NOTÍCIAS: 29/08/15 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

 

AMIGOS MAIS RECENTES DO  FACE

 

GRAZIELE SANTOS

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

LEILA ANDAKI

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

BETH, de Sete Lagoas.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Padre SÉRGIO VENCESLAU, vigário da Paróquia de São José Operário.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

EDMUNDO JÚNIOR e VANESSA CABRAL.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ELVÉCIO CASTRO( leia-se Moto Sport).

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MARIA INÊS PORTO, da sociedade de Caeté.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Histórias da PM

SARGENTO RAIMUNDO DE OLIVEIRA

O médico e o soldado de três testículos
A Polícia Militar de nosso Estado já teve várias denominações. Em 22 de julho de 1893 era chamada de ‘’Brigada Policial de Minas’’, nome que continuou até o dia 30 de agosto de 1914.
Era seu comandante geral o Tenente Coronel Cristiano Alves Pinto, no período republicano, de 15 de outubro de 1909 a 21 de outubro de 1911. Foi então que um rapaz ainda muito jovem de nome João Guedes Durães, saindo de sua terra natal, antigo ‘’Porto Salgado’’,nome primitivo, da hoje cidade Ribeirinha de Januária (MG), procurou a capital do Estado, pois pretendia assentar praça, como falava naquela ocasião (ser soldado). Após passar em todos os testes aplicados, ele foi reprovado no exame de saúde pelo médico da Brigada.
Não concordando com o parecer do clínico por não portava doença alguma, muito pelo contrário, era, por demais, sadio, procurou o gabinete do comandante da unidade e quis saber o motivo. Imediatamente o comandante chamou o médico e perguntou o que estava acontecendo com o candidato a soldado.
O médico respondeu: Ele é aleijado. Voltando o comandante a perguntar: Por que doutor? O doutor respondeu: ele tem três testículos. O comandante disse: Isso não é doença prova que ele é mais homem do que eu que só tenho dois.Portanto, inclua- o em nossa fileira o mais rápido possível. E assim foi feito. Passado muitos anos, o soldado mencionado no posto de capitão, no dia 18 de agosto de 1931, estando ele no comando da Guarda Palaciana do governador mineiro Olegário Maciel, ocorreu um episódio que ficou conhecido em nosso meio como ‘’18 de agosto de 1931’’.
O coronel Pacheco de Assis, à época, comandante do 12º Regimento de Infantaria do Exército,sediado em Belo Horizonte, comunicou dizendo que foi nomeado a interventor do estado de Minas e como eram três horas da madrugada, perguntou ao capitão Durães da Força Pública que comandava a guarda naquele dia, como seria recebido no palácio.
O capitão Durães respondeu: Se vier em paz, será recebido com todas as honras, em caso contrário, não.Ao que foi respondido pelo comandante do 12º: Você sabe com quem está falando? Voltou o capitão a dizer: Sei, é o comandante do regimento do nosso Exército.
Em quanto o diálogo se passava, o capitão da Guarda do Palácio preparava a defensiva usando um piquete de cavalaria, uma sessão de metralhadora pesada, um grupo de combate, e ainda proferiu uma última palavra para o comandante do 12º, que só entregaria o Palácio depois de morto, contudo,houve uma negociação entre Getúlio Vargas e o Olegário Maciel que evitou o confronto armado.
Nessa narrativa, ficou patente que o médico errou, e o comandante acertou, pois a coragem do Capitão João Guedes Durães, o homem que possuía três testículos, salvou a honra da Força Pública Mineira.(Extraído do Jornal Centro de Minas – Curvelo).

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CIDADE DE LUZ

LUTO Luz-MG, 26 de agosto, 2015 
PROFESSOR GUGLIELMO NECCI, VOLTA À CASA DO PAI

É com grande pesar que a Diocese de Luz - MG e sua sede episcopal, perdem hoje, dia -26/08, seu ilustríssimo cidadão Sr. Guglielmo Necci,(foto) conhecido como Diretor Necci. Professor Necci era italiano, nasceu em Acuto, no dia 18 de dezembro de 1925. Chegou aqui no Brasil no ano de 1950, a seu pedido, veio trabalhar como Religioso na Congregação São Gabriel, com apenas 25 anos de idade. 
De 1950 a 1954 foi professor no Colégio Montfort, em Carmo do Rio Claro, sul de Minas, onde construiu uma linda Capela no alto da colina. 
Em 1954, foi nomeado Diretor do Colégio São Gabriel de Cássia - MG, também no Sul de Minas, o qual acabou de construir, ali permanecendo de 1955 a 1958. 
De 1959 a 1966, foi transferido para Bambuí – MG, para ser professor e Diretor do Colégio Antero Torres, da Congregação dos Irmãos de São Gabriel. Em Bambuí ergueu o belíssimo Santuário São Sebastião, ricamente ornado com pinturas do Pe. Agostinho Caputti, Beneditino Cisterciense, seu amigo particular que vivia em Claraval – MG. O Santuário de estilo clássico, medindo 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, com teto redondo e recoberto de estuque, possui belas pinturas dos quatros Evangelistas, da Ascensão de Cristo - de 4m por 6m; no fundo um afresco do martírio de São Sebastião medindo 4m por 8m e, nas laterais, a Via Sacra em telas de 3m por 1,5m. 
No ano de 1966, Professor Necci, voltou ao estado secular, quando constituiu família ao se casar com a dedicada professora Nair Cardoso Necci, com quem viveu na mais perfeita harmonia de quase 49 anos de pura felicidade, superando todas as dificuldades. Deus alegrou o casal com quatro filhos: Fabíola, Ana Flávia, Guilherme Henrique e Fabiano, todos formados. Possui cinco netos, que são tudo para o (avô) “Nonno”: Valentina e Rafaela (filhas de Fabíola casada com Aramis Maciel), Vitória (filha de Ana Flávia), Ana Júlia e Guilherme (filhos de Fabiano casado com Fabiana). 
Em 1966 e 1967, trabalhou em Moema-MG, onde ajudou o Pe. Jonas Martins Ferreira na construção da Matriz “São Pedro”, em forma octogonal e com seus grandes arcos lembrando a cúpula da Basílica Vaticana. 
No ano de 1968 mudou-se para a cidade de Luz – MG – “Luz foi a minha nova terra”, dizia orgulhoso. Nessa cidade, onde o Professor Guglielmo Necci é mais conhecido como “Diretor”, trabalhou mais de duas décadas à frente do “Estadual”, o Colégio Zico Tobias, cujo nome é homenagem à memória do pai de Dom Belchior Joaquim da Silva Neto, CM. 
Naquele ano, para assumir a Diretoria do Colégio Estadual Zico Tobias, viu-se obrigado a naturalizar-se brasileiro “de papel passado”, pois o coração já era desde aqui chegou. A convite do Prefeito Laerton Paulinelli e de Dom Belchior começou com uma pequena Escola, inicialmente com 5 salas de aulas e apenas 130 alunos no Curso Ginasial. Posteriormente, nessa mesma escola instalou o Curso Científico, o Curso Normal, o Técnico em Contabilidade, Química e Eletricidade, alcançando, enfim, mais de 1.100 alunos permanentes. Conforme a necessidade, foram sendo ampliadas as instalações da Escola para Biblioteca Comunitária, Cantina, conjuntos sanitários, serviço de som externo e interno, quadra de esportes interna, e com a construção do primeiro poliesportivo do Estado de Minas Gerais, erguido com recursos dos alunos e festas realizadas pela Escola, e que hoje imortaliza o nome do grande benfeitor: “Poliesportivo Guglielmo Necci”. Tudo isso com recursos da Caixa Escolar e com uma verba do MEC de Cr$ 200.000,00 (duzentos mil cruzeiros). Em dias festivos, obrigatoriamente no dia 07 de Setembro, os alunos desfilavam com a fanfarra de setenta figuras, militarmente uniformizadas. Promoveu famosas Olimpíadas com competições entre esportistas das cidades vizinhas. 
São muitos anos como professor e Diretor do Colégio no Brasil. Muitos anos dedicados à Educação da juventude. Em toda cidade em que trabalhou, desde Carmo do Rio Claro até Luz, para evitar que os jovens em idade de adolescência saíssem de casa para estudarem nas grandes cidades, Professor Necci, teve a brilhante ideia de fazer com que os jovens continuassem seus estudos em sua própria cidade, não precisando sair da sua cidade para estudar longe da família. Dessa forma, juntamente com outros Irmãos de São Gabriel e professores do lugar, instalou o Curso Cientifico em todas as cidades por onde passou, obtendo ótimos resultados, permitindo que muitos jovens ingressassem na Universidade e colassem grau no Curso Superior. 
Em reconhecimento pelo enorme bem feito em prol da educação da juventude, em todas as cidades em que lecionou, como Cássia, Bambuí, Moema, Luz, recebeu, merecidamente, o título de cidadão honorário. 
De seu trabalho à frente da Escola Comendador Zico Tobias em Luz – MG, por ele amorosamente dirigida entre 1969 a 1988, Professor Guglielmo Necci dizia com satisfação: “O nosso lema era sempre o mesmo: Deus, Pátria, Família e para conseguir bons resultados a nossa disciplina era quase sempre militar, pois não se faz educação sem uma boa ordem e disciplina. Ainda hoje quando encontro com um ex-aluno de 30 ou 40 anos atrás me abraçam e agradecem por tudo que receberam”. O professor Necci lembra: “Sempre cuidamos de Deus nas aulas de religião, projeções religiosas, missas e coroações. A Pátria nunca foi esquecida. Brilhantes eram os desfiles no dia 07 de setembro. A família se fazia presente através de reuniões com os pais, comemorações de datas cívicas como o dia das mães, dos pais, do estudante, celebração da Páscoa, Reuniões do Grêmio, Festas Juninas, Gincanas, Olimpíadas com a participação da comunidade integrando Luz às cidades vizinhas e através de Boletim Informativo, e do Jornal “O Caracol”, fazendo balanço e reflexão envolvendo professores, pais e alunos. Nunca deixamos uma turma sem aula. Se um professor precisava faltar, íamos para sala de aula e dávamos uma atividade para os alunos>: aula de Química, Física, Biologia, Matemática, moral e Cívica, Religião ou Literatura. Cada turma tinha um professor padrinho que colaborava com a disciplina, aprendizagem e atividades extraclasse, como excursões planejadas. Os resultados de tudo isso, nos vinte anos de trabalho na direção apareceram em dezenas de Médicos, Veterinários, Engenheiros, Dentistas, Advogados, Professores, Administradores, Contadores e especialmente bons pais e mães de família.’’ (Jornal de Luz, A Voz do Alto São Francisco, Luz – MG – 13/12/2002, pág. 05) 
Ainda em 1968, a convite do Prefeito Sr. Laerton Paulinelli, passou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Luz, assumindo a função de Secretário do Prefeito, em contínuo entrosamento com o Governo Estadual, e Chefe de Obras do Município, quando, por nove anos, comandou os trabalhos de construção da Prefeitura Municipal de Luz, do Fórum Orsine Batista Leite da Comarca de Luz, do Centro Esportivo Laerton Paulinelli, do Clube Social de Luz, de escolas rurais, além de obras de abastecimento de água, saneamento básico e arborização, com o plantio de mais de 2.000 árvores nas ruas da cidade. 
Como membro ativo da Pastoral Diocesana, além de diversas comissões na Paróquia N. Sra da Luz e no Bispado, ainda auxiliou o Sr. Bispo, Dom Belchior, na construção do Seminário Diocesano N. Sra. da Luz, que depois se tornou Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, em Luz. Por vários anos foi o responsável pelas finanças da Catedral Diocesana e do Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima, em Luz. Com o saudoso Monsenhor Omar Nunes Coelho, administrou a reforma daquele santuário, com o piso de marmorite, sacristia, janelas e portas de ferro e vidro. Foi o fundador do Lions Clube de Luze o primeiro Provedor do Hospital Senhora Aparecida de Luz, de 1968 a 1971 para qual, apesar das dificuldades financeiras conseguiu grandes melhorias com a assinatura do convênio com o INSS e depois com o Funrural. 
Teve a alegria de fazer parte da primeira turma dos 10 primeiros Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística de todo o mundo, investidos em solene provisão de Dom Belchior Joaquim da Silva Neto, CM, através de especial autorização do Santo Padre, Papa Paulo VI, obtida durante o Sagrado Concílio do Vaticano II, em 01 de janeiro de 1967. Professor Necci, da primeira turma, era o último vivo, foi provisionado enquanto ainda em 1966 quando era um dos 3 supervisores de Casa Religiosa. Sendo Religioso, à época, foi provisionado meses antes da provisão dada a outros leigos da Diocese de Luz – MG. Fez parte dos três primeiros Ministros da Eucaristia do Brasil. 
Em 1988 aposentou-se do Magistério, mas continuou seu trabalho de apostolado, como membro ativo da comunidade, da qual é grande inspirador e conselheiro. 
Aos 88 anos de idade, fazia parte do grupo do Terço dos Homens, na Matriz da Paróquia São José Operário em Luz-MG, onde as quartas feiras se reunia com mais de trezentos participantes para a piedosa devoção da recitação do terço mariano. 
Vida de otimismo e solidariedade: “Precisamos fazer algo em prol dos menos favorecidos. A cidade só crescerá quando o povo unido com as autoridades souber viver fraternalmente procurando o bem-comum e marchar juntos, levados pelo mesmo tema: Deus, Pátria e Família”.
Ao relembrar toda sua trajetória e pioneirismo de muitos que ajudaram até aqui, Guglielmo Necci, reafirmava seu espírito juvenil e empreendedor, exemplo a ser seguido pelas atuais gerações: “Sentimos satisfeitos, realizados por tudo que fizemos em nossa vida, se fosse para recomeçar tudo de novo, faríamos tudo do mesmo modo”. 
Rezemos e agradecemos a Deus pela vida e a missão de Professor Necci, aqui entre em nossa terra de Luz! Pedimos a Deus, que por intercessão da Vigem Maria, Nossa Senhora da Luz, conceda ao seu filho, nosso Professor Necci, consolo de seus familiares e o descanso na vida eterna. 
Obrigado por tudo, Professor Necci! Estes são os sinceros votos de gratidão da Paróquia Nossa Senhora da Luz e de nossa Diocese de Luz – MG.

Biografia extraída do Livro "Os 10 primeiros Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística" de Carlos Pedroso, páginas 49 a 55.

(Colaboração:  RENATA EGÍDIO DE OLIVEIRA – Tia Ré)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Você conhece ou já ouviu falar sobre o Programa 5 S?
Sabe de alguma empresa que utiliza essa ferramenta de qualidade em seu dia a dia?
Sabe quais são os resultados que o Programa proporcionou?
Pois bem, inicialmente, vamos falar um pouco sobre a história do Programa. O Programa 5 S surgiu no Japão, justamente no início da aplicação da metodologia da Qualidade nas empresas japonesas, nos anos 50, e tinha como principal objetivo preparar as organizações para a implementação de programas de qualidade mais abrangentes. Além desse objetivo, buscava-se com a implementação do Programa 5 S promover uma “organização” do ambiente industrial, com a realização de atividades de limpeza, utilização racional de recursos e o estabelecimento de regras para evitar desperdícios e reduzir custos.
O programa recebeu esse nome em decorrência de possuir 5 etapas sequenciais, que têm palavras iniciadas com a letra “S”, no idioma Japonês, denominadas Sensos. Diversas, entretanto, customizaram o Programa, tendo sido acrescentados “S”, porém sem alterar a estrutura e os seus objetivos.
Concebido e nascido em ambiente industrial, atualmente o Programa 5 S vem sendo utilizado também em ambientes administrativos ou até mesmo pelo ser humano, em atividades básicas, como o arrumação de um armário, por exemplo.
Os 5 Sensos poderiam também ser conceituados como uma orientação a ser seguida por todos na organização em prol de um objetivo comum. Dessa forma, acima de tudo, podemos entender que o 5 S visa realizar uma profunda mudança de comportamento das pessoas, e, por consequência, melhoria na competitividade das empresas.
Considerando a complexidade do idioma, no Brasil, a tradução do significado dos Sensos mais próxima de nossa realidade foi promovida pela Fundação Cristiano Otoni, uma das pioneiras em Gestão da Qualidade em nosso País.

Vamos então conhecer os Sensos do Programa 5 S, por ordem de aplicação.

SEIRI - Senso de Arrumação.

Você já observou o conteúdo de sua carteira ou sua bolsa e percebeu a quantidade de papel desnecessário que você continua guardando? Então, nas empresas também o ocorre a mesma situação. Há um grande número de papéis, dados e informações, no âmbito administrativo, que são desnecessários para o desenvolvimento das atividades e que as pessoas continuam “guardando”.
No ambiente de produção, em muitas situações, existem equipamentos, máquinas e utensílios desnecessários que ocupam espaços, dificultam a movimentação de pessoas e podem até mesmo provocar acidentes. Dessa forma, o Senso de Arrumação visa orientar as áreas e pessoas que nela trabalham para manter no local de trabalho somente aquilo que é necessário para o desenvolvimento das atividades, descartando tudo o que for desnecessário.

Como benefício, obtém-se redução da utilização de espaço físico, estoques, transportes e armazenamento; evita-se a compra de materiais ou componentes em duplicidade; o desperdício com perda de validade de produtos; e ainda aumenta a produtividade das pessoas, dentre outros.
Porém, tudo que é feito de forma não racional tende a provocar prejuízos. Recomenda-se que, na aplicação do descarte de suprimentos, materiais, documentos e equipamentos, seja feita uma análise criteriosa do ambiente, observando-se:

O que pode ser jogado fora?
O que deve ser guardado?
Qual o prazo de arquivamento?
O que pode ser útil para outra área?
O que deve ser consertado, vendido?

Após essa análise, tudo o que puder ser descartado deve ser colocado em local pré definido, de fácil acesso, onde os colaboradores possam escolher o que lhes interessar.

SEITON – Senso de Ordenação.

No seu ambiente de trabalho, como são utilizados os recursos? Há alguma ordenação ou não?
Realizada a fase de arrumação, a segunda etapa do programa envolve a ordenação. Os suprimentos, utensílios, máquinas e equipamentos devem ser dispostos de tal forma que qualquer pessoa que necessitar utilizá-los possa fazê-lo facilmente.
O layout da organização precisa definir claramente a localização de maquinários e ferramentas, equipamentos de segurança, para utilização por todos de forma imediata. Ou seja, o Senso de ordenação visa colocar em ordem os recursos, padronizar a utilização, dispor informações e objetos de forma correta, para que possam ser usadas prontamente e por todos.
Inclusive, de uma forma bem prática, pode-se trabalhar a identificação de áreas, arquivos, departamentos, com cartazes ou placas indicativas, visando facilitar a localização e utilização racional das instalações e tempo dos colaboradores.

Como benefícios, este Senso pode provocar a diminuição do tempo de busca do que é preciso para trabalhar; facilitar o trânsito interno e a execução dos trabalhos no prazo; evitar a compra de materiais desnecessários; racionalizar o trabalho, minimizar o cansaço físico e mental e melhorar o ambiente de trabalho.

SEISOH – Senso de Limpeza.

No seu ambiente de trabalho, como as pessoas colaboram com a limpeza?
Copos de café, por exemplo, são acondicionados corretamente? 
Limpam as mesas após utilizá-las para refeições ou lanches?
Em  ambientes em que todos utilizam os recursos e instalações, é preciso que as pessoas façam a sua parte, não deixando papéis jogados fora do cesto de lixo; utensílios de alimentação sujos em mesas de trabalho; utilizando adequadamente os banheiros e áreas comuns; e, especialmente, todos combatendo as fontes de origem da sujeira. 
No ambiente industrial, o acúmulo de pó, falta de manutenção e acúmulo de sujeira podem ser origem de quebras de máquinas e acidentes, provocando perda de tempo e prejuízos financeiros.

Assim, o Senso de Limpeza vai enfatizar a participação de todas as pessoas da organização com a limpeza do ambiente, realizando campanhas, promovendo palestras e atuando fortemente na mudança comportamental das pessoas.

 E lembrem se: Mais importante do que limpar é não sujar!

SEIKETSU – Senso de Saúde.

Qual seria a sua reação com um colega que insiste em fumar no local de trabalho? Que riscos essa prática traz à saúde coletiva?
As pessoas passam grande parte de sua vida em um ambiente de trabalho. Em contrapartida, estão mais sujeitas a contrair um simples resfriado ou uma doença mais séria em decorrência do ambiente e das condições de trabalho. E tudo isso provoca prejuízos diversos!
O Senso de Saúde é o responsável por manter o local de trabalho mais seguro, evitar danos à saúde dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.
No Seiketsu são recomendadas manutenções periódicas de equipamentos e máquinas, visando a não ocorrência de acidentes, identificação de locais de perigo, melhoria de iluminação, climatização adequada, diminuição despoluição sonora e visual, restrição a práticas nocivas ao ambiente, como fumar no ambiente de trabalho.
Acima de tudo, deve-se trabalhar a conscientização e envolvimento das pessoas para manutenção da boa saúde no ambiente de trabalho.

SHITSUKE – Senso de autodisciplina.

Você já reparou nas pessoas que fazem dieta e não têm autodisciplina? 
O que normalmente acontece com essas pessoas? 
Sugiro que você faça essa analogia com o senso de autodisciplina do Programa 5 S.
O ser humano precisa constantemente ser educado para boas práticas, principalmente em seu local de trabalho. É muito comum o abandono de técnicas e metodologias pelo “meio do caminho”, antes da auferição dos resultados.
De nada adiantaria a ênfase e a prática sistemática dos quatro sensos anteriores, se a organização não conseguir fazer dessas atitudes um hábito, transformando o conjunto de Sensos em uma prática constante.
Neste Senso, a ênfase é direcionada para a educação e não simplesmente no treinamento! 
A autodisciplina significa observar as atribuições  deveres, bem como a responsabilidade individual para o objetivo comum. 
O envolvimento total com o Programa vai exigir dedicação e comprometimento de todas as pessoas da organização, desde os mais humildes colaboradores até a alta direção da empresa.

 Implementação do programa. 

Mas, como implementar o Programa 5 S? 

Como se trata de ação institucionalizada, inicialmente ela deve ter o patrocínio da alta direção da empresa (lembra-se dos requisitos da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008?). Após, recomendadas e a instalação de um Comitê de Gestão do Programa, estabelecendo fases para sua implementação, culminando com a certificação das áreas com o cumprimento das etapas (sensos).
Naturalmente, não se pode esquecer de que os treinamentos, a conscientização das pessoas e a divulgação incisiva são essenciais para o sucesso do Programa. Cada Senso deve ser criteriosamente aplicado, sem pressa e, somente após certificado, é que o Senso seguinte deverá ser iniciado.
A fase de certificação tem um caráter psicológico muito importante, pois valoriza e reconhece os esforços da equipe, promovendo maior integração e comprometimento dos colaboradores.

Trabalho com esse programa desde o ano 2002, ano em que a Vallourec Florestal o implantou de vez em suas unidades de produção. É muito trabalho, mas vale muito a pena.

Colaboração: Ernane Campos

 

 

 

Notas e Fotos

REPERCUSSÕES DA SAIDA DO RENATO DO ROTARY

PREZADO COMPANHEIRO RENATO.

SINCERAMENTE RESPEITO, PORÉM LAMENTO SUA DECISÃO DE DESLIGAR-SE DO ROTARY CLUB DE POMPÉU, EMBORA O MOTIVO ALEGADO POR VOCÊ PAREÇA SER JUSTO.

SUA ATUAÇÃO JUNTO AO ROTARY CLUB SEMPRE FOI MARCANTE E DIGNA, TANTO É QUE VOCÊ É SEMPRE RECONHECIDO E HOMENAGEADO EM TODAS AS ESFERAS DO DISTRITO 4760.

É UMA PERDA IRREPARÁVEL.

UM ABRAÇO.
ANTONIO CAETANO - G.A. 2010/2012
--
Renato
Espero que esteja tudo bem com voce sua familia e seus negócios.
Parabéns pelo trabalho desempenhado no Rotary.
Tem hora que precisamos passar o bastão e dar foco em outra atividade que esta a nos exigir atenção.
A vida é feita de escolhas.
Um abraço
Miguel Gori
PROFESSOR CURSO GESTAO PARA GANHOS
--
PREZADO COMPANHEIRO RENATO:

Inicialmente gostaríamos de parabeniza-lo por mais uma brilhante iniciativa que rendeu frutos para a nossa querida Fundação Rotária. Como Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária expressamos, em nome dela e do nosso, sinceros agradecimentos.
Em segundo lugar gostaríamos de manifestar nosso enorme pesar pela sua iniciativa de se desligar da nossa instituição. Embora compreendendo as naturezas dos seus motivos, entendemos que a sua permanência (com atividades menos intensas) poderia representar importante contribuição para que você enfrente os problemas alegados.
Temos uma frase que espelha bem a sua situação "Um bom rotariano pode até sair do Rotary, mas o Rotary nunca sairá dele".
Pense e reavalie.

Elias Nahas.(JULIO PORTO, EM 25/06/2011).

 

Notas e Fotos

AULUS FARIA E SANTOS

Hoje, aos 20 dias do mês de junho de 2011, deixamos para Deus umamigo singular, digno, de caráter ímpar, amizade verdadeira, pessoa de grandeza ética e moral sem precedentes, terno, transparente, que deixará perpetuado o modelo de homem, filho, irmão, amigo, para todos aqueles que tiveram a graça e alegria de conviver e compartilhar os bons e maus momentos ao seu lado. FARIA, meu eterno amigo e irmão, vá... vá logo...
O Mestre Maior o confia para fazer do seu Reino um lugar mais aprazível e iluminado! Fica aqui translúcido minha maior angústia em não tê-lo mais entre nós, todavia com a certeza que onde quer que esteja a paz estará presente e com uma certeza ainda maior que ininterruptamente estará em nossos corações e pensamentos mais íntimos, puros e saudosos.
(Marco Antônio Lacerda Quirino).

Nr. Primo
Linda a sua mensagem.
Ela será transcrita em meu site no próximo final de semana.
E que deus o conforte. Não tive como vc - infelizmente - a ventura de me privar do seu convívio, mas o pouco que pude dele absorver, só me deixará boas lembranças.
Que deus, em sua infinita misericórdia o tenha para sempre e que ele descanse em paz.
Gde abraço, primo.(Faria, se vivo estivesse, estaria aniversariando neste quinta feira, 27) – Matéria publicada em 25/06/2011.

 

 

Notas e Fotos

DESAFIO PARA O JOSÉ GILBERTO

DESAFIO DO CASAL

Em uma festa de casamento, um casal desafiou um grupo de convidados a descobrir quais eram as suas idades. A única pista que o marido deu foi a seguinte: “A soma da minha idade com a da minha esposa é 91.
Agora eu estou com o dobro da idade que ela estava quando eu tinha a mesma idade que ela tem agora”. Você consegue descobrir qual é a idade de cada um deles?
NR. Esta é para o José Gilberto de Carvalho e(ou) para o José Luiz – filho do Ito e da Aida.

 

Notas e Fotos

PIADINHAS DE SOGRA

Querido, onde está aquele livro: 'Como viver 100 anos?'
- Joguei fora!
- Jogou fora? Por quê?
- É que a sua mãe vem nos visitar amanhã e eu não quero que ela leia essas coisas!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na sala de espera de um grande Hospital, o médico chega para um cara muito nervoso e diz:
- Tenho uma péssima noticia para lhe dar...
A cirurgia que fizemos em sua mãe...
- Doutor, ela não é a minha mãe... É a minha sogra, doutor!
- Nesse caso então, tenho uma boa noticia para lhe dar!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O cara chega pro amigo e fala:
- Minha sogra morreu e agora fiquei em dúvida, não sei se vou trabalhar ou se vou pro enterro dela...
O que é que você acha?
E o amigo:
- Primeiro o trabalho, depois a diversão!!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Qual a punição por bigamia?
Resposta: Duas sogras

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A mulher comenta com o marido:
- Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe...
- Maldito relógio!
Sempre atrasado.

 

Notas e Fotos

Uma noite na Academia Mineira de Letras

Recebi, na semana passada, o convite da minha amiga Flávia Queiroz. Haveria no auditório da Academia Mineira de Letras, um sarau com Celinha Braga e Lu Braga com a participação do grande escritor e presidente da Academia, Olavo Romano. O sarau trazia o título atraente de “Coisas do Interior”

Seria na terça feira, o dia em que falo para os velhinhos do asilo NAM. Mandei e-mail para o Olavo com cópia para a Flávia dizendo que saio esbodegado da palestra com os idosos.

Olavo reconheceu, mas agradou-me dizendo que sentiria minha falta. Flávia respondeu que o sarau era um bom momento para repor as energias.

É preciso repetir sempre que Olavo, como Presidente da Academia, renovou-a e trouxe para seu interior o que há de melhor da cultura em todos os campos da sabedoria. O vigor do Presidente virou força e renovação da Academia.

Em alguns convites, constava 19h30 horas para o início do sarau e eu saio da minha palestra no NAM cerca de 17h45.

Decidi ir mesmo cansado. Saí do Asilo às 17h45 e fui direto. A entrada era franca em evento de altíssima qualidade. Olavo antecipou em 15 minutos o inicio do sarau uma vez que houve desencontro de informações, e o horário real seria às 20 horas.

O estilo exclusivo do mestre Olavo deu inicio com o melhor do bom humor. Estilo inconfundível mescla seu jeito de falar e traz palavras e expressões do fundo do baú. Para quem conhece a vida no interior, especialmente no meio rural, foram recordações emocionantes. Para quem não conhece, Olavo conta histórias que facilitam o entendimento e abrem caminho para os casos bem humorados. Casos e causos sempre cheios de vivências populares. Alguns com sentidos picantes, sempre transformados em humor sadio nas palavras de Olavo.

Traz os causos mais interessantes que sua fala reveste de espontaneidade e graça. Casos de gente simples, de pequenas cidades, mormente do meio rural, encobertos de sabedoria, arrancaram gargalhadas livres de todos os presentes.

A fala de Olavo prima-se pela autenticidade e descontração. Interage com os conhecidos na plateia e fala os nomes destes sempre em momentos oportunos.

Olavo prometeu para breve um novo livro, Nas Últimas, com seus causos agora sobre histórias relativas à ida das pessoas desta para a outra; não diz se a ida sem volta é para melhor ou pior.

A noite completava-se ainda com a música nas belas vozes de Lu e Celinha Braga acompanhadas pelo violão da Celinha e da acordeonista convidada.

Música de qualidade,. Cheia de lirismo, romantismo e beleza.

Ouvimos músicas de elevada sabedoria e foi marcante para mim a canção Você vai gostar, que todos nós conhecemos por Casinha Branca. Outra que gerou, inclusive, discussão amável entre as duas irmãs, foi Cantigas, de Zeca Baleiro. Ritmo agradabilíssimo. Notícias do Brasil, de Milton Nascimento, Trenzinho Caipira e tantas outras belezas de nossa rica música popular verdadeira.

(Por Sebastião Verly)

 

 

Notas e Fotos

PADRE LIBÉRIO

NADA... NADA QUE PEDI AO PADRE LIBÉRIO ME FOI NEGADO. SOU DEVOTO DELE. PARA QUEM FOR CATÓLICO, DEIXO AQUI ESTA ORAÇÃO DO SANTO PADRE.
ORAÇÃO AO MILAGROSO PADRE LIBÉRIO
Protegei-me sempre ó Santo Padre Libério
E faça com que tudo eu pedir em Vosso nome
Nada me seja negado
Que eu possa com serenidade e firmeza
Vencer as dificuldades e superar com resignação o sofrimento
Que eu me considere sempre um vencedor e nunca um vencido
Porque creio em Vosso amor e em Vossa proteção.
Que assim seja. Amém!

 

Notas e Fotos

MORADORES DO 4º ANDAR. ESSA É ÓTIMA.

Um prédio de 4 andares foi totalmente destruído pelo fogo; um incêndio terrível.

Todas as pessoas das 10 famílias de Sem-teto, que haviam invadido o 1º andar, filhos de presidiários que ganham salário de R$ 850,00, faleceram no incêndio.

No 2º andar, todos os componentes das 12 famílias de retirantes, que viviam dos proventos da "Bolsa Família", também não escaparam.

O 3º andar era ocupado por 4 famílias de ex-guerrilheiros, todos beneficiários de ações bem sucedidas contra o Governo, filiados a um ParTido político influente, com altos cargos em estatais e empresas governamentais, que também faleceram.

No 4º andar viviam engenheiros, médicos, enfermeiros, psicólogos,  advogados, professores, empresários, bancários, vendedores, comerciantes, policiais, e trabalhadores com suas famílias. Todos escaparam.

Imediatamente a "Presidenta da Nação" indignada e toda a sua assessoria mandou instalar um inquérito para que o "Chefe do Corpo de Bombeiros" explicasse a morte dos "queridos companheiros" e por que somente os moradores, do 4º andar haviam escapado.

O Chefe dos Bombeiros prontamente respondeu:

- "Tinham saído para trabalhar."

COLABORAÇÃO: RUBENS LACERDA

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298
VANIM: 37 9928 1365 /// 8844 4560 /// 9142 5369

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

29-08-2015

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

29-08-2015

 

 

 

 

 

RECEITAS PRÁTICAS PARA O CARDÁPIO DO DIA A DIA


CARNE DESFIADA COM BATATA PALHA

INGREDIENTES - 01kg de batata palha
01kg de cebola cortada em rodelas
01kg de carne de panela desfiada
óleo para fritar
sal a gosto

MODO DE FAZER - Frite a cebola em óleo quente até dourar ligeiramente. Escorra em papel toalha. Misture a carne, a batata, a cebola e tempere com sal. Sirva logo acompanhada de arroz branco e uma salada verde.


COUVE FLOR COM OVOS

INGREDIENTES - 01 couve flor
03 xícaras de chá de leite
04 gemas
02 colheres de sopa de maizena
01 colher de sopa de margarina
sal a gosto
05 colheres de queijo ralado
04 claras em neve
200gr de mussarela picadinha

COMO FAZER - Corte a couve flor em raminhos e cozinha em água com sal. Escorra e reserve. À parte misture o leite com as gemas e a maizena, junte a margarina e o sal e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Junte três colheres de queijo ralado e metade das claras. Retire do fogo e misture bem. Despeje metade deste creme em um refratário untado. Coloque a couve flor, em seguida mussarela entre os raminhos da couve flor. Espalhe o creme restante e cubra com o restante das claras. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio para gratinar. Sirva quente.

Uma ótima sugestão para acompanhar carnes vermelhas assadas ou cozidas.


EMPANADINHOS DE FRANGO

INGREDIENTES - 500gr de peito de frango
suco de um limão
02 dentes de alho picados
125ml de leite
04 colhere de sopa de farinha de trigo
02 xícaras de chá de farinha de rosca
tempero a gosto
salsinha picada

MODO DE FAZER - Corte o peito de frango em cubinhos e tempere-os com suco de limão sal e alho, ou a gosto. Deixe no tempero por 30 minutos.
Em uma vasilha misture o leite, a farinha de trigo e a salsinha. Passe os cubos de frango nessa mistura em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo não muito quente e escorra em papel toalha.


Gosta de um aperitivo na hora da cervejinha, enquanto espera o almoço ou jantar? Está aí uma ótima sugestão.

Amo enquanto posso
Esqueço quando preciso
Acredito que só vale a pena lutar, por aquilo que vale a pena possuir...

Felicidades a todos, um bom final de semana e espero que curtam as receitinhas e façam bom proveito.



SUGESTÕES, DÚVIDAS E CRÍTICAS, FALE COM A GENTE,
Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

29-08-2015

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS DA ORDEM DOS ADVOGADOS DE POMPÉU

Mensagem para o mês dos Advogados


Justiça do Trabalho declara nula homologação de rescisão contratual feita por Juiz de Paz

A homologação da rescisão contratual de empregados com mais de um ano de trabalho na mesma empresa pode ser feita pelo Juiz de Paz?

A lei prevê essa possibilidade caso seja comprovada ausência ou impedimento dos outros órgãos competentes para a função. Dessa forma, a assistência prestada pelo Juiz de Paz é a última alternativa.

Nos termos do artigo 477, parágrafo 1º, da CLT, o pedido de demissão ou o recibo de quitação da rescisão, firmado por empregado com mais de um ano de serviço, só terá validade se for feito com a assistência do sindicato ou por autoridade do Ministério do Trabalho. Não havendo nenhum desses órgãos no local, a solução é encontrada no parágrafo 3º do mesmo dispositivo legal, que prevê que a assistência será prestada pelo representante do Ministério Público ou pelo Defensor Público e, na falta ou impedimento destes, pelo Juiz de Paz.

Por esses fundamentos, o relator considerou nulo o recibo de quitação da rescisão contratual. Assim sendo, manteve a condenação da ré ao pagamento da multa prevista no artigo 477 da CLT, já que, inexistindo acerto rescisório, não houve pagamento das verbas rescisórias no prazo legal.

15 DIREITOS QUE O CONSUMIDOR PENSA TER, MAS NÃO TEM

Verdadeiro ou falso: o cliente tem sempre a razão. Se você respondeu falso, acertou. Isso porque existem alguns direitos que as pessoas pensam ter, mas que, na verdade, nunca nem se quer existiram. Confira abaixo 15 direitos que não te pertencem.

1. As trocas de produtos não são válidas para qualquer situação, mas somente quando o produto apresentar defeito. Por isso, quando for comprar algum presente é bom já negociar com a loja a possível troca, uma vez que o presenteado pode querer trocar o tamanho, a cor etc.;

2. As trocas de produtos com defeito não são imediatas como se pensa. O lojista é amparado pelo Código do Consumidor, que estabelece um prazo de 30 dias para que o produto seja reparado. Caso ultrapasse esse prazo e o acordo não seja cumprido ou se o produto continuar defeituoso, aí sim é possível trocar por um produto novo ou pedir a devolução do dinheiro. Algumas lojas estipulam o seu próprio prazo - 15, 10 dias ou até mesmo uma semana e outras repõem o produto ou devolvem o dinheiro instantaneamente - mas isso é política da própria loja;

3. Há um prazo para o arrependimento da compra, que normalmente é de sete dias, mas vale somente para compras feitas fora do estabelecimento - internet ou pelo telefone, por exemplo. Nos casos em que não é possível ver o produto de perto no momento da compra;

4. O comércio não é obrigado a aceitar cheque ou cartão, mas o estabelecimento deve deixar essa informação em um local onde o cliente tenha acesso - cartaz ou placa de aviso, por exemplo;

5. Os produtos comprados de pessoa física não têm as garantias do Código de Defesa do Consumidor. A caracterização de consumo só existe entre o consumidor e uma pessoa jurídica. Esses são casos difíceis de solucionar se não houver um entendimento e acerto entre as partes;

6. Quando há uma cobrança indevida e o consumidor tem direito a receber em dobro, esse valor corresponde ao dobro somente do que foi cobrado a mais e não do valor total do produto, como muitas pessoas pensam e como é difundido;

7. Nos produtos com mais de um preço, deve vigorar o menor. Mas, isso pode variar. Se houve falha na exposição, o consumidor pode não ter direito de exigir. Por exemplo, um celular de R$ 1.000 por R$ 10. Nesse caso, não houve má fé, que é quando o lojista tenta atrair o cliente utilizando artifícios do tipo;

8. As dívidas antigas não expiram, como se pensa. Elas podem ficar no cadastro de inadimplentes por cinco anos e sair, mas pode ainda ser cobrada normalmente;

9. Os planos de saúde só devem oferecer o que consta na cobertura do contrato, nada mais nada menos. É preciso ver a cobertura do contrato e o rol de procedimentos obrigatórios fixado pela Agência Nacional de Saúde;

10. Em caso algum problema com o seu carro, o procedimento correto é acionar a seguradora que seguirá os procedimentos. Não adianta chamar um guincho para tomar as primeiras providências, isso pode atrapalhar o processo com a seguradora;

11. Caso seu eletrodoméstico queime devido à oscilação de energia em caso de temporais, você não pode mandar consertá-lo e depois apresentar a conta para a empresa de energia. Para ter o seu direito garantido é preciso que fazer orçamentos, mais de dois, apresentá-los à empresa e aguardar a aprovação para depois formalizar o pedido de ressarcimento;

12. Apesar de parecer ofensivo quando um comerciante pede a identidade para finalizar a compra, isso é legal. Para evitar fraudes, é direito do comerciante pedir um documento pessoal em compras feitas no cartão de crédito ou de débito;

13. Se você comprou um produto com preço promocional e que apresentou algum defeito, você poderá trocá-lo pelo mesmo valor que a loja recebeu e não pelo custo cheio que o produto tinha anteriormente;

14. Os bancos podem cancelar ou diminuir o limite do cheque especial sempre devendo comunicar prévia e expressamente essa decisão ao correntista. Isso porque o valor colocado à disposição do cliente é um contrato de empréstimo e fica a critério do banco escolher o valor oferecido;

15. Bares e casas noturnas podem cobrar o couvert artístico desde que realmente haja alguma manifestação artística no local e o estabelecimento informe previamente sobre a cobrança e seu respectivo


Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

29-08-2015

 

 

 

 

 

Times de  Futebol? São para Sempre!

Partidos Políticos?  Enquanto Representarem nossos Princípios Éticos


E continuam discutindo o sexo dos anjos sem adotar medidas para abortar o cáos que assustadoramente avança para arrebentar com o que resta das instituições brasileiras! O que é preciso fazer para que todos acordem? Isso aqui não deveria ser uma disputa de preferências como se faz no Campeonato Brasileiro de Futebol. Tudo isso é sério! É o futuro da Nação que está em jogo e que provavelmente não chegará até o final de 2015 com uma gestão governamental que possa assegurar um mínimo de tranquilidade e sustentação para principalmente as famílias mais carentes do Brasil.


Os indícios do cáos de gestão já estão começando a se mostrar. Aposentados com adiamentos de recebimentos, PIS adiados para o ano que vem. Equipes brasileiras ameaçadas de participar da Olimpíadas por falta de pagamento das taxas de inscrição, a volta do importo CPMF;  E assim por diante vai !


Oi pessoal! É hora de parar de achar que partidos políticos são iguais a times de futebol, quando se discute com paixão a sua atuação. Na política discute-se com realidades irrefutáveis! Vamos todos acordar para o bem do Brasil? Quem sabe se depois que toda esta tormenta passar, e que os indignos líderes sejam expurgados o, sim, valoroso Partido dos Trabalhadores não possa ressurgir com o nome de NPT - Novo Partidfo do Trabalhador para assim resgatar seus valores históricos que foram de forma irresponsável, negativamente comprometidos pelos atuais líderes da agremiação



CUIDADO!  OS INDICADORES ABSOLUTOS PODEM MASCARAR A VERDADE !


Na semana passada, quando a Presidente Dilma fez aquela brilhante exposição sobre o tema "METAS", enunciado que já ficou famoso até no exterior, dois amigos meus fizeram bem elaborados e sérios comentários aos meus escritos para tentar mostrar a supremacia dos governos do PT sobre os anteriores. E numa das alegações, foi dito que no governo anterior foram gastos 15 bilhões de reais e nos do PT mais de 100 bilhões, em Educação. Vejam só o perigo desta afirmação no “BRASIL DE HOJE”, onde, quando se diz que algo custou bilhões, logo o povo pergunta: E quanto realmente foi empregado na obra? Na era de corrupção e de propinagem institucionalizadas, quase nunca um Governo "investir muito",  e para provar isso mostra apenas as figuras de enormes valores que saíram dos cofres do Tesouro Nacional significa mais progresso para a Nação, do que investir pouco. Depende do destino do "Investimento".


ARRAIGADOS FALSOS  CONCEITOS DE ÉTICA NA POLÍTICA


Quem envolvido em discussões políticas já não ouviu o famoso jargão usado em defesa de possíveis corruptos gestores da coisa pública “ELE FURTA, MAS FAZ” (que na realidade é dito “Ele ‘Roba’ mas Faz”) ? Dá-nos a impressão de que já há um consenso tácito, inconscientemente aceitável, de que a ética pode ser desprezada desde que alguma obra seja realizada.  E assim, para contrapor a qualquer argumento que ataque a retidão da gestão, o argumento usado é sempre mostrar números gastos em supostos investimentos.  São números que representam  INDICADORES MERAMENTE ABSOLUTOS, que via de regra não levam em consideração outras variáveis, como por exemplo, se realmente foram aplicados na obra, se foram aplicados em vésperas de campanhas politicas, ou até mesmo a sua efetividade em termos de custo/benefício, ou real utilidade pública, como por exemplo os bilhões gastos com a Copa do Mundo no Brasil.  Além disso, é comum fazerem-se comparações entre épocas diferentes e desconsideram a análise de fatores possíveis de ocorrer como determinismo histórico e/ou econômico. Para mim alguns INDICADORES ABSOLUTOS, como citados pelos amigos, têm, sim, importância, mas, freqüentemente, quando levamos em consideração outras variáveis (época, população, capacidade de comunicação, inflação, planejado/efetivo realizado, etc.,etc.) a realidade costuma ser outra. Por isso para mim, que durante 3 décadas fui consultor de produtividade, as grandes estrelas da avaliação de performance de qualquer ação ou realização, são os INDICADORES RELATIVOS, que muitas vezes são propositalmente preteridos -- o quê não foi o caso de meus amigos -- principalmente quando a aparência da verdade é mais conveniente do que a própria verdade. Bem, desculpem a extensão deste comentário. Sempre tento ser sucinto, mas não tenho a capacidade e nem a virtude da síntese.

 


 

 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site