NOTÍCIAS: 30/03/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

LAYS BONFIM REIS – O Destaque da Semana . Aluna do Col. Estadual Ministro Francisco Campos, onde cursa o 1º Ano. Seus planos para o futuro? Concluir seus estudos e cursar faculdade de psicologia.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MARIANE Pinheiro. Quer saber de quem é o coração que ela aprisionou? Leia em ELLAS & ELLES.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Minha amiga Lady Di, digo lady Diriane Tiengo – esposa do nosso querido amigo LUCÉLIO Silva, festejado ex-Delegado de Policia de Pompéu, hoje  prestando serviços em Santo Antônio do Monte.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
 

MICHELE GOMES, minha amiga, da cidade de Ribeirão das Neves.

 

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Bacharel MAGNO CÉSAR DA SILVA.

 

 

 

 

 

 

MINI ENTREVISTA

         ESTA COLUNA PRESTA  esta semana uma justa homenagem a uma ilustre figura do cenário policial do nosso Estado. Ele comemora seu aniversário e sua aposentadoria com uma excelente e invejável folha de serviços prestados a policia civil de Minas Gerais.Ele irá reunir familiares, convidados e amigos mais chegados para a dupla comemoração.

 

Nome: Magno César da Silva 

Esposa: Maria Aparecida Mota do Amaral Silva

Três Filhos: Mateus,Carolina e Eduardo.

Primeira cidade onde trabalhou: Dores do Indaiá ,de 1991 a 1996.

DE 1996 a 1997, na cidade de  Luz.

Em  Bom Despacho, de  1997 a 2003.

Na Corregedoria Geral da Policia Civil em Belo horizonte, de -2003 a 2007.

Em Nova Serrana, de 2007 a 2009.

E, em Bom novamente de 2009 a 2013.

Doutor Magno abre um parêntesis para comentar alguns lances interessantes da sua carreira: pela a Corregedoria Geral de Policia Civil, participou da operação  ao combate  e a prostituição  infantil no norte de minas em 2003.

Na cidade de Pompéu participou das investigações do homicídio  do taxista  João Bosco e também do homicídio  da garota Talita.Foram crimes que tiveram muita repercussão na época. O ilustre Bacharel atuou como Delegado de Polícia na época em que o Secretário de Segurança era um dos nomes mais expressivos do nosso Estado era o senhor José Rezende..

            Do alto desta coluna gostaríamos de externar os nossos cumprimentos e o nosso abraço  ao querido amigo, que pode colocar sua cabeça no travesseiro e ter a mais absoluta certeza que desempenhou suas dignas funções com acerto e do dever cumprido.

PARABÉNS, AMIGO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MAGNO CÉSAR DA SILVA.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

VEJAM COMO essas quatro  irmãs pompeanas são lindas: ANA MARIA , ADRIANA, AMANDA E ANDRÉIA MACIEL

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Adorei a sua coluna. Quanto tempo não tínhamos contato. Que bom que te encontrei no face.  Continue com este trabalho maravilhoso que você faz..É bom para a alma e
para o coração. Beijos(Carmem Lacerda - foto)

Minha vida... meu exemplo!! Meu tudo...

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

TUDO BEM... TAMBÉM ACHO; MAS TAMBÉM NÃO APANHA,NÉ???

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Hoje aniversário do PMDB! Partido que tem o maior número  de mulheres filiadas no Brasil,e que atua por elas o ano inteiro: com ações que defendem os seus direitos,atuações para maior participação na política,priorizando a formação e capacitação como meios de empoderamento das mulheres,atuação para que seja crescente o índice  no mercado de trabalho sem desigualdade salarial,zelando pela saúde  integral da mulher,combatendo os altos indices da violência contra as mulheres......enfim....ao lado das mulheres ,o PMDB através do núcleo PMDB MULHER parabeniza todos do "MDB ate o PMDB" que ao longo desses 47 anos fizeram a HISTÓRIA na DEMOCRACIA DO BRASIL.

Eida hoje, é  além de ser Presidente do PMDB Mulher e Secretária Geral do PMDB aqui em Pompéu, é  Membro Titular do PMDB Mulher Estadual e também Delegada Estadual  - o que lhe  dá o direito a voto na Convenção Nacional que acontecerá  nos dias 26 e 27 de abril em Brasília ... Ela estará representando  Pompéu nesse memorável dia ...

NR. Esse link abaixo merece ser visto. Eu recomendo a todos os meus leitores.É um primoroso discurso do Deputado Sávio Souza Cruz, na Assembléia do Estado de Minas Gerais.

http://www.youtube.com/watch?v=tb8OUgcSJiE

 

Notas e Fotos

ELLAS & ELLES

NOVO ROMANCE  na praça: Arnaldo Natal Costa, alto funcionário do Banco do Brasil) e a bonita Mariane Pinheiro(Mary) – ex-Serginho Silveira. Lindo casal. *** POR SUA VEZ, Serginho Silveira está namorando a linda morena Letícia Martins, funcionária da Drogaria Popular. *** E JÁ QUE ESTAMOS falando de romance: quem está de namoro firme É o amigo Alexandre Soares e a bonita Poliana Guimarães. *** O TENENTE ALVES atualmente está prestando serviços na cidade de Bom Despacho .*** LUCIMAR. CARRIJO, minha amiga de BomDespacho , vai ter que “amargar” sua perna “gessada”. Fraturou a tíbia e vai ter que ficar no “girau” por algum tempo. Ela levou um tombo do ônibus que a levava para trabalhar , em Nova Serrana, onde presta serviço para a prefeitura.Desejo à minha querida amiga pronta recuperação.

 

Notas e Fotos

CARTÃO DO GILBERTINHO

Recebi há anos, do meu querido primo Gilberto Valadares Porto, no dia 09/11/1984 o seguinte cartão, numa época em que a cidade se viu invadida em todos os lares pompeanos de “pernilongos” – verdadeiro flagelo:

“Caro primo, aqui... mais mulher do que pernilongos no Morro Doce. Meu abraço, Gilbertinho”. Rsssss. (Os risos são meus)

NR:  Ele deve se lembrar deste cartão. Ele tem excelente memória.

 

Notas e Fotos

ANTÓNIO

            Este é o nome do filho do advogado GUILHERME e kalu. Guilherme é filho dos amigos HUMBERTO CAMPOS MACIEL e de ELAINE CAMPOS MACIEL. Domingo que passou, a familia se reuniu em Belo Horizonte em honra do garoto Antônio e o evento foi  comemorado em alto estilo com farto churrasco, na residência dos jovens avós Humberto e Elaine. A tempo: o garoto  leva o nome do seu avô, que era conhecido por Dondô,que por sua vez deixava-se  impressionar com a inteligência .do neto Guilherme e sempre comentava isso com seus familiares.

 
 

Notas e Fotos

Os dias da Semana Santa

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaicacom os seus dicípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua PaixãoMorte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

Segunda-Feira Santa

A Segunda-Feira Santa é o segundo dia da Semana Santa, cujo começo tem lugar no Domingo de Ramos, e durante a qual os cristãos comemoram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Em alguns lugares é conhecida como segunda - feira de trevas. Nesse dia realiza-se o ofício de trevas.

Terça-Feira Santa

É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

Quarta-Feira Santa

É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício de Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-Feira da Ceia

É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do BatismoCrisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.

Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é presointerrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação LitúrgicaPaixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo de Páscoa

É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

(Fonte Wikipédia)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

30-03-2013

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

30-03-2013

 

 

 

 

DELÍCIAS DE PÁSCOA
 
    Páscoa é época de chocolate! É época de presentear amigos e familiares com os famosos OVOS DE PÁSCOA, que são encontrados nos mais diversificados tamanhos, sabores e modelos.
   Se você deseja economizar ao presentear seus amigos, é aconselhável você mesmo preparar seus produtos de chocolate. É mais trabalhoso, mas no final você vai ver  o quanto economizou. Para isto, é só observar com atenção as dicas a seguir:
 
                                                  COMO PREPARAR O CHOCOLATE
 
   Veja se todos os utensílios que vão entrar em contato com o chocolate estão secos, principalmente as formas.
   Os chocolates nobres, ao leite ou meio amargo, precisam de choque térmico. Rtire a tigela do banho- maria ou
   do microondas, espalhe sobre uma pedra mármore e movimente o chocolate com uma espátula.
   O chocolate deve estar numa temperatura de 28 graus. Caso não tiver um termômetro culinário teste a temperatura
   colocando um pouco de chocolare no lábio inferior, a sensação deve ser fria.
   Para desenformar ovos e bombons, o chocolate deve soltar da forma naturalmente. Não bata a forma, pois pode quebrar.
   Se não desenformar, volte à geladeira.
 
                                   TECNICAS DE PREPARO DE BOMBONS RECHEADOS
 
    - Preparar o chocolate de acordo com as instruções dadas.
   - Usar sempre formas limpas e secas
   - Pincelar as formas com chocolate derretido, retirando o excesso com uma espátula
   - Levar `geladeira até secar
   - Repetir a operação até que, levando à claridade, a forma esteja totalmente coberta, sem falhas.
   - Coloque o recheio de sua preferência, completando a cavidade com chocolate 
   - Leve à geladeira
   - Quando o fundo da forma estiver totalmente opaco, desenforme o chocolate sem bater a forma.
         Como todo trabalho deve ser feito com carinho e atenção, o chocolate também exige esses cuidados
         Para abrilhantar mais esse trabalho minucioso, que é trabalhar o chocolate, segue essa receitinha bem
  fácil e própria para presentear.
 
                                                    BOMBOM CROCANTINHO
 
       INGRDIENTES - 01 lata de leite condensado
                              01 colher (sopa ) de margarina
                              01 xícara (chá ) de flocos de arroz ( comprado pronto )
                              500gr de chocolate ao leite hidrogenado.
 
    PREPARO - Em uma panela coloque o leite condensado, a margarina e leve ao fogo médio, mexendo sempre 
                     até soltar do fundo da panela. Despeje em um prato e deixe esfriar. Misture os flocos de arroz e
                     modele as bolinhas. Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas e glace as bolinhas.
                     Coloque em papel manteiga e deixe secar.
        
        É uma receita fácil para colocar em caixinhas e presentear.
 
 
                                                 OVO DE PÁSCOA RECHEADO
 
    INGREDIENTES - 01 kg de chocolate ao leite picado
             
            RECHEIO - 01 xícara (chá) de açúcar refinado
                            01 xícara (chá) de glucose de milho tipo karo
                            1/2 xícara (chá) de água
                            03 claras em neve
 
  PREPARO - Em uma panela em fogo médio, derreta o açúcar, a glucose e a água e deixe ferver até o ponto de bala mole.
                   Bata as claras em neve e despeje a calda quente batendo bem até firmar. Leve à geladeira por duas horas.
                   Derreta o chocolate e deixe esfriar. Pincele formas próprias para ovo, leve à geladeira por 10 minutos e repita
                   o processo, quantas vezes for necessário. Espalhe o recheio, leve à geladeira por 20 minutos e cubra com o 
                   restante do chocolate. Leve à geladeira por 1 hora e desenforme. Envolva o ovo com papel chumbo e embrulhe
                  com papel decorativo de Páscoa.
 
 
 
     E para enriquecer o almoço de Páscoa, nada melhor do que um bacalhau com molho rosé e champignon
 
 
   INGREDIENTES - 06 postas de bacalhau dessalgadas
                            04 colhere (sopa) de azeite
                            02 dentes de alho amassados
                            01 colher (chá) de raspas de limão
                            sal a gosto
 
            MOLHO - 01 xícara (chá) de champignons em fatias
                         1/12 xícara (chá) de molho de tomates
                         03 colheres (sopa) de catchup
                         01 colher (chá) de ervas finas
                         sal a gosto
                         200gr de creme de leite.
 
  PREPARO - Tempere as postas de bacalhau com azeite, sal alho, raspas de limão e deixe descansar por 30 minutos.
                   Em uma frigideira, em fogo médio, frite as postas até dourar dos dois lados. Reserve.
  MOLHO -   Em uma panela, em fogo médio, cozinhe o champignon, o molho de tomate, o catchup, as ervas finas e
                  sal, até levantar fervura. Retire do fogo, misture o creme de leite e espalhe sobre as postas.
                  Se desejar, sirva com batatas cozidas.
  
    Estão aí as sugestões para a Páscoa, espero um grande sucesso, pois, nada melhor que uma comemoração em datas especiais
 como esta que se aproxima.
       Um bom final de semana, bom descanso nos feriados e uma FELIZ PÁSCOA a todos. Que as bênçãos do MENINO DEUS estejam 
     presentes no coração de cada um.
 
      Qualquer dúvida; mariadapazpcampos@bol.com.br
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

30-03-2013

 

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

30-03-2013

 

 

 

 

 

 

Nova lei para empregadas domésticas começa a valer no dia 2

 

A ampliação dos direitos trabalhistas de profissionais do lar (que inclui empregadas, cozinheiras, jardineiros, motoristas, cuidadores de idosos e babás), agora conhecida como PEC das Domésticas teve a emenda constitucional aprovada pelo Senado na última terça-feira (26).

As principais mudanças e os pontos ainda divergentes são o adicional noturno e pagamento de horas extras, que vai encarecer o custo desse profissional. Estes trabalhadores terão os mesmos direitos de trabalhadores de empresa ou de fazendas, que conta com jornada de 44 horas semanais e pagamento de horas extras. Estes direitos já começam a valer a partir do dia 2 de abril.

Outros benefícios, como indenização por demissão sem justa causa, depósito de FGTS, auxilio doença, seguro-desemprego e seguro contra acidente de trabalho devem começar a valer só após a regulamentação oficial.

O que mais vem causando dúvidas sobre a nova PEC é o costume cultural que a relação do trabalhador domestico tem de dormir no emprego. Ficaria difícil determinar quantas horas dessas foram ou não trabalhadas e se valem como hora extra.

Por outro lado, é possível o empregador formalizar a situação do empregado doméstico fazendo controle de horas trabalhadas em cartão ponto, facilmente encontrado em papelarias.

O ponto mais divergente da discussão é o pagamento do FGTS, que aumentaria em 8% o custo desse funcionário para o empregador, o que poderia estimular demissões em massa e substituição pelas chamadas diaristas, que trabalham por dia, sem vínculos trabalhistas. Assim, os profissionais dessa área continuariam sem registro e direitos.

Mesmo que a PEC das domésticas seja aprovada até em última instância, ainda há divergências se este modelo será seguido a risca no Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho, apenas 1 em cada 7 empregadas domésticas são registradas e tem os benefícios da CLT. A informalidade é constante devido a dificuldade de fiscalização desse trabalho, pois uma fiscalização pode acontecer em empresas, o que não acontece em ambientes domésticos.

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

30-03-2013

 

 

 

LEIS DRACONIANAS... RESULTADOS INDESEJÁVEIS!

PARTE III 

                        Ficamos devendo a terceira e última parte de nossa pequena série sobre aLEI SECA, que ora publicamos.  Nas Partes I e II abordamos o assunto falando um pouco sobre a famosa “Lei Seca” americana, instituída na década de 20 do século passado e que provavelmente, se feito um balanço isento de paixões ou pieguices ideológicas ou religiosas, talvez tenha causado mais mal do que bem, quando em virtude dela foram criadas grandes e poderosas organizações criminosas especializadas em tirar proveito da proibição de fabricação, transporte e venda das bebidas alcoólicas.

            No Brasil estamos vivendo os momentos iniciais de uma também chamada “Lei Seca” que chegou ao ponto de considerar crime o simples fato de um cidadão se recusar a fazer prova contra si mesmo, ou em outras palavras, recusar-se a soprar um instrumento apelidado de “bafômetro” para medir uma possível existência de qualquer teor alcoólico. E,  se soprado, ficar constatado que o motorista ingeriu qualquer quantidade de álcool, por mais ínfima que seja, não importando que esta ingestão tenha se dado através de um copo de aguardente, ou de cerveja, ou uma colher de xarope expectorante, ou um bom-bom recheado de rum, ou mesmo através de uma “cerveja sem álcool” – que na realidade contêm uma quase imperceptível quantidade etílica – que apesar de ser “sem álcool” pode incriminar a quem a ingeriu.  Em qualquer dessas circunstâncias o condutor será incriminado.  Ou ainda, pode incriminar a um padre que acabou de rezar uma missa e estava a caminho de casa, quando foi parado por uma “blitz da lei seca”.  Ou, pior ainda, o exagerado e inusitado rigor desta lei pode forçar alguém a uma omissão de socorro se sendo, em uma determinada situação, a única pessoa habilitada a  dirigir ou possuidora de uma veículo, mas porque tomou uma taça de vinho , recusa-se a prestar socorro a alguém pelo risco de se incriminar.

            É evidente que ninguém deseja um bando de motoristas bêbados dirigindo por nossas estradas, ou pelas ruas de nossas cidades. É evidente que atropelamentos, ou quaisquer outros acidentes causados por condutores embriagados devem ser punidos com o máximo de rigor, independentemente, de ter havido vítimas fatais ou não.  Mas entre “ter ingerido qualquer porção de álcool” e “estar embriagado” há uma enorme diferença.  Até mesmo o peso da pessoa deve ser considerado para se chegar  ao ponto de embriaguez .  O exagerado rigor da lei, leva-nos a crer que ela foi inspirada, talvez, até mesmo por motivos de convicção religiosa, ou sob o efeito de comoção recente em virtude de algum acidente, fatores passíveis de impedirem que se aja com bom senso.  E uma vez tomada a iniciativa da elaboração de um diploma legal draconiano, é comum que contra ele não se levante ninguém com o receio de parecer conivente com a situação que pretensamente ele pretende corrigir.  E aí, calam-se todos –  até mesmo presidentes – pois há algumas verdades que são indizíveis, ou indefensáveis, em virtude do receio de uma reação adversa de alguns grupos radicais.

            Pois bem, a grande novidade – que agora nem tanto é mais, pois surgiu no Brasil, em outubro de 2012 – é um medicamento (*) destinado a recuperar um fígado devastado pelo álcool – o único existente para esta finalidade, já que os existentes no mercado apenas preveniam problemas – que quando tomado após a ingestão de álcool, elimina – segundo consta – todos os seus efeitos negativos em aproximadamente 60 minutos.  Aguardamos até agora para publicar esta terceira parte porque tão logo se divulgou sobre o referido medicamento, houve comentários que órgãos governamentais, ligados ao Ministério da Saúde, ou da Justiça, tomariam providências no sentido de proibir a comercialização do fármaco.  Porém, parece que foi apenas um boato.

            Ainda bem, pois se realmente viessem a proibir ou dificultar a aquisição do medicamento, além de prejudicarem pessoas que dele dependem para se curarem de doenças causadas pelo excesso de álcool, seria o momento de realmente constatar que a nova Lei seria muito mais um instrumento de fanatismo do que de preocupação com a segurança pública.  Se um medicamento que em apenas uma hora elimina todas as possíveis ações indesejáveis causadas pelo abusivo uso do álcool fosse proibido seria hora de perguntar:  O governo está mais interessado em salvar vidas nas estradas ou em incriminar e cobrar pesadas multas e fianças de seus cidadãos!

(*) Deixamos de citar o nome do medicamento por razões óbvias.  

 

CURTA-METRAGEM

 

            <> POR TRÁS DE TODO BÔNUS HÁ UM ÔNUS – Talvez seja até mesmo uma impropriedade se considerarmos um direito como um “bônus” já que este tem uma característica mais de concessão, de presente.   E, o direito de alguém não é um presente, ou mera concessão, mas algo muitas vezes até mesmo ditado pelo Direito Natural.  E, não é senão este Direito Natural que estabelece que as pessoas, se não têm direitos iguais, devem pelo menos terem oportunidades iguais.  E assim, a sociedade brasileira está recebendo  com satisfação a legislação que dá aos empregados – principalmente às empregadas domésticas – os mesmos direitos que são dados aos demais colaboradores das empresas de quaisquer segmentos.  E no Brasil são nada menos que 7 milhões de trabalhadoras – e trabalhadores – nesta categoria! As boas ou más conseqüências decorrentes da nova legislação certamente terão uma razoável influência na economia  e nas ações sociais da Nação.

            Mas, como “todo bônus costuma ter um ônus”, ou “tudo tem seu preço” oreceio é que um número imenso das colaboradoras deste segmento possam perder seu emprego justamente em virtude dos elevadíssimos encargos trabalhistas brasileiros, que são os mais elevados de todo o mundo.  Assim, aqui, a partir de agora o mínimo que uma empregada doméstica pode receber mensalmente, considerando um regime de   como um “boseguir sintetizar  tudo num r tentando.leiro, cujos est,porque priorizou uma reunide preocupaç44 horas de trabalho semanal será a importância de R$678,00 que multiplicado por 1,8 (encargos sociais visíveis e ocultos) custará aos patrões nada menos que R$14.644,80 por ano, ou seja uma média de R$1.220,40 por mês.  Não é sem razão que as próprias beneficiárias estão preocupadas com as conseqüências das mudanças porque embora seja um direito delas, e não um dever, elas não podem abrir mão deste valor e não têm também como evitar o peso dos encargos sociais sobre seus salários.

            Para se ter uma idéia de como esta relação funciona no resto do mundo, na maioria dos casos, passam por uma situação terrível.  Nos paises chamados de “tigres asiáticos”, como Malásia, Singapura e outros de economia bem avançada, as empregadas vêm de países pobres, como as Filipinas e são tratadas quase como escravas. Nos Estados Unidos, o único estado onde parte de seus direitos trabalhistas são reconhecidos é New York, onde elas têm horários de trabalho, mas apenas 3 dias de férias remunerada por ano.  E, em caso de doença ou ausência do trabalho, não têm qualquer remuneração.  Eh! Vamos ver se no Brasil vai funcionar.  Este é o país onde algumas leis “pegam” e outras não!

            <> PAÍSES CRITICAM ESTATISMO, FALTA DE PLANEJAMENTO, INTERVENCIONISMO E FALTA DE AGILIDADE DO BRASIL – Parece que os problemas brasileiros de gestão estão aflorando todos ao mesmo tempo.  A impressão que se tem é que o empuxo inicial está perdendo força.  Na aviação chama-se isso de“stall”:  É quando a  aeronave começa a perder altura por motivos que podem variar, e controlá-la passa a ser quase impossível e a queda  é apenas uma questão de tempo.  Não é isso que queremos para a nossa “Aeronave Brasil”.  Queremos mesmo é que nossa presidente tenha mais momentos de lucidez, discuta menos com os repórteres, seja mais coerente com os princípios que lhe deram a popularidade que angariou logo no início de seu governo com a faxina de ministros corruptos – que agora estão sendo chamados de volta. Que veja que para manter sua popularidade não precisa fazer esta política muito ao estilo de seu antecessor.  Aquilo que deu certo para ele talvez não seja necessariamente o que daria certo para ela.

            A falta de prestigio do Brasil já se faz sentir  quando, por exemplo, na última reunião dos BRICS, desta semana, na África do Sul, o presidente daquele país, Jacob Zuma, fez nossa presidente esperar, na ante-sala, juntamente com seus ministros, por mais de uma hora, porque priorizou uma reunião com Dmitri Medvedev, primeiro ministro da Rússia, o quê a fez desistir e ir embora.

            Os países adeptos do futebol estão preocupados com a falta de planejamento e agilidade do Governo Brasileiro, cujos estádios para a Copa das Confederações, ou para a Copa do Mundo de 2014, ou para as Olimpíadas de 2016 ainda têm muitos problemas, como ocorreu com o Engenhão, que acaba de ser interditado por riscos de não resistir aos ventos que sopram no Rio,

            Nossos clientes importadores, como China, estão cancelando importações de soja, porque nossa infra-estrutura portuária e de acesso aos portos (estradas, pátios de caminhões, etc.) não permitem que os contratos sejam cumpridos dentro dos prazos.

            Modernizar é preciso. Descompromissar-se com as alas retrógradas e ideológicas de seu partido, descartando políticos ineficazes e ineficientes, substituindo-os por técnicos compromissados com a atingimento rápido de resultados.  Estamos despencando.  A inflação prevista para 2013 chega já a uma previsão de 6% e a presidente está a brigar com o presidente Tombini. do Banco Central, porque ele está  a apontar isso, e ela acha que isso a prejudica nas eleições de 2014.

            Já perdemos o nosso 6º lugar no ranking da economia mundial e continuaremos a perder se o governo não se modernizar e fizer uma urgente correção de rota> Que tal mudar toda a equipe econômica?

            <> O CURTA-METRAGEM NÃO CUMPRE SEU PROPÓSITO – O Curta-Metragem foi criado para que nossos escritos fossem bem curtos e não mais ensejassem as várias reclamações, como as de nosso amigo Gilberto Porto, que reclama da extensão deles.  Infelizmente, apesar de tentar, não tenho mesmo o poder de síntese.  Por isso, peço desculpa às nossas leitoras. Mas vamos continuar tentando.  Estarei satisfeito o dia que conseguir sintetizar  tudo num único lance de visão de um iPad.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site