NOTÍCIAS: 05/02/16 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

 

 

TARCIANA CHUVAS,  estará em Pompéu pela quarta vez: dia 31 de março, na sede do Lions.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

LEONARDO CARRARO POUBEL, Presidente da OAB, Subsecção/Pompéu, esteve  em BH, no Minas Centro, para a Posse do Presidente da Subsecção de Minas Gerais, advogado Antônio Fabrício.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Meu querido primo, PAULO CARVALHO DE VASCONCELOS(foto), de Pitangui, que sofreu um mal súbito na tarde de segunda feira, na cidade de Pará de Minas, em companhia de um dos seus filhos, onde veio a falecer. Foi sepultado em sua terra natal, Pitangui, no dia seguinte. Paulo foi prefeito de Pitangui por dois mandatos: deixa viúva, Dona Dirce Maria, 04 filhos e seis netos. Que  Deus em sua infinita bondade e misericórdia o receba de braços abertos e que o meu querido primo descanse em paz. Do alto desta coluna envio o meu abraço a todos os seus familiares e que Deus os conforte a todos.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

NOVOS AMIGOS DO FACE

DIOYCE MOREIRA

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

JULLYA CAMARGOS , de Sete Lagoas.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

WARLEN FERNANDES, de Felixlândia.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

DRYCA ALVES

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

GISA FERREIRA,  de Bom Despacho

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

ELIAS NETINHO(Fofão) com a sua noiva GISA FERREIRA.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

EDSON RAMOS e sua esposa.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RENATA FERREIRA, de Bom Despacho.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MAURA COELHO RAPOSO  ALMEIDA,  de Luz .

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ANIVERSARIANTES

 

BETÂNIA RODRIGUES

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

MERE ALMEIDA TERTULIANO, da cidade de Sabará, com seu marido.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Meu amigo itaunense, IRDEVAN NOGUEIRA JUNIOR, que contou tempo esta semana.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Foto Stephan Salej

SINDIJORI
Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais
Filiado a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-Fiemg

Rede Sindijori de Comunicação

                       

DA DENGUE E DO ZICA

Nos últimos dias, vários interlocutores do exterior, desde a África do Sul Israel, Barbados, e Europa, me perguntavam apavorados  sobre a dengue e o Zica. Alguns deles querendo vir, ou seus parentes e amigos, para os próximos Jogos Olímpicos no Rio, daqui a cinco meses. Ou para o Carnaval, na próxima semana. E dizer o que? Que não tem perigo? Pode vir sem medo e susto?

Os dados estão ai e os doentes também. A dengue está  se arrastando há  décadas e o Zica deu um novo impulso.  E se a isso tudo adicionarmos altos índices de tuberculose, sífilis congênita, aids, e mais algumas doenças que desconhecemos, podemos dizer com a maior tranquilidade que somos um país em permanente crise de saúde. Sem falar em obesidade, doenças de coração e diabetes.

Que a saúde publica e os combates a essas epidemias  nestes últimos doze anos não foram a prioridade de nenhum governo, está demostrado pelo resultado infeliz que estamos presenciando neste momento. E mostra também que na hora de falar em eleições municipais, falamos de pessoas, candidatos, mas nada de políticaspúblicas de saúde. Mas, não devemos esquecer que no passado já nos deparamos com a febre amarela e a doença de chagas, além da poliomielite, que de certa forma foram erradicadas. Ou seja houve esforço, e houve resultado.

Não podemos esquecer que esse combate  acontece fora do país, já que a vacina contra a dengue vem da Franca, e o mosquito geneticamente modificado para combater o mosquito transmissor de dengue está sendo produzido em Piracicaba, no Estado de São Paulo, por uma empresa britânica. E a vacina contra o Zica está  sendo pesquisada nos Estados Unidos.

Essas epidemias reduzem a nossa capacidade de trabalhar, a nossa capacidade de receber turistas, e a nossa capacidade de nosmovimentarmos pelo mundo, já que somos oriundos de uma área contaminada. A coisa é muito mais séria  do que estamos percebendo.

Cabe em muito a pergunta, por queestá acontecendo. Parte da resposta é que a limpeza, tanto nas nossas casas como no ambiente externo em termos do país  como um todo, cria um passivo sanitário que provoca essas e outras doenças. Nada de novo na história da humanidade, que já  passou por algumas epidemias mais mortais, como a peste negra, na Idade Média, e o ebola mais recentemente.

Nos vamos ter que enfrentar o problema hoje e também amanhã. Provavelmente, o empresariado com suas entidades sociais como oSESI, SESC, SENAI e outras, podem,em vez de financiar réveillons e carnavais, como foi o caso da Escola de samba com enredo da Estrada Real, ajudar emsoluções de saúde pública, pelos menos para seus trabalhadores.

STEFAN SALEJ
CONSULTOR INTERNACIONAL
EX PRESIDENTE DO SEBRAE  E DA FIEMG –

SINDIJORI
Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais
Filiado a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-Fiemg

Rede Sindijori de Comunicação

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Foto Gilclér Regina

PESSIMISMO ou CRISE?

“A crise é algo real. O pessimismo é a construção da crise, dia-a-dia”. Gilclér Regina
_____

A crise existe mas a fabricação dela, muitas vezes, é feita pela expectativa. Quando você fica prevendo somente o “pior”, ele acontece. Você está autorizando o seu cérebro para que aquilo aconteça.

Da mesma forma, o “melhor” acontece e também é fruto de seus pensamentos e suas ações e atitudes.

Você já se perguntou por que o sucesso acontece para algumas pessoas, enquanto parece fugir de outras?

Aliderança não chega por convite. O próprio líder se convida. Em todo lugar, em toda empresa, há espaço para pessoas com iniciativa e dispostos a fazer o que tem de ser feito

Onde houver trabalho a ser feito, haverá a oportunidade para alguém fazê-lo e se destacar.

Pensar no momento atual nos leva ao caminho mais fácil: Aceitar a crise e ponto.

Mas é o caminho dos diferentes e dos insatisfeitos que constrói o mundo, que leva ao sucesso. E estes caminhos decididamente não são percorridos pelos pessimistas.

Raciocine comigo:A mesmice não faz sucesso. Os mesmos se pertencem. Portanto, reaja e faça diferente e melhor.

O escritor americano Peter Senge,  autor do livro “A quinta disciplina” nos diz  o óbvio e que nem todos enxergam em tempo: Que a única vantagem competitiva sustentável é a capacidade de aprender mais rápido e melhor do que os concorrentes

Não é somente o Brasil ou a sua empresa que precisa que você faça isso. É você mesmo na construção de um mundo melhor e que ofereça um sentido maior a sua própria vida.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

* Gilclér Regina – Palestrante com experiência em vendas, varejo, atacado, liderança e motivação. Escritor com 10 livros editados. Muitos eventos de CDLs e ACEs em todo país. Mais de três milhões de livros vendidos. Sua palestra mostra que pessoas estão vencendo nas piores cidades e fracassando nas melhores cidades.

 

Notas e Fotos

10 Curiosidades sobre o carnaval

1º. Para homenagear o Deus Saturno, havia uma festa na Roma Antiga chamada “Saturnais”. As escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam às ruas para dançar. Carros (chamados de “carrum navalis” por serem semelhantes aos navios) levavam homens e mulheres nus em desfile. Muitos dizem que pode ter sido daí a expressão “carnavale”.

2º. A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.

3º. De lá para cá, o Carnaval foi mudando aos poucos de cara. Na Idade Média, incluía sátiras aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis retaliações com a desculpa de que a festa os deixava loucos (“folia”, em francês, significa loucura).

4º. No Brasil o início da festa é conhecido como “grito de carnaval”. Antigamente os clubes promoviam festas pré-carnavalescas com este nome. Nessas festas as pessoas iam fantasiadas e cantavam e dançavam ao som de marchinhas de Carnaval.

5º. A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os 6 dias da Semana Santa.

6º. Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.

7º. Foi na Rua Visconde de Itaúna, próximo a Praça Onze, que nasceu o samba. Uma roda de amigos improvisava versos na casa de uma das moradoras do morro, a tia Ciata (Hilária Batista de Almeida). Em 6 de agosto de 1916, o grupo criou a música O Roceiro, que caiu no gosto do povo. Depois de repetida em outras noites, sempre com muito sucesso, Donga, um dos participantes, resolveu registrar a canção em seu nome, com o título de Pelo telefone. Quando ela foi gravada, em 1917, os outros integrantes do grupo – Germano Lopes da Silva, Hilário Jovino Ferreira, João da Mata, Sinhô e tia Ciata – reivindicaram direitos pela composição. Donga contestou essa versão.

8º. O nome do ritmo é de uma língua africana chamada banto, falada em Angola. Há duas versões para sua origem: ou ela deriva do termo samba (bater umbigo com umbigo), ou é uma junção de sam (pagar) e de ba (receber). Nas antigas rodas de escravos se praticava a umbigada, dança em que dois participantes davam bordoadas um no baixo-ventre do outro.

9º. O Carnaval brasileiro é descendente do “entrudo” português. O dicionário diz que entrudar significa molhar com água, empoar de goma ou talcos, fazer peça. E a farra era esta mesmo. No século 17, os foliões se armavam de baldes e latas cheias de água. E todos acabavam molhados. Até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres. Acontecia aqui antes do início da Quaresma e durava três dias, do domingo até a terça-feira gorda.

10º. Com o passar dos anos, a brincadeira foi ficando mais agressiva. Água suja, farinha e talco lambuzavam as roupas dos brincalhões. Limões, laranjas e ovos eram atirados em quem estivesse na rua. Logo surgiu uma lei proibindo o entrudo. Em 1854, um chefe de polícia do Rio de Janeiro (RJ) determinou que a partir daquela data o entrudo tinha de “ser seco para não estragar as roupas mais custosas e cuidadas e não provocar desordens e confusão”. O entrudo à seco se transformou no Carnaval.

Fonte: O Guia dos Curiosos


 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298
VANIM: 37 9928 1365 /// 8844 4560 /// 9142 5369

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

05-02-2016

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

05-02-2016

 

 

 

 

 

CARNAVAL E ALIMENTAÇÃO

O verão é o período em que as pessoas mais se preocupam com a forma física. Pensando nos festejos de carnaval precisam de disposição, energia e beleza para serem exibidas durante a folia. Para isso é preciso redobrar os cuidados com a alimentação e com o corpo. Afinal, para pular e dançar durante uma semana de festa, ´preciso muito ânimo, preparo físico e saúde. Mas, infelizmente, é nesse período que o descuido é mais constante e o perigo se faz mais presente.
É comum nestes dias de festas, os foliões descuidarem da alimentação correta. As pessoas procuram alimentos mais fáceis como os pratos prontos, sanduíches, muito calóricos e ricos em conservantes.
O gasto de energia e alimentação pouco balanceada podem ser prejudicial, diminuindo a imunidade do organismo, provocando contaminação por alimentos e ganho de peso, tornando a situação ainda mais delicada, principalmente para aqueles que lutam por uma dieta balanceada. O sacrifício de um ano se perde em poucos dias.
Outa questão que requer cuidados é a ingestão de bebidas alcoólicas, que consumidas com exagero, pode ser prejudicial ao organismo, causando mal estar e pode até impedir que a pessoa aproveite as festas carnavalescas. é importante o consumo de bastante água, sucos naturais e evitar os refrigerantes.
E, se você quer aproveitar bastante a folia, seja consciente, cuide de seu bem estar não exagerando em atos que prejudicam a saúde.
É melhor prevenir do que remediar.
A vida é bela e somos capazes de torná-la mais bela ainda!

Vejam algumas receitas práticas para o consumo nos dias de festa

BATATA AO FORNO COM REQUEIJÃO CREMOSO

INGREDIENTES - 01kg de batatas cozidas em rodelas grossas
01 copo de requeijão cremoso
01 xícara de chá de leite
01 cebola picada
cheiro verde picadinho
sal e pimenta do reino
orégano para polvilhar

MODO DE FAZER - Em um refratário coloque as batatas e reserve. Bata os demais ingredientes no liquidificador, despeje sobre as batatas e polvilhe orégano. Leve ao forno médio por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e deixe descansar por cinco minutos antes de servir.


OMELETE DE BATATA

INGREDIENTES - 04 batatas bolinha e azeite a gosto
01 ovo batido
01 fatia de peito de peru
01 fatia de queijo branco
02 tomates cereja picados
cheiro verde a gosto
01 colher de sopa de leite

MODO DE FAZER - Corte as batatas em rodelas bem fininhas e coloque para refogar com um fio de azeite virando de vez em quando.
Misture em outro refratário o ovo batido, o peito de peru, o queijo, tomates picados, cheiro verde e o leite, acrescente sal e misture bem. Quando a batata estiver molinha e douradinha, faça uma camada no fundo da frigideira. junte a mistura de ovo, tampe a panela e deixe em fogo baixo até dourar. Vire o lado e vá fazendo isso até cozinhar por dentro.
Sirva a seguir.

Um bom final de semana, um ótimo carnaval.


SUGESTÕES, DÚVIDAS E CRÍTICAS, FALE COM A GENTE,
Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

05-02-2016

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS DA OAB POMPÉU

No dia 02 de janeiro de 2016 a Seccional da OAB de Minas Gerais Realizou solenidade de posse de sua diretoria e conselheiros estaduais. O evento acontece no Minas Centro em Belo Horizonte.

NOTÍCIAS JURÍDICAS

Reajuste abusivo de plano de saúde é proibido por lei e, aumentos não podem ser muito elevados.

Fazendeiro será indenizado em R$ 108 mil porque fungicida não surtiu efeito

Contratação frustrada gera danos morais, afirma Justiça do Trabalho

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

29-01-2016

 

 

 

 

De Onde Vem o Orgulho de um Cidadão - I

 

            Há mais de um mês não escrevo neste espaço.  Tem-me faltado motivação para fazê-lo. No entanto, consola-me o fato de que se até os grandes tem se sentido desmotivados em algum instante de suas vidas, como confessou  o Juiz Sérgio Moro, ao dizer que às vezes se sente como se estivesse pregando no deserto, na sua cruzada contra a corrupção, que é prática já institucionalizada na vida pública brasileira.  Mas se motivação falta até aos grandes, como não faltaria a alguém tão insignificante como este que aqui agora escreve?
Se até o grande Ruy, que na sua “Oração aos Moços” gravou para sempre nos registros  culturais brasileiros o seu desânimo com os rumos da Nação, já nos primórdios da mal sucedida República Brasileira, estatuindo no  exórdio de sua mensagem aos formandos: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
Eu gostaria que cada uma de minhas amigas que se dessem ao sacrifício de ler esta mensagem, fizessem um pausa aqui e se perguntasse: “Quais são os fatos, os atos e os valores que me fazem orgulhar de ser brasileira”?  Liste-os numa folha de papel e depois se repergunte:  Isso que listei é realmente motivo de orgulho de cidadania?  E eu gostaria muito de receber a lista de cada uma de vocês

Será sem motivo que inúmeros episódios históricos, ou figuras proeminentes da política sejam tão execrados pelo povo?  Qual é o problema de nossa Nação?  Estaria no “DNA da República Brasileira”DNA Institucional ─  e por isso teríamos problemas crônicos incorrigíveis como os que agora enfretamos? Ou precisamos realmente fazer uma reforma profunda, zerando tudo, e começando tudo de novo?   Será que as sementes de nossa sociedade brasileira, plantada em 1531, na Vila de São Vicente, já chegou de Portugal eivada de DNA defeituoso? Ou os recursos da época eram tão escassos que não possibilitassem a elaboração de planos sérios.  Mas, será por que nossos irmãos  de uma jovem  república do norte, ou melhor dizendo, da América do Norte, tiveram uma sorte bem diferente da nossa?

Sim, embora quase 100 anos mais jovem do que o Brasil, os Estados Unidos da América, que teve sua colonização inciada em 1616, em Jamestown, cresceu e prosperou e chegou a ser e permanecer até hoje a nação mais importante, mais rica, mais influente, mais copiada e invejada do mundo?  Será que nossos recursos naturais não nos ofereceram  as mesmas oportunidades que os recursos do norte ofereceram  à nação norte americana, e assim, por isso, não conseguimos avançar tanto quanto eles? Ou será que o DNA de nossos primeiros colonizadores, constituídos de condenados degredados portugueses teve um papel preponderante e condenatório das futuras gerações de políticos e gestores desta nação.  Espero que não, pois caso positivo, estaríamos então irremediavelmente condenados a cumprir uma sina de incapacidade, corrupção, e imoralidade por tempo indeterminado, e impossível de por nós ser revertida, em virtude de suas características atávicas.
Mas, o quê nos motivou escrever ou provocar essa discussão?  Talvez um pouco de inveja, de indignação, de vontade de ver este país tão belo ─ APENAS  BELEZA NATURAL ─ funcionar como tantos outros países do mundo, com políticos honestos, responsáveis, sem histórico de corrupção, com gestão responsável, e comprometidos com o bem comum.  Mas pedir isso no Brasil de hoje seria motivo de escárnio, pois as pesquisas de opinião pública mostram que mais de 90% da população acredita que jamais atingiremos estas qualidades essenciais ao pleno desempenho da cidadania.
ooo<>ooo

            Este escrito foi iniciado quando assistíamos a um pronunciamento, na última terça-feira, o “State of the Union” ─ o que tenho feito pontualmente  nas últimas 4 décadas.  O “State of the Union” é transmitido ao vivo do Congresso Americano, sempre no mês de janeiro, por volta de meia-noite (hora de Brasília), quando o presidente dos Estados Unidos comparece ao Congresso e faz um balanço de seu último ano de governo e os planos para o ano que se inicia. Este ano foi um pronunciamento especial por ter sido o último do Presidente Barack Obama, que entrega a presidência no próximo ano, provavelmente para Hillary Clinton.
        Voltaremos (pretendemos), num futuro próximo, ao tema “De Onde Vem o Orgulho de um Cidadão?”

 

 

 

 


 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site