ele mais amava, junto aos seus alunos do então Ginásio Dona Joaquina, do qual ele foi um dos sócios fundadores, na década de 50, assim como pela reprodução, abaixo, do artigo que um dos maiores escritores de Pompéu, e que também foi seu aluno ─ o brilhante Sebastião Verly ─ escrito, há algum tempo, sobre ele, nesta mesma coluna de nosso amigo Júlio Porto e que, a  nosso ver, merece ser relido por seus amigos, e também pelos filhos e netos dos amigos  de meu pai,  alguns deles de certa forma também seus ex-alunos pelos exemplos de vida que ele deixou para as futuras gerações.


  • O DOUTOR HUGO FOSCOLO NO AMBIENTE QUE ELE MAIS AMAVA, ENTRE SEUS ALUNOS
     DO GINÁSIO DONA JOAQUINA, EM 25/11/1955, QUANDO COMEMORAVA SEUS 41 ANOS DE IDADE. VOCÊ RECONHECE ALGUNS DOS ALUNOS?

    Doutor Hugo Foscolo
    por Sebastião Verly

    Há alguns anos venho escrevendo meu encontro com as pessoas que moldaram minha conduta e minha vida. Pessoas notáveis, mestres da minha vida. São muitas e, a cada dia, surge uma figura humana importante para esses meus 69 anos de conduta ilibada. Já havia colocado na minha relação inicial, iniciei e parei, mas agora, como tudo na vida, chegou o momento de falar dessa pessoa que tanto marcou meu senso de Direito, Justiça, Igualdade e Liberdade.

    Bem no inicio dos anos 50, chegou a Pompéu, interior de Minas Gerais,  uma das personalidades mais marcantes em todos os tempos. O Promotor de Justiça da jovem Comarca de Pompéu, Doutor Hugo Fóscolo.

    Imagino que eu já freqüentava a terceira série do primeiro grau, quando ingressaram no Grupo Escolar Jacinto Campos, o Carlinhos e, logo à seguir, Sandra, sua irmã. Eram filhos do Dr Hugo e de Dona Maria Vitória, mestra que vinha acrescentar mais conhecimentos à brilhante equipe de professores do nosso nossa Escola.

    A família integrou rápida e plenamente á vida da sociedade Pompeana. Quem não se lembra da ex-miss Minas Gerais, Silvia Meire Mileo e sua irmã mais nova, a Solange, além de seus irmãos, que passavam as férias na pacata cidade de Pompéu, na casa de seus tios juntos com o Carlinhos e a Sandra, seus primos?

    Doutor Hugo caiu logo nas graças de toda a população. Ele transmitia o verdadeiro espírito do Ministério Público: a busca obstinada da Justiça. E ia além dos estreitos espaços do Fórum de Justiça. Agia no Ministério Público, há mais de meio século, como, agora, muitos anos mais tarde se propõe.

    Doutor Hugo, como era conhecido, ficou famoso por suas ousadas decisões e sua liberdade de expressar o que considerava efetivamente Justiça. Com isto, é claro, teve também quem ficasse do outro lado. Não diria desafetos porque ele estava acima dessas questiúnculas. Mas, o grande Promotor seguia firme na sua incansável batalha pela Justiça. Exigia padrões de ética e moral dos órgãos públicos, do próprio Prefeito Municipal, o que era uma tremenda novidade para aqueles tempos. Propunha uma política decente. Obrigava as autoridades policiais a se submeterem à Lei e ao Direito, o que naqueles anos nem nos grandes centros ainda era sonhado.
    Todo mundo que viveu naquela época lembra de seu confronto com um capitão da polícia militar que comandava o destacamento policial da cidade. Tudo parece que foi ontem. E mais ainda, como podemos imaginar que nos anos iniciais de 1950, próximo ao ano de 1954, os estudantes saíssem às ruas com tambores e a voz em brados passando inclusive defronte ao hotel em que morava o capitão, aos gritos de abaixo o capitão que havia desrespeitado o nosso querido Dr Hugo Fóscolo.

    Doutor Hugo era, com certeza, o homem mais preparado e culto da nossa terra. Foi realmente uma pessoa dedicada à cultura. Aquele sábio adorava tudo que se referisse a cultura e conhecimentos. Estava sempre com um livro nas mãos. Levou para a cidade informações sobre a língua Esperanto que ele tanto cultivava. Homem sábio, não discriminava ninguém. Batia papos com as pessoas e tinha admiradores dentre a gente simples. Lembramos do Jamil Rachid filho de sírios libaneses, gente humilde que era um dos que adorava conversar com o Dr Hugo.

                Quando morreu, em 28 de fevereiro de 1989, apenas 100 dias após a morte da esposa, estudava nada menos que 10 línguas, mas sua grande paixão sempre foi o Esperanto, através da qual ele correspondia com mais 80 países. Suas outras grandes paixões -- além de sua esposa, que era a primeira -- foram colecionar selos e lecionar.  Esta última, inclusive, fê-lo ser um dos fundadores do antigo Ginásio Dona Joaquina, juntamente com os outros 6 sócios (Professor Gribel, Dona Ivete, Adelaide Maciel, Dr.Arinos, Professor Haroldo, e Professor José Xisto). Seu nome, sua formação, sua postura ética, sua reputação e sua coragem davam credibilidade ao Ginásio Dona Joaquina que tanta gente boa iniciou na vida estudantil e profissional. Na sua casa, em Paraopeba, fez uma outra casa no quintal, e a chamava de "Casa da Cultura".  Lá dentro, mais de 6.000 livros!

    As pessoas o procuravam para consultas de todas as espécies. Eu mesmo, quando decidimos fazer uma lápide para o túmulo de meu pai, foi aquele sábio a quem recorri. E quem visitar o cemitério de Pompéu poderá ver no mármore da sepultura de minha família, além do Alfa e Ômega em lugar da estrela e da cruz que simboliza nascimento e morte. E mais: lá está a linda frase que ele nos sugeriu: “A amizade é uma alma só em dois corpos.” Lembro-me nitidamente a alegria estampada no rosto dos meus irmãos, quando saímos à noite da casa daquele magistrado.

    E ainda tem mais: o que sei da língua francesa e que me permitiu inclusive trabalhar na Mauritânia, aprendi com aquele grande mestre. Era um professor excelente e entusiasmado.

    Voltemos a História deste grande homem.

                Um caso muito interessante que aconteceu com Doutor Hugo foi por ocasião de sua nomeação para o cargo de Promotor de Justiça.  Naquela época, década de 50, este cargo eram tão importante que após passar no concurso, o candidato tinha de se entrevistar com o Governador do Estado, que na época (1951) era Milton Campos, que dava a que "precisava de um promotor de confiança", ao que ele,  franco e explosivo com sempre foi, respondeu que "sentia muito decepcionar o ilustre governador, mas que tinha feito concurso para Promotor de Justiça e não Promotor de Confiança".Isso testemunhado por alguém do Ministério Público presente à entrevista e responsável por divulgar o ocorrido para toda a classe.

                 A primeira comarca que assumiu foi Brasília de Minas (6 meses), depois Coromandel (2 anos) e finalmente Pompéu, de onde foi o primeiro promotor nomeado (houve um, antes, cujo cargo era chamado  "promotor adjunto" ,por não ser nomeado, ou coisa parecida) que se chamava Dr.Astrogildo.

     Doutor Hugo nunca aceitou uma promoção, simplesmente para não sair de Pompéu.  Quando seu filho estava prestes a se formar em Direito,  sua esposa temia que os debates no tribunal do júri se estendessem até a sua casa. Pai e filho sempre foram muito polêmicos -- discutiam sobre tudo: Governo, religião, ideologia, línguas estrangeiras, literatura, etc.!! Só não discutiam sobre futebol, pois eram do mesmo time: O América Mineiro, fazendo parte de uma torcida de quase 10 pessoas em Pompéu! Para minha alegria que também sou torcedor do Coelhão, alvi verde.   Apesar de suas freqüentes e acaloradas discussões acadêmicas com o filho, Carlos, uma das coisas que ele mais gostava de fazer era sentar-se com o jovem estudante e, logo, advogado, seja em sua casa ou nos bares, e tomarem juntos quase uma dúzia de cervejas numa assentada.  Ali conversavam sobre tudo.  Às vezes, ficavam apenas os dois, que passavam horas e horas conversando.  O problema era quando surgia um terceiro.  Geralmente era este que lançava um tema polêmico!

    Vale lembrar que quando Caryl Chessmann  foi condenado à morte nos Estados Unidos aquele valoroso promotor mandou de uma cidade totalmente desconhecida um extenso telegrama ao seu colega norte americano, protestando contra a execução daquele criminoso que ficou conhecido como Bandido da Luz Vermelha. Lembro-me como se fosse hoje, pois foi a primeira fez que ouvi a frase que ficou gravada em minha mente para o resto da vida: “in dubio, pro reu”  Caryl Chessmann foi executado em 2 de maio de 1960, na Califórnia. Na época, em Pompéu, muita gente acompanhava esse caso, o que era raro, quando até o rádio ainda era muito restrito. O grande defensor da Justiça disseminara a informação para aquela gente ávida de novos conhecimentos. A posição do Dr Hugo por esse claro senso de Justiça ainda permanece à busca de mais defensores.

    Quanto à campanha que fez em prol da comutação da pena de morte sentenciada a Caryl Chessman, ele foi a fundo na questão.  Em vista disso, tornou amigo de sua advogada Rosilie Asher e recebeu inclusive um livro autografado pelo próprio Chessman, com algumas mensagens.  Na época ele chegou até mesmo a entrar em contato com o Secretário Geral da ONU, Dag Hammarskjöld solicitando-lhe que interferisse junto às autoridades da Califórnia, visando à comutação da pena. A partir daí,  Doutor Hugo passou a se corresponder com freqüência com o Dag.  Deste caso Chessman, até mesmo involuntariamente se beneficiou , pois  quando seu filho, Carlos, candidatou-se a uma bolsa de estudos  do American Field Service: a concorrência era muito grande (seriam escolhidos 5 dentre 120 candidatos de BH).  Além das provas escritas e oral (inglês) havia a necessidade de 3 cartas de recomendação, na segunda fase, quando seriam escolhidos 5 em 20.  Uma das cartas foi da Roselie Asher, advogada do Chessman, e outra do Dag Hammarskjöld e a terceira, se não me engano foi do Dr.Tomé Lucas Pereira, juiz de Pompéu.

    Com o  apoio da esposa, aceitou a promoção para Espinosa. Mudara-se para aquela cidade,  onde ficou apenas 2 meses, morando em um hotel, apenas para se aposentar. Após a aposentadoria, para cumprir palavra, mudou-se par Paraopeba.  Isso porque  sempre dizia que se mudaria para a terra dele -- Paraopeba. onde nascera e permanecera apenas até completar um mês de idade -- quando se aposentasse.  Naquela cidade viveu até o final de seus dias.  Mas seu amor por Pompéu era tão grande, que embora morando em Paraopeba, jamais transferiu para lá seu local de recebimento de seus proventos de aposentado:  Uma desculpa para ir a Pompéu, pelo menos uma vez por mês. 

    Faleceu em Belo Horizonte, onde está sepultado no Cemitério  do Bonfim, juntamente com sua querida esposa.

    Este, para mim, é um dos mais significativos encontros com Pessoas Notáveis um dos Mestres da minha vida.

     


     

     

  •  
     
     
    Notas e Fotos
     
     
    Notas e Fotos


     
     
     
     
     
      Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site