NOTÍCIAS: 10/03/12 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"


ENLACE MATRIMONIAL

QUEM SE CASOU dia 25 de fevereiro, às 20:00 horas, ma Associação Esportiva de Brasília de Minas, foi o meu amigo - jovem empresário TANCREDO CARLOS LACERDA CAMPOS. Ele se avistou com a sua futura esposa apenas três vezes.
A primeira vez foi para conhecê-la , a segunda para noivar e a terceira e última para se casar.O jovem pompeano iria se sucumbir diante dos encantos, do carisma, da personalidade e da empatia da jovem KÁTIA FERREIRA, hoje LACERDA CAMPOS.
Exatamente no dia em que a conheceu, ele a pediu em casamento.E, usaria pra ela um argumento irrefutável: disse-lhe não literalmente, que ele havia sido "tocado" pelo Ente Superior e ela seria a escolhida pra ser sua esposa.
Que lindo, não meus amigos, meus caríssimos leitores.Depois, ainda há gente que diz que os "Contos de Fada" acabaram. Decididamente não. E, aí estão os dois protagonistas.
O ato foi oficializado pela autoridade judicial Hermes Braga.
A noiva é filha do casal José Geraldo Gonçalves e de Dona Diva Ferreira de Sousa.
O noivo é filho do saudoso Leonardo Lacerda Campos e de Dona Luzia Lacerda Campos.
Confiram as fotos históricas.



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ENLACE MATRIMONIAL

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ENLACE MATRIMONIAL

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ENLACE MATRIMONIAL

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ENLACE MATRIMONIAL


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Testemunhas do noivo.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Testemunhas da noiva.

O colunista, assim que viu as fotos do casamento do Tancredo, comentou com ele: " primo, você está literalmente idêntico aos membros de uma família(uma das mais conhecidas em todo o mundo: os Kennedy). E, tenho a mais absoluta certeza de que tenho um forte aval: o de outro grande amigo: o Carlos Avelino Miléo Fóscolo, que morou nos Estados Unidos e salvo melhor juízo esteve pessoalmente com o ex-presidente John Fitzgeral Kennedy, quando ele, o então jovem Fóscolo, teria dado uma entrevista na "Voice of América", uma das maiores emissoras de rádio americana. Carlos foi o segundo pompeano a ir aos Estados Unidos. O primeiro foi o Antônio Campos Guimarães, primeiro do ex-Deputado Carlos Eloi..

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

A cantora LUANA CAMPOS, que se apresentou na noite de quinta feira, 08, e participou da homenagem ao Dia Internacional da Mulher.Na tarde do mesmo dia, ela marcou presença no Programa "No Terreiro da Fazenda" , comandado pelo Nezito(leia-se www.eldorado1300.com.br ) .Quem esteve lá também no Terreiro da Fazenda foi Sua Majestade.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

DÊNIO ÁLBARO, de Inhaúma)e o pompeano ANTÔNIO CÂNDIDO VILAÇA JÚNIOR(JUNINHO), EM HANNOVER. Publico abaixo, texto de nossa autoria, deixado no face do Júnior,nesta quinta feira, como simples homenagem a esse "cara", essa figura ímpar, irretocável, cuja amizade muito nos honra, nos engrandece e nos gratifica.
"PRIMO, VOCÊ É MOTIVO DE ORGULHO NÃO SÓ PARA A SUA FAMILIA , MAS PARA TODOS OS SEUS AMIGOS. ORGULHAMOS MUITO DE VOCÊ. ESTAMOS SABENDO QUE VOCÊ PARTICIPA, NA ALEMANHA(HANNOVER) DA MAIOR FEIRA DE INFORMÁTICA DO MUNDO. ISSO , POR SI SÓ JÁ É O SUFICIENTE E O BASTANTE PARA O ADMIRARMOS. AGORA, QUANDO SE FALA NO CIDADÃO ANTÔNIO CÂNDIDO VILAÇA JÚNIOR , VOCÊ SIMPLESMENTE EXTRAPOLA PORQUE NUNCA SOUBE E NUNCA PUDE VIVENVIAR DURANTE TODA A SUA EXISTÊNCIA, PRIMO, QUE VOCÊ DESSE QUALQUER DEMONSTRAÇÃO DE EMPÁFIA E DE ORGULHO E QUE TIVESSE PERMITIDO QUE O SUCESSO LHE SUBIR À CABEÇA.PELO CONTRÁRIO. VOCÊ SEMPRE SE MOSTROU SER UM CIDADÃO SIMPLES, COMPROMETIDO COM O SEU TRABALHO E COM A SUA FAMILIA, E, ISSO SIM, O TORNA PORTADOR DE UMA DAS MAIORES VIRTUDES DO HOMEM - SENÃO A MAIOR: A HUMILDADE. VOCÊ É VILAÇA, MAS EMBORA NÃO ASSINE, VOCÊ TAMBÉM É PORTO: OS "PORTO", PRIMO, VOCÊ SABE, SÃO ASSIM: SÃO PESSOAS SIMPLES, VOLTADAS PARA MÚSICA E PARA A RELIGIÃO E TIVEMOS NO SAUDOSO PADRE JOÃO PORTO O NOSSO GRANDE EXEMPLO, CUJA HERANÇA MAIOR POR ELE DEIXADA PARA TODOS NÓS FOI O ALTO SENTIMENTO DE RELIGIOSIDADE , QUE É UM MARCO DESCRITIVO, NÃO SÓ DOS PORTO, MAS DE TODA A NOSSA POMPÉU.VOCÊ FOI UM SER PREMIADO PELO DIVINO MESTRE, QUE LHE DEU UMA RARA E PRIVILEGIADA INTELIGÊNCIA E TEVE NOS SEUS QUERIDOS PAIS ANTÔNIO CÂNDIDO VILAÇA(TÕEZINHO DO ROMEU) E DONA SOLANGE DO CHICO DA QUINHA UM BELO EXEMPLO DE CRIAÇÃO. SUA PARTICIPAÇÃO NESTA FEIRA É APENAS UMA DEMONSTRAÇÃO TÊNUE E INSIGNIFICANTES DANTE DO QUE DEUS LHE RESERVOU: UMA FAMILAI MARAVILHOSA: A QUERIDA E DEDICADA ESPOSA CHRISTIANE E AS SUAS LINDISSIMAS FILHAS LAYLA E AS GÊMEAS SOFIA E JÚLIA - ESTAS SIM, A MAIOR RAZÃO DO SEU VIVER E DA SUA EXISTÊNCIA.ME LEMBRO , PRIMO COMO SE FOSSE HOJE: NA NOITE EM QUE VOCÊ FICOU NOIVO, SEU SOGRO, ANTÔNIO GILBERTO CAMPOS VALADARE(TOEZINHO CURRALEIRO) ELE, UM HOMEM BASTANTE CALADO, DE POUCAS PALAVRAS, PORÉM OBSERVADOR, IRIA SENTENCIAR: " SE TODAS AS PESSOAS FOSSEM COMO O JUNINHO, O MUNDO HOJE SERIA MTO DIFERENTE... ESTARIA BEM MELHOR. PARTINDO DE QUEM PARTE, OS REFLEXOS SÃO ALTAMENTE SIGNIFICATIVOS POIS SUAS PALAVRAS VÊM LASTREADAS E ORIUNDAS DE UMA PESSOA TIDA E HAVIDA COMO UMA CRIATURA LITERALMENTE "CALADA", DE MUITO POUCA CONVERSA.DAÍ A SUA IMPORTÂNCIA. GRANDE ABRAÇO, PRIMO. QUE DEUS O ABENÇÕE, O ILUMINE E O PROTEJA POR TODO O SEMPRE".


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Aline Janette dos Reis Soares(foto), nascida em 09/03/90 na cidade de Pompéu, filha de agricultores desta cidade. Atualmente, mora na cidade de Itaúna onde cursa o 7º período de Direito e trabalha na delegacia da Policia Civil de Itaúna, onde trabalhou como escrivã "ad-hoc" em diversos cartórios e atualmente exerce a função de Assessora do delegado chefe. Pretende fazer concurso para delegada da policia civil no próximo ano.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Aí está a famosa dupla Romano e Roceri. Presença de destaque constante no Programa de maioor audiência do radio mineiro: " No Terreiro da Fazenda"(leia-se José Messias NEZITO) – www.eldorado1300.com.br

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

PARABENS PELA SUA COLUNA...VC É O CARA.... adorei seu site... legal – as colocações, as estórias, as fotos, seu conteúdo. Sinto orgulho de você como amigo e profissional que vc é. Desejo boa sorte!
Grande abraço ....(Tereza Cristina)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Carissimo já acesso a sua coluna faz tempo... parabéns pelo excelente trabalho. Abraço grande. As. Éder Martins Machado. Obrigado Eder. Vc deve ser conhecedor da minha grande amizade com o seu querido e saudoso pai: o Faetinho(como todos nós o conhecíamos). Vindo a Pompéu, sinta-se convidado a aparecer, vir a minha casa, marcarmos um "happy hour" e tomarmos um espumante, um uisque ou uma "loira geledíssima". Terei imenso prazer. Preciso lhe contar uma passagem do seu pai, que aconteceu há anos. Eu era mais amigo dele do que possa imaginar....te aguardo.A tempo: essa beldade com o Eder, com certeza, deve ser sua filha... "família de gente bonita"....viu???

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

DIANTE DA VIOLÊNCIA Q ASSOLA O PAÍS DE NORTE A SUL E DE DE LESTE A OESTE, O FATO VEM MERECENDO UM REFLEXÃO COERENTE, INTELIGENTE E CONCLUSIVA DE UMA AUTORIDADE MILITAR E ECLESIÁSTIVA DO CAPELÃO DO EXÉRCITO, MEU AMIGO MAJOR JOSÉ NORBERTO. ELE DIZ, DE FORMA LÚDICA E BEM HUMORADA QUE ESTA ONDA DE CONSUMO E BEBIDAS E OUTRAS "COSITAS MAS", QUE A APOSENTADORIA VAI EXISTIR APENAS NOS DICIONÁRIOS... QUE OS JOVENS DE HOJE NÃO SERÃO OS APOSENTADOS DE AMANHÃ. Mas, é o próprio oficial(foto) que se explica "ipsis litteris". Leia abaixo.

O TENENTE CORONEL JOSÉ NORBERTO SILVA, CAPELÃO DA 4ª REGIÃO MILITAR FEZ uma abordagem snos deixa as seguintes colocações: "...Andando pelas ruas de nossa cidade durante os dias de carnaval constatei o seguinte : se nossa juventude continuar durante todo o ano excedendo na bebida e outros aditivos, vão ficar pelo meio do caminho . Optando por essa conduta , de forma humorada , eu disse que "não vão contribuir para o INSS , e que não aposentarão por tempo de serviço" . Esse nosso comentário foi feito na missa do sábado , logo após o termino do carnaval na Igreja da Rosa Mistica - Ten Cel josé norberto - capelão da 4a Região Militar / BH.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
CONHEÇAM ESTE SITE: www.utilidadepublica.inf.br SUELI SANTOS(foto) é uma das "managers" do site.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
A CIDADE DE POMPÉU PODERÁ GANHAR MAIS UMA PIZZARIA. O INVESTIDOR ESTEVE AKI EM POMPÉU ONTEM À NOITE E ESTUDA LOCAL E A VIABILIDADE COMERCIAL. O LOCAL JÁ ESTÁ PRÉ-DEFINIDO. SÓ POSSO ADIANTAR QUE NÃO SERÁ NO CENTRO DA CIDADE, MAS ÀS MÁRGENS DA RODOVIA Q LIGA POMPÉU A MARTINHO CAMPOS. QUE ELE SEJA BEM VINDO À NOSSA CIDADE. O EMPRESÁRIO, RADICADO EM PITANGUI, TEM AMPLA EXPERIÊNCIA NO RAMO(CERCA DE 30 ANOS) E A SUA CASA É UMA DAS MAIS BEM FREQUENTADAS DAKELA CIDADE.
Há também um forte empresário de Pompéu, que poderá se tornar sócio do investidor pitanguiense. A coluna volta.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CARA NOVA

A agência do Banco do Brasil está com novo "lay out". A área dos seus terminais ficou com mais espaço e consequentemente seus usuários agradecem. A pedido do ANALDINO JÚNIOR, o colunista foi até a agência e registrou a nova concepção estética do banco.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CARA NOVA

Banco do Brasil

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
EXEMPLO DE VIDA: ORGULHO RECÍPROCO

A foto nos mostra LETÍCIA OLIVEIRA, cujo pai, GERALDO MOTOBOY, dá um belo exemplo para todos os pais de Pompéu e sua filha, LETÍCIA,12(foto), dá outro lindo exemplo para todas as jovens de sua faixa etária.Esta cena pode ser vista diariamente em frente a EE "Dr. Jacinto Campos", onde LETÍCIA com seu lindo carrinho vende "chup chup" para os alunos daquela escola. Parabéns, Geraldo, parabéns Letícia: o exemplo de vocês deveria ser seguido por todos os pais que querem ver seus filhos vencerem e prosperarem na vida. Ela também é aluna daquele estabelecimento.Fico a imaginar o quanto ela deve se orgulhar do seu pai e o quanto o ele deve se orgulhar da sua filha.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
LETÍCIA OLIVEIRA

 

Notas e Fotos

MENSAGEM DO PREFEITO DE CAETANÓPOLIS

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O mundo se torna melhor, a luta pela vida se faz mais suave, a família tem um esteio mais firme sempre que contamos com a presença meiga e transformadora da mulher.

Dia após dia, patenteia-se o valor feminino nos diversos segmentos da sociedade, nos diversos recantos deste Brasil continental.

Caetanópolis não ficaria atrás. Orgulha-se de mostrar ao país e ao mundo um modelo de mulher sem igual, tão de fibra, que ficou imortalizada com o apelido de Guerreira: a extraordinária Clara Nunes. Mas se orgulha também por contar, nos tempos atuais, com inúmeras outras mulheres exemplares, outras incontáveis guerreiras, no lar ou no trabalho, igualmente merecedoras do nosso mais profundo respeito e das nossas mais sinceras homenagens.

A todas as caetanopolitanas e amigas de Caetanópolis – aqui peço licença para destacar minha esposa, a primeira-dama, Sirlane, e minha filha, a estudante Mariana – tenho o prazer de me dirigir neste histórico Oito de Março, com emoção e carinho, tanto para apresentar cumprimentos quanto para agradecer o imenso bem que proporcionam ao corpo social com sua pura e simples existência.

Às funcionárias da Prefeitura deixo consignado um preito de gratidão pelo companheirismo e apego ao trabalho voltado para o bem-estar coletivo.

Parabéns, mulheres, e obrigado por vocês existirem!

ROMÁRIO VICENTE ALVES FERREIRA

Prefeito de Caetanópolis/MG

 

Notas e Fotos

21 conselhos das Universidades de Medicina:HARVARD e CAMBRIDGE

As universidades Harvard e Cambridge publicaram recentementeum compêndio com20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

01- Um copo de suco de laranja
Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.

02- Salpicar canela no café
(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham OS vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adotar a regra dos 80%:
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA o futuro está na laranja,que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris .
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e mais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente.
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes.
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir.
Uma boa gargalhada é um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadasequivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15- Desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, outras vantagens são conseguidas atráves de verduras frescas.

18- Reorganizar a geladeira.
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em uma vasilha escura e bem fechada.

19- Comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- Uma banana por dia quase dispensa o médico.
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então: é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..

- pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menosqueridos e mais amargos.

- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo .
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidadede vida...

'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

E-MAILS


AMIGO MANUEL
O MEU ABRAÇO. PASSOU BEM DE ONTEM, AMIGO???
VEJA A REPERCUSSÃO DA MATÉRIA SOBRE O SEU QUERIDO E SAUDOSO IRMÃO.
GRANDE ABRAÇO.
ANOTE O E-MAIL DO ANASTACIO B.R. PINTO : zaia@.nwm.com.br
ESTOU AGUARDANDO SUA VISITA, AMIGO, SEMPRE E SEMPRE HONROSA.
MANUEL, O COMENTÁRIO DO ANASTACIO SOBRE O PROF. LARA É DIGNO DE REGISTRO E CURIOSAMENTE MTO ENGRAÇADO. EU PRECISO CONHECER ESSE ANASTACIO: PESSOA MTO BEM HUMORADA E UMA ESPIRITUOSIDADE SINGULAR. RSSS.QUE ELE SE SINTA CONVIDADO A VIR A POMPÉU. JÁ PENSOU , SE ACONTECESSE DE VCS SE ENCONTRAREM AQUI EM POMPÉU "POR COINCIDENCIA" !!!!??? RSSSSS
ABS. A VC E AO ANASTACIO - A QUEM ENVIEI CÓPIA DESTE.
A TEMPO: MANUEL... TOMEI A LIBERDADE DE REPASSAR O SEU NÚMERO AO SEU CONTEMPORÂNEO DE ESCOLA, OK???

*********************************************************************
Meu caro Júlio, já, há muito, falamos ao telefone sobre o
Hipólito Campos, nosso amigo comum e meu ex-companheiro de Itambé. Lendo,
hoje, sua coluna, deparei-me com seu comentário sobre homenagem prestada, em
Pirapora, ao Dr. Antônio Senra, meu contemporâneo de ginásio e pessoa
merecedora de admiração. Fui contemporâneo do Senra e do Mané (assim eram
nomeados no internato do Sô Martin, em Divinópolis). A turma era muito
grande, mas creio que o Dr. Manoel se lembre. De minha parte, lembro-me de
que os dois irmãos eram verdadeiros \"gênios\". O Senra era campeão em tudo,
dos esportes às matérias curriculares. Creio que só não tirava nota \"10\"
em português, por que o Prof. Lara não aprendeu desenhar este número. E o
Mané que, salvo engano, era colega de turma do recém-falecido Bartolomeu
Campos Queiroz, não ficava atrás. Era fera também. O Senra deixou marcas na
Divinópolis daquele tempo e, principalmente, muita saudade na turma do
internato. Com o meu abraço a Você, a minha homenagem ao Senra, que peço
transmitir ao Mané.


 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos@foscolo.biz - Carlos Foscolo

10-03-2012

E... NO PRIMEIRO DIA... O HOMEM CRIOU DEUS!
Parte II


      Quando o estado do Rio resolveu escolher oito religiões, adotando o critério de quem tem mais (adeptos) entra, creio que levou em consideração apenas a necessidade de atender ao preceito estatuído em nossa Magna Carta – que é "magna" não só por sua importância como a Lei Maior, mas também pela sua exagerada extensão – que obriga o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras, o que não é muito comum em outros países do mundo ocidental. O Estado do Rio não esta pensando nas nefastas conseqüências de ter professores mal preparados para esta tarefa. Os prejuízos para as crianças de tenra idade serão para sempre. E inúmeros são os exemplos disso, já amplamente conhecidos através de depoimentos de importantes personalidades.

      Sei que, em princípio, quando se fala em religião, ou crenças, o mundo, hoje, tem dois mega-blocos: Os crédulos e os incrédulos. Os crédulos estão em associações, razoavelmente, organizadas em sub-grupos. Os incrédulos não deveriam estar organizados em grupos, pois afinal, como incrédulos, nem mesmo precisam ter uma religião, pois esta é algo que pertence ao mundo dos crédulos. No entanto, os incrédulos, embora tenazmente combatam as religiões – qualquer uma delas – apaixonam-se por sua incredulidade tanto quanto, ou até mais, do que os crédulos pela sua crença. Assim, os incrédulos que não deveriam propriamente ter uma religião, acabam por formar uma fortíssima, também organizada em sites e revistas, fazendo a apologia do ateísmo ou do agnosticismo: É a religião de pregar contra as religiões!!!

     Pois bem. Mas como surgem as religiões, ou por que surgiram? Surgiram, estou certo, da necessidade que tiveram os primeiros homens racionais de organizar um sentimento que nascia com cada um, mas que não sabiam explicar. Não conseguiam compreender o sentido das coisas, o porquê do nascimento, da morte, da dor e da alegria, do trovão e dos raios, da diferença de seres. Enfim, pairava algo no ar, na mente, na coletividade, que as pessoas sentiam, vivenciavam, mas não conseguiam explicar. Tiveram, então, a necessidade de se organizarem em grupos na esperança de que assim, ajudando-se mutuamente pudessem encontrar respostas. E esses grupos que nos primórdios da civilização eram pequenos, foram crescendo, diversificando-se e como sói acontecer em qualquer agrupamento, foram surgindo os líderes – os guiadores – que começaram a ensinar os caminhos a serem tomados por aqueles mais indecisos e que, realmente, em sua maioria, tinham necessidade de uma mão que os guiasse. Eles sentiam, dentro de suas mentes, uma inquietude provocada por algo – algo maior do que eles próprios – e que eles não sabiam explicar.

      Havia uma espécie de "força inquietadora, ou inquietante" dentro de suas mentes, que inexplicavelmente, os compelia a praticar determinadas ações, ou os conduzia ao temor, ou os enchia de esperanças, mas não sabiam o que. Agiam todos movidos por esta compulsão irresistível. Aliás, na natureza esta compulsão ou essência que nasce com as espécies fazendo-as a agir de forma homogênea não é uma coisa incomum. É possível que todos que estão lendo esses escritos conheçam um pequenino passarinho, que conhecemos pelo nome de Tiziu. Seus ovos podem ser chocados em chocadeiras sem que nunca tenham visto outro pássaro de sua espécie. Mas, quando crescerem, todos ao cantarem darão uma pequena cambalhota a exemplo de um salto mortal no momento que pronunciam "tiziu". Outro exemplo desta essência compulsiva nascida com os seres, encontramos também nas tartarugas, que ao nascerem enterradas na areia, são automaticamente atraídas pelo mar, para onde se dirigem à procura de uma relativa segurança. Todos os homens, ao nascerem também são compelidos, por uma força inexplicável, a correr à procura de algo mais poderoso do que eles e que supostamente seria capaz de protegê-los. Eles não sabem que força impulsiva é esta, ou que ser seja este, mas sentem que precisam procurá-lo, falar com ele, fazer-lhe perguntas, saber a causa de sua existência.

      Os lideres lhes disseram que este algo é um deus, alguém capaz de fazer coisas do nada. Isso os maravilhou ainda mais e sua imaginação fez-lhes, pelo menos por algum tempo, acreditar que existiam mais de um desses super-seres que conseguiam fazer coisas do nada. Com o tempo viram que esses super-seres não poderiam ser vários. Eles se destruiriam, pois no poder nunca sobrevivem dois líderes. Um tem de sucumbir, para o outro sobreviver. Mas, continuaram a sua procura do ser que conseguia fazer coisas do nada. De tanto procurar e não achar, viram que seria uma tarefa árdua, mas a vida de cada um passou a ter uma única finalidade: Conseguir encontrar e falar com aquele "Ser que conseguia fazer coisas do nada".

      E, aí? E como surgiu a outra religião? A dos incrédulos ou dos ateístas? Teriam eles nascidos sem esta essência, esta força impulsiva, que movia seus irmãos humanos? Ou teriam nascido com ela, mas alguma coisa a destruiu? E se foi destruída, poderia ter sido por erros cometidos por alguém dos grupos do outro lado, dos crédulos? Se a essência da existência de um "Ser que consegue fazer tudo do nada" nasce com o próprio homem, como então é possível que existisse algumas pessoas que não tivessem nascido com esta essência? Na mais primitiva tribo da Amazônia, antes que tivessem qualquer contato com um ser do "mundo civilizado" os índios que ali viviam, ha milhares de anos, já tinham pajé e falavam de espíritos. Será que uma cepa de humanos nasceu sem um específico gene que não conduza seu pensamento para este "ser que consegue fazer coisas do nada"? Ou será que este sentimento tenha realmente sido destruído em um determinado momento de sua vida? E segundo o pensamente de Descartes, o ser humano jamais consegue pensar em algo que não exista.

      E daí surge um silogismo dentro desta lógica cartesiana, com suas duas premissas: O homem nunca consegue pensar numa coisa que não existe. O homem pensa no "Ser que consegue fazer coisas do nada". Logo, este Ser existe.

      Mas a pergunta continua a nos desafiar. Por que, então, alguns seres humanos não são movidos por essa essência?

     O mundo tem duas categorias de pessoas. Os que pensam no trabalho, na comida, na família, na conta no banco, no carro, na fazenda e no que vai fazer no final de semana e no seu time de futebol Essa é a categoria dos normais. A outra é a que pensa qual é a razão da vida, de onde veio, para onde vai, onde é o fim do universo, em que provocou o big-bang, ou porque um tiziu que mesmo sem nunca ter visto um outro pássaro de sua espécie sempre dará uma cambalhota na hora de cantar? A estes chamam de pensadores. São uma minoria de infelizes que passam pela vida procurando respostas e encontram muito poucas, se é que as encontram.

(continua no próximo número)

NOTAS

      Como continuaremos abordando o tema acima, no próximo número, gostaríamos de ouvir as opiniões das pessoas sobre o assunto. Aquelas que gostariam de opinar, mas não gostariam que seus nomes ou opiniões fossem divulgados, basta deixar isso claro em seu e-mail. Para isso, usem nosso e-mail carlos@foscolo.biz

 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site