NOTÍCIAS: 29/12/12 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

JUNIA SOARES, da cidade de Ipatinga, porém   residente em Belo Horizonte. Ela é conterrânea dos meus amigos JOÃO LAMEGO NETO, ex-prefeito de Ipatinga; dos irmãos JOÃO E MARTA AZEVEDO e da eterna Miss Ipatinga, Miss MG e Miss Brasil SUZANA ARAÚJO DOS SANTOS.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

O médico  TALMA DIAS MACIEL e sua esposa PENHA.É dele o e-mail abaixo:

 

Meu amigo Geraldinho, acabo de ler sua ultima coluna, realmente brilhante, abordando assuntos diversos e sem perder o seu tradicional charme. Belíssimo relato do Verly a respeito do inesquecível  DR HUGO FOSCOLO, de quem também guardo as melhores recordações . Não sei contar causos mas esta eu presenciei. Quando o Dr.Hugo foi morar em Espinosa, eu lá estava iniciando minha carreira no Banco do Brasil e morávamos no mesmo Hotel quando tive a feliz oportunidade bater largos papos com o mestre....e certo dia apareceu para visitá-lo o mais importante político local e para puxar conversa pergunta: O Dr gosta de política? Sim, gosto. E qual é o seu partido? Resposta na lata...Monarquista....o ambiente ficou meio esquisito e o aunilha procurou apressar a visita.....Bem,voltando a sua coluna e sem deixar o Dr Hugo fora da conversa, o Carlinhos a cada dia se supera....parabéns a todos vocês  e um feliz natal do amigo e porque não  dizer eterno admirador TALMA

.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ROSE CORDEIRO – foto. (*) Pois é, Raphael!!! É como disse minha amiga Rose Cordeiro : “ esse povo é muito mentiroso, né? Falaram que o povo ia acabar . Eita povo mentiroso, viu”


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ROSE CORDEIRO com seu noivo CLAUDIOMIRO MACHADO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

(Este “post” foi extraído do face do amigo MARCELO FARIA)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Convite

Joaquim Campos Reis

Prefeito Municipal de Pompéu

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Mensagem Feliz Ano Novo

 

De repente num momento fugaz, 
os fogos de artifício anunciam 
que o ano novo está presente 
e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz, 
as taças se cruzam 
e o champagne borbulhante anuncia que o ano velho se foi e o ano novo chegou.

De repente, os olhos se cruzam, 
as mãos se entrelaçam 
e os seres humanos,
num abraço caloroso, 
num só pensamento, 
exprimem um só desejo 
e uma só aspiração: 
PAZ e AMOR.

De repente , não importa a nação; 
não importa a língua, 
não importa a cor,
não importa a origem, 
porque sendo humanos e descendentes de um só Pai, 
lembramo-nos apenas de um só verbo: AMOR.

De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, 
cantamos uma só canção, 
um só hino:
o da LIBERDADE.

De repente, esquecemos e lembramos do futuro venturoso, 
e de como é bom VIVER.

(Autor desconhecido)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

KÁSSIA BONFIM foi eleita Rainha do Carnaval 2013, nesta quinta feira, 27. Ela derrotou fortes candidatas. Demonstrou competência.

(Foto Flávia Dias)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

KÁSSIA BONFIM eleita Rainha do Carnaval 2013

(Foto Flávia Dias)

 

Notas e Fotos

CIUMES: TER OU NÃO??? 

Conheço pessoas que não têm ciúme. E admiro, admiro mesmo. Já ouvi falar que ciúme é sinal de insegurança, que ciúme é imaturidade, que ciúme é bobagem. Já ouvi dizer que ciúme é prova de amor. Olha, eu não sei definir o que é o ciúme, só sei dizer que a gente fica meio cega, meio burra, meio surda e fala muita besteira."(Extraído do Face de Junia Soares)

 

Notas e Fotos

Parabéns Meu amigo que Jesus lhe abençoe e o mantenha sempre com essa generosidade característica  das pessoas de bem Feliz aniversario.(Do amigo Talma)

 

Notas e Fotos

 

VISITA

QUEM ESTEVE aqui em minha residência para uma visita foi o amigo ASTROGILDO DE CASTRO PINHEIRO, Governador Assistente do Rotary, de S Gotardo. Visotou também outro grande amigo em comum: RENATO MAGELA (FRIGOTUDO) DE OLIVEIRA.*** ONDE ANDA o Doutor MARCO TÚLIO?*** GILBERTO VALADARES PORTO, girou em Pompéu. A tira colo: sua filha MARINA com seu namorado MARCELO – ELE da melhor sociedade de  Pitangui.

 

Notas e Fotos

UMA PÉSSIMA NOTÍCIA 

UMA PÉSSIMA NOTICIA: MEU GDE AMIGO DÉLIO JOAQUIM DE LACERDA SEGUE INTERNADO NA UTI. PASSOU MAL AKI EM POMPÉU – SOFREU UM DERRAME. SEU ESTADO INSPIRA CUIDADOS.ELE É CASADO COM MINHA PRIMA: ELIZABETH CAMPOS – PAI PORTANTO DOS MEUS QUERIDOS PRIMOS TÚLIO E MÔNICA. QUE DEUS LHE DERRAME SUAS RICAS BÊNÇÃOS E FAÇA COM QUE ELE SE RECUPERE.COLOQUEI ESTA NOTICIA NO FACE E RECEBI VARIAS MANIFESTAÇÕES.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

29-12-2012

 

 

 

 

 

 

UMA SEMANA APÓS O FIM DO MUNDO. O QUE MUDOU?

Há exatamente uma semana, especulações rondavam a cabeça de todos. Até onde esta loucura de “fim do mundo” poderia ser verdade? Até onde poderíamos levar a sério?
Eis que foi chegada a data: 21 de Dezembro de 2012. O tão temido dia, que por algum motivo poderia levar todos nós para outra dimensão, um local desconhecido que nos fizesse repensar sobre tudo aquilo que fizemos de errado para que isso acontecesse.
Eis que esse dia passou e nada do que foi “prometido” aconteceu.  Dentre tantas catástrofes podemos pensar: Será mesmo que um dia o mundo vai acabar ou é apenas a natureza mostrando sua força e pedindo socorro?
De certa forma, o mundo acabou sim.  Acabou para aqueles que ganhavam a vida criando boatos sobre isto, para aqueles que gostavam de enganar os outros dizendo que realmente deveríamos tomar uma providencia para que o mundo continuasse “existindo”. 
No dia do “apocalipse” não notei nada de anormal na cidade. O transito continuava ruim, o centro da cidade continuava movimentado e perigoso, as lojas continuavam vendendo absurdamente mais, por ser época de natal, o transporte publico continuava precário, e todos aqueles que tinham compromissos continuaram a cumprir suas agendas. A única diferença que notei é que, neste dia, todos estavam com sorrisos no rosto e com prováveis pensamentos de vitória: “eu sobrevivi a mais um fim do mundo!” “eu sou o cara!”. Embora nosso subconsciente saiba que tudo isto não foi nada além de boato, por um minuto, todos nós fomos pegos pensando: “e se o mundo realmente acabar? Para onde iremos? E nossas famílias? Vamos nos reencontrar?”  - Não diga que você por algum momento não pensou assim, sei que já pensou e que se sentiu coagido por estes pensamentos ruins. 
Em suma, o fim do mundo não passou de um pretexto para render assuntos em nossos televisores, rádios e principalmente na internet, onde tudo se propaga com uma velocidade assustadora. 
Portanto, vamos continuar vivendo pois ainda temos “muito mundo” pela frente.

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

29-12-2012

 

 

 

 

 
O SABOR DAS FRUTAS
 
 
      Se vc abusou da comida e da bebida nas comemorações do NATAL, vamos procurar alimentos mais leves, mais saudáveis para desintoxicar nosso organismo. Para isto, nada melhor que as frutas naturais que só trazem benefício e ajuda na hidratação de nosso corpo.
     Após uma refeição ou um lanche ou quando o corpo começa a pedir uma comidinha a qualquer hora do dia, nada melhor do que uma fruta fresca.
Ela tira a sede, alimenta, não engorda e sempre dá o prazer de comer uma coisa doce. Enfim, uma série de qualidades que poucos alimentos podem oferecer. As frutas são consideradas alimentos especiais, elas contém grande quantidade de água  que acaba com a sede e hidrata o organismo.
Também o açúcar que ela contêm é muito importante, pois se transforma numa grande fonte de energia para o corpo. Este açúcar é conhecido como frutose e é semelhante ao açúcar refinado mas é muito mais rico que este pois contém minerais, cálcio, ferro e fósforo. Uma das grandes vantagens das frutas é que elas têm propriedades medicinais, algumas estimulam o intestino, outras ativam as funções gástricas. Como podemos ver, as frutas são alimentos indispensáveis numa dieta e melhor ainda é que hoje encontramos variedades de frutas durante todo o ano, tornando ainda mais fácil o consumo das mesmas. Essa abundância faz com que as frutas sejam uma constante na mesa brasileira quando podem ser consumidas ao natural, que é a melhor forma de aproveitar seus nutrientes. Podem ser consumidas também em preparações de doces, geléias, compotas e outros.
    Então, abusou da comida nas festas de final de ano, escolha a fruta de sua preferencia e abuse dela. Esqueça aquela mesa farta, às vezes até exagerada e aprecie o sabor agradável das frutas que, com certeza só vai lhe trazer benefícios.
 
    E para auxiliar a escolha de um cardápio saudável e nutritivo, escolhi uma receita bem leve, própria para aqueles que abusaram da ceia de Natal, comendo alimentos gordurosos, calóricos, enfim, comeram e esqueceram que no dia seguinte o remorso viria à tona.
    Então vamos à receita e não se esqueçam que as frutas são as maiores fontes de energia e bem estar de nosso organismo.
 
 
                                        TORTA CREMOSA DE BANANA E CHOCOLATE
 
  INGREDIENTES - MASSA - 02 colheres(chá0 de margarina lighte
                                        1/2 xícara (chá) de aveia
                                        02 colheres(chá) de açúcar mascavo
 
 
                      RECHEIO - 1/4 de xícara (chá) de queijo cremoso light
                                      01 ovo
                                      01 clara
                                      3/4 de xícara de queijo frescal passado por peneira
                                      1/2 xícara de leite desnatado
                                      1/2 xícara de adoçante TAL E QUAL
                                      1/3 de xícara de cacau em pó
                                      1/2 xícara de banana amassada
                                      02 colheres (sopa) de farinha de trigo
                                      gotas de essncia de baunílha
 
                   COBERTURA - 1/4 de xícara de iogurte natural desnatado
                                        02 colheres de queijo cremoso light
                                        gotas de baunílha
 
 MODO DE FAZER - Junte a margarina, o açúcar mascavo e aveia e mexa bem. Precione a mistura de aveia no fundo de uma forma  e leve ao 
                            microondas em pot6encia alta por 3 minutos, girando 01 vez. Bata na batedeira todos os ingredientes do recheio e leve ao  
                            microondas por 5 a 8 minutos misturando sempre. despeje o recheio na forma. Coloque a forma no microondas sobre um
                            pratinho e deixe cozinhar por 6 a 10 minutos.Deixe amornar e gele por 1 hora.
                           Misture os ingredientes da cobertura numa tigela e mexa até ficar bem liso. Espalhe sobre a torta e leve à geladeira até ficar 
                           bem firme. Decore com fatias de bananas.
 
 
Aproveite bem esta receita, faça com carinho. Mesmo sendo de baixa caloria, não abuse, pois, o final do ano está aí e novamente, o exagero
 nas comidas e bebidas.
     Um FELIZ ANO NOVO para todos vocês. Que a paz do SENHOR JESUS reine em seus lares.
     Dúvidas, sugestões, críticas mariadapazpcampos@bol.com.br

 

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

29-12-2012

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

29-12-2012

 

 

 

 

 

 

 

OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS.

 

O que é outorga? 

É o instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos. Através da outorga, o IGAM executa a gestão quantitativa e qualitativa do uso da água, emitindo autorização ou concessão para quaisquer intervenções que alterem a quantidade, a qualidade ou o regime de um corpo de água.

A outorga não dá ao usuário a propriedade de água, mas o direito de seu uso. Portanto, a outorga poderá ser suspensa, parcial ou totalmente, em casos extremos de escassez, de não cumprimento pelo outorgado dos termos de outorga, por necessidade premente de se atenderem os usos prioritários e de interesse coletivo, dentre em outras hipóteses previstas na legislação vigente. 

Em Minas Gerais, os usuários de recursos hídricos de qualquer setor devem solicitar ao Igam a outorga de direito de uso das águas de domínio do estado. Para o uso de águas de domínio da União, a outorga deve ser solicitada à Agência Nacional de Águas (ANA). 

São de domínio estadual as águas subterrâneas e superficiais que tenham nascente e foz dentro do território do estado. São de domínio da união aságuas dos rios e lagos que banham mais de um estado, fazem limite entre estados ou entre o território do Brasil e o de um país vizinho. 

Cadastro de Uso Insignificante 

Algumas captações de águas superficiais e/ou subterrâneas, bem como acumulações, derivações e lançamentos não estão sujeitas à outorga. Eles são considerados insignificantes. 

Deliberação Normativa 09/04 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) estabelece critérios que definem os usos considerados insignificantes no Estado de Minas Gerais, sendo necessário, nesse caso, fazer um cadastramento junto ao IGAM, além disso a Deliberação Normativa CERH nº. 34, de 16 de agosto de 2010, define o uso insignificante de poços tubulares localizados nas Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos que menciona e dá outras providências. O procedimento inicial para o cadastro de uso insignificante são os mesmos para a solicitação de outorga.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

29-12-2012

 

 

 

ESCREVER – Uma Arte Cativante

 

            Li, nesta semana que passou, mais um dos excelentes artigos de nosso conterrâneo Sebastião Verly – que os mais antigos conhecem por “Tiãodo Gonde” – com certeza um dos maiores escritores de sua geração, e orgulho de nossa Pompéu.  Esta semana ele nos brindou com mais um artigo de sua lavra, cuja superior qualidade já conheço, há algum tempo, pois costumo freqüentar o seu espaço literário no http://metro.org.br , onde ele já premia os seus leitores cativos com mais de cem artigos, todos da melhor qualidade, que nada ficam a dever em excelência, técnica, interesse dos leitores, riqueza de descrição e, acima de tudo, um relato fiel da história moderna não só  de nossa Pompéu, mas de todos os outros lugares por onde passou, neste país ou no exterior, de onde tem também estórias interessantíssimas..

            Na semana que passou, me surpreendi  com uma mensagem de meu amigo Júlio Porto que começava dizendo, “Que maravilha...”   Logo a seguir ele me relata que se tratava de um artigo sobre meu querido pai, Hugo Foscolo, escrito pelo Verly, que acabara de ser publicado na sua coluna.

            Ao ler, e reler o artigo do Verly, logo de início notei uma das principais  características de nosso grande escritor e conterrâneo:  A riqueza de detalhes que até a mim – que sou filho – surpreendeu.

            Desde há algum tempo passei a não mais elogiar aos autores dos excelentes artigos dos conterrâneos que escrevem no http://metro.org.br –  grande parte deles pompeanos – ou publicam seus artigos aqui na Coluna Júlio Porto.  E isso, pelo receio de ser injusto, visto que há diferentes estilos ou preferências por uma, ou outra linha de artigos.  Temos artigos mais técnicos, que podem tratar de alimentação, direito ou política, como os da Maria da Paz, do Leonardo e os meus.  Temos outros que são mais filosóficos, introspectivos, sensíveis, enfim, mais humanos como os do Primo Di – Itamar – e os do Verly. São estilos diferentes, que por sua vez agradam a diferentes gostos e preferências.  Mas em todos notamos um ponto em comum: A paixão pelo escrever.

            Longe estou de ser um modelo de virtude. Mas quero confessar aqui, de público, algo que já tive a oportunidade de por várias vezes relatar à minha família e amigos.  É possível que isso eu tenha herdado de meu, Hugo Foscolo, que quando seu pai, meu avô, Avelino Foscolo faleceu, deixando uma pequena fortuna em fórmulas que ele criara quando estudou farmácia na Bayer, na Alemanha, meu pai, o caçula de dez irmãos, disse para os irmãos que como herança queria apenas os óculos de seu pai, que ainda hoje ornamentam uma estante de minha irmã, em sua casa.  Estou dizendo isso porque eu também nunca tive essa avidez por dinheiro e riquezas que às vezes notamos – mas não criticamos – em muitas pessoas.  Nunca tive qualquer inveja das grandes contas bancárias ou de muitos bens.  Mas se há algo que eu realmente invejo – e sempre invejei – é esta capacidade que algumas pessoas têm – como teve o Avelino Foscolo – fundador da Academia Mineira de Letras – de escrever com criatividade, com sentimento, com a capacidade de cativar e prender ao texto as pessoas que  os lêem, como o fazem o “Primo Di” Djalma, ou o Verly, ou outros que têm estilos semelhantes.

            Gostaria eu também de poder abandonar o hábito da crônica política – que se torna tão torpe como aquilo que ela mesma descreve – e passar a escrever sobre o sentimento, a alma, o amor, o ódio, a amizade e outros valores similares que são o cimento que constroem a obra dos grandes escritores.  Invejo as pessoas que conseguem, ou conseguiram, durante suas vidas, escrever contos e romances.  Quando releio os inúmeros livros de meu avô, fico a imaginar sobre o quê move um homem com uma invejável inteligência e cultura, casado com a filha única de uma das pessoas mais influentes e ricas de Tabuleiro Grande – hoje Paraopeba – o médico Manoel Pinto Ribeiro, descendente direto da matriarca Joaquina do Pompéu, o que move – repito – um homem assim dedicar-se a escrever romances sociais e dedicar-se à causa dos mais humildes, embora fosse –  não um ateu –  mas um agnóstico?

            Aqui, hoje, quero dedicar esses meus escritos, malmente elaborados nos estertores da madrugada – como sempre sói acontecer – ao agradecimento ao amigo Sebastião Verly pelas primeiras palavras – e também primeiras homenagens – que meu pai jamais recebeu publicamente, quer nesta nossa Pompéu, onde foi Promotor de Justiça por vinte anos, ou na sua terra –Paraopeba – onde nasceu e para ali voltou para viver até morrer.   Mas, se fosse possível sobreviver à morte, ele hoje estaria de qualquer forma feliz, pois sempre foi um incansável adepto da prática do fazer o bem dentro do mais completo anonimato e sempre avesso a homenagens que mais prestigiam quem as presta do quem as recebe,

            Obrigado amigo Tião por sua belas e tocantes palavras dirigidas a este grande e, para mim, inigualável homem que foi o Doutor Hugo Foscolo,  cuja maior satisfação era reler os seis mil livros de sua biblioteca, estudar suas dez línguas, e dedicar-se ao ensino do Esperanto, que por ser uma língua universal ele acreditava que ela seria uma das soluções para uma paz mundial, harmoniosa e duradoura.

                  http://tjacmg.com/inex

Ou ligue para Carlos Foscolo (37-3523-1686)

 

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site