NOTÍCIAS: 25/01/14 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

NÍVEA DE OLIVEIRA SANTOS, em close de sua formatura em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda. Detalhe: primeira aluna de toda Faculdade(Promove/Sete Lagoas) com 96% de  aproveitamento. Tinha que ser minha prima querida e filha do meu querido, saudoso e inesquecível  primo PEDRO MAGNO DOS SANTOS e IRACI – irmã portanto de ALEXANDRE BENONY – da cidade de  Curvelo. Pela foto se vê que não é apenas inteligência que é o forte apanágio da família, mas beleza também.




 

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ANÁLIA GUIMARÃES  com seu pai – nosso grande amigo: CAIANA. Caiana marcou época aqui em Pompéu. Ele e seu grande amigo, o saudoso  UBALDO GERALDO DE LACERDA trouxeram aqui em Pompéu a famosa dupla Milionário e José Rico, quando eles  estavam no auge da fama .Quem não se lembra disso?

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

O “band  leader”  MARCELO COSTA(leia-se American Brazil)  com este colunista. A foto foi batida na AABB, da cidade de Pedro Leopoldo, terra do Marcelo, que foi um perfeito anfitrião. Acompanhou-nos  ao Massa Torre, , que serve uma “caipicoada” deliciosa -  ao lado da sua super  simpática esposa EDLÉIA e no domingo à   AABB e aos túmulos do nosso grande amigo NICOLAU NETO  e de sua irmã e minha amiga PARÉ. Estivemos também no barzinho do Turco e foi lá que conheci a turma do “R. Cansada”. Estivemos também(eu e Márcia)na residência da mãe de Edléia : que família simpática e agradável.  (Foto Márcia Reis).


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

BOM DESPACHO – uma das cidades que mais gosto – dentre todas que já conheci. Amo esta cidade: terra de um povo culto, civilizado, gentil, ,educado e acima de tudo muito religioso. Não vou a Bom Despacho(aliás nunca fui) sem adentrar a Matriz de Nossa Senhora de Bom Despacho e me ajoelhar junto a imagem de Nosso Senhor morto. Faz parte do meu sagrado ritual.



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Interior da Matriz. O “clic” foi da bom-despachense LAÍS DANIELA.(Foto do Face).


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Esta foto me foi passada pelo meu primo Alexandre Benony. A agencia Sicoob de Curvelo toda depredada e “explodida” por assaltantes. Dia desses foi Ibitira, hoje Curvelo: qual será a próxima?


 

Notas e Fotos

E-MAIL RECEBIDO


Prezadíssimo Geraldo Júlio Porto,

Que bom reencontrá-lo – ainda que a distância, há pouco, por telefone – em plena forma e atividade social, o que me anima ainda mais.

Por gentileza, anote os meus contatos (Dimas Lopes   –   E-mail dimaslopes@oi.com.br   –   Fone (31) 9992-9811), e, por eles, estarei sempre à disposição do grande amigo.

Quanto à nova Coluna “MINAS EM SOCIEDADE”, de que falamos, esta deverá ser diária, a partir de fevereiro/2014, no formato de 2/3 de página, adaptado para a Web, com duas fotos, devidamente legendadas (uma, retangular/horizontal, e, outra, “quadrada”/vertical), que vão ilustrar seis “notas”/notícias (de 550 a 600 caracteres cada), primordialmente, sociais, sobre o que de mais importante ocorra, principalmente, no Interior mineiro, enviadas (isoladamente ou em blocos de duas, quatro, ou mais, por remessa) pelos “correspondentes”, ao antigo estilo dos saudosos Nicolau Netto (EM) e Élder Martinho (OT), por telefone – (31)9992-9811 – e/ou e-mail – dimaslopes@oi.com.br; como poderá notar no PDF da “boneca”, que, brevemente, lhe encaminharei, para apreciação, na parte inferior da Coluna (1/3 da página), haverá espaço(s) para anúncio(s) ou matéria(s) paga(s); e, a cada edição, será enviado, por e-mail, telefone ou SMS à(o) “correspondente”, um comunicado de que a sua “nota” foi publicada, para que este(a) o retransmita aos personagens enfocados ou que tenham interesse na publicação. Sem qualquer vínculo empregatício com a Coluna e/ou com seu titular, por ser uma parceria de “colaboração”, entretanto, em caso de veiculação de matéria(s) paga(s) e/ou anúncio(s) captado(s)/negociado(s) pelo(a) “correspondente”, este(a) deverá ser devidamente comissionado – em percentual a ser, previamente, combinado – pelo “agenciamento”.

Qualquer dúvida, é só fazer contato, ok???

Aguardando as suas (boas) notícias, desde já, muito lhe agradece o

Dimas Lopes

P. S.  PARABENIZO O COLEGUINHA ESCRITOR E JORNALISTA  DIMAS LOPES PELA SUA BRILHANTE IDÉIA EM FAZER RENASCER NOS MINEIROS OS ESPÍRITOS DO NICOLAU NETO E DE ELDER MARTINHO, RESPONSÁVEIS RECIPROCAMENTEPELAS COLUNAS “SOCIEDADE NO INTERIOR(NO ESTADO DE MINAS)E “MINAS E PONTO FINAL”( NO JORNAL O TEMPO). DORAVANTE TEREMOS NA WEB AS NOTICIAS DO INTERLAND MINEIRO E IREMOS APRECIAR E REMEMORAR OS BONS E ÁUREOS TEMPOS DO INESQUECÍVEL E INSUBSTITUÍVEL NICOLAU NETO. AMÉM. A CIDADE DE POMPÉU VOLTARÁA SER NOTICIA  COMO SEMPRE  FOI  PELA ENTÃO COLUNA (POR OBRA E GRAÇA – COMO ELE SEMPRE DIZIA) DE NICOLAU NETO.  

QUE O GRANDE DIMAS LOPES CONSIGA FAZER RESSUSCITAR A SOCIEDADE NO INTERIOR, AGORA “ON LINE”. A PRIMEIRA NOTA QUE ENVIAREI AO DIMAS POR CERTO SERÁ UMA HOMENAGEM AO MEU QUERIDO,  SAUDOSO  E INESQUECÍVEL NICOLAU NETO
 

Notas e Fotos

FRASES FAMOSAS(OUTRAS NEM TANTO)

MARCELO CECÉ, quando prefeito de Sete Lagoas  estava em casa. Alguém toca a campainha . Ele mesmo atende e houve o seguinte diálogo:

- Cecé, minha mulher vai ganhar neném semana que vem e me pegou desprevenido. Gostaria que o senhor me ajudasse e  me desse ai uma mãozinha.

Cecé: “ Sua mulher vai ganhar neném semana que vem e o senhor foi pego de surpresa?   

-  E eu, que tô   sabendo  agora!!!???

*************************************************************************************


FRASE DO JÔ SOARES: “Se bicha usa barba por que que  homem não pode usar brinco”?

*************************************************************************************

FRASE DO CECÉ:   “A gente entra na política por causa dos amigos... e não sai por causa dos inimigos”.

 

Notas e Fotos

GOLPE DE MESTRE DE AÉCIO
 
 Finalmente, alguma novidade no marasmo político!
 Aula de oposição: como Aécio encurralou Dilma e a fábrica de boatos do PT
 
Aécio Neves: oposição como não se via há uma década.

 Aécio Neves apresentou nesta quarta-feira um projeto de lei que transforma o Bolsa Família em um programa de Estado. Pela proposta, o benefício, que tem sido a principal bandeira eleitoral do PT, se torna permanente, ficando atrelado às políticas públicas de assistência social e erradicação da pobreza no país – e, o que é mais importante, não ficará mais à mercê das decisões do Executivo.
 
É uma jogada de mestre. Com um único projeto, o senador mineiro dá segurança ao eleitor sobre a continuidade do programa, tira de Dilma seu principal argumento eleitoral e, de quebra, destrói antecipadamente a poderosa fábrica de boatos do PT. Graças à estratégia de Aécio, os petistas acabam de acordar em um cenário eleitoral diferente, no qual não é mais possível disseminar - como fizeram, incansavelmente, em 2006 e 2010 -  a mentira de que os tucanos querem acabar com o Bolsa Família.
 
Independentemente do intrincado percurso parlamentar que o projeto de Aécio deve seguir até sua votação, a simples apresentação é uma vacina poderosa contra a boataria petista. E coloca Dilma numa arapuca discursiva sem precedentes.
 
Se orientar sua base a votar a favor do projeto de Aécio Neves, Dilma estará pactuando com a perda de seu mais importante argumento eleitoral. Por outro lado, se orientar sua base a votar contra, ou mesmo a protelar a votação, a presidente vai entregar a Aécio um tesouro: o discurso de que ele quis eternizar o programa, mas Dilma o impediu.
 
Não é de hoje que venho elogiando a visão estratégica e a capacidade de articulação política de Aécio Neves.  Mas confesso que, com essa, o mineiro voltou a me surpreender.  Aécio está dando uma aula do que é fazer oposição – coisa que o país não via há quase uma década

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

25-01-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

25-01-2014

 

 

 

 

 

PANELA DE PRESSÃO SEM MISTÉRIO

Muitas pessoas preferem cozinhar seus alimentos na panela de pressão. Isso devido a correria que o tempo nos obriga a facilitar nosso trabalho. Mas, para esse procedimento é preciso alguns conhecimentos e cuidados para a prática desse utensílio. Nem todo alimento pode ser preparado na panela de pressão, então é bom tomar certos cuidados para o bom resultado de seu trabalho.
Esse tipo de panela nunca deve funcionar sem água. Isso porque se trata de um utensílio no qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, obtendo assim um tempo de cozimento reduzido.
Para cozinhar alimentos sólidos - Utilize 2/3 da panela, entre água e alimento.
Para alimetos líquidos ou sopas use metade do volume interno. Leve a panela ao fogo até pegar pressão. Quando começar a soltar vapor pela válvula, conte, a partir daí, o tempo de cozimento.
Respeite o limite mínimo e máximo de água e da panela, para facilitar o cozimento dos alimentos. Utilize pelo menos 250m de água e não ultrapasse 2/3 da panela.
Após o término do cozimento, desligue o fogo, coloque a panela sob um jato pequeno de água corrente por alguns segundos (nunca coloque a panela com a válvula diretamente sob a água corrente, deixe a água cair do lado da panela até que o vapor escape um pouco). Levante a válvula e verifique se não sai mais pressão. Só destampe se não houver mais pressão.
Anualmente, substitua a valvula se segurança e a guarnição de borracha por peças originais.
Escolha os alimentos que, preparados na panela de pressão, Além da preparação ser mais rápida ainda conservam a cor, textura e sabor perfeitos.

Vejam aqui algumas receitas que podem ser preparadas na panela de pressão:

LOMBO EM CUBOS COM BATATA BOLINNHA

INGREDIENTES - 01 colher de sopa de óleo
01 cebola picada
02 dentes de alho amassados
01kg de lombo de porco em cubos
01 colher de sopa de farinha de trigo
02 tomates sem pele e sem sementes picados
03 tabletes de caldo de costelinha de porco
01 colher de sopa de suco de limão
10 batatas bolinhas
01 batata doce picada


MODO DE PREPARAR - Em uma panela de pressão aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente os pedaços de lombo, polvilhe a farinha e deixe dourar. Junte os tomates picados e o caldo de costelinha dissolvido em duas xícaras de água fervente, o suco de limão e as batatas.
Tampe a panel e cozinhe em 20 minutos, em fogo baixo. Desligue, espere sair a pressão e sirva.


CASSOULET RÁPIDO

INGREDIENTES - meio quilo de feijão branco
01 colher de sopa de óleo
02 cebolas picadas
02 dentes de alho amassados
01 gomo de linguiça calabresa em rodelas
01 cenoura em rodelas
01 peito de frango cozido e desfiado
03 sachês de tempero para feijão
meia colher de sal

MODO DE PREPARO - Deixe o feijão de molho por 2 horas. Escorra a água. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e frite a cebola e o alho, junte a linguiça e deixe dourar. Acrescente 2 litros de água, o feijão, a cenoura, o frango, o caldo e o sal. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos, em fogo alto. Desligue, espere sair o vapor e sirva.

Aproveite bem as receitas seguindo as instruções e bom apetite!

Alguma dúvida, sugestão ou crítica, estamos aqui para auxiliá-las.
Um bom final de semana a todos.


DICA DE HOJE - Tem coisas na vida
Que é melhor contar
Só para DEUS.
Ele nos entende,
Nos ajuda e jamais nos decepciona.


Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

25-01-2014

 

 

 

 

 

 

 

Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente brasileiro poderá sair do país em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

Quem pensa em viajar para o exterior com crianças ou adolescentes deve ficar atento às regras para autorização de viagens internacionais dos pequenos brasileiros.

Crianças ou adolescentes que forem viajar acompanhados de apenas um dos pais ou responsáveis devem levar autorização por escrito do outro.

Crianças ou adolescentes que viajarem acompanhados de outros adultos devem levar autorização escrita de ambos os pais ou responsáveis.

Crianças ou adolescentes que viajarem desacompanhados devem levar autorização escrita de ambos os pais ou responsáveis.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

25-01-2014

 

 

 

 

CURTAS-METRAGENS DE UM ANO ELEITORAL

        <> Maquiagem Contábil <> A maquiagem contábil parece ter-se tornado uma prática comum para encobrir os insucessos econômico-financeiros dos líderes do inoperante Mercosul, entidade que embora já conte  4 lustros de existência, ainda não decolou, se é que um dia decolará, tão preocupados estão seus membros em se envolverem em política ideológica.  Enquanto isso, nossos vizinhos da Aliança do Pacífico (Chile, Peru, Colômbia e México), com uma visão mais moderna de gestão, e mais comprometidos com o progresso de seus países,  estão em pleno desenvolvimento, todos com crescimento acima de 4 a 5%, enquanto os líderes do Mercosul ─ Brasil e Argentina ─ não ultrapassam um medíocre 1,9%!

        O Brasil ─ o principal participante deste grupo ─  já vem, desde há muito, usando maquiagens contábeis ─ e para que mais servem os balanços contábeis senão  para essas maquiagens? ─ fantasiando os balanços de sua principal estatal ─ a Petrobrás ─ para apresentar resultados que possam influenciar, ou até mesmo forjar, resultados de sua ora decadente política econômica,  já em fase de mergulho no cáos.  E, assim, chegam ao ponto de contabilizar como lucro o aluguel de plataformas de extração de petróleo, celebrados com ela mesma, quando a estatal  aparece associada a um grupo internacional, mesmo que a participação do parceiro seja mínima, ou meramente simbólica (uma mera artimanha contábil, como sempre sói acontecer!).  Também os“ativos do pre-sal” embora existam apenas nos planejamentos, já passaram a fazer parte de balanços para que assim também possam contribuir para a maquiagem  que possibilita o resultado positivo dos balanços governamentais, “apenas para inglês ver”, ou, melhor ainda, “apenas para os desavisados  eleitores verem”.

Essas maquiagens se estendem também aos bancos estatais, fato ocorrido na semana passada,  quando, então, a CEF ─ Caixa Econômica Federal lançou como lucro uma importância superior a 700 milhões de reais, quando indevida e arbitrariamente, fechou inúmeras contas de clientes que não as movimentavam. embora essas fossem contas de poupança!  Felizmente o Tribunal de Contas da União tomou conhecimento da arbitrariedade e  comunicou o fato  ao Banco Central que assim obrigou a  Caixa a desfazer a sua pouco recomendada ação.  Bem, esses são apenas alguns problemas que têm por objetivo mostrar resultados positivos através de caminhos escusos atitude muito típica e recorrente deste governo.  Já imaginaram o que não fazem as outras centenas de empresas estatais?  E tudo isso para mostrar um magro crescimento de 1,9%!  Já imaginaram qual seria, realmente, o verdadeiro resultado deste “crescimento” sem essas artimanhas governamentais?

Também a Argentina acaba de ser flagrada, ao maquiar seus resultados, quando a deslumbrada Cristina Kirchner apresentou como resultado de seu governo uma inflação de “apenas” 10,8% quando os órgãos independentes apontaram que a real  foi de 28% em 2013!

<> A Presidente Dilma Roussef visita Cuba e Venezuela <>  Pasmem, mas é a pura verdade.  Neste momento em que este país começa a mergulhar talvez na sua pior crise econômico-financeira dos últimos 20 anos, com uma inflação de cerca de 6% ao ano e um pífio crescimento econômico  de menos de 1,9%, o menor de todos os países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul), a presidente, certamente por recomendação de sua equipe de assessores socialistas ─ leia-se Marco Aurélio Garcia et al ─ depois de ter cancelado uma Visita de Estado ao seu maior parceiro comercial ─ os EUA ─ resolve visitar dois países que nada têm a nos oferecer.  Um é o verdadeiro modelo da anti-democracia, com uma ditadura que já dura 60 anos ─Cuba ─  e o outro ─ a Venezuela ─ uma país que não cumpre seus compromissos financeiros com o Brasil, e não tem nem mesmo papel higiênico para seu povo e cujo presidente ─ Maduro ─ dorme ao lado do túmulo de Hugo Chaves para ouvir seus conselhos vindos do Além,

<> O Brasil em Davos, depois de 13 anos <> Praticamente não houve participação dos dois governos do PT no mais importante fórum econômico do globoterrestre.   Isso teria trazido algumas más conseqüências para o Brasil a médio prazo?  Provavelmente, sim.   E uma que poderíamos citar é a constante queda de investimentos  estrangeiros no Brasil.  E isso é bastante lógico, pois dois dos principais ingredientes para a atração de investimentos são a CONFIANÇA e a ESTABILIDADE.

Como ter CONFIANÇA para investir num país cujos mandatários máximos não participaram do mais  significativo fórum mundial de discussão econômica durante os 13 últimos anos? Não fizeram isso por medo de serem contraditados, ou medo de não terem respostas para algumas perguntas óbvias?

Como investir num país cuja estabilidade tem sido, também, de certa forma, questionada em virtude das inúmeras manifestações de insatisfação que pululam por todo  o país, e cuja insegurança é evidente, com nada menos que 55 mil homicídios por ano, número mais elevado do que os das várias guerras no Oriente Médio ou na Ásia, como as do Iraque, ou Afeganistão,

O fato é que a voz corrente entre os CEO’s de várias partes do mundo ─ dentre os 1.300 mais importantes dirigentes empresariais que foram entrevistados ─ é uma só, como num coro:  O Brasil é um país rico, promissor, e tem tudo para ser a maior economia do mundo.  Mas seus dirigentes não sabem ou não querem fazer seu “dever de casa”.  O que isso significa?  Tem um governo incapaz de realizar gestão que gere riqueza. Consegue apenas redistribuir, num percentual mínimo, o que ele consegue arrecadar de impostos provenientes do esforço de gestão daqueles que sabem fazer o que ele não sabe:  A classe empresarial.  Estes, sim, geram as riquezas da Nação através de seu sacrifício, investimentos e capacidade de gestão. E, com tristeza vêem seus lucros serem sequestrados pelo Estado para alimentar “mensalões” e inúmeras outras formas de corrupções institucionalizadas.

Em virtude dos inúmeros erros cometidos pelos países que compõem o BRICS, que já estão sendo definidos como portadores de envelhecimento precoce, o lugar que antes lhe cabia já está sendo ocupado pelo MINT (México, Indonésia, Nigéria, Turquia).

Que os brasileiros ─ eleitores ou não ─ “agradeçam” ao PT e aos demais partidos da Coalizão que governa o país, há quase  3 lustros ─ ou quase uma década e meia ─   pelas  oportunidades perdidas em virtude dos erros que têm sido praticados e que aqui temos citado com muita frequência.

<> “A Quelque Chose Malheur Est Bon?” <>    A fraca oposição à reeleição da Presidente Dilma Roussef está apostando num possível aliado, como um último recurso para vencer a presidente Lulista/Petista:   Apostam e esperam a derrota do Brasil na Copa do Mundo.   É por demais sabido de todos nós a arrebatadora influência que o futebol tem sobre o povo brasileiro. O grande grupo de brasileiros que elege presidentes já é por natureza um povo que não se preocupa muito com os macro-problemas da nação, mas muito mais com o imediatismo das necessidades de seu estômago, ou do amor a seu time de futebol.  Por isso, que não se enganem.  Se o Brasil vencer a próxima copa, não importa quem seja o/a presidente da Republica.   Sua reeleição está garantida.   Porém, caso perca a disputa da Copa de 2014, aqui dentro de casa, virão a público todas a frustrações das massas e o inconformismo relativo aos enormes gastos com a Copa de 2014 em detrimento das necessidades de melhorias para o povo.  E pegando carona neste inconformismo, virão ainda à tona todas as corrupções de que membros do governo são acusados, a exemplo do “Mensalão” e outros. E certamente estarão de volta, de forma muito mais eficazes os movimentos semelhantes ao de junho de 2012.

Assim,  o Torcedor Numero 1 da seleção brasileira ─ não por patriotismo, mas por necessidade de sobrevivência ─ será o próprio governo.


A CARA DO MINISTRO CELSO MELLO  AO SABER DO ALUGUEL DO GENOÍNO

<> Genoíno Aluga Casa em Brasília para Cumprir Pena <>  Por estar“morando de favor” na casa do sogro de se sua filha, em Brasília, onde cumpria sua pena em domicílio, o ex-presidente do PT disse que teve de alugar uma casa num condomínio de classe média-alta, porque, segundo ele, a casa do sogro da filha “é muito modesta” (um apartamento duplex fora do centro de Brasília).  O aluguel a ser pago pelo agora deputado aposentado é de “apenas” R$4.000,00 mensais e está no nome de seu filho, que também trabalha  no governo federal e tem um salário de R$3.800,00.  O atual salário de aposentado do ex-presidente doo PT é de um pouco mais de R$20.000,00.

Um problema na mudança de residência de Genoíno é que ela deveria ter sido autorizada pela Justiça, o quê não foi solicitado.

<> Senadores Propõem: Protestos Sejam Considerados Terrorismo <> Pasmem ─ mais uma vez ─ mas é verdade. Num instante em que uma menina de apenas 6 anos de idade morreu em virtude de queimaduras quando lhe jogaram combustível e atearam fogo, ou quando uma outra criança de apenas 5 anos de idade ─ um boliviano que morava com os pais em São Paulo ─ foi morto por um tiro enquanto pedia para não matarem sua mãe, alguns senadores da base de apoio do governo ─ Walter Pinheiro (PT da Bahia), Marcelo Crivella (PRB do Rio de Janeiro) e Ana Amélia (PP do Rio Grande doo Sul) pedem prioridade para o PL (Projeto de Lei) 728/2011 propondo que protestos durante a Copa sejam considerados terrorismo e punidos com até 30 anos.
Dá para entender?

LOCAL

POMPÉU ─ Uma  Revolução Visível

Apesar de gostar de escrever ─ e razoavelmente, ou mal, escrevo muito! ─ pode parecer  paradoxal que eu tenha uma grande preferência pelas análises numéricas, o que certamente ocorre em virtude de minha expertise na criação e análise de indicadores relativos.  No entanto, este nosso país, não obstante contar com um órgão de grande confiabilidade como o é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) ainda é extremamente carente em indicadores recentes, mesmo que sejam apenas absolutos.  Apenas para exemplificar, em plena era da digitalização global, quando pelo menos os nascimentos e óbitos  ─ a exemplo de outros dados formadores de indicadores  ─  se já não estão, pelo menos deveriam estar num imenso banco de dados, que ao toque de algumas poucas teclas, pudéssemos  conhecer, com precisão, através de números atuais e confiáveis, a situação de cada município brasileiro, isso ainda não ocorre.  Nossos últimos dados demográficos foram coletados em 2010 e não refletem a realidade de muitas nossas cidades, como, por exemplo a de nossa Pompéu.

Só nos resta, então, apelarmos para outros tipos de análises, como por exemplo a visual.  E neste tipo de observação pelo menos temos uma verdadeira revolução em nossa cidade.

O pompeano que não veio a Pompéu nos últimos 5 anos, certamente se colocado fosse, de olhos vendados, dentro da cidade, e fosse-lhe perguntado “que cidade é essa?”, ele, certamente, não responderia prontamente.

Temos uma verdadeira revolução ─ tanto visual, quanto estrutural, bem como nos serviços de saúde e educação ─ como muito bem pode ser constatado ao “rodar” pela cidade ─ onde nem mesmo há mais espaços para se estacionar ─  e também pela leitura de seus informativos oficiais ou privados.

Hoje, pela manhã, ouvi o programa “Almoçando com o Prefeito”, quando ele fez uma análise global dos novos projetos em execução para a cidade, e mostra que todos o bairros da cidade serão asfaltados até meados de 2014.  Isso, com certeza, deve ter deixado muita gente feliz, pois Pompéu é a cidade com o maior índice de construções civis  de todo o Centro Oeste Mineiro.

Vale a pena ler a edição 4 (Dezembro de 2013) do órgão Oficial da Prefeitura, como também vale a pena ler as excelentes publicações editadas pela Câmara Municipal e organizadas pela competentíssima Professora Maria da Conceição Alves Afonso.   Essas edições bem demonstram a onda desenvolvimentista que envolveu nossa cidade.  Ótimo, não?

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site