NOTÍCIAS: 27/08/11
"clique na foto para ampliar"
MARIANA, filha do casal médico MÁRCIO/NAYSE LANE TAVARES ALVES ELIAS, que comemora seu “debut”  neste sábado. A recepção será no Imperador -  um dos espaços mais nobres e sofisticados de BH.Para quem não sabe ou não se lembra, sua “mammy” representou a cidade de Pompéu em um dos Concursos de Beleza mais disputados das Minas Gerais: o Glamour Girl de MG, da era Nicolau Neto, que era o seu Coordenador, cujo evento acontecia anualmente na cidade de Pedro Leopoldo.Do alto desta coluna, gostaria de enviar o  meu abraço a MARIANA, ao MÁRCIO, NAYSE e ao MATEUS, com nossos melhores votos para Feliz Aniversário, Felicidades, Saúde e muitos Anos de Vida.
 
Notas e Fotos

VISITA
 
ROSELIS TAVARES ALVES recebeu na cidade de Pompéu a visita de suas amigas e colegas  de trabalho, de Belo Horizonte.. Elas vieram à nossa cidade “comboiadas” pela beleza loira  “daqui” – a  Luciane, que nos foi apresentada pelo Pedro Ronaldo e pela Débora.No sábado de manhã, na “maison” de Dona Diná Tavares(advogada de mão cheia, houve churrascada etc. etc.  Que retornem breve.Serão  sempre e sempre bem vindas.
 
Notas e Fotos

MUSEU DONA JOAQUINA DO POMPÉU
 
A SOCIEDADE POMPEANA E REGIONAL assistiu a uma das mais prestigiadas solenidades já realizadas na terra de Dona Joaquina do Pompéu, quando da inauguração do Museu que leva o nome da grande Matriarca pompeana.. Presenças ilustres deram o toque, tendo o Mestre de Cerimônia Carlos Fóscolo comandado  em alto estilo todos os lances do inesquecível e histórico evento, que ficará perenemente gravado na memória de todos quantos puderam se  privar do mesmo.
 
Notas e Fotos
CORTE DA FITA SIMBÓLICA

Coube a Sua Alteza Imperial e Real Dom Bertrand de Orleans e Bragança o corte da fita simbólica para a inauguração do Espaço Cultural e ao Prefeito juntamente com Sua Alteza o descerramento do retrato de Dom Pedro I.
Formada a Mesa de Honra, ouviu-se o Hino de Moçambique, do Senegal , de Portugal e do Brasil.
 
Notas e Fotos
PRESENÇAS
 
Citar todas as presenças é tarefa das mais árduas, mas algumas faz-se mister sejam declinadas, cujos nomes por si só pontuaram o “happening”.
Como grande anfitrião, permito-me  citar inicialmente o nome do sr. Prefeito Joaquim Campos Reis e senhora; Sua Alteza Imperial e Real Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Sua Excelência Reverendíssima Dom Waldemar Chaves de Araújo, Bispo Emérito de São João Del Rei,Leonardo Bahia Diniz, representando o Governador do Estado Antônio Augusto Junho Anastásia;   Desembargador do Tribunal de Justiça de MG, Belizário Antônio de Lacerda e sra.- ele descerrou a Placa do Edifício Anexo; a Meritíssima Juíza de Direito da Comarca de Pompéu, ,Júnia Maria Benevides Souza Bueno, o Promotor de Justiça da Comarca de Pompéu, Gilvan Augusto Alves, Renato Vasconcelos Faria, Promotor de Justiça da Comarca de Pará de Minas, Antônio André Guimarães, representando o Senador Zezé Perrela e Deputado Gustavo Perrela; Saraiva Felipe, Deputado Federal; Deputado Antônio Júlio, Deputada Luzia Ferreira, Delvito Alves Filho, Deputado Estadual; Duílio de Castro, Deputado Estadual, Deputado Federal Eduardo Barbosa, médico Francisco Eduardo Campos, Ione Costa Menezes, Funcionária Pública Municipal, Terezinha Berenice de Souza Van Stralen, vereador da cidade de Sabará;Empresa Arcadis Logos Engenharia, representada pelo Senhor Rubens, Orteng Equipamentos Ltda., Adelaide Pereira Maciel Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu, Carlos Eloi Carvalho Guimarães, Padre Geraldo Carvalho, Padre Mauro Jorge, médico0 e escritor Deusdedit Pinto Ribeiro Campos, Johnson Valadares Xavier, Assessor do Ministério Público, arquiteto Cláudio Lister Marques Bahia, responsável pelo projeto arquitetônico; Sebastião da Silva Assunção, funcionário público municipal, José Romuado de Campos Cordeiro Valadares, Pres. da Câmara Municipal de Pompéu, Lázaro Luiz Gonzaga, Pres. do Sistema Fecomércio Minas, Sesc Minas, Senac e Sebrae, Luciano Lino, vice prefeito municipal, Paulo Maurílio CamposSouza, Secretário  de Cultura e Desportos de Pompéu, Hugo de Castro Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina de Pompéu; médico Sérgio Campos, Yara Tupinanbá; Ezequiel Novais Neto, Pres. do Instituo Brasileiro de Estudos Monárquicos de MG; Roque Camelo, Pres. da Academia Marianense de Letras e ex-prefeito de Mariana  e muita gente mais.
(*) FÁTIMA FARIA CASTELO BRANCO falou em nome da família. Detalhe: o Museu dona Joaquina  reconstruído(uma réplica) com todo material da fazenda Laranjo, que pertencia ao saudoso ARI CASTELO BRANCO.
Houve entrega de títulos de Cidania Honorária e entrega da Medalha Dona Joaquina a várias pessoas.
(*) O Presidente da Câmara, José Romualdo Cordeiro Valadares , defendeu projeto de implantação no curso básico do ensino fundamental a obrigatoriedade do ensino sobre a história e a vida de Dona Joaquina e fez  “mea culpa” afirmando que ele próprio sabia muito pouco sobre a nossa matriarca,
 
Galeria de Fotos
Inauguração Museu Dona Joaquina do Pompéu
(Clique na foto)
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

O Bispo Emérito de São João Del Rei, Dom Waldemar, Dom Bertrand de Orleans e Bragança e o prefeito de Pompéu, Joaquim Campos Reis.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

O Desembargador do Tribunal de Justiça de MG, Belizário Antônio de Lacerda e a nossa querida Juíza de Direito, Júnia Maria Benevides Bueno, da Comarca de Pompéu.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
ZÉLINHA  LOBATO, ELIZABETH VALADARES DA SILVA, INÁCIO AFONSO DA SILVA e ODILON LOBATO. (Foto JP)
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
BETE E EUDES JOSÉ DE MELO SILVA – ele presidente do Sindicato Rural de Pompéu e da Superleite.(Foto JP)
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
O arquiteto Cláudio Lister Marques Bahia(que simpatia...) com esposa e filhas.  Ele nunca vai se esquecer deste colunista. Após as cerimônias de inauguração do Museu,  fui ao Samucas e ao cumprimentá-lo “ lhe fiz o favor” de virar um copo de refrigerante com gelo em sua mesa.Meio sem jeito e muito sem graça, pedi-lhe mil desculpas e solicitei ao garçon que trocasse a toalha da sua mesa. Ele estava acompanhado de um casal amigo   Essa noite vai ficar pra mim inesquecível. Cláudio, novamente aceite as minhas mais perenes escusas.Foto JP.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
O casal JOAQUIM CABRAL e a ex-Presidente da Câmara Municipal de Pompéu, NELI MARIA CARVALHO GUIMARÃES , que exibe a Medalha Dona Joaquina do Pompéu a que fez jus há alguns anos.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Um par dos mais simpáticos e invejados:  Renato Vasconcelos Faria, Promotor de Justiça da Comarca de Pará de Minas  – muito bem acompanhado.(Foto JP)
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
DOADA PELA DEPUTADA LUZIA FERREIRA, CENTRO CULTURAL DONA JOAQUINA DO POMPÉU RECEBE OBRA DE YARA TUPYNAMBÁ

A artista plástica YARA TUPYNANBÁ, a Deputada LUZIA FERREIRA, que fez a doação de um quadro(foto) para o acervo do museu e o prefeito JOAQUIM CAMPOS REIS.

DEPUTADA FAZ DOAÇÃO
 
A deputada estadual Luzia Ferreira (PPS) participou da inauguração do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu. Na ocasião a deputada doou um quadro para o acervo do Centro. A obra, de autoria da artista plástica Yara Tupynambá, retrata Joaquina do Pompéu, a Dama do Sertão – como ficou conhecida.
O Centro Cultural será uma mistura de museu, anfiteatro e área administrativa onde serão realizados uma série de atividades culturais. “As pessoas do interior do estado tem pouco acesso aos bens culturais. A iniciativa da prefeitura de Pompéu em criar o Centro Cultural é extremamente relevante. Vai permitir ao cidadão da cidade e do entorno participar das atividades promovidas ali”, afirma Luzia Ferreira.
Para a parlamentar, o museu é uma reverência à memória de Joaquina do Pompéu. “Por mais histórias que ouvimos sobre seu temperamento, é preciso reconhecer toda a história desta mulher. Dona Joaquina esteve a frente do seu tempo, não só pelo poder econômico que gerou uma grande influência política no império, mas, por jogar por terra todos os mitos de mulher – apenas – cuidadora de filhos. Ela toma a frente dos negócios da família de forma competente e passa a ter influência nas atividades políticas daquela época. Se hoje as mulheres conquistaram o direito de voto e ocupam postos importantes é porque, em todos os períodos históricos tivemos a presença daquelas que ousaram desafiar as normas de restrição impostas e construíram seu espaço, a exemplo de Joaquina do Pompéu”, declara.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
 O Procurador do Estado Joaquim Cabral com sua esposa; Heloisa Carvalho Guimarães e sua irmã Bete C. Guimarães.Foto JP.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
AS IRMÃS BETE E HELOISA C. GUIMARÃES, JACINTO GUIMARÃES, INÊS GUIMARÃES E JOSÉ CLAUDIO MASCARENHAS.INÊS  prometeu-me enviar matéria sobre moda. Ela é estilista de moda... a Zuzu Angel das Gerais. Foto JP
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
O Mestre de Cerimônia Carlos Fóscolo com o Procurador do Estado, Joaquim Cabral – que foi amigo do saudoso Promotor de Justiça de Pompéu Hugo Fóscolo.Foto JP.
 
Notas e Fotos


SÓSIAS

Vocês conhecem a garota da foto? É a Tânia Alves?Sim, mas e a do centro? É ela também? Não. A foto do centro é  minha amiga de Três Marias: Grazi ou Gra.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
JULIANA e JÚLIA: duas presenças de realce  nas solenidades de inauguração do Museu Dona Joaquina do Pompéu: amigas do Doutor Castro(leia-se HUGO HENRIQUE DE CASTRO). (Foto Elias).
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
CARLOS ELOI e CARLOS FÓSCOLO. Eloi fez um dos melhores discursos de toda sua trajetória e nos fez lembrar dos tempos em que ele  arrancava aplausos do público onde quer que se apresentasse.JP.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
DOM BERTRAND e o Monarquista EXPERIDIÃO PORTO.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Parte da Mesa de Honra , no Museu Dona Joaquina.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
PALAVRAS QUE NOS FAZEM CAMINHAR!


Olá Acidália,
 "ACIDÁLIA QUERIDA... TER VOCÊ, FALAR DE VOCÊ, MENCIONAR SEU NOME... PUBLICAR FOTOS SUAS EM NOSSO SITE... NÃO TENHA DÚVIDA: O PRESTÍGIO NÃO É PRA VC... O PRESTIGIO É TODO NOSSO. "NÓS" É QUE NOS ENGRADECEMOS TENDO-A EM NOSSO MODESTO "MINIFÚNDIO".UM BEIJO GRANDE PRA VOCÊ, MINHA QUERIDA."

Júlio Porto

Obrigada amigo...
Sinto-me viva e feliz... porque continuo contando com a amizade  e o Prestigio de todos vocês!
Vejam o Site... deste meu amigo... Colunista Social... JULIO PORTO... o melhor das Minas Gerais!
www.julioporto.com
 
Notas e Fotos

CUMPRIMENTOS
 
Parabéns pelo site. Muito bom. Jornalista como você que sou, é bom saber
que Pompéu tem uma página que a represente tão bem. Espero em breve visitar
minha terra que sinto tanta saudade. Um abraço e parabéns novamente. Irei
incluir nos meus favoritos.( Carlos Virgílio Chagas  Cordeiro).NR. Carlos é filho da pompeana LAURA CHAGAS CORDEIRO e do então Sargento TEIXEIRA.
 
Notas e Fotos
POPULAÇÃO CANINA
 
DE DOER, constrangedor a presença de cães por todos os cantos da cidade. A população canina de Pompéu tá de espantar.Em todos os locais públicos que se vai, eles são notados e sempre incomodam. ALÔ PREFEITO: MÃOS À OBRA, PELO AMOR DE DEUS.
 
Notas e Fotos
CEARÁ
 
"Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado." - Cid Gomes, atual governador do estado do Ceará.(Face de Ediene Campos)
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
MÉDICA DE BRASÍLIA ADOTA MEDIDA RADICAL

A revolta com os constantes assaltos levou uma médica de Sobradinho, a 22 quilômetros de Brasília, a tomar uma atitude radical. Para afastar os bandidos de sua casa, há dois dias ela fixou seringas com as agulhas expostas e um cartaz escrito “Muro com sangue HIV positivo. Não pule”.
A atitude chocou os moradores do condomínio RK, que protestaram e levaram a síndica Vera Barbieri e multar a médica. Antes de receber a notificação, no entanto, ela retirou as seringas do muro, mas o cartaz continuava exposto neste domingo (22).

- É uma atitude preconceituosa. Não podemos expor as pessoas a esse tipo de tratamento. E se tiver algum portador de HIV aqui dentro do condomínio? É uma ofensa.

Vera ainda conta que tentou contatar a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar, mas foi informada de que não poderiam fazer nada contra a médica.

Os vizinhos ainda contam que a médica admitiu ter pegado as seringas contaminadas no Hospital Regional do Paranoá, onde trabalha como ortopedista.

Procurada pelo R7, a assessoria do hospital informou que vai abrir uma sindicância para apurar como a médica retirou as seringas do lugar.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
6º COLOCADO DO MISTER BRASIL É MORTO EM SÃO PAULO

Morto a facadas em um apartamento da rua Oscar Freire, área nobre de São Paulo, na madrugada desta terça-feira, o modelo Murilo Rezende da Silva, 21, foi eleito Mister Piauí 2011 e ficou em sexto lugar no concurso Mister Brasil deste ano, segundo os organizadores do evento.

Dois homens são achados mortos em apartamento na Oscar Freire

O corpo dele foi encontrado em um quarto do apartamento do analista de sistemas Eugênio Bozola, 52, no bairro de Pinheiros, zona oeste, que também foi assassinado na madrugada de hoje.

Bozola foi encontrado na cozinha pela diarista, quando ela chegava para fazer faxina no apartamento.

A polícia suspeita que uma terceira pessoa tenha matado os dois e depois fugido com o carro de Bozola, um Honda Civic que, até as 20h30 de hoje, não tinha sido encontrado.

No Twitter, os organizadores do Mister Brasil disseram que o modelo Silva era uma pessoa de "caráter irretocável, admirado por todos".

O analista assassinado é irmão do diretor-presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de dados de São Paulo) Célio Bozola. Segundo seus familiares, ele não tinha inimigos e nunca relatou ter sido ameaçado.

Conforme a Polícia Civil, Bozola estava morando havia quatro meses com um companheiro em seu apartamento. Os investigadores, no entanto, não souberam informar se essa pessoa era Silva.

A polícia informou que o corpo dos dois homens tinham ferimentos e que há indícios de luta corporal, pois havia muitas manchas de sangue no imóvel.

O carro de Bozola, um Honda Civic, foi levado da garagem do prédio, que não possui câmeras de segurança. Manchas de sangue também foram encontradas na garagem.

O caso foi registrado no 14º DP, mas deve ser encaminhado ao DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa).

A principal testemunha do caso é o porteiro que trabalhava no turno da madrugada. Até as 20h30, ele ainda não tinha prestado depoimento.



MURILO REZENDE E RALPH SANTOS(os dois primeiros à esquerda).
Ralph está abalado, chocado com a morte do amigo(à sua direita, morto em S Paulo na madrugada de terça feira).
 
Notas e Fotos
JORNAL RATIONAL(SÓSIA DA GLAUCIENE(MICAPEL)
 
VOCÊS NOTARAM como a Glauciene, que já trabalhou na Micapel, se parece com aquela repórter do Jornal Rational do Programa do Ratinho?

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
“As Melhores Mulheres pertencem aos homens mais atrevidos. Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim, as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, ELES estão errados... Elas têm que esperar um pouco mais para o homem certo chegar... aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore”.
(Machado de Assis)Está no orkut da minha amiga  Selma - foto(BD).

 
Notas e Fotos
SETE ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O MAU HÁLITO
 
Na impossibilidade de fazer a limpeza bucal, recorra a alguns truques
 
POR LAURA TAVARES
Embora alguns alimentos, como alho e cebola, possam causar mau hálito, a razão mais comum para esse mal quando ele se torna frequente é a falta de higiene bucal, principalmente da língua. A dentista Michelle Davanço, especializada em estomatologia e profissional da Clínica Steticlin, conta que, muitas vezes, a halitose torna-se tão habitual que o portador nem a percebe mais. Nesse caso, fique atento ao alerta de colegas e procure um dentista. Mas, quando ela é resultado de um simples imprevisto que nos impede de escovar os dentes, você pode investir em alguns alimentos para deixar sua boca mais agradável. Confira:











Maçã, cenoura e pepino
Quando comidos crus e com casca, a maçã, a cenoura e o pepino realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental. Dessa forma, impede o acúmulo de bactérias e livra de possíveis odores indesejados.

Para se ter noção de como é imediato o resultado dessa interação, experimente consumi-los quando sentir que os seus dentes estão um pouco ásperos, o que evidencia a formação da placa bacteriana. Após o consumo, passando a língua por eles novamente, você os sentirá lisinhos. Não é à toa que, como explica a dentista Michelle, esses alimentos são comumente chamados de "detergentes".
 
Notas e Fotos
Pessoal Mariana nasceu ontem as 21:12, com 3,600 kg e 53 cm de pura saúde. O bebe mais lindo que já vi na minha vida (nada como uma mãe  coruja rsrs)
 
Notas e Fotos
ESCUSAS
 
            A COLUNA SE APRESSA em  se desculpar com o casal amigo LUCIANO AFONSO DE CAMPOS E SILVA e DANIELE. O casal tem uma filha, que se chama MARINA  e não um filho como foi divulgado.Ao casal as nossas perenes escusas.

 
Notas e Fotos
REFLEXÃO
 
“Eu falo o que você  quer ouvir, você fala  o que  eu quero escutar e assim vamos enganando um ao outro”.(Frase de Orkut)

 
Notas e Fotos
PIADINHA
 
            O “cumpade” chega na casa da “cumade”.E, como o “cumpade” não estava, ele não resistiu  e “cantou “ a sua “cumade”.
            Ela fala pra ele:
            - Que isso, “cumpade”??? Aproveitando que seu “cumpade” não ta aqui???Mas, quando ele chegar aqui, vou contar pra ele.Ocê vai ver...
Mal fechou a boca, o marido dela aponta( e o “cumpade” – marido dela  - era bravo que só vendo.
Ao avistar o “cumpade” chegando, ele não quis prosa e deu uma pressa de logo ir embora.
Mas, o “cumpade” dele o viu  saindo apressado e ficou sem entender.
Aí, perguntou pra sua mulher:
            - Muié, que pressa é aquela do “cumpade”, nem veio me cumprimentar!!! O que há de errado com ele???
            A patroa, lhe respondeu:
            - Ele veio aqui pra te pedir a sua espingarda emprestada e como eu sei que você não gosta de emprestar, falei pra ele.
            Ah... então é isso??? Busca a espingarda depressa lá, busca depressa.
            E, o marido da “cumade”  saiu correndo atrás do “cumpade” com a espingarda na mão e gritava:
            - Espera ai “cumpade”.. vem cá... espera ai “cumpade”.Mas o “cumpade” não queria conversa e  quanto mais ele gritava com a espingarda na mão, mais o “cumpade” tomava distância... rssss
(Colaboração: essa o Renato Frigotudo me contou esta semana em uma de nossas  caminhadas. Quase que tivemos que interromper a caminhada de tanta gargalhada).

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Carlos FOSCOLO



carlos@foscolo.biz



27/08/11





INAUGURADO O CENTRO CULTURAL “DONA JOAQUINA”
 
            Tivemos a satisfação de participar, como MC (Mestre de Cerimônias) “amador” da solenidade que marcou a inauguração do Centro Cultural Dona Joaquina, um complexo composto de uma casa de fazenda transplantada da Fazenda do Laranjo, que abrigará o museu, um amplo e moderno  prédio de dois pavimentos que abrigará a Secretaria de Cultura e um anfiteatro, tudo isso plantado em uma ampla área à entrada da cidade.
 
            A solenidade, conforme estimativas feitas, contou com mais de 1.000 pessoas e durou nada menos que quatro horas.  Nada menos que 50 prefeitos compareceram, além de inúmeros deputados estaduais e federais, além de várias autoridades das várias esferas.
 
            O ponto alto da cerimônia foi a presença de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II.  Em sua fala, Dom Bertrand a todos surpreendeu quando ressaltando o valor e a coragem de Dona Joaquina, revelou que não menos corajosa foi a Imperatriz Dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, seu tetra-avô, que segundo ele, foi ela quem realmente proclamou a Independência do Brasil, revelando ainda que ela era a governante “de facto” da nação.

QUEM FOI DONA JOAQUINA DO POMPÉU
 
 
Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco Souto Maior de Oliveira Campos, nasceu em Mariana-MG, há 259 anos atrás, exatamente nesta data, em 20 de agosto de 1752. Era filha de Dr. Jorge de Abreu Castelo Branco, um advogado, que mais tarde, após se tornar viúvo finalizou seus estudos eclesiásticos e ordenou-se padre.
 
Em 1763, Pe.Dr. Jorge de Abreu Castelo Branco, muda-se com a família para a cidade de Pitangui, onde Joaquina, aos 11 anos de idade, conhece o Cap. Inácio de Oliveira Campos, com quem viria a  se casar no ano seguinte, então com apenas 12 anos de idade.
 
   Capitão Inácio de Oliveira Campos era descendente de importante família paulista, filho de Inácio de Oliveira e Ana Campos Monteiro. Vale ainda ressaltar que era neto do grande Bandeirante que desbravara o sertão de Pitangui, Antônio Rodrigues Velho, também conhecido como Velho da Taipa.
 
   Após o casamento se mudaram para a fazenda de Nossa Senhora da Conceição, que pertencera a Antônio Pompeu Taques. A sede da fazenda era precária, como quase tudo em todo o Centro-Oeste Mineiro. Foi então necessário construir uma nova residência para o casal. Os trabalhos de construção do Sobrado do Pompéu iniciaram-se no final do séc. XVIII, entre 1753 e 1760,  e teve como construtor o mestre-carapina Tomé Dias. O solar era a sede de um feudo com cerca de 1 milhão de alqueires, que se  estendiam de Pará de Minas a Pitangui e de Pompeu até Paracatu.
 
   Dona Joaquina, floresceu seu instinto empreendedor após a doença do marido. O Capitão Inácio ficara paralítico em uma de suas viagens ao sertão do Paracatu. Dona Joaquina, teve, então de assumir a liderança da fazenda do Pompéu, organizando os vários currais espalhados pelo “sertão” das Minas Gerais, implementando assim a criação do gado de corte.
 
                                      ...em 1825, ano em que foi feito inventário dessa rica fazendeira, seu patrimônio contava com nada menos que cerca de 43.560 cabeças de gado. Essa enorme boiada não encontrava saída apenas nos mercados das Minas Geris, dirigindo-se para o Rio de Janeiro, e talvez, até mesmo para outras regiões do Brasil.
 
    Esta menção nos dá uma idéia do pioneirismo de Dona Joaquina, o que foi reconhecido em sua época pelas autoridades reais, pois ela solidificou seu nome após fazer doações de alimentos para abastecer a corte recém chegada de Portugal em 1808. Estas doações foram bem recebidas pelo Príncipe Regente Dom João (futuro Dom João VI) e isto ajudou em sua imagem comercial, firmando assim praça no Rio de Janeiro para a venda do gado e possivelmente de outro mantimentos provindos do Pompéu.
 
 
     Fez também grandes doações por ocasião da iminente guerra da Independência em 1822, doando mais uma vez gado para o abastecimento das tropas. Segundo Agripa Vasconcellos, o patriotismo de Dona Joaquina era tão grande que durante o período em que se tratava da independência do Brasil de Portugal, ela “usava em sua roupa fitas na cor verde-e-amarelo” representando seu amor ao Brasil. Esteve com o Príncipe Dom Pedro na então capital da capitania, Vila Rica de Ouro Preto, quando de sua vinda à Minas Gerais. Segundo relatos da época “uma grande comitiva com mais de 10 mulas chegou a Vila Rica, parecia até o cortejo de um bispo”.
 
Dona Joaquina teve 10 filhos. Destes nasceu uma vasta descendência, composta por 87 netos, 333 bisnetos, 1108 trinetos, que originaram algumas famílias influentes como Castelo Branco, Lopes Cançado, Guimarães, Abreu e Silva, Cunha Pereira, Álvares da Silva, Machado (Souza Machado, Castro Machado, Serra Machado), Cordeiro, Valadares, Maciel, Oliveira Campos, Pinto Ribeiro, Adjuto, Sigaud, Vasconcelos, Capanema, Mascarenhas, Melo Franco, dentre outras).
 
Dona Joaquina faleceu aos 72 anos de idade, no dia 7 de dezembro de 1824, na fazenda do Pompéu e foi sepultada na capela do cemitério da mesma fazenda.
 
São poucas as mulheres que lutaram pelo Brasil e ajudaram em sua construção, Dona Joaquina é uma destas mulheres que marcaram seu tempo com suas histórias e mitos, não esquecendo sua importância e pioneirismo em relação às lutas de igualdade feminista em relação aos homens, não esquecendo que tudo isso se passou no final do século XVIII e início do século XIX. Hoje só temos a certeza de que foi uma das construtoras do Brasil, e por este motivo é necessário que resgatemos sua memória e seu projeto de engrandecimento.
 
E nós, pompeanos, temos a certeza de que muitos destes frutos que estão sendo colhidos hoje são o produto da semente plantada por uma mulher que deixou para as gerações futuras o exemplo de sua resiliência e determinação na consecução de seus objetivos.
 
Ao catalogar as famílias descendentes da matriarca, uma surpresa para mim é que meu tetra-avô, que se chamava Manoel Pinto Ribeiro, pai de minha avó, Maria Gonçalves Ribeiro, de Paraopeba, que fica a 70 km daqui, provavelmente seria um dos descendentes de Dona Joaquina! Que mundo pequeno, não?
 
 
 
DOM BERTRAND

Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach, nasceu em 1941, em Mandelieu, no sul da França, onde o exílio da Família Imperial e a II Grande Guerra reteve sua família até 1945.  É bisneto da Princesa Isabel, a Redentora, e também do Conde D’Eu, herói que bravamente lutou na Guerra do Paraguai e trineto do grande imperador Dom Pedro II.

D. Bertrand veio para o Brasil, ainda criança, com apenas 4 anos de idade, juntamente com os pais e três irmãos, logo após o término da II Guerra Mundial. Passou o restante da infância entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, e a juventude entre o Paraná e São Paulo, aonde fora enviado para estudar.

Descendendo de Reis, Santos e Heróis, de Fundadores de Impérios e Cruzados, o Príncipe Imperial recebeu uma educação à altura das tradições que encarna. Realizou seus estudos secundários em parte no Estado do Paraná, onde seu Pai se instalara como fazendeiro, em parte no Colégio Santo Inácio, dos padres jesuítas, no Rio de Janeiro. D. Bertrand se formou em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1964. Hoje Reside com o irmão, D. Luís, no bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo. Além de advogado, o Príncipe ainda Piloto civil, sendo reservista da Força Aérea Brasileira.

Há de se ressaltar, no entanto, o seu lado espiritual e ideológico. Desde muito jovem recebeu esmerada formação católica, sendo orientado por seu Pai para o gosto pelo estudo doutrinário e a análise dos acontecimentos nacionais e internacionais. Participou com entusiasmo, nos bancos acadêmicos, das pugnas ideológicas que marcaram o Brasil na primeira metade dos anos sessenta. Foi sua formação completada com freqüentes viagens à Europa, uma das quais deu-se durante toda a primeira Sessão do Concílio Vaticano II, quando o jovem Príncipe tomou estreito contato com a intelectualidade católica acorrida a Roma para o magno evento.

D. Bertrand vem dedicando, pois, sua existência à difusão dos ideais católicos e monárquicos, vistos por ele como facetas distintas e harmônicas de um mesmo ideal. Tornou-se conferencista  sempre mais solicitado, impressionando os auditórios não menos pela clareza da exposição que pelo forte efeito de sua personalidade, marcada a fundo pelos princípios que professa.

Sempre atento a tudo que diz respeito à soberania nacional, D. Bertrand vem alertando para as influências e iniciativas que afetem, de modo encoberto ou não, nossos direitos sobre a Amazônia. Pela mesma razão, o Príncipe Imperial, diante campanhas de descrédito que visam às forças armadas, julga imperioso prestigiar o militar e o policial cumpridores do dever.

Afeito desde a infância ao campo, Dom Bertrand é Coordenador Nacional e Porta-voz do Movimento Paz no Campo. Percorre todo o território nacional fazendo conferências e tomando contato com lideranças rurais em todo o País ,

            Na vida política brasileira tem se destacado pela defesa de seus ideais, marcadamente pela vitória alcançada pela eliminação da Cláusula Pétrea —dispositivo legal que desde a implantação da República vedava toda atividade e propaganda monárquica — aspiração finalmente acolhida na Constituição promulgada em 1988, a qual convocou o Plebiscito de 1993 para determinar a forma e regime de governo a vigorarem no País. Não obstante os obstáculos colocados à pretensão dos monarquistas, como a proibição de uso do horário eleitoral, assim mesmo o movimento liderado por Dom Bertrand logrou um resultado expressivo com 13% dos votos validos para a monarquia.

No tocante a temas em debate no mundo de hoje, D. Bertrand, coerentemente com seu pensamento, se posiciona claramente no campo da propriedade privada, livre iniciativa. e tem sido um constante defensor da instituição da família, bem como do sagrado direito da vida.

 

 
MISCELÂNEA
 
 
OS PERIGOS DO SILOGISMO
 
 
            Recebi de meu amigo Cláudio Leopoldo, esta mensagem que provavelmente teve sua circulação facilitada por um sindicato.  O Cláudio, com certeza ma enviou por saber que gosto muito de brincar com os números.  Vou apresentar-lhes a mensagem e logo em seguida vou mostrar o perigo do silogismo com suas premissas falsas.  Eis a mensagem recebida:

 “13º Salário NUNCA Existiu...

”Os trabalhadores ingleses recebem os ordenados semanalmente!
Mas há sempre uma razão para as coisas e os trabalhadores ingleses, membros de uma    sociedade mais amadurecida e crítica do que a nossa, não fazem nada por acaso!
Ora bem, cá está um exemplo aritmético simples que não exige altos conhecimentos de Matemática, mas talvez necessite de conhecimentos médios de desmontagem de retórica enganosa. Lembrando que o 13º no Brasil foi uma inovação de Getúlio Vargas, o “pai dos pobres” e que nenhum governo depois do dele mexeu nisso.
            Porquê? Porque o 13º salário não existe.
            O 13º salário é uma das mais escandalosas de todas as mentiras dos donos do poder, quer se intitulem “capitalistas” ou “socialistas”, e é justamente aquela que os trabalhadores mais acreditam.
            Suponhamos que você ganha R$ 700,00 por mês. Multiplicando-se esse salário por 12 meses, você recebe um total de R$ 8.400,00 por um ano de doze meses.
R$ 700,00 X 12 = R$ 8.400,00
Em Dezembro, o generoso governo manda então pagar-lhe o conhecido 13º salário.
R$ 8.400,00 + 13º salário = R$ 9.100,00
 R$ 8.400,00 (Salário anual) + R$ 700,00 (13º salário) = R$ 9.100,00 (Salário anual mais o 13º salário)... e o trabalhador vai para casa todo feliz com o governo que mandou o patrão pagar o 13º.
Façamos agora um rápido cálculo aritmético:
Se o trabalhador recebe R$ 700,00 mês e o mês tem 4 semanas, significa que ganha por semana R$ 175,00.
 R$ 700,00 (Salário mensal) dividido por 4 (semanas do mês) = R$ 175,00 (Salário semanal) O ano tem 52 semanas (confira no calendário se tens dúvida!). Se multiplicarmos R$ 175,00 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será R$ 9.100,00 . R$ 175,00 (Salário semanal) X 52 (número de semanas anuais) = R$ 9.100,00
O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o 13º salário
Surpresa!! Onde está, portanto, o 13º Salário? A resposta é que o governo, que faz as leis, lhe rouba uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o governo só manda o patrão pagar quatro semanas) o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.
 No final do ano o generoso governo presenteia o trabalhador com um 13º salário, cujo dinheiro saiu do próprio bolso do trabalhador.
Se o governo retirar o 13º salário dos trabalhadores da função pública, o roubo é duplo.
            Daí que não existe nenhum 13º salário. O governo apenas manda o patrão devolver o que sorrateiramente foi tirado do salário anual”.

NOSSA OPINIÃO SOBRE  A MENSAGEM
          
            O missivista acima talvez estivesse correto se não tivesse partido de uma premissa falsa.  Ele partiu do princípio, adotando um ledo e enganoso conceito, de que  “o mês tenha 4 semanas”.  Não!  O mês não tem 4 semanas!!  O único mês que tem 4 semanas é o de fevereiro, assim mesmo quando o ano não for bissexto, pois neste caso, também fevereiro não tem exatamente 4 semanas.  Assim, por exemplo, o mês de janeiro, como todos os outros de 31 dias têm 4,42 semanas, o de fevereiro às vezes tem 4 e nos anos bissextos tem 4,14, e os meses de 30 dias têm 4,28 semanas.
 
            O missivista se esqueceu de que o cálculo do valor do salário semanal, quer dos ingleses ou americanos que recebem semanalmente não é feito da forma que ele preconiza.  O cálculo correto de se encontrar o valor semanal é multiplicar o salário mensal por 12, e dividir por 52.  Assim sendo, o missivista errou quando afirmou que quem tem salário mensal de R$700,00 tem um salário semanal de R$175,00.  O salário semanal neste caso seria  R$700,00 X 12 = R$8.400,00 / (dividido) por 52 = R$161,53.
 
            Assim, quem ganha R$700,00 por mês, ganha R$161,53 por semana.  É simplesmente um erro grosseiro dividir o salário mensal por 4 para encontrar o valor semanal Em vista disso, todo o cálculo e conclusão a que chegou missivista cai por terra se eliminarmos a falsa premissa de que  “o mês tem 4 semanas”



NOTÍCIAS DO TJACMG
 
No próxima dia 13 de setembro estaremos dando um mini-curso sobre Mediação e Arbitragem, na Faculdade de Direito de Pará de Minas, a convite de sua direção.  Para este mini-curso, que acontecerá numa noite de terça-feira, a partir de 19:00 horas foram reservados 45 vagas.  O evento faz parte da Semana de Assuntos Jurídicos da FAPAM.
 
Na primeira quinzena de setembro estaremos iniciando o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Mediação e Arbitragem, que terá a duração de 18 meses.  O curso terá a efetiva participação do Desembargador Dr.Belizário Correa de Lacerda, uma das maiores autoridades em ADR (Alternative Dispute Resolution)
 
 

 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site