NOTÍCIAS: 06/08/11
"clique na foto para ampliar"
PRÊMIO DO SITE JULIOPORTO.COM SAI  PARA GAROTA  LARA

A GAROTA LARA(à direita), filha de Viviane Alice,  foi quem "faturou" CR$ 150,00, que o site julioporto.com sorteou no mês de julho, entre os internautas que  acessassem o site e respondessem à pergunta: "Qual o Site mais acesssado de Pompéu e região"? O sorteio foi na presença de 03 concorrentes: Isabelle Graciani, Sânia Inês(Saninha) e Gabriela: todas candidatas ao "prêmio".Parabéns a Lara, que revelou à coluna que esta foi a segunda vez que é sorteada nesse tipo de premiação.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

LEIDIANE e PATTY , ladeando o Professor PAULO HENRIQUE.Leidiane: quem é esse “marmanjo” ai atrás de vocês, com essa carinha  “sem vergonha”??? Rssss.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
VALE A PENA VER DE NOVO: PATTY E LEIDIANE. (Foto Orkut).
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
A  frase a seguir está no face da pompeana  ELIZÂNGELA CAMPOS(FOTO): “Palavras me conquistam temporariamente, mas atitudes me ganham ou me perdem para sempre”!.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
 “VOGUE” TIRA DE CURVELO A NATURALIDADE DE ZUZU
 
Quando eu digo que precisamos cuidar mais de nossa História, alguns curvelanos acham que exagero.
Mas a revista VOGUE, edição 395, disse textualmente que Zuzu Angel é carioca. E errou feio, lógico.
Recebeu um puxão de orelhas do jovem jornalista e publicitário Filipe Gutfraind, meu amigo de Curvelo, com residência em Belo Horizonte, diretor de Arte da PEQUI MAGAZINE. Afinal, Zuzu é mineiríssima, uai! Mais precisamente, curvelana!
Inúmeros documentos, além de declarações da própria estilista, comprovam isso.
A matéria publicada em VOGUE tinha tudo para ser exibida em Curvelo como um troféu.
 Com Gisele Bündchen na capa (veja imagem anexa), a revista trouxe ensaio  homenageando a moda brasileira. Nove estilistas contemporâneos foram convidados a reinterpretar o estilo de nove criadores de outros tempos, responsáveis pela revolução na moda nacional. Desenharam peças exclusivas, todas colocadas em leilão em prol de instituições dedicadas às causas verdes indicadas por Gisele e pela publicação. Dener foi interpretado por Reinaldo Lourenço; Clodovil, por Alexandre Herchcovitch; Conrado Segreto, por Glória Coelho; Zuzu Angel, por Andrea Marques; Markito, por Fause Haten; Ney Galvão, por Luciano Canale (Santa Ephigênia); Simão Azulay, por Renato Kherlakian; e Rodhia, por Dudu Bertholini.
Uma tristeza o erro crasso da VOGUE.
No meio dessa tristeza, porém, uma alegria: nem tudo está perdido. Temos jovens talentos de olho em nossa História e cobrando o respeito ao nosso passado.
Parabéns, Filipe!
As. Newton Vieira
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

MENSAGEM DESTE COLUNISTA AO JORNALISTA CURVELANO

A revista vogue pisou na bola feio ao dizer em sua edição de no. 395 que a famosa estiliosta ZUZU ANGEL é carioca.
Parabéns , primo. o povo de Curvelo muito tem a lhe dever:  A César o que é de César e a Curvelo o que é de Curvelo. ZUZU ANGEL  não poderia nunca ter sua naturalidade equivocadamente mudada. se vc não fosse de curvelo, o mínimo que vc estaria a merecer , seria o título de cidadão honorário curvelano. Mas, como já é da terra, a Câmara Municipal pode(pode não) deveria  lhe dar uma moção de reconhecimento e congratulações pela sua iniciativa solicitando à revista vogue que ela repare o seu lápso..gde abraço, primo.
(*) Para quem não sabe, o jornalista e publicitário FILIPE GUTFRAIND(foto) é honrosamente  meu primo. É filho de HENRIQUE GUTFRAIND e IDENE de OLIVEIRA SANTOS –  ela, irmã do meu querido primo ALEXANDRE BENONI DE OLIVEIRA SANTOS, neto portanto do meu saudoso e inesquecível primo/irmão PEDRO MAGNO DOS SANTOS.
 
RESPOSTA DO FILIPE:  Obrigado Primo! Mas não há necessidade para tanto!!!! rsrs!! Obrigação para todos nós!! Manter a história de Curvelo e seus curvelanos intacta!!! E quando violada, "botar a boca no trombone."!! Grande Abraço! Não desapareça tanto!!!!
Zuzu é Curvelana, cara jornalista! Se errou...o que demonstrou falta de leitura e pesquisa, o que ficou feio p uma revista de tal porte...no mínimo, se não por justiça, pelo menos por educação e respeito, deveria se retratar...(IDENE GUTFRAIND)

 
Notas e Fotos

AGRADECIMENTO

Estou enviando um abraço de agradecimento ao primo “bunito” da família: cantor e bonitão: Sérgio Basilio. Esteve aqui esta semana parea dar carona ao Santinho, Maria da Paz e Ana e me trouxe de Dourados um uisque 18 anos: Johnnie Walker Gold Label.

 
Notas e Fotos
FRASE: “Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama”.
 
Notas e Fotos
FESTIVAL DO VINHO

MARCADO PARA SETEMBRO o Festival do Vinho, que marca a primeira promoção social da nova diretoria do Lions Club(leia-se VICENTE CONCESSO DE FREITAS E MARIA HELENA). A coluna volta. 
 
Notas e Fotos
FRASE: GUARDAR RESSENTIMENTOS É TOMAR VENENO E ESPERAR QUE A OUTRA PESSOA MORRA Aqui , em Pompéu, tem alguém esperando que eu morra.. rssssss . Mas falo sério.Impressionante. Ela precisa rezar mais um pouco.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
SÓSIAS: SUÉLEM MENDES. Afinal... elas se parecem ou não???
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
JOSANE MELO: vocês podem contestar, mas ela lembra muito a SUÉLEM MENDES.
 
Notas e Fotos
Júlio

Agradecemos o carinho pela nossa cidade. A administração municipal vai continuar trabalhando para tornar Morada Nova uma cidade cada vez melhor.
Abraço,
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Morada Nova de Minas
 
Notas e Fotos
FRASE: “A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama" (Yves Saint Laurent) – Do Orkut de Janaina Alves)
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
JOSANE com seu  namorado.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
O ator José de Abreu e a mulher Camila Paola Mosquella decidiram se separar e, estão viajando juntos pela Europa, segundo o jornal “O Globo.

“Estamos nos separando e, ao mesmo tempo, comemorando os anos de um relacionamento perfeito. Acabou, como tudo acaba. E no nosso caso, em alto astral. Estamos juntos porque a separação foi consensual, na paz, amadurecida durante a viagem”, falou o ator ao jornal.

Ainda de acordo com o ator, inicialmente, seria uma viagem de férias, mas a decisão de se separarem não mudou o planejamento. Eles passaram por Turquia, Grécia, França, Espanha e irão agora para a Rússia.

José de Abreu e Camila Mosquella estavam juntos há sete anos.
NR. COMENTÁRIO DO COLUNISTA: QUE ISSO??? Esse lance está mais pra cena de novela do que pra vida real. No caso, a cena real acompanhou  a ficção. Dá pra imaginar um casal planejar uma viagem de férias (ou lua de mel mesmo) e depois de  decidirem se separar, mantém o plano de viagem e o fazem da forma a mais romântica que se pode imaginar. Quantas pessoas poderiam seguir o belo exemplo do casal. Às vezes por muito, muito menos... casais cancelam agenda, desmarcam encontros, anulam compromissos, "brigam", trocam farpas, evitam até conversarem por causa de lances sobejamente equivocados, declinam-se à felicidade, renunciam a um relacionamento por meras elucubrações, ficam inertes, sem iniciativa... sim, sem iniciativa: a falta de iniciativa de uma das partes pode levar um relacionamento a seu fim  um belo relacionamento...
 
Notas e Fotos
AMIGO QUERIDO... VC SEMRPE SE SUPERANDO. ACEITE MEU ABRAÇO E MEUS CUMPRIMENTOS PELA REUNIÃO CULTURAL DE ONTEM: MARAVILHOSA. O NÍVEL DAS PALESTRAS INTOCÁVEL. QUE A CIDADE POSSA RECEBER MAIS SUBSÍDIOS TÃO VALIOSOS QTO IMPORTANTES COMO O QUE ACONTECEU ONTEM. VOCÊ  SEMPRE SOUBE FAZER A DIFERENÇA, OSÉAS.SARAVÁ. AMÉM( Mensagem enviada por este colunista a Francisco Oséas).
 
Notas e Fotos
REPERCUSSÕES NO NOVO SITE

Parabéns  pelo seu Site! Você  é  mesmo o Amaury Jr.(Humberto Ramos- Pompéu)
 
 
Ola Julio,parabéns   pelas novidades da sua coluna. Ficou muito
interessante. A  cada dia q passa você  se supera mais...adorei seu site de carinha nova. Ficou muito lindo. Parabéns, você merece esse sucesso  todo.Bjoss(Rosy Lima)
 
 
THAYSNARA: Oi meu amigo To  passando para lhe  parabenizar pelo site,  que tá com um novo designer muito  lindo ee pelos milhares de acessos. Parabéns e  sucesso.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
POSSO ERRAR?

Por Leila Ferreira(foto)


Há pouco tempo fui obrigada a lavar meus cabelos com o xampu “errado”. Foi num hotel, onde cheguei pouco antes de fazer uma palestra e, depois de ver que tinha deixado meu xampu em casa, descobri que não havia farmácia nem shopping num raio de 10 quilômetros. A única opção era usar o dois-em-um (xampu com efeito condicionador) do kit do hotel. Opção? Maneira de dizer. Meus cabelos, superoleosos, grudam só de ouvir a palavra “condicionador”. Mas fui em frente. Apliquei o produto cautelosamente, enxaguei, fiz a escova de praxe e... surpresa! Os cabelos ficaram soltos e brilhantes — tudo aquilo que meus nove vidros de xampu “certo” que deixei em casa costumam prometer para nem sempre cumprir. Foi aí que me dei conta do quanto a gente se esforça para fazer a coisa certa, comprar o produto certo, usar a roupa certa, dizer a coisa certa — e a pergunta que não quer calar é: certa pra quem? Ou: certa por quê?

O homem certo, por exemplo: existe ficção maior do que essa? Minha amiga se casou com um exemplar da espécie depois de namorá-lo sete anos. Levou um mês para descobrir que estava com o marido errado. Ele foi “certo” até colocar a aliança. O que faz surgir outra pergunta: certo até quando? Porque o certo de hoje pode se transformar no equívoco monumental de amanhã. Ou o contrário: existem homens que chegam com aquele jeito de “nada a ver”, vão ficando e, quando você se assusta, está casada — e feliz — com um deles.

E as roupas? Quantos sábados você já passou num shopping procurando o vestido certo e os sapatos certos para aquele casamento chiquérrimo e, na hora de sair para a festa, você se olha no espelho e tem a sensação de que está tudo errado? As vendedoras juraram que era a escolha perfeita, mas talvez você se sentisse melhor com uma dose menor de perfeição. Eu mesma já fui para várias festas me sentindo fantasiada. Estava com a roupa “certa”, mas o que eu queria mesmo era ter ficado mais parecida comigo mesma, nem que fosse para “errar”.

Outro dia fui dar uma bronca numa amiga que insiste em fumar, apesar dos problemas de saúde, e ela me respondeu: “Eu sei que está errado, mas a gente tem que fazer alguma coisa errada na vida, senão fica tudo muito sem graça. O que eu queria mesmo era trair meu marido, mas isso eu não tenho coragem. Então eu fumo”. Sem entrar no mérito da questão — da traição ou do cigarro — concordo que viver é, eventualmente, poder escorregar ou sair do tom. O mundo está cheio de regras, que vão desde nosso guarda-roupa, passando por cosméticos e dietas, até o que vamos dizer na entrevista de emprego, o vinho que devemos pedir no restaurante, o desempenho sexual que nos torna parceiros interessantes, o restaurante que está na moda, o celular que dá status, a idade que devemos aparentar. Obedecer, ou acertar, sempre é fazer um pacto com o óbvio, renunciar ao inesperado.
 O filósofo Mario Sergio Cortella conta que muitas pessoas se surpreendem quando constatam que ele não sabe dirigir e tem sempre alguém que pergunta: “Como assim?! Você não dirige?!”. Com toda a calma, ele responde: “Não, eu não dirijo. Também não boto ovo, não fabrico rádios — tem um punhado de coisas que eu não faço”. Não temos que fazer tudo que esperam que a gente faça nem acertar sempre no que fazemos. Como diz Sofia, agente de viagens que adora questionar regras: “Não sou obrigada a gostar de comida japonesa, nem a ter manequim 38 e, muito menos, a achar normal uma vida sem carboidratos”. O certo ou o “certo” pode até ser bom. Mas às vezes merecemos aposentar régua e compasso.
(Leila Ferreira é jornalista, apresentadora de TV e autora do livro Mulheres – Por que será que elas..., da Editora Globo)( Por Juca José Máximo Pereira))
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
HOMEM FOI PRESO POR ANDAR SEMINÚ

Um homem de 28 anos foi flagrado pela Polícia Militar usando apenas duas calcinhas pelas ruas de Maracaju, cidade localizada a 160 quilômetros de Campo Grande, na madrugada de domingo (31). Ele foi detido e levado até a delegacia para prestar esclarecimentos.

De acordo com a Polícia Militar, a abordagem ao homem ocorreu após denúncias de moradores, segundo as quais havia um homem nu perambulando pelas ruas. Uma equipe policial foi enviada ao local e constatou que o homem estava seminu e perambulando próximo a uma pizzaria. Questionado pelos agentes sobre o motivo, ele alegou que foi expulso da casa da namorada e que ela teria ficado com todas as suas roupas.

O homem apresentava escoriações no joelho e no cotovelo e foi conduzido à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

Ele foi interrogado pelos responsáveis  do plantão e, em seguida, liberado sem ser fichado pela polícia. Ele só deixou a delegacia de Maracaju após conseguir uma bermuda emprestada.Afirmou aos policias que era “macho” e que teve q usar a roupa da sua “namorada”, sendo “suas calcinhas as únicas peças que conseguiu pegar”.
 
Notas e Fotos
MEU CARO JULIO PORTO,
 
AQUI,  ESTOU PASSANDO FERIAS NA EUROPA.
JA FOMOS A MADRI, LISBOA, PARIS, ROMA E AGORA ESTAMOS EM LONDRES. ISTO SEM CONTAR AS CIDADES DO INTERIOR, FÁTIMA, MILÃO, VENEZA.TUDO E TÃO LINDO E MAGNÍFICO , MAS PARA MIM NADA SE COMPARA AO VATICANO EM BELEZA, PAZ E MAGNITUDE.
EU RECOMENDO.
ABRAÇO COM CARINHO,
IVONE FOSCHETTI
IVONE
NR. Achei que ela fosse dizer: mas nada se compara à minha querida Bom Despacho.O Velho Mundo pode ter a beleza que tiver, mas eu duvido que na Europa possa se encontrar pessoas tão gentis e educadas como as de Bom Despacho.Já vivi algumas experiências naquela cidade linda.. Querem exemplos? Não foram uma nem duas vezes que pude vivenciar: lá os motoristas param seus carros e lhe dão sinal para você passar.
Querem coisa mais linda do que isso? 
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Casal de Brasília que passava lua de mel em Porto de Galinhas morre afogado

Corpos das vítimas, de 21 e 23 anos, apareceram boiando na praia, de onde foram retirados pelos hóspedes e garçons do Hotel Armação.

Fonte: Diário de Pernambuco

Marcos de Almeida Augusto, 22 e Daniela S Araújo, 20, jovem casal de Brasília, que perdeu de forma trágica, em plena lua de mel, suas vidas.
 
Um casal em lua de mel(foto) morreu afogado na tarde desta quinta-feira (4) na Praia do Cupe, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Os jovens, que estavam hospedados no Hotel Armação, foram identificados pela polícia como Marcos de Almeida Augusto, de 22 anos e Daniela Silva de Araújo, 20. Segundo as informações da gerente de Marketing do Hotel Armação, a morte do casal é inexplicável.
Segundo testemunhas relataram para a gerente do hotel, Sabrina Pellitteri, o casal foi visto sentado na praia e tomando banho de mar na altura da cintura. Os outros  banhistas não viram nenhuma movimentação estranha, nem pedidos de socorro, até perceberem que eles estavam boiando.
O casal foi atendido ainda com vida por um médico do trabalho e uma enfermeira, funcionários do hotel. Após receberem os primeiros socorros, os dois foram levados para o Posto de Saúde de Porto de Galinhas. Mais tarde, os funcionários do hotel foram informados do falecimento do casal.
Os corpos ainda estão no Posto Médico de Porto de Galinhas.
De acordo com a gerente, o casal veio de Brasília para passar a lua-de-mel. Eles estavam hospedados no hotel, que fica a 2 quilômetros da Vila dos Pescadores, desde o último dia 29 de julho e iriam embora nesta sexta-feira (5).
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Carlos FOSCOLO


carlos@foscolo.biz


06/08/11






PEQUENAS FÉRIAS

 
Minha cara leitora,
 
Após um período de curtas férias de duas semanas, volto a importuná-la com meus escritos, talvez não de forma tão freqüente quanto dantes, mas pelo menos a cada quinze dias, já que nas atividades privadas estou a ponto de lançar um grande desafio na área educacional, que, com certeza, irá consumir grande parte de meu tempo.  Mas, sempre haverá algum tempo para me dedicar a rascunhar algumas linhas.
 
 
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE  - XXVI
 
 
CORAGEM PARA LEVANTAR, LIMPAR E PUXAR O TAPETE
 
 
            Presidente Dilma,
 
           Praticamente já não mais passa uma única semana sem que surja mais uma denúncia de corrupção em algum dos ministérios do governo.  Há de se descontar os interesses políticos de muitas dessas denúncias. Mas, seu número sempre crescente, já atinge a maioria dos ministérios, principalmente aqueles que são ocupados pelos mesmos ministros, ou o mesmo segundo escalão, por muito tempo.  No entanto, mui sabiamente, a presidente, ciente do que reza o popular ditado “onde há fumaça, há fogo”, não está hesitando em  mandar levantar os tapetes do governo.
 
            Há algumas verdades que são indizíveis. E o são por vários motivos.  Algumas o são porque seria uma única voz contra a de uma multidão. Outras porque quem as sabe não deseja se expor.  E ainda outras, porque embora se saiba sejam verdades, sua exposição pode causar um mal maior do que a própria mentira.
 
            Por mais que a presidente queira ser grata ao Presidente Lula, por tê-la lançado e apoiado-a a ponto de torná-la a primeira presidente mulher do Brasil,  hoje você já tem luz própria.  Tornou-se uma incontestável líder perante a opinião pública brasileira, já reconhecida como a presidente que está inaugurando um novo estilo gerencial de governar. Não obstante sua tentativa de não evidenciar as falhas de seu antecessor, ninguém de sã consciência pode negar algumas graves heranças que o governo de seu antecessor lhe deixou.
 
A forma de governar de seu antecessor, presidente,  foi, com certeza, o fato causador, a semente, de todos esses frutos podres que você, presidente, está colhendo agora.  Seu antecessor jamais cobrou lisura de seus subordinados.  Ao contrário, durante todas as crises ou denúncias de improbidade acontecidas em seu mandato, ele jamais teve a preocupação de mandar apurar, ou se apurada, demitir o agente ímprobo. O presidente Lula passou incólume por todo seu mandato, jamais se envolvendo nessas discussões de ilicitudes de seus subordinados.  Para ele, tudo estava sempre bem desde que a governabilidade fosse preservada.  Mutatis mutandi, e parafraseando a fala de Winston Churchil, “whatever the cost may be”, ou, em outras palavras, sem se importar com os custos e, maquiavelicamente, desde que os objetivos sejam alcançados.
 
É difícil para alguém acreditar, presidente Dilma, que o Presidente Lula desconhecesse possíveis atos de corrupção existentes em seus ministérios, mormente considerando que o mais rico deles – o dos Transportes – abrigava as mesmas pessoas demitidas agora pela presidente.  E, causa arrepio pensar que não importa quão firme a presidente seja agora, tudo voltará a ser como dantes, já que o ex-presidente Lula está a todo vapor preparando sua volta em 2.014.
 
O que é de se admirar em sua atitude, presidente Dilma, é que embora não desconheça que a governabilidade seja importante e até mesmo imprescindível, você, ao contrário de seu antecessor, tenta não sacrificar valores e princípios apenas para mantê-la.  Sabemos todos como deve ser difícil – e até mesmo temerário – enfrentar todas as forças políticas que lutam para manter o status quo.  Muitos governantes, como seu antecessor, optariam por simplesmente varrer toda esta sujeira para debaixo dos luxuosos tapetes que ornam os ministérios brasileiros.  Mas você presidente, optou por verdadeiramente limpar a sujeira.
 
A Nação Brasileira, presidente, hoje cada vez mais atenta aos acontecimentos nacionais, aplaude sua atitude de apurar todas as insinuações de corrupção e a sua coragem para levantar, limpar e puxar os tapetes de todos esses políticos corruptos que infestam  os órgãos públicos brasileiros.

 
Última Hora
 
            Já estávamos fechando a coluna quando chegou-nos a notícia de que o novo Ministro da Defesa, depois da demissão de Nelson Jobim,  seria o ex-Ministro das Relações  Exteriores, Celso Amorim.  E, confirmado isso,  infelizmente estaremos assistindo ao princípio da “falência múltipla dos órgãos”  do governo da Presidente Dilma, quem, nós que nela não votamos, mas em quem passamos a  confiar como condutora de um governo sério.  Confirmada a nomeação de Celso Amorim como Ministro da Defesa, só conseguimos enxergar nisso a mão – antes oculta – e agora explícita,  de Lula, tentando controlar  o governo e preparando o terreno para sua candidatura em 2014.  E, infelizmente, vai começar tudo novamente: Voltam os lixos para debaixo dos tapetes e a corrupção de sempre.
 
            Como Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim teve uma das mais polêmicas e negativas atuações na política externa brasileira, aproximando-se do Irã, de Hugo Chaves, e até mesmo mandando abrigar o candidato quase-golpista Manoel Zelaya, presidente de Honduras na embaixada brasileira por mais de um mês.  
 
            Celso Amorim foi um dos mais fracos ministros do governo Lula.  Jamais um ministro com sua fraqueza decisória teria condições de controlar e comandar as três armas brasileiras.  Sua rápida volta ao poder é, no mínimo, a constatação de que falta sangue novo ao governo. O Governo não consegue se renovar... Sempre voltam os mesmos, e isso é tremendamente negativo!!!




Em setembro, o Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro estará iniciando o seu Curso de Pós-Graduação em Mediação e Arbitragem, lato sensu, com carga horária de 360 horas, computadas tanto em atividades presenciais, quanto em EAD.
 
O ponto relevante do curso, que se inicia em setembro, é a efetiva participação do mentor do TJACMG, Desembargador Dr.Belizário Antônio de Lacerda,  também como um facilitador do curso.
 
Os alunos recém graduados nos cursos de Mediação e Arbitragem, realizado, recentemente, em Pompéu, e que contou com alunos também de Pitangui e Itaúna, terão seus créditos e horas computados para a Pós-Graduação que se inicia.
 
Para mais detalhes, contate tjacmg@tjacmg.com.br ou ligue para 37-3523-1686 ou 3523-3320.

 
 

 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site