NOTÍCIAS: 01/06/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

ROBERTA PORTO DUTRA e TIAGO LACERDA.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

BRUNO MARTINS E O REI ROBERTO CARLOS.

Ola Júlio sou um apreciador do seu Trabalho acesso sempre sua coluna semanal e ficaria muito feliz se você colocasse uma foto minha que tirei com o Rei Roberto Carlos, no Mineirinho, em BH nesse final de semana -  pois é um grande sonho que realizei em minha vida desde já  agradeço a atenção . Abraço Bruno Martins.

(*) Taí a foto, amigo. Quem agradece sou eu pela sua atenção e por saber que tenho em você um leitor assíduo.Obrigado.

 

Notas e Fotos

LADRÕES INFESTAM POMPÉU E ROUBAM CASAS DE POLICIAIS.

Uma epidemia de violência tomou conta de Pompéu nos últimos dias, com crimes brutais como latrocínio e homicídios mas também com dezenas de furtos a residencias. Desta vês a própria policia foi vítima de arrombadores a casa de um sargento e de dois cabos da Policia Militar foram arrombadas e os pertences da vítimas foram levados no caso do sargento o prejuízo foi de mais de  25 mil reais.

A Policia Civil investiga os casos mas a falta de pessoal e de condições de trabalho atrapalha o trabalho dos policiais, são muitos crimes e pouca gente para investigar uma realidade muito diferente do que se vê em países modernos como por exemplo os Estados Unidos, lá dois policiais apuram um caso indo até o fim das investigações aqui um policial tem de cuidar de dezenas de crimes ao mesmo tempo "não há como aprofundar as investigações, falta gente para investigar e até mesmo gasolina para que os policiais trabalhem, o município virou as costas para a policia a unicacoisa que sobra na DP de Pompéu é cobrança aos policiais que tem de atuar contra o crime e ainda tomar conta de presos, isso é humanamente impossível" afirmou o Diretor do Sindicato dos Policiais Experidiao Porto

(Extraído do Blog do Experidião): www.experidiao.com

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Vocês a conhecem? Creio que não: essa é a Carol Namorato(Promoter), de BH.(vejam que sobrenome lindo...!!!. E, essa abaixo é a famosa BB – Brigitte Bardot.Vocês não acham que elas se parecem?

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
 

Brigitte Bardot

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Brigitte Bardot

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

EVERTON GONTIJO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

EVERTON GONTIJO(leia-se www.inconfidencia.com.br ) – Programa “Delírio e Cia”(diariamente das 16 às 17 hs.): uma das minhas recentes amizades. Gostaria que ele soubesse o quanto eu o admiro.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Boa noite Minas Gerais, Martinho Campos, Pompéu e região.

Ser homenageado por pessoas de nossa terra, pessoas que me viram crescer, conhecem um pouco dos desafios que passei e das vitórias  que conquistei é muito gratificante.

 

Saí muito jovem de Pompeu, saí com um espírito  desbravador, saí em busca de meus sonhos, fui em busca de um novo roteiro para minha história.

 Minha vida é formada pelos desafios e pelo desejo de conquistar o impossível.

 Nunca aceitei a regularidade das coisas, eu acredito em um mundo justo, com respeito aos direitos humanos e o retorno positivo, reação de nosso trabalho e esforço.

 Sou um motivador nato para que todos sonhem muito, chorem muito, se emocionem muito.

 Muitas pessoas passaram por minha vida, muitas amei, muitas copiei e muitas gostaria que não  tivessem partido.

 Agradeço  a Deus por onde cheguei, a experiência que conquistei e o que ainda irei conquistar.

 Terra amada, família, amigos e admiradores.

Por onde passar, levarei em meu coração a saudade e onde aprendi a amar e firmei minhas raízes.

Obrigado por esta homenagem que infelizmente por problemas de agenda não  pude comparecer e receber o carinho de todos. 

Deixou um grande abraço  a todos e votos que sonhem muito.

Ralph Santos

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Do face de Glauciane Fátima.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Dora Jacob

 

 

 

 

 

Quando a comida faltar, o que vamos comer?


Na primeira quinzena do mês de maio, foi divulgada a noticia de que a Organização das Nações Unidas (ONU), publicou um relatório onde destacou a importância dos insetos para a alimentação humana, e que poderiam ser utilizados como mais um recurso no combate a fome no mundo. O estudo foi conduzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e estimou que 2 bilhões de pessoas no planeta já complementam suas dietas com insetos, entre eles besouros, gafanhotos e formigas. Além desse outras espécies utilizadas como alimento e registradas pela pesquisa são abelhas, vespas, gafanhotos e grilos, e as menos populares são os cupins e as moscas, de acordo com o relatório. 
A FAO sugeriu que a criação de insetos em escala industrial poderia contribuir para a segurança alimentar mundial, pois são altamente nutritivos, de fácil reprodução em criatórios, além de poderem ser usados como alimentos em criações de peixes e gado bovino. Na África, já existem fazendas de criação de insetos destinados a alimentação humana, como os insetos podem sobreviver em diferentes locais, desde os desertos até as montanhas esse é um setor da agricultura com grande potencial de mercado. 
No entanto, difícil vai ser convencer o mundo ocidental de que insetos podem perfeitamente substituir um bife, ou um peixe grelhado. Analisando detalhadamente o assunto, é difícil imaginar um prato de insetos no cardápio de restaurantes, ou ainda, imaginar pessoas comendo insetos com a mesma satisfação que comeriam outro tipo de carne, fica difícil superar restrições pessoais ao nobre petisco de alto valor nutricional. Além disso, é intrigante pensar o seguinte: para se criar insetos, é necessário disponibilizar uma dieta adequada, composta basicamente de plantas ou produtos derivados como grãos e farinhas. A maioria das espécies de insetos são consumidores de primeira ordem, ou herbívoros, logo, é necessário produzir vegetais para criá-los e depois precisaríamos consumir insetos para substituir alimentos fornecedores de nutrientes como por exemplo alguns vegetais...isso é no mínimo estranho.
Talvez os fatores culturais limitem nosso entendimento sobre o assunto, mas os mesmo fatores nos remetem a desejar um apetitoso e cheiroso prato de tutu, com carne de porco e arroz. Espero que no Brasil não seja necessário criar insetos para fins de enriquecimento das ofertas gastronômicas e nem em favor ao combate a fome. Se o momento é de mudanças de paradigmas porque não mudar nossa forma de pensar a respeito de produção de alimentos. A agricultura orgânica produzida em pequenas áreas, em outras palavras, as hortas poderiam se multiplicar em áreas escolares, áreas comunitárias e até mesmo em quintais de propriedades particulares. Poderiam ser cuidadas por membros da sociedade e serviria de temática para desenvolvimento de projetos sociais, almejando dois objetivos, produção de alimento em nível local e em atendimento a demanda social para uma educação profissionalizante.
Outra técnica ainda pouco divulgada pela mídia, mas altamente eficiente é a metodologia conhecida como “telhado verde”, trata-se de uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações. O telhado verde apresenta vantagens como, redução do volume de água pluvial a ser captado pelas redes de escamento urbano, mantem a temperatura reduzida e umidade relativa do ar mais alta, produção de hortaliças em áreas “não utilizáveis”. Portanto antes de partirmos para o radicalismo gastronômico, seria melhor tentar alternativas que nos auxiliassem a manter as tradições culinárias em nossa mesa.

(Por DORA Jacob)

Sites para consulta:
http://www.fao.org/docrep/018/i3264e/i3264e00.pdf
http://www.sistemadifusora.com.br/idifusoranews/ciencia/item/27262-onu-sugere-insetos-para-matar-a-fome
http://revistasustentabilidade.com.br/direto-da-fonte-comissao-aprova-projeto-que-obriga-telhado-verde-em-curitiba/

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ONU Sugera matar a fome com insetos

 

 

 

 

 

Um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira (13) destacou a importância do papel dos insetos comestíveis na luta contra a fome no mundo. O estudo, conduzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), estimou que 2bilhões de pessoas no planeta já complementam suas dietas com insetos, tais como besouros, gafanhotos e formigas.

A FAO acrescenta que a criação de insetos em escala industrial poderia contribuir para a segurança alimentar mundial. Esses animais são altamente nutritivos e fáceis de reproduzir, além de poderem ser usados como alimentos para peixes e gado.

O relatório, no entanto, destaca que a repugnância de muitos consumidores, especialmente de países ocidentais, constitui uma barreira para a inclusão deste tipo de alimento na dieta global.

Cientistas concluíram que formigas vermelhas, pequenos gafanhotos e alguns besouros que vivem perto d’água têm proteína suficiente para se comparar à carne magra, porém com menos gordura por grama. Os insetos também são ricos em minerais como ferro, magnésio, fósforo, selênio e zinco.

Besouros e lagartas são os mais comuns entre os 1.900 tipos de inseto que podem ser consumidos. Outros são abelhas, vespas, gafanhotos e grilos, e os menos populares são o cupim e a mosca, segundo o relatório da ONU.

Na África, há fazendas de criação de insetos para a alimentação, geralmente pequenas. Mas especialistas dizem que, como os insetos podem sobreviver em diferentes locais, de desertos a montanhas, há um grande potencial para o setor. Atualmente, a maioria dos insetos comestíveis se encontra em florestas. De agências de notícias

(Colaboração: DORA JACOB)

 

Notas e Fotos

ESTÁ EM NOSSO FACE

NOSSSSSSSSSSSAAA. ESTOU CHOCADO E SEM EXPRESSÕES PARA INFORMAR AOS MEUS AMIGOS A MORTE DE UM GRANDE AMIGO: FALECEU NA CIDADE DE UBERLÂNDIA O POMPEANO MÉDICO E RECENTEMENTE ELEITO VEREADOR PAULO BOUÇAS. PERDI UM GRANDE AMIGO E UM LEITOR ASSÍDUO DA MINHA COLUNA VIRTUAL. ABRAÇO SUA MÃE, DONA DEUSDETE, SEUS FILHOS E TODA FAMILIA. PAULO ERA IRMÃO DEPUTADO LEONÍDIO BOUÇAS E TINHA AQUI EM POMPÉU UMA LEGIÃO DE AMIGOS, DE FAMILIARES E DE ADMIRADORES. EU ERA UM DELES. QUE DEUS CONFORTE A SUA FAMILIA E QUE ELE DESCANSE EM PAZ. VOLTO A AFIRMAR: PERDI UM GRANDE AMIGO.(*) RECEBI A TRISTE NOTÍCIA ATRAVÉS DE UMA GRANDE AMIGA DA FAMILIA BOUÇAS - MARIA DA PAZ,MINHA QUERIDA PRIMA, QUE RESIDE EM UBERLÂNDIA.

 

Notas e Fotos

Me perdõe, meu Pai, mas ta mto dificil conformar com a morte de uma pessoa tão querida e tão amiga como o Paulo. Éramos mto amigos e ele sempre me demonstrou a sua amizade despojada e até " brigou" comigo qdo estive em Uberlândia pela última vez e não nos encontramos. Ele se foi mto jovem, mas deixou sua marca e pontilhou sua vida de forma indelével pela sua elegância, pela sua amizade,pela lealdade aos amigos: perdi um grande amigo, em que pese estivêssemos a muitos kms de distância.Mas, desde quando distância quebranta e enfraquece as grandes amizades??? Nunca. Pelo contrário: a distância nos serve para demonstrar que fortes laços de amizade se fortalecem e nunca se dissolvem mesmo pela distância.gde abs, Paulo... sinto vc aqui bem perto de mim. vc n tinha noção de quanto eu o admirava, mas eu com certeza era conhecedor da estima e do apreço que vc tinha por mim, cuja amizade você quis materializar me ofertando um valioso presente q guardo com imenso carinho.Descanse em Paz,meu amigo.Que dos braços do Pai, você possa nos orientar a trilharmos o caminho do bem e seja a luz a nos apontar o nosso melhor destino. Nunca se esquece um gde amigo e esteja certo, Paulo, que vc é um imortal pq jamais será ESQUECIDO...

ILMO.

Luiz Carlos de Souza

 

Notas e Fotos

DESTAQUES 2013

 A cidade de Martinho Campos foi palco na última quinta feira de um evento que por certo irá entrar para o calendário social da cidade de região: o Baile dos Destaques.

A promoção foi do colunista Luiz Carlos de Souza(Charles), daquela cidade, o local foi o Atitude(leia-se Dedé) e a música foi de RONALDO CAMARGOS E JUAREZ BRASIL. A cobertura fotográfica  foi de Foto Stúdio Imagem.

Confiram a lista dos laureados:

RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS DO BAILE/DESTAQUE VERSÃO 2013

Será dia 30, no Atitude, o Baile/Destaque promovido pelo colunista Luiz Carlos de Souza. Confira a extensa lista de homenageados

1° Rômulo Lobato Ferreira
Gerente Mais Atuante do Ano (M. Campos).

2° Sicoob Credimac
Banco do Ano (M. Campos).

3° Leandro Vinícius de Almeida
Garoto do Ano de Abaeté.

4° Sandro Esteves Gonçalves Pereira
Garoto do Ano (M. Campos).

5° Ana Carolina de Souza
Garota do Ano (M. Campos).

6° Dr. Euzébio José de Medeiros
Advogado do Ano (M. Campos).

7° Dr. Kleber Alves de Oliveira
Um dos Juízes Mais Atuantes do Alto São Francisco (M. Campos).

8° Dr. João Batista Simeão
Um dos Juízes Mais Atuantes do Centro-Oeste (Bom Despacho).

9° Joaquim de Campos Reis
Prefeito Mais Atuante do Alto São Francisco (Pompéu).

10° Drª. Mariana Christine de Assis Faria Medeiros
Secretária de Saúde Mais Atuante do Alto São Francisco (M. Campos).

11° Sérgio Gomes dos Santos
Um dos Tenentes Mais Atuantes da Região Centro-Oeste (M. Campos).

12° Cabo Moacir José dos Santos
Policial do Ano (M. Campos).

13° Célio Rodrigues César
Mega Carvoejamento (Empresa mais atuante da Região)
(M. Campos).

14° Dr. Paulino Gontijo Queiroz Cançado
Um dos Advogados Mais Atuantes do Alto São Francisco (Bom Despacho).

15° Junaia Gonçalves
Umas das Mais Atuantes Funcionárias da Comarca de Martinho Campos (Bom Despacho).
16° Restaurante Pinheiro
Um dos Mais Atuantes do Alto São Francisco (M. Campos).

17° Ronaldo Ferreira Borges
Vereador Mais Atuante do Alto São Francisco.

18° Alda Maria de Medeiros
Boutique do Ano (M. Campos).

19° Casa Fonseca – Materiais de Construção
Uma das Mais Atuantes da Região (M. Campos).

20° Edmar Clemente da Silva
Clemente Retífica – umas das Mais Atuantes do Centro-Oeste (Bom Despacho).

21° Renata Guimarães Soares
Garota do Ano de Pompéu.

22° Dr.Geraldo Júlio Porto
Colunista Social Mais Atuante do Alto São Francisco (Pompéu).

23° Paula Menezes Nicole
Garota do Ano Abaeté

24° Santos e Dias
Empresa Mais Atuante do ramo de mudas, posto de combustíveis, carvão e madeira tratada (M. Campos).

25° Domingos Sálvio
Deputado Federal Mais Atuante do Centro-Oeste (Divinópolis).

26° Júlio César dos Santos
Um dos Funcionários Mais Atuantes do Correio de Martinho Campos (Abaeté).

27° Valesca Gomes de Carvalho
Um dos Mais Atuantes Caixas do Banco do Brasil (M. Campos).

28° Wagner Soares de Santana
Um dos Tenentes-Coronéis Mais Atuantes da Região do Centro-Oeste (Bom Despacho).

29° Dr. Rodrigo Eduardo do Noronha
Um dos Delegados Mais Atuantes da Região do Alto São Francisco (M. Campos).

30° Padaria Pão Real
Uma das Mais Atuantes do Alto São Francisco (M. Campos).

31° Super Kit
Supermercado do Ano (M. Campos).

32° Cristiane Regina Soares
Garota do Ano da cidade de Bom Despacho

33° Darci Jairo da Costa
Vereador e Presidente da Câmara, eleito por nove mandatos. Um dos Mais Atuantes do ano (M. Campos).

34° Ralph dos Santos
Eleito Mister Mundial e Universo no Peru (Arequipa)
(Brasília).

35° Drª. Maria Rita Esteves
A Odontóloga Mais Atuante da região do Alto São Francisco (M. Campos).

36° Comarca Contabilidade
A Mais Atuante da região do Alto São Francisco (M. Campos)

37° Sídia Helena Tavares Andrade
Senhora Elegante de Martinho Campos

38° Mylene Caroline de Faria Medeiros Soares
Garota Revelação (11 anos) (M. Campos).

39° Leandro Olinto da Silva
Garoto Revelação (11 anos) (M. Campos).

40° Marianna Atatilia Alves Costa
Uma das Tenentes Mais Atuantes da régio do Alto São Francisco (Abaeté).

41° Drª. Raquel Cristina da Silva
Uma das Mais Jovens Juízas de Minas Gerais (Abaeté)

42° Marco Aurélio Arruda Duarte e Mara Sandra da Costa Arruda Duarte
Casal do Ano (M. Campos).

43° Erenice Pereira Campos
Fundadora do Clube da Melhor Idade e construtora do prédio (M. Campos).

 

Notas e Fotos

COMO O POVO TRATA O SEU LIXO
Verly – 29-05-13


No afã de escrever meus textos, exagero na observação e muitas vezes invento coisas que não houve ou falas que ninguém disse. Não são mentiras. Apenas invento um pouco.
Assim foi que na brilhante palestra do Engenheiro Bernardo sobre os tratamentos dos fundos de vales e córregos, eu provoquei a fala sobre resíduos sólidos que o vulgo insiste em chamar de lixo. Num estilo bem descontraído e quase revolucionário, o palestrante lançou preciosas sementes para um trabalho futuro.
Tudo indica que, a partir desta fria tarde em que ouvimos excelentes alertas sobre o equivoco que assolou o tratamento dos córregos, inclusive e tristemente com o apoio oficial, a expectativa é que esse brilhante grupo, com título de Núcleo do Capão não medirá forças para melhorar as condições da bacia do Córrego do Capão.
Num dos muitos casos que o Bernardo, o palestrante, contava no meio de sua fala eu guardei o que ele descreveu de uma visita a uma favela. E como em toda sua palestra ele procurava ser filosoficamente correto, explicou que preferia não falar favela, talvez devesse dizer cidade informal, área de urbanização irregular, vila, mas, para contar o caso, valia na situação a palavra favela.
Sim, no meio popular há um forte preconceito contra favela.
E naquela visita estavam presentes técnicos e estudantes que formavam uma das primeiras turmas do Projeto Manuelzão. Liderados e capitaneados pelo meu amigo Dr. Apolo Heringer Lisboa, criador do Projeto, esses estudantes e estudiosos traziam a boa nova de que córregos são para viver a descobertos, receber e devolver a vida por onde passam. Assistimos desde os trabalhos do Projeto Manuelzão uma mudança radical da maneira de tratar os nossos córregos. Hoje muitas pessoas já têm consciência de que não se fecham os córregos.
Estava na citada visita daquele dia numa favela como foi dito pelo Barnardo.
E, de repente, um cidadão morador ali da favela, abre a porta bem diante daqueles técnicos e idealistas, o tal morador nem aí para aquela gente, traz um saquinho de lixo e o deposita logo ali do lado de fora do seu barraco e fecha sua porta.
Um dos membros chamou a atenção do morador antes que ele fechasse completamente a porta do barraco e o explicou que ele deveria levar seu lixo até um cesto comunitário mais próximo.
O cidadão favelado prolongou a conversa, dirigindo a um dos componentes do Projeto e perguntou:
- Você mora em que bairro?
O profissional explicou que morava no Bairro Santa Efigênia.
- Pois foi justamente lá que eu aprendi a agir assim. Percebi naquele local que nos bairros da cidade formal, cada cidadão põe seu lixo para fora da casa e fecha a porta. E está resolvido o problema.
Como disse, um pouco eu ouvi, outro tanto inventei ou tirei da minha cabeça.

 

 

Notas e Fotos

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

01-06-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

01-06-2013

 

 

 

 

 

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Ao escolher um assunto para publicar nesta coluna, às vezes fico até em dúvida, pois a área da culinária é tão vasta e agradável que fico indecisa que assunto escrever. Gostaria de escrever várias coisas ao mesmo tempo, mas se isto acontecer pode até confundir as cabecinhas daquela que estão iniciando seu trabalho na cozinha. Então procuro mostrar para nossos leitores assuntos que venham ser de utilidade a todos.
Hoje nós vamos falar deste alimento abençoado, indispensável no nosso café, nosso lanche e às vezes até na principal refeição do dia.
O pão faz parte da alimentação de todos os povos, tendo os mais variados nomes, aspectos e formas de preparo. O mais comum é o pão de trigo
(branco ou integral), mas também são muito conhecidos os pães feitos com farinha de centeio, aveia e cevada. No Brasil ainda há pães preparados à base de tubérculos, como o pão de mandioca ou o pão de mandioquinha, geralmente econômico e fácil de preparar e pode serfeito em casa, é só seguir as instruções e sempre trabalhar de boa qualidade e seguir as regras certas de fabricação.
Embora exista uma grande variedade de pães, qualquer um deles é feito com três ingredientes básicos: farinha, fermento e um líquido, geralmente água ou leite.
Os tipos de pão mais conhecidos são:
- Pão francês
-Pão italiano
- Pão sovado
- Pão preto ou pão integral
- Pão americano
Todos são pães que podem ser servidos em nossas refeições diárias e muito apreciados e podem ser usados acrescentados de outros ingredientes, realçando o sabor de cada um.
E para terem idéia de quanto é fácil e econômico preparar um pão e o quanto ele enriquece nosso lanche, segue uma receitinha deliciosa que vai facilitar muito o seu trabalho.

PÃO RECHEADO COM CATUPIRY

INGREDIENTES - 500gr de farinhade trigo
100ml de leite morno
50gr de fermento
100gr de açúcar
100gr de margarina
100gr de catupiry
100gr de queijo parmesão ralado grosso
02 ovos
RECHEIO - 300 de catupiry
200gr de presunto fatiado
200gr de mussarela
02 tomates cortados em rodelas
óregano a gosto

MODO DE FAZER - Dissolva o fermento no leite morno, acrescen te a margarina, açúcar, ovos, 100gr de catupiry e por último, aos pocos, a farinha de trigo. Misture bem e deixe a massa descansar por duas horas. Divida a massa em duas partes iguais. Abra cada parte da massa e recheie com presunto, tomate, mussarela e salpique óregano. Espalhe o catupiry e enrole como rocambole.
Repita a operação com a outra parte da massa. Deixe descansar por 30 minutos. Pincele com ovo e polvilhe parmesão.
Assar em forno quente.

Está esperando visitas? Está sem saber o que servir? Nada melhor do que preparar esse delicioso pão recheado com catupiry. Além de muito gostoso, é rentável e sei que vai agradar a todos. Se sobrar algum pedaço, pode ser congelado, basta embalar bem e conservar no frezzer por até 30 dias.

Um bom final de semana a todos, em breve, novas dicas e novas receitas.
Dúvidas, sugestões, críticas: mariadapazpcampos@bol.com.br

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

01-06-2013

 

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

01-06-2013

 

 

 

 

 

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

01-06-2013

 

 

 

 

Curtas-Metragens


BRASIL -- SEM ESPAÇO PARA CRESCER

<> Brasil não Tem Espaço para Crescer -  Esta é a conclusão dos mais brilhantes economistas brasileiros. A máquina estatal brasileira é tão cara em sua própria manutenção que não há mais espaço na utilização de recursos gerados pelo nosso PIB (Produto Interno Bruto) para investir em áreas essenciais ao crescimento e desenvolvimento do País.  Para se ter uma idéia os gastos estimados para manter a máquina estatal funcionando é de aproximadamente 40% do PIB (o PIB de 2012 foi de R$4,4 trilhões), enquanto que o investimento na Educação previsto para 2013 foi de 5,7% do PIB.

Esta situação é sem dúvida uma notícia triste, pois é de extrema dificuldade de solução, visto que  não há como mudar esta realidade, a curto prazo, através de meios democráticos. O poder no Brasil tem donos que distribuem entre si riquezas geradas pela Nação. E a situação se agrava ainda mais quando os próprios órgãos que deveriam fiscalizar esta utilização de recursos públicos, tais como tribunais de contas, controladoriasl, senado, etc., são ocupados por pessoas que também fazem parte da elite que é dona do poder.  E, pior ainda, é que não há meios de modificar isso através de eleições diretas já que os próprios detentores do Poder têm meios de controlar seus resultados -- direta ou indiretamente -- através das distribuições financeiras -- as chamadas “bolsas” -- que prendem psicologicamente a população pobre ao governo distribuidor, ou através de manobras políticas de forças politicas,como as que impediram que a candidata Marina Silva, que nas últimas eleições teve 20% dos votos, concorresse novamente à Presidência da República.

  <> Pujança da Aliança do Pacífico X Mediocridade do Mercosul --  O comprometimento do Brasil com as ideologias ultrapassadas é uma carga pesada de arrastar rumo ao seu maior desenvolvimento.  Enquanto fica aqui a discutir picuinhas políticas com os ultrapassados Argentina, Bolivia, Equador, Venezuel e suas “excitantes” políticas bolivarianas, países que dão o exemplo de modernismo econômico e de não intervenção na economia como Chile, Peru, Colômbia e México, todos com taxas de crescimento acima de 5% e que acabam de fundar a Aliança do Pacífico,com PIB superior ao do Brasil e já nascendo com o apoio dos “tigres asiáticos”, dos Estados Unidos e da União Européia,  estando já sendo chamados de os “pumas latinos”.  Até mesmo o Peru, cujo atual presidente Ollanta Humaia enganou ao Lula ao lhe solicitar, e receber ajuda para se eleger em 2011, viu que não valia a pena ficar por aqui se arrastando na mediocridade ideológica do Mercosul e hoje é um dos fortes da nova Aliança..  Quem perde com esta política ideológica idealizada e praticada por uma meia duzia de fanáticos instalados no governo, como Marco Aurélio Garcia, responsável pela politica internacional do governo, repetimos, quem perde  com isso é todo o povo brasileiro!

<> Quanto Menos Democracia, Maior a Disciplina e o Desenvolvimento? -   Será que esta é a fórmula do desenvolvimento ideal e global para uma Nação?  Há algumas verdades indizíveis:  São aquelas que todos vêem, mas ninguém tem coragem de dizer.  Será que vale mesmo a pena que um bando de deputados possam fazer um blá-blá-blá contínuo nos seus 3 dias de trabalho por semana, ou que greves possam ser o maior instrumento de reivindicação, ou que alguns possam dizer e escrever o que quiserem, tudo isso em nome de uma democracia que não consegue trazer segurança, saúde, educação e lazer digno para sua população?  Não estou aqui pregando a queda da República, nem a extinção da Democracia, embora num “estado democrático de direito” (expressão que nossos políticos adoram recitar) até mesmo pudesse fazê-lo. Estou aqui apenas relembrando o meu pensamento de ontem, ao ver uma reportagem pela CNN mostrando a nova China:  É um “País Comunista” (de “mentirinha”, como diria a nosso corajoso Ministro Joaquim Barbosa do STF) apenas para justificar sua forma autocrática de governo, mas que pratica um selvagem capitalismo de Estado, sem direito a greves, com salários totalmente controlados, e disciplina militar tanto para os militares quanto para civis. Conseqüência disso:  É a segunda maior economia do mundo e a um passo de se tornar a maior,  mantendo hoje o maior número de turistas em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, seu maior foco de investimentos.  Será que esta é a fórmula da felicidade? Abrir mão de conversa fiada e de eleger deputados, senadores e presidentes, mas em contra-partida poder ter seus filhos estudando nas melhores universidades do mundo, ter suas Ferraris, e passar as férias em New Yourk?  Não sei.  Que acha você?

 

  

.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site