NOTÍCIAS: 01/03/14 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

NATÁLIA CAMPOS – além de ser dona de uma belezasingular – sua educação é um dos seus apanágios mais marcantes.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

MARINA VALADARES PORTO...porque hoje é sábado e porque beleza pouca é bobagem.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

DANIELA CASTRO CAMPOS, da sociedade de Pitangui, mas radicada na cidade de Bom Despacho. Dany é esposa do médico  Carlos Magno, que já clinicou em Pompéu.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

MARCO ANTONIO MOREIRA VISITOU POMPEU MG -17-10-2009=ESTA FOTO FOI TIRADA NO BAR ACONCHEGO. VAI AI SUAS FRASES, NA HORA DE BRINDAR: “VAMOS DISTRAIR A REALIDADE”  - “QUANDO UMA MULHER BONITA VAI PARA CASA A HUMANIDADE PERDE O SENTIDO - MEU AMIGO JULIO PORTO-ESTA FOTO É DA SUA  COLUNA DO  DIA 17-10-2009-BIG ABRAÇO. As, AMIR  HALABI.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Frases

“ A PONTE MAIS LINDA DO MUNDO É AQUELA QUE UNE DOIS OLHARES”.

 


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Mulher assume a chefia do combate ao crime em BH – VALE A PENA LER DE NOVO
Primeira oficial a assumir o Comando de Policiamento da Capital, coronel Cláudia Romualdo substitui colega que, segundo fontes da PM, teria saído para a reserva por conflitos internos


Pedro Ferreira
Publicação: 26/02/2013 06:00 Atualização: 26/02/2013 10:20

Cláudia Romualdo, de 44 anos, solteira, comandava a 3ª Região Militar, em Vespasiano

Pela primeira vez nos 236 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, uma mulher assume o Comando de Policiamento da Capital (CPC), um dos cargos mais cobiçados da corporação. A coronel Cláudia Araújo Romualdo, de 44 anos, que comandava a 3ª Região Militar, em Vespasiano, na Grande BH, substitui o coronel Rogério Andrade, que ficou apenas um ano e um mês no cargo e se afastou para a reserva em circunstância ainda não totalmente esclarecidas. 


O oficial não compareceu ontem à tarde à solenidade de passagem de comando, na sede da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), na Praça Rio Branco, no Centro de BH, e há informações de conflitos internos entre o ex-comandante e a coronel Cláudia. Ele disse que estava em viagem e que pediu transferência à reserva para se dedicar mais à família, depois de 30 anos na PM. 

A coronel Cláudia afirmou ter recebido o convite do comandante-geral da PM, coronel Márcio Martins Sant’Ana. Sobre o motivo da saída do coronel Rogério, ela se limitou a dizer que se sentiria desconfortável para comentar uma decisão de foro íntimo, mesmo se soubesse os reais motivos que levaram o colega a pedir transferência para a reserva.

Fontes da PM, que pediram anonimato, contam que a coronel Cláudia substituiu por algum tempo o coronel Antônio de Carvalho no Comando de Policiamento Especializado (CPE) e que teria sido negado a ela um pedido de apoio ao CPC, motivo da desentendimento entre os três coronéis. Outra versão seria o descontentamento do comando geral com o desempenho do coronel Rogério no combate à criminalidade, o que foi negado por Márcio Sant’Ana. “O comando da 1ª Região é de muito prestígio, mas extremamente desgastante. O coronel Rogério achou por bem pedir a a transferência para a reserva e já tinha tempo de serviço para isso. Temos de respeitar a sua decisão”, disse o oficial.

Experiência

Para o comandante-geral, a coronel Cláudia tem experiência para assumir a função. “Acredito muito na capacidade inovadora, no voluntarismo e na disponibilidade que têm pautada a carreira da coronel Cláudia. A chegada dela traz uma nova perspectiva à 1ª Região no que diz respeito ao estilo de comando e às características pessoais”, disse o coronel Márcio Sant’Ana. Segundo ele, a doutrina de emprego e as diretrizes de atuação já estão estabelecidas e o que muda é como fazer isso funcionar. “A coronel Cláudia tem uma experiência muito grande no comando da 3ª Região, que apresenta características de capital e cidades do interior ao mesmo tempo. É uma oficial extremamente inteligente, bacharel em direito e a primeira colocada nos cursos da Polícia Militar. Sobretudo, muito voluntariosa e está sempre junto à tropa na condução dos seus trabalhos”, disse o comandante-geral, que elogiou o coronel Rogério: “É um profissional dedicado, de conduta ilibada, de uma moral irrepreensível.”.

A coronel Cláudia completa 45 anos na quinta-feira, tem 1m62 de altura, pesa 65 quilos e tem fama de ser linha de frente. Ela vai exercer uma função que historicamente é dos homens, mas disse que na 3ª Região eles se acostumaram com a sua presença. “Não penso que a diferença seja do gênero. Talvez o fato  de ser mulher, a presença do batom, de uma maquiagem, talvez a fala revestida da sensibilidade que é própria da mulher, mas, em regras gerais, na Polícia Militar o nosso comando tem um extremo cuidado no preparo dos profissionais. E essa diferença de gênero absolutamente não interfere na nossa formação e no nosso treinamento”, disse Cláudia. 
 
Desafios

Para ela, comandar uma região da PM já uma função revestida de extremos desafios, mas comandar o CPC é um desafio ainda maior, porque ela se torna responsável por cuidar dos destinos da segurança da capital de Minas. O fato de ter sido designada a primeira mulher para ocupar esse cargo na história da PM vai gerar uma expectativa muito grande nas pessoas, que vão aguardar novos rumos, segundo ela. “As mudanças na Polícia Militar fazem parte da nossa cultura. É como se fosse uma corrida de revezamento, em que a gente recebe o bastão em determinado ponto da corrida e dá continuidade ao trabalho que está sendo feito”, disse Cláudia, admitindo que vai precisar de tempo para conhecer os problemas de segurança de cada bairro de BH para tentar solucioná-los. 

“A Polícia Militar trabalha com a referência dos números. Às vezes, nos deparamos com regiões onde as estatísticas de criminalidade não nos apontam um problema assim tão grave, mas a sensação das pessoas é diferente. Precisamos conversar ainda mais para saber o que está causando essa sensação de insegurança nas pessoas”, disse a nova comandante do CPC, que pretende conversar com cada comandante de unidade para saber os problemas enfrentados e para adotar medidas. 

O coronel Rogério Andrade divulgou uma mensagem de despedida, dizendo que vai para a reserva com a certeza do dever cumprido perante a sociedade mineira. Ele disse que foram grandes as suas conquistas e fez um extenso balanço das suas atividades nos 30 anos de atividade, principalmente à frente do CPC. 

Longe de gabinetes


A coronel Cláudia Romualdo é considerada uma oficial  de linha de frente, na gíria policial chamada de “operacional”. No comando da 3ª Região, responsável pelo policiamento de 22 cidades da Grande BH, a coronel esteve à frente de operações consideradas importantes pelo comando da PM. Em setembro, coordenou a equipe que apreendeu cerca de 150 quilos de pasta base de cocaína em Lagoa Santa. Na madrugada de 19 de dezembro, quando cerca de 100 detentos fizeram agentes penitenciários reféns em Pedro Leopoldo, participou da negociação para controlar motim e libertar reféns. 

Formada em direito pela UFMG, Cláudia Romualdo é solteira, nasceu em BH e é filha de um coronel e uma professora aposentada. Está na PM há 27 anos e fez parte da terceira turma de mulheres na corporação. Atuou na área operacional do 13º Batalhão da capital, do 23º Batalhão de Divinópolis e no Batalhão de Missões Especiais, hoje Batalhão Rotam. Também trabalhou na área administrativa do Estado-Maior da PM, na Diretoria de Finanças, no Centro de Aperfeiçoamento de Praças, na Ouvidoria da PM e no Centro de Administração Pessoal, em Contagem. Em 2009, foi designada para comandar o 36º BPM de Vespasiano. Em setembro de 2011, foi promovida a coronel e passou a comandar a 3ª Região da PM com sede em Vespasiano.(Enviada pelo meu amigo ENEAS RIBEIRO)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

JOSY OLIVEIRA

                                                                       GRILLU´S

ESTIVE NO GRILLU`S  esta semana e aprochegou-se à nossa mesa um cara muito simpático. Perguntei-lhe:  - qual é a sua graça?
 - Ele: Meu nome é AGUINALDO. Era o proprietário daquela simpática casa noturna. Gente fina, da melhor qualidade. Serviu-nos um peixe de se comer ajoelhado...Quero voltar lá...
Parabéns, Grilo pelo seu atendimento. Nota 10.

 

 

Notas e Fotos

Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender:

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.
2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria “reuniões”.
8. Há uma linha muito tênue entre “hobby” e “doença mental”.
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão… que o AMOR existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim… e que valeu a pena!"

Luís Fernando Veríssimo

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Cuidado com a língua!

Meus amigos, Cuidado. Tá difícil de encontrar amigos.
Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro me aproximei já falando alto:
- Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!
E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo. Percebi que o Oswaldo me reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu braço sendo algemado.
- Você vai pra delegacia! - Disse o policial que costuma frequentar o mercado. Eu sem entender nada perguntei:
- Mas o que que eu fiz?
- HOMOFOBIA! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de grande homossexual.
Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando argumentar:
- Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a gente se chama assim na camaradagem mesmo!!
- Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?
- Isso doutor, é coisa de criança!
E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:
- Então você tá detido também.
Aí foi minha vez de intervir:
- Mas meu Deus, o que foi que ele fez?
- BULLYING! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.
Oswaldo então se desesperou:
- Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!
E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2 quilos de alcatra na mão.
Eu já vendo o circo armado nem mencionei o Pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o Oswaldo algemado já chegou falando:
- Que porra é essa negão, que que tu aprontou aí?
E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos respondendo processo por HOMOFOBIA_, _BULLYING_ e _RACISMO

Moral da história: Nos dias de hoje é um perigo encontrar velhos amigos!

(De Maria José Silva).
(*) Maria José é ex-namorada do então jovem Cândido Eustáquio – Eustáquio do Candinho).

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

HOMENS E MULHERES (PESQUISA)

De acordo com uma pesquisa canadense publicada no jornal Emotion da Associação Psicológica Americana, as mulheres acham que homens felizes são menos sexualmente atraentes do que aqueles que parecem pensativos, ou deixam transparecer que erraram e têm consciência do fato. Já entre os homens, a relação é oposta: eles se sentem mais sexualmente atraídos por mulheres que dão mais sorrisos.

Os pesquisadores reuniram grupos de homens e mulheres e mostraram a eles fotos de pessoas do sexo oposto. Pediu-se aos participantes que citassem suas reações iniciais com base nas expressões que viram e se sentiram algum tipo de atração sexual.

Ao final do estudo, percebeu-se que os homens que sorriam nas fotos foram considerados pouco atraentes pelas mulheres, enquanto para os homens o sorriso foi de longe o fator que mais chamou a atenção.

Os pesquisadores admitem não saber por que homens e mulheres reagem de maneira diferente ao sorriso. Porém, acreditam que, em um homem, o sorriso aberto pode fazer com que ele pareça feminino ou muito desesperado por sexo.

Eles também ressaltam que analisaram apenas as reações iniciais de atratividade sexual. Por isso, não recomendam em hipótese alguma que os homens adotem uma política de não sorrir em relacionamentos de longo prazo.

Diferenças entre homens e mulheres causam brigas entre casais 
De acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos, de São Paulo, entender e respeitar as diferenças entre o sexo masculino e feminino pode ser a chave para melhorar a relação entre os casais e evitar conflitos.

Confira alguns exemplos: 
1) "Nunca" e "sempre" são palavras que as mulheres costumam usar em suas discussões que o homem não recebe com bons ouvidos, porque as interpretam ao pé da letra e sentem-se ofendidos. Que tal trocá-las por "dificilmente" ou "raramente", "frequentemente" ou "muitas vezes"?

2) Mulheres rodeiam para abordar um assunto delicado, circundando o problema e floreando com detalhes ou coisas não tão importantes até conseguirem tocar no cerne da questão. Esses rodeios irritam os homens, que são objetivos e querem resolver tudo da maneira mais simples e direta possível.

3) Homens têm dificuldade para ouvir quando a mulher vem contar algo que a está angustiando ou preocupando. Eles querem logo achar uma solução, resolver a questão, encontrar uma saída prática, quando elas precisam apenas de um ouvido, um ombro amigo para chorar, alguém para compartilhar suas angústias e simplesmente estar ao lado, nem que seja para não falar nada.

4) Outra dificuldade dos homens é a de ouvir um pedido de sua mulher para que modifique algo em seu modo de agir, pois isso a está incomodando. Esse pedido é ouvido como uma crítica destrutiva a ele como um todo, provocando grandes discussões que seriam totalmente desnecessárias se ele ouvisse apenas o que está sendo dito, sem generalizar para sua pessoa. O mesmo processo pode ser notado nas mulheres, que dificilmente enxergam uma crítica de maneira construtiva.

Saiba Mais
· Idade influencia na felicidade do casal
· Troque a terapia pela academia
· Divisão de tarefas melhora relação

5) Mulheres não nasceram com a direção espacial muito desenvolvida. Quando consultam um guia de ruas, por exemplo, este vai sendo virado em suas mãos de acordo com o caminho a ser seguido, o que já não acontece com os homens. Aliás, ambos não gostam de palpites quando estão na direção. A história do "eu iria por aqui" não costuma ter finais felizes, é melhor deixar que o motorista erre e corrija depois do que ficar dando palpites enquanto o outro dirige. Essa é uma briga muito comum entre os casais, que tem um poder incrível de estragar o programa que viria depois.

"?Esses exemplos são questões de gênero que provocam brigas desnecessárias entre casais, sendo que todas elas poderiam ser evitadas caso as pessoas tivessem um conhecimento mínimo do jeito de funcionar de cada sexo. São apenas alguns toques para que sua harmonia conjugal não se desfaça por coisas pequenas, que quando somadas, podem virar enormes bolas de neve!", explica Marina.

(FONTE: MSN ..COM)

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

01-03-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

01-03-2014

 

 

 

 

 

Variando um pouco nosso cardápio, deixando por alguns dias os chocolates, vamos preparar umas receitinhas para serem deliciadas após os gritos de carnaval. Receitas que podem ser preparadas com antecedência e guardadas no congelador.
Pularam bastante, aproveitaram o máximo dos foliões do carnaval. Chegando em casa mortos de fome, lá está aquela deliciosa torta de bacalhau preparada com todo carinho pra ser apreciada neste momento.

TORTA DE BACALHAU

INGREDIENTES - 400gr de farinha de trigo
200gr de manteiga em temperatura ambiente
01 colher de sobremesa de sal
01 ovo

MODO DE FAZER - Faça uma massa homogênea misturando os ingredientes. Leve à geladeira, coberta, por 30 minutos.
Forre o fundo e as laterais de uma assadeira de vidro e reserve.

RECHEIO - 300gr de bacalhau dessalgado e cortado em lascas
100ml de azeite extra virgem
01 cebola picadinha
03 tomates maduros picados miúdos
1/2 pimentão verde picado
pimenta curtida e cheiro verde

MODO DE FAZER - Depois de tudo picadinho, refogue, deixe o recheio sequinho e coloque pimenta e cebolinha no final.
Coloque esse recheio por cima da massa em seguida cubra com creme de ovos.

CREME DE OVOS - 04 ovos
01 lata de creme de leite
100gr de queijo parmesão ralado
01 pitada de noz moscada ralada
01 cebola picadinha
01 pitada de sal.
Bata tudo no liquidificador e colque na assadeira, sobre o recheio de bacalhau.
Leve ao forno e asse até dourar.


Nada melhor do que um docinho após uma tortinha deliciosa como esta.
Vejam essa receita e façam também com antecedência para poupar o trabalho durante as madrugadas após um animado desfile de carnaval.

CREME DE BANANA COM SORVETE

INGREDIENTES DO CREME
- 05 bananas nanicas
1 1/2 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de àgua
suco de 1/2 limão
canela em pau,cravo e casca de limão a gosto

MODO DE FAZER - Em uma panela caramelize o açúcar, vá juntando a água, misturando para dissolver o caramelo, formando uma calda rala. Acrescente o sucode limão, cravo, canela, casca de limão e as bananas cortadas em rodelinhas, deixe ferver sem amolecer as bananas, reserve.

SORVETE DE BAUNILHA COM AMÊNDOAS - 01 pote de sorvete de baunilha
01 lata de creme de leite sem soro
100gr de amêndoas trituradas grosseiramente
Misture todos os ingredientes e leve ao congelador.
Sirva o creme com uma bola de sorvete e decore com canela em pó.

Estão aí essas receitinha que vão enriquecer mais ainda seus cardápios e tenho certeza, suas festas vão ficar mais animadas ainda, sabendo que, depois de noites agitadas de carnaval, saber que em casa estão essas delícias esperando
a hora de serem devoradas.

Um bom carnaval! Aproveitem pensando que o próximo dia será melhor. Muita liberdade, mas com responsabilidade.
Um bom final de semana. Volto em breve com outras delicias para vocês.
Qualquer dúvida, sugestão, crítica, fale comigo.



"Abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar!"


Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

01-03-2014

 

 

 

 

 

 

 

Comitiva de Pompéu faz reivindicações ao TJMG

Na manhã desta quinta-feira (27/02) esteve reunida com o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, uma comitiva da cidade de Pompéu solicitando melhorias no judiciário na comarca.

Durante o encontro, autoridades explicaram detalhadamente a situação do município, sendo que basicamente se resume a necessidade da criação de novas varas ou a designação de juízes para atender a demanda, devido ao elevado número de processos, aguardando serem sentenciados, além do acervo processual existente na comarca de aproximadamente 11 mil processos.

O presidente do TJMG explicou que há um problema orçamentário que impossibilita a contração de novos funcionários e a realização de novos concursos, mas salientou que irá incluir a comarca no NAPI – Núcleo de Apoio à Prestação Jurisdicional até o mês de abril.

Participaram da reunião o vice-presidente da OAB/MG, Eliseu Marques de Oliveira; o conselheiro federal, Wellington Luzia Teixeira; o presidente da subseção de Pompéu, Hamilton Hermínio Afonso; o vice, Eduardo Corrad; secretário-geral, Ricardo Alves de Abreu e Silva; o juiz da comarca, Cleber Alves Oliveira; o presidente da Câmara, Oseas da Silva e advogados, Antônio Jacinto de Meneses e Leonardo Carraro Poubel.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

01-03-2014

 

 

 

 

DADA A LARGADA PARA A CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2014


        QUAL DELES ESTARÁ NO ALVORADA EM 2015?

“O BRASIL PAROU”

        O Governador de Pernambuco ─ Eduardo Campos ─ e também pré-candidato à Presidência da República, não obstante sua condição de ex-integrante do Governo Lula e até bem pouco, mantendo seus correligionários (do PSB) no Congresso apoiando a Base de Sustentação do Governo Dilma e, ainda, mantendo ministérios, os quais já entregou à Presidente, para ficar  mais à vontade na oposição ao seu governo, inicia sua corrida, juntamente com a ex-senadora Marina Silva, em disputa pelo Planalto.


O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao lançar, no último dia 4, no Auditório Nereu Ramaos da Câmara Federal,  o seu programa para eventual gestão na Presidência da República, juntamente com sua possível candidata a vice, a ex-senadora Marina Silva, que na última eleição tirou nada menos que 20 milhões de votos da então candidata Dilma Rousseff, começou “batendo forte”  no atual governo, ao dizer que “O BRASIL PAROU”  e que “SAIU DOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO”  O pre-candidato afirma com convicção que esta é a percepção clara que se tem, em qualquer parte do Brasil onde se vá.

        Ao entrar no auditório, o pre-candidato foi recebido sob o coro uníssono de “Brasil, para frente, Eduardo presidente”.  Ao adentrar o recinto, a provável candidata à vice-presidência, Marina Silva, foi aplaudida de pé,  Em seguida foram enunciadas as 12 diretrizes elaboradas por Eduardo e Marina, que ficariam compreendidas em  “5 eixos”:  

O PLANO DE EDUARDO/MARINA: OS 5 EIXOS

1) Primeiro Eixo ─ Estado e democracia de alta intensidade.

        Os candidatos  propõem o uso da tecnologia e da mídia digital para ampliar a democracia. Defende ainda o fim de “disputas personalistas”, o fim do abuso do poder econômico e a “superação do clientelismo”.  Para tanto, defende a realização de uma reforma política (?!?!) (*)

2) Secundo Eixo ─ Economia para o desenvolvimento sustentável.

         Os candidatos defendem a valorização das  pequenas e médias empresas, implementação de uma economia que produza baixa emissão de gás carbônico, modernização tecnológica da agricultura e “reformulação da reforma agrária” (?!?!) (*)

3) Terceiro Eixo ─ Educação, cultura e inovação.

         Propõem que o foco seja a erradicação do analfabetismo, ampliação da política de cotas, e a integração entre educação e cultura, com a abertura das escolas à diversidade cultural do Brasil (?!?!) (*)

4) Quarto Eixo ─ Políticas sociais e qualidade de vida.

        Propõem reforçar o Sistema Único de Saúde, a atenção básica de saúde e o atendimento a famílias (?!?!) (*)

5) Quinto Eixo ─ Novo urbanismo e o pacto pela vida.

        Os candidatos prometem melhorar a mobilidade urbana investindo no transporte coletivo em “todas as suas modalidades”. Para resolver o problema da segurança pública,  propõem uma “reconciliação” entre a periferia e as áreas centrais da cidade. Propõem que o acesso a transporte, cultura e lazer deve contribuir para gerar uma “cultura de paz” (?!?!) (*)

        Várias outras críticas ao atual governo foram ainda feitas:

        A burocracia, segundo o candidato é uma das piores pragas existentes no país.  Ele citou um caso de um grande empresário, que lhe contou que só para pagar impostos ele tem 200 funcionários.  Uma das críticas que arrancou risos da platéia foi aquela também referente à enorme burocracia reinante no Brasil:   Eduardo Campos ao criticar o excesso de documentos necessários para realizar qualquer transação ou registro no país, disse que “Você chega num órgão público e você precisa de 30 documentos. Quando você arruma o trigésimo o primeiro já venceu”

        Os candidatos fazem outras críticas, como o fisiologismo dos governos Lula e Dilma, sempre comprando apoio de parlamentares, através de verbas no orçamento, através da oferta de cargos ─ também chamado de loteamento do Poder ─ nos primeiros, segundos e outros escalões,  para formar a chamada “base de sustentação do governo”, e as “idéias mofadas” praticadas pelos atuais partidos.  Criticam também o crescimento pífio que o Brasil tem alcançado nos últimos anos, com índices  abaixo de 2%.

Terminando suas declarações, Eduardo Campos disse  “não haver ninguém que ache que mais quatro anos do que está aí fará bem ao povo brasileiro”. Campos afirmou que vai derrotar o governo atual com "ideias" e disse que não vai se "desesperar como aqueles que se agarram à máquina pública com medo de perder as eleições".

Para efetivar sua candidatura à Presidência da República, o Governador Eduado Campos pretende deixar o governo de Pernambuco, no próximo mês de abril, para então se dedicar à convenção e à campanha política.

Nossa Opinião Sobre os Planos de Eduardo/Marina

Bem, tenho acompanhado a carreira política de Eduardo Campos desde há algum tempo.  Em sua campanha para o governo de Pernambuco ele começou ─ como agora ─ com menos de 10% nas pesquisas de voto.  No entanto, ganhou a eleição ainda no primeiro turno.  A expectativa de muitos é que agora aconteça a mesma coisa, principalmente sendo ele governador de um reduto que sempre pertenceu a Lula e que deu a vitória a Dilma: O Estado de Pernambuco, sem o qual Dilma não teria ganhado as últimas eleições.

Para mim, entretanto que sempre admirei sua capacidade de gestão, esperava que ele ao se manifestar com relação a seus planos de campanha fosse um pouco mais específico e, consequentemente não tão genérico.  E políticos genéricos ─ e 99% dos políticos brasileiros o são ─ falam muito e dizem pouco.  É sempre alguma coisa como “estamos estudando a possibilidade de…”  ou “já mandamos instaurar inquérito administrativo para apurar” ou “a verba já foi votada e estamos eperando a liberação”  e assim vai…

No caso de um candidato à Presidência da República, ser genérico é quando ele não diz ─ com todos as letras ─ o que pretende fazer, mas  se perde em conjecturas teóricas ou escolásticas que nunca redundam em coisa alguma, como por exemplo no plano de Eduardo sobre a segurança nas cidades ele se limita a dizer que “propõe uma “reconciliação” entre a periferia e as áreas centrais da cidade“. O quê isso quer dizer em termos práticos?  Absolutamente nada!!! Por exemplo, como isso se aplicaria a casos como aquele do Maranhão quando um bandido jogou fogo numa menina de 6 anos e ateou fogo, causando sua prematura morte?  É isso que o povo quer saber. Qual seria sua atitude diante disso?  Ou quando ele diz que “pretende reforçar o SUS”.  Mas reforçar como? O povo quer respostas concretas e não essas ilações teóricas sempre usadas pelos políticos..

E não precisa ser muito bom observador, ou leitor, para notar que em todos os “5 eixos” propostos pelos candidatos, todas as suas propostas significam ABSOLUTAMENTE COISA ALGUM, como sempre fazem 99% dos políticos, apostando na “politização quase-zero” da grande maioria das forças que elegem os governantes.

Assim, a primeira manifestação dos candidatos,  para mim, foi uma grande decepção.

À medida que outros planos ─ da Presidente Dilma e de Aécio Neves ─  estiverem também sendo publicados, nós estaremos, também, analisando-os. Só esperamos que também não subestimem tanto a capacidade do eleitor brasileiro como sempre sói acontecer nesse nosso país Tupiniquim.

CURTAS-METRAGENS

        Com a “deserção” hoje da médica cubana, Ramona que pediu refúgio ao Brasil, os possíveis futuros acontecimentos, em decorrência disso, são basicamente dois: Ou o Governo Brasileiro age como agiu no caso do boxeador cubano, durante os Jogos Panamericanos, que após desertar foi obrigado a dizer que estava arrpendido e assim foi deportado para Cuba, “por por ordem do “camarada” Fidel Castro” e fielmete acatada pelo Governo Brasileiro.  Ou isso se transformará num verdadeiro dominó com inúmeros outros “médicos” cubanos descobrindo (só agora?) que dos 10 mil dólares mensais que o Brasil envia a Cuba pelo serviço que cada um deles executa, eles apenas recebem mensalmente 400 e outros 600 vão para uma “conta” em Cuba, que eles nem sabem onde foi aberta!  Enquanto isso, as contas dos irmãos Castro engordam com 9.000 dólares por mês, por médico contratado, à medida que aumenta o número de médicos cubanos no Brasil!  E olhe que já são 6.000!  

Impressiona-me, sobretudo, como pode uma presidente da República do Brasil pactuar com algo desse tipo?   Como pode uma presidente de uma grande nação como o Brasil se curvar diante da vontade de um partido ideológico internacional?  A ideologia pode ser considerada um tipo de vício psicológico que inibe a vontade individual, obrigando o adicto a agir compulsivamente, mesmo sabendo que por isso poderá ser condenado pela grande maioria dos cidadãos normais e  descompromissados de seu país?  Pode o socialismo e todos os outros “ismos imbecis”  serem comparados ao vício de uma droga que nunca abandona seu adicto? Tudo indica que sim.

Esta adicção poderia ser até mesmo compreenível para uma pessoa que só respondesse por ela mesma.  Mas jamais por alguém que representa ─ quer queiram todos ou não ─ nada menos que 200 milhões de pessoas, dos quais não menos que 99% nem mesmo sabem o que é socialismo, ou sequer ouviram falar dos ditadores Fidel e Raul Castro, líderes e mentores da cúpula governamental do Brasil.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site