NOTÍCIAS: 25/03/16 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

“MAIS UM ANO SE PASSOU E NEM SEQUER OUVIU FALAR MEU NOME...”... já dizia o trecho da música. Mas, o que queremos dizer é absolutamente o oposto do que diz a música.... sim porque nós ainda haveremos de ouvir muitas e muitas vezes falar do sucesso quer foi a  Cavalgada dos Mininos”. Este Colunista agradece a todos os Diretores e Coordenadores da Equipe da Cavalgada dos Mininos, na pessoa do seu Presidente – meu amigo HENRIQUE AFONSO  MACHADO pela elegância, categoria e atenção para com a equipe do site JULIOPORTO.COM .  As fotos de Viviane Alice e Lara,  por si só dizem tudo. Confiram.

HENRIQUE MACHADO com sua mulher  TALITA, os grandes anfitriões da Cavalgada. Têm motivos mais do que de sobra  para estarem imensamente felizes pelo sucesso da Cavalgada.

JÚLIO PORTO, EM 09/07/2011

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

A Primeira Dama dos “Mininos”, TALITA SOUZA, esposa do HENRIQUE MACHADO, com seu pai – meu querido amigo ANTÔNIO MAURÍLIO(NICO) = leia-se Auto Escola Silvana.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

PAULO MAURÍLIO e LUCIANO AFONSO: mais bem acompanhados – impossível.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

FACE: NOVOS AMIGOS

 

RUBINHO LACERDA e MARCILEIA MACIEL.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

GLEICE KELLY LOPES, de  Bom Despacho.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ANIVERSARIANTES

 

MAYRONE REZENDE

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

LILIANE SANTOS

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

ERIKA MICHELE DUARTE

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

LUCIANA AMENO

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

DOUGLAS, da dupla Douglas e Diego.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

KARINA ASSUNÇÃO

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Conheça curiosidades sobre a Páscoa e a Semana Santa

Pode comer carne na Semana Santa? Qual a origem do ovo de Páscoa? Veja mitos e curiosidades sobre o tema

A Semana Santa é considerada uma das principais datas do calendário cristão. Trata-se de um período religioso que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela começa no domingo de Ramos (neste ano, em dia 29 de março), que marca a entrada de Jesus em Jerusalém. Culmina com o domingo de Páscoa, que representa a data da ressurreição.

Quando se fala em Semana Santa, existem muitos mitos e dúvidas quanto à origem dos principais símbolos da data. Veja aqui o que é mito e o que é verdade.

Comer carne: não pode?

Um dos principais preceitos da Semana Santa, especialmente na Sexta-feira da Paixão, dois dias antes da Páscoa, é não comer carne vermelha ou de frango. A tradição é repassada de geração para geração, e muitos ainda mantêm o hábito vivo, substituindo o consumo da carne pelo peixe.

A origem seria a Idade Média, época na qual o consumo de carne vermelha era restrito aos nobres, e o povo associava o hábito à gula e à luxúria.

A Igreja Católica não vem adotando mais o uso do termo “proibido” quanto ao costume, o que coloca a abstinência da carne vermelha durante o período como uma escolha do fiel. No entanto, a tradição segue e há muitas famílias que ainda a praticam.

Por outro lado, se o Código de Direito Canônico do Vaticano for seguido à risca, os católicos não deveriam comer carne em todas as sextas-feiras do ano, além da Quarta-feira de Cinzas - após o Carnaval. De acordo com o documento, as sextas-feiras devem ser reservadas para a penitência dos fiéis.

A quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Semana Santa. Seu início é marcado pela quarta-feira de cinzas, e o final acontece no Domingo de Ramos, quando começa a Semana Santa. Para a Igreja Católica, trata-se de um período de oração, penitência e caridade.

Ovos de chocolate e o coelho da Páscoa

Duas das maiores tradições atuais da celebração da Páscoa não estão ligadas diretamente à religião: o consumo de ovos de chocolate e a “existência” do coelho da Páscoa. Para entender como acabaram associados à data, vale recordar um pouco da origem da celebraçao, que, antes de ser adaptada pelo Cristianismo para relembrar a ressurreição de Cristo, era uma festa judaica referente à saída dos judeus do Egito.

O ovo era considerado por egípcios e gregos como o símbolo da fertilidade. Para estes povos, era uma tradição colorir ovos de galinha para comemorar diferentes datas do calendário.

A introdução dos símbolos na cultura cristã aconteceu a partir do Conselho de Nicéia, em 325 d.C, quando também se estabeleceu a data da Páscoa. À época, havia a preocupação constante em aumentar o número de fiéis, e a alternativa encontrada foi adotar tradições e símbolos de outras culturas.

Não há consenso, contudo. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) cita versão que aponta para a comemoração do início da primavera no Hemisfério Norte, época na qual ovos de galinha eram coloridos para celebrar o fim do inverno.

Já o coelho da Páscoa, assim como o ovo, é visto como uma representação da fertilidade. Para os povos antigos, a figura do animal simbolizava a vida e a preservação da espécie. Segundo a ABICAB, a tradição foi trazida para o Brasil por imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o começo do século XVIII.

Uma Páscoa só brasileira

As famosas parreiras de Páscoa dos supermercados brasileiros, que são utilizadas para exposição dos ovos de chocolate, só existem por aqui. Conforme dados da ABICAB, a iniciativa surgiu em 1956, juntamente com os primeiros supermercados do país, em função da falta de espaço para colocação dos produtos de Páscoa na época. Outro objetivo da ação era dar mais destaque para os ovos de chocolate aos olhos do consumidor.

O que cada dia representa na Semana Santa

De acordo com a tradição cristã, cada dia da Semana Santa traz um significado especial, fazendo uma referência a um acontecimento diferente. Confira abaixo o que cada um deles representa:

Domingo de Ramos
O domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. Ele representa a entrada de Cristo em Jerusalém.

De segunda a quarta-feira
Não há uma celebração específica, mas os fiéis realizam procissões e via-sacras.

Quinta-feira Santa
É o dia da instituição da Eucaristia, que relembra os gestos de Cristo na Última Ceia.

Sexta-feira da Paixão
Data na qual a Igreja relembra a morte de Jesus Cristo, através de diversos atos religiosos.

Sábado de Aleluia
É o dia da espera, quando os fiéis aguardam pela ressurreição.

Domingo de Páscoa
É a data mais importante da fé cristã. Cinquenta dias depois, ocorre a Pentecostes - neste ano, em 24 de maio.

 

 

Notas e Fotos

AS REPERCUSSÕES DO NOVO SITE

DO RENATO MAGELA FRIGOTUDO DE OLIVEIRA: “ Júlio Porto, seu site ficou muito bonito. Amauy Jr vai ficar com inveja... chique mesmo. Valeu”


GILCINÉIA CAMPOS: “PARABÉNS ... SEU NOVO SITE FICOU .FANTÁSTICO!! VOCÊ NÃO É FRACO, NÃO”.


DAIANE(DIAMANTINA): “O novo design da sua coluna tem arquitetura de informação, usabilidade, acessibilidade! As informações estão projetadas de forma leve, com brilho! Parabéns! Julio, você tem credibilidade e se faz respeitar, a lealdade de suas fontes, faz com que a Coluna Social de Pompéu seja esse espaço nobre de comunicação, onde a informação é passada de maneira leve, agradável e de forma glamourosa, que só você consegue projetar”


DANUSA MARA RIBEIRO: “Olá meu querido. Bárbaro o novo visual de sua coluna...arrasou!!!


RALPH SANTOS: Tentei buscar inúmeras palavras para tentar elogiar a mudança ocorrida no visual do seu site, mas confesso que não encontrei.
Uma mistura de modernidade e facilidade na transmissão das informações .
Eu sou muito suspeito para falar do seu site, pois conheço e faço parte desde minha infância .
Você sempre nos surpreende com novas idéias, novos métodos de visualização e ornamentação do conteúdo a ser exposto.
A cara do site está mais bela e mais moderna do que nunca, mas o conteúdo continua ainda melhor, com a mesma qualidade, mesma eficiência nas informações ...Incrível como você consegue se moldar e remoldar diante do tempo, das época,s das transformações regionais e mundiais.
Parabéns por ser esta pessoa criativa, cheia de expertise, um cidadão motivado, motivador e INOVADOR.
Esta coluna está tão bela, que lhe aconselho lançar um concurso virtual para selecionar a musa da sua coluna versao 2011. Afinal, como diz Pedro Bial: - Quem não iria querer dar aquela “espiada”...
Minha correria para tantos compromissos é muito grande, mas esquecer de sua amizade e de suas noticias quentinhas, não da né???....hehehe
Parabéns, parabéns!!!!!!!!!!!


CARLOS FÓSCOLO: Caro amigo Júlio,
Foi com surpresa e satisfação que ao abrir a sua prestigiosa coluna deparei-me com o seu "new look",com um belo visual e um display ultra moderno. Não que a anterior não fosse também bela e bem feita, mas é uma exigência da própria manutenção do prestígio alcançado que sempre sejam aplicados os principíos indispensáveis não só à sobrevivencia, à sustentabilidade, mas sobretudo ao crescimento em todos os sentidos, e um desses princípios é o da constante inovação. Os links estão muito objetivos e de fácil acesso e os painéis de fotos excelentes.
Parabéns a você e a toda sua equipe.
Um abraço,
Carlos Foscolo

NR: NOSSOS LEITORES HÁ MUITO JÁ FAZIAM POR MERECER UM SITE QUE ESTIVESSE À ALTURA DE TODOS. OFERECEMOS ESTE SITE MODERNO A TODOS OS NOSSOS LEITORES COM OS NOSSOS MELHORES AGRADECIMENTOS A TODOS. TENHAM TODOS UMA BOA LEITURA

 

 

Notas e Fotos

ELLAS & ELLES

FRASE DE AFAGO da LINDALVA MACIEL ROCHA , em conversa com o Renato Frigotuto: “ Renato, o Júlio Porto é o mais jovem, o mais elegante e o mais educado da turma da nossa época”. Huuuum, Lindalva... que isso???Vou acabar acreditando, viu??? Obrigado.
JÚLIO PORTO, EM 09/07/2011

 

 

Notas e Fotos

ABAIXO, TEXTO QUE RECEBI POR WHATSAPP DO PRIMO RÔMULO HAMILTON DE LACERDA.

Dinho: quanto tempo.Envio-lhe um forte abraço extensivo à sua dd.família. Dinho, no meio do tiroteio político, financeiro e social porque passa a nação, o pessoal afeito as redes sociais, emitem suas opiniões, mais das vezes em posição conträria ao governo. Noto, que o querido e sempre lembrado primo mantém-se em um silêncio sepulcral. Está confortavelmente em cima do muro como nos diz a velha parêmia? Dinho é uma brincadeira. Conheço e bem o seu modo de ser, traduzido em uma forma de agir em que, agastar-se inutilmente com o próximo não faz parte do seu bom estilo de vida.E faz muitíssimo bem. Vou a Pompéu na terça-feira. Vamos ver se nos encontramos.OK? Devo lembrar ao estimado primo e amigo que só agora, graças a Ana, é que estou aprendendo a usar esta “engenhoca”.Destarte, comecei a contactar com amigos e parentes, entre os quais o Gilbertinho que, nos últimos dez dias, temos falado com frequência.
Dinho; o seu comentário sobre o paracetamol é oportuno e pertinente, aliås como todas as intervenções que faz sobre qualquer assunto. A clareza e os sintétivos, entre outras qualidades que imprime aos seus textos, dá-nos um satisfação realmente enorme.NB: essas qualidades são exaltadas por Rui e por Castilho, entre muitos. Por outro norte, perfeitamente acorde com o seu * aviso*, deixarei de ingerir o paracetamol.Eu e sobretudo a Ana. Grato e um forte abraço.

 

 

Notas e Fotos

PARACETAMOL! URGENTE! URGENTE!
UTILIDADE PÚBLICA - REPASSEM ....

Segundo o Prof. Dr. RENAN MARINO, professor de Pediatria na FAMERP (FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP), a dengue é uma doença virótica, parente da hepatite C, e, sempre foi benigna, isto é, nunca matou. E NÃO MATA!
Isso até 1957, quando surgiu no mercado a droga chamada PARACETAMOL.
Imediatamente indicada como tratamento para dengue, pelo Ministério da Saúde Brasileiro, embora não exista nenhum trabalho NO MUNDO TODO, que comprove eficácia deste veneno no tratamento da dengue.
A partir de 1957, a dengue começou a matar.
O PARACETAMOL é uma droga que destrói o fígado do paciente.
O virus da hepatite C, já detona o fígado e com o veneno do PARACETAMOL, esse fígado é destruído o que leva o paciente à morte.
A dengue hemorrágica, nada mais é que a reação do organismo quando o fígado, destruido pelo PARACETAMOL, provoca a morte do doente.
Segundo ainda o Professor Doutor, se o paciente NÃO TOMAR PARACETAMOL, ele terá todos os sintomas da dengue: mal estar, febre, dores nas juntas, vômitos, coceiras e dor nos fundos dos olhos, mas, após uma ou no máximo duas semanas, estará VIVO e bem.
MAS, SE TOMAR PARACETAMOL, corre o risco de morrer.
Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, esse veneno é proibido.
Na Grã-Bretenha, é usado como forma de suicídio.
Tomando 10 comprimidos do veneno chamado PARACETAMOL, em cinco dias, seu fígado é destruído e se não fizer transplante, morre.
Por isso, se você ama alguém, informe-o disso.
Segundo o médico Prof. Dr. RENAN MARINO, pode-se tomar dipirona e seus derivados, pois não são metabolizados no fígado.

REPASSEM
REPASSEM
PODE SALVAR VIDAS.



CONSIDERAÇÕES DO MÉDICO ELTON AUGSTEN:
Alarmismo.
Na Inglaterra, a medicação é proibida pois se descobriu uma maior interação de efeitos coletarais desta medicação com o povo anglo-saxão.
Nos USA, não existe proibição da venda do paracetamol. Há uma restrição, feita pelo FDA, para que os médicos não prescrevem mais que 325 mg por comprimido. A dose máxima diária recomendada é de até 4000 mg/ dia para adultos.


 

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298
VANIM: 37 9928 1365 /// 8844 4560 /// 9142 5369

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

25-03-2016

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

25-03-2016

 

 

 

 

 

ALMOÇO DO DOMINGO DE PÁSCOA

A Páscoa chegou! E você provavelmente está pensando no que preparar para o domingo de Páscoa.
Domingo você vai chamar toda a família para sua casa e comer aquele almoço de Páscoa delicioso. Como sempre, as pessoas se sentem embaraçadas ao elaborar um cardápio especial para esses dias festivos, então vim aqui dar uma ajudinha na escolha dos pratos mostrando algumas receitas que podem fazer parte desse almoço incrível.

MACARRÃO À PARMEGIANA


INGREDIENTES - 08 tomates sem pele e sem sementes
150gr de mussarela triturada
250gr de macarrão cozido
1/2 cebola cortada em cubos
01 colher de sopa de orégano
01 colher de sopa de manjericão
02 dentes de alho triturados
02 de sopa de azeite
sal a gosto

MODO DE FAZER - Pique os tomates em cubinhos. Refogue a cebola e o alho no azeite, junte os tomates mexendo até formar um molho. Adicione o orégano, o manjericão, sal e misture bem. Em um refratário grande, coloque um pouco do molho, junte o macarrão e coloque o restante do molho, misture incorporando todo o macarrão. Cubra com a mussarela, decore com tomatinhos cereja. Cubra com papel aluminio e leve ao forno para derreter a mussarela. Retir o papel e deixe no forno mais uns cinco minutos.

OBS- O macarrão não deve estar totalmente cozido, o ideal é deixar um pouco duro, pois continua o cozimento no forno.
O ideal também é não laver o macarrão depois de cozido, pois o amido do macarrão ajuda a grudar o molho na massa.


Outra sugestão: O arroz não pode faltar. E para sair do tradicional arroz branquinho, vamos de arroz à grega.


ARROZ À GREGA

INGREDIENTES - 03 xícaras de arroz cru
06 xícaras de água
01 xícara de passas
queijo parmesão ralado
05 colheres de manteiga
óleo, pimentão, cebola, salsa e cebolinha verde
01 cenoura ralada, sal

MODO DE FAZER - Cozinhe o arroz como de costume e reserve.
Leve uma panela grande ao fogo com a manteiga e frite as ervilhas, passas. Junte a ceblinha, a cenoura, o pimentão, cebola, tudo cortado em pequenos pedaços. Junte a salsa e parmesão.

Obs - Para melhor apresentação, coloque esse arroz na forma de pudim, apertando bem com uma colher. ,Depois deseforme em um prato bonito e decore a gosto.


A sobremesa também faz parte do cardápio. Para aqueles admiradores do chocolate, nada melhor do que uma torta toda coberta de chocolate. Uma delícia!


TORTA DE PÁSCOA

INGREDIENTES - 04 ovos
02 xícaras de açúcar
01 xícara de chocolate em pó
01 xícara de farinha de trigo
01 colher de sopa de pó royal
01 colher de manteiga
1/2 xícara de leite


Primeiro recheio - 300gr de damasco
300gr de ameixa sem caroço

Segundo recheio - 400gr de creme de leite fresco
200gr de chocolate meio amargo

Cobertura - 200ml de creme de leite
100gr de doce de leite

MODO DE FAZER - Ferva o damasco com água e bata no liquidificador. Faça o mesmo com a ameixa

Bata na batedeira o creme de leite fresco e quando estiver firme acrescente o doce de leite e misture bem.
Divida o bolo em três partes e rechei com os cremes. Uma camada de doce de leite com damasco, em seguida, doce de leite com ameixas.
Derreta o chocolate, misture o creme de leite e cubra a torta. Enfeite com ovinhos de chocolate.


Um dos momentos mais importantes e deliciosos da Páscoa é estar reunidos com a família. Nada como se sentar ao redor da mesa e compartilhar muita conversa e uma comidinha saborosa. Na Cozinha com Maria da Paz você encontra tudo isto. Ela se sente orgulhosa oferecendo a todos receitas fáceis, gostosas e as dicas culinárias para maior facilidade na cozinha.

Desejando a todos umaFeliz Páscoa, despeço-me pedindo a bênção de Jesus ressucitado a cada um de vocês.


SUGESTÕES, DÚVIDAS E CRÍTICAS, FALE COM A GENTE,
Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

25-03-2016

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS DA OAB POMPÉU


OAB atuante

A OAB, representada por seus Advogados, esteve presente na eleição para os membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente – CODEMA e teve dois representantes eleitos.

A OAB, representada por seus Advogados, esteve presente na 1º Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas realizada no dia 18/03/2016

Lançamento do cartão mais vantagens em Pompéu

A OAB Pompéu está cadastrando empresas de todos os setores para participarem do programa cartão mais vantagens. Estamos firmando Convênios para encontrar as melhores empresas e os melhores descontos para fazer parte do programa. Para participar procure a sede da OAB, que fica no prédio do Fórum de Pompéu, ou ligue 3523 1530.


NOTÍCIAS JURÍDICAS

Dia 18/03/2016 entrou em vigor o Novo Código de Processo Civil que alterou profundamente todo o sistema juridico dos tribunais brasileiros.

Caixa Econônica Federal perde recurso no Superior Tribunal de Justiça e vai devolver todas as perdas do FGTS.

STJ negou indenização a uma filha por abandono afetivo e recomendou cautela a magistrados em casos como este.

A vara do Trabalho de Plácido de Castro, a 92 km de Rio Branco/AC, passou a utilizar o WhatsApp para notificar partes e conseguiu diminuir prazos e custos na solução de processos.

Inclusão indevida de nome no SPC ou Serasa gera danos morais.

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

25-03-2016

 

 

 

 

HORA DE PARTIR (Time to Go)

A última reportagem de capa da revista britânica ─ The Economist ─ que não tem dado muita trégua à Presidente Dilma desde seu primeiro mandato, mais uma vez, certamente irritará a decadente e desacreditada primeira mandatária  de nosso país.
         Desta vez, a revista analisa vários aspectos do governo Dilma, e conclui que o mandato da velha presidente já está em fase terminal, sem possibilidades de recuperação, e aponta  como única  solução para para salvar a Democracia, a Economia e a Paz Social do país, a sua saída do governo.  E, ainda, aponta três formas que a presidente poderia usar para salvar o país, evitando assim um cáos ainda maior se ela persistir no poder até  ser de alguma forma empurrada para fora, o quê, fatalmente, ocorrerá, se ela teimar em ficar, sem governar e sem resolver os gravíssimos problemas por que e passa a Nação.

         A primeira forma do Brasil ser ver livre da incompetência de gestão da presidente, seria o impeachment, mas não com os motivos ora alegados ─ “pedaladas fiscais” ─ cuja atual tipificação não está muito clara ─ e que talvez não se efetivasse por causa disso.  Assim, um novo processo deveria ser montado para que se utilizassem os crimes da presidente já descritos em últimas delações premiadas e investigações da Polícia Federal,em análise, ou já  aceitas pelo Supremo Tribunal Federal.

A segunda alternativa seria cassação dos mandatos de Dilma e Temer em virtude de crimes eleitorais  já denunciados e sendo julgados no TSE.  Mas, segundo a revista, seria um processo muito demorado e o país não resistiria continuar, como se encontra, sem que enfrentasse uma falência total de cunho social, econômico-financeiro e institucional. O cáos seria então generalizado e de consequências inimagináveis em todas essa áreas e esferas sociais.

A terceira é a que a revista aconselha, por ser rápida e indolor ─ a Renúncia. Ela não causaria atritos de militantes inflamados e irresponsavelmente atiçados pelos líderes ─ como se tem visto hoje.  A presidente, entretanto, já se manifestou dizendo que jamais fará isso.  A revista provavelmente sugere isso em virtude de inúmeros exemplos de países desenvolvidos onde mandatários, até mesmo para evitar males maiores para seus cidadãos, renunciam a seus mandatos  em incontáveis situações, infinitamente menos graves do que as que ora estão ocorrendo no Brasil.  Mesmo no Brasil isso já ocorreu com o presidente Deodoro da Fonseca, que traindo seu amigo Imperador Pedro II deu o golpe instituindo esta malfadada “república”, que até hoje gera inúmeros problema (e nem sabemos  porque que até hoje se comemora no dia 15 de Novembro  a “Proclamação da República”, que tantos males tem causado ao país).  Continuando, “renunciou” também à presidência da República, através do suicídio enquanto estava no poder, o presidente Getúlio Vargas, em seguida Jânio Quadros após poucos meses de governo e por motivos até hoje ignorados.  E finalmente o Presidente Collor de Mello, que renunciou minutos antes do julgamento de seu impeachment.

A sugestão da revista “The Economist” deveria ser considerada.  Talvez sim, se o ex-presidente Lula ─ atualmente o maior atiçador da militância de seu partido para reações violentas ─ ou de Dilma, ou de outros líderes de seus partidos se fossem estadistas de peso como o mundo e a própria revista está acostumada a ver, e não, meramente, líderes populistas da restrita militância de seu partido, que se dedicam à tradicional vocação de governos socialistas ou pró-socialistas   ─ Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, Bolívia, e mais uma meia-dúzia de países similares ─ de tentarem por qualquer meio se eternizarem no poder.

Pois bem, diante desta sugestão da revista britânica, a militância dos partidos que apoiam a presidente deve estar questionando: ”Mas por que a revista está se intrometendo na vida política de nosso país?  Isso não é da sua conta!” Sim, aparentemente não, mas não se deve esquecer que a revista “The Economist” é uma das mais influentes no mundo e a maioria das grandes empresas estrangeiras que investem, ou já investiram, ou que pensa algum dia investir no Brasil, sempre procuraram, procuram ou procurarão a abalizada opinião da famosa revista Britânica.  Assim sua opinião é de suma importância para estimular a confiança de novos investidores em nossa país.  E que não se esqueçam de que uma das causas de insucesso de nossa política de comércio exterior e da diminuição de investimentos no país é fruto de uma política míope, enxergada meramente sob a ótica ideológica, elaborada pelo socialista Marco Aurélio Garcia, assessor especial da presidente Dilma para assuntos internacionais, que em sua limitada visão de mundo, nos 12 anos que está  assessorando o governo, só consegue enxergar como parceiro comercial o falido Mercosul, que abriga em seu seio outros tantos países falidos, ou a ponto de falir, como o próprio Brasil, a Venezuela, Equador, Bolívia, a Argentina da demente Cristina, o pró-socialista Uruguai e o pobre Paraguai.

Que não se esqueçam que hoje vivemos num mundo global (aqui nenhuma referência à Rede Globo, execrada pela militância da presidente)  cujas empresas e países investidores sempre procurarão a abalizada opinião de revistas especializas para aquilatar a conveniência, ou não, de se investir em um pais que por causa de sua instabilidade política, social ou financeira não colocaria em risco o capital de seus investidores, ou colocaria em risco a vida de seus cidadãos funcionários de empresas que aqui aventurassem se instalar.

 

 

 

 

 


 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site