NOTÍCIAS: 12/01/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

POLIANE MARTINS. Seja bem vinda , Poliane.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

BOM DIA BELEZA II

POLIANE OLIVEIRA com seu “namorandinho”. É namorandinho mesmo rsss.
Sejam bem vindos.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RONAN( foto) com Fabinho , seu filho, presta homenagem a sua querida mãe.Leia abaixo:

 

Hoje é aniversário da mulher da minha vida, aquela que há 44 anos me trouxe ao mundo e cuidou de mim com amor e carinho imensuráveis. Minha amada mãe, Dona Zizinha, chega aos 86 anos, graças a Deus. Ela, que concebeu aos 42 anos, depois de dar à luz outros 13 filhos. Mamãe também sentiu a dor de ter perdido outros 8 filhos (isso mesmo, foram 7 abortos espontâneos e uma criança, Patrícia, que se foi com menos de 2 meses de vida). Neste 10 de janeiro de 2013, Dona Zizinha de Oliveira Batista celebra, além destas mais de oito décadas, os seus 14 filhos vivos, seus quase 40 netos, e outros tantos bisnetos. Tudo isso construído junto com o papai, Sr. Robison Batista, que foi morar com Deus em 2001.Dona Zizinha, só peço uma coisa, querida. Não nos dê outro susto como o do último dia 23 de dezembro, domingo, quando perdeu os sentidos por alguns instantes. Cuide-se bem, e deixe que cuidemos de você. Deixe a teimosia um pouco de lado e nos abençoe com a sua presença indispensável por mais um bom tempo. É só o que peço, mamãe. Obrigado pelo amor que sempre nos deu, e pelo exemplo de bom caráter e coração simples. Nós te amamos incomensuravelmente.
Ronan, seu filho; Fabinho, seu neto; e toda a família Oliveira Batista. 
Viva a vovó Zizinhaaaaaaaaaaaa!


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CONVITE: ANTÔNIO CARLOS TOMA POSSE

É com grande satisfação que o Sindicato Dos Produtores Rurais de Pompéu-MG, convida Vossa Senhoria para solenidade de posse da Nova Diretoria e Conselho Fiscal para o mandato do Triênio 2013/2015, que será realizado no dia 23/01/2013, ás 19:00hs no Tatersal de Leilões do Parque de Exposições Paulo Soares Maciel.

Na certeza de que sua presença muito nos honraria, desde já agradecemos.

Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu/MG.

A tempo: O Presidente a ser empossado é o sr. Antônio Carlos Barbosa Álvares

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CASA PARA CARNAVAL?

Falar com Eliane Rocha (foto)

Rua Ines duarte da silva 171

Morro Doce

(37)99423313 ou (37)91483935

 

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

PAULO BOUÇAS toma posse na Câmara Municipal de Uberlândia.Do alto desta coluna, queremos lhe desejar, meu amigo, muito sucesso em sua nova camnhada. Que Deus te ilumine.  Confiram  as fotos:

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

PAULO BOUÇAS toma posse na Câmara Municipal de Uberlândia

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

PAULO BOUÇAS toma posse na Câmara Municipal de Uberlândia

 

Notas e Fotos

Mais um caso verdadeiro de Pompéu

Verly – 28-12-12

                O médico pompeano, Doutor Osvaldo, de quem ainda terei que escrever alguns causos ou, pelo menos um texto com vários deles, sempre que acontecia algo inusitado na cidade, falava com seus amigos  que “o impossível acontece em Pompéu, Belo Horizonte e Nova Iorque.”

Este caso, de que fui contemporâneo é um dos impossíveis, mesmo para aqueles tempos que não havia transporte nem comunicação para o interior. Pompéu não tinha telefone e diariamente uma viagem única de ônibus para BH.

Trata-se do caso Davi, um tipo do personagem Schreber, aquele paciente famoso de Freud.

Davi, na ocasião deste causo, era um homem maduro; de pouca conversa; bom papo, sério e agradável. Frequentava a loja a qual, quando eu era criança, tomava conta e sempre conversávamos sobre o cotidiano, independente da diferença de nossas idades. A loja era do meu primo casado com Dona Elza, uma sobrinha do Davi.

Ganhei sua confiança e, um dia, ele até me mostrou a foto de sua esposa, Célia, creio eu, de quem estava – mais ou menos - separado, entretanto  nutria por ela grandes ciúmes. Na foto, ela de vestido de branco, apresentava uma beleza acima da média. Ele mesmo confirmava: era uma mulher linda. Não a conheci, pessoalmente, creio que vivia em Abaeté ou outra cidade da região, mas soube que era uma mulher fiel.   Não me recordo se tinham filhos. Levado pelo ciúme gerado pela sua imaginação fértil, existem muitos casos de agressões do Davi a pessoas que, talvez, nem conhecessem a sua esposa.  

À boca pequena dizia-se que ele era louco, doido ou maluco. Muitas vezes internado em manicômios, ele sempre melhorava e convencia aos médicos a lhe darem alta. Era um homem inteligente. Voltava bonzinho para Pompéu.   Houve até uma das vezes em que, depois de várias tentativas, conseguiram interná-lo num daqueles hospícios tão em moda na época, em que, ele depois da entrevista inicial com o diretor da casa, e também oportunidade em que o médico foi claro para com o paciente: “o pessoal de Pompéu, pede a internação do senhor, por considerá-lo louco.” E o Davi (quem me contou isto foi meu primo Tunico) teria respondido: “Se ser louco for como eu sou, o senhor pode mandar fazer um muro em Pompéu e terá o maior Hospício do mundo. Lá, diz a voz corrente: “de médico, poeta e louco, aqui em Pompeu, todo mundo tem um pouco”.

Mas, não foi este caso que me trouxe aqui ao teclado do computador.

Hoje, relatarei uma primeira vez em que tentaram internar o Davi, no Instituto Raul Soares, naquele tempo símbolo de cárcere para loucos. Como o Davi era o que hoje se chama de bipolar, havia dias que ele estava bem e outros em que desandava a criar problemas. Era bem forte e ficava agressivo sem motivos. Era um perigo! Pensaram em interná-lo, mas faltava um jeitinho para conseguir convencê-lo a viajar e conduzi-lo à internação. Ainda mais que grana andava curta para os parentes mais próximos e ele e um acompanhante teriam que viajar em ônibus de carreira. E mais: quem o acompanharia até o manicômio?

Propuseram a seguinte esperteza: quem o levaria seria o Nego do Soquim, casado com a Cotinha e pai de belas meninas; acrescento essas informações para dar mais veracidade e credibilidade ao meu causo.

Para o Davi, seria ele quem estaria levando o Nego do Soquim para internar. Na viagem, que naquele tempo e nas estradas de terra, durava cinco a seis horas ou mais se furasse um pneu, em comparação com pouco mais das duas horas atuais, o Davi conversava o tempo todo com seu acompanhante e o tratava carinhosamente como louco. Já o Nego do Soquim, para facilitar as coisas, correspondia com falas de louco, o que era muito fácil para um pompeano daqueles tempos. E mais: O Davi como bom acompanhante de um louco, pagava os lanches, dava toda a atenção ao primo que, segundo lhe disseram os articuladores do plano, passava por uma fase de suave loucura.

                 Sim, o Nego do Soquim era parente não muito próximo do Davi, mas em Pompéu parente até o sétimo grau é considerado primo. Tanto que este tratamento é comum em todas as rodas, especialmente quando as partes nem se lembram corretamente o nome do interlocutor do momento. É primo pra lá eprimo pra cá.   

Quando chegaram a Belo Horizonte, ao descer na Rodoviária, embarcaram em carro de praça até o famoso Raul Soares e o Davi pagou o taxi, desceu na frente e explicou ao médico que os recebeu que trazia seu primo Joaquim Afonso, pois Joaquim Afonso Filho, esse era o nome do Nego, filho do Soquim ou Joaquim Afonso de Carvalho ou Soquim do David, um outro o David Afonso avô do Nego, portanto. O Nego sempre foi homem de uma excelente apresentação, ainda mais que viera com seu costumeiro terno preto de casimira (o hábito não faz o monge), tentava por todos os meios explicar a artimanha adotada para trazer o Davi para a internação.

Enquanto que o Nego se apresentava vacilante o Davi foi incontestável. Sabia de cor os nomes, idades e tudo mais sobre seu conduzido. 

Em resumo: os argumentos do que era considerado o verdadeiro “louco” foram mais convincentes e internaram o Nego.

Afianço-lhes, finalmente, que o Davi exibia um sentimento diferente de vaidade; parecia consciente de haver cumprido com êxito a incumbência que lhe fora confiada. Ao sair do Hospital evitou hotéis e casas de conterrâneos conhecidos onde pudesse ser encontrado. Comprou uma dúzia de rosas num arremedo de flora que existia  naquele vértice do Parque Municipal com a Avenida Afonso Pena, e foi presentear uma conhecida de visita anterior que havia feito à Belo Horizonte. O Davi voltou para Pompéu, vaidoso de ter cumprido bem sua missão, ainda que no fundo dos seus olhos sempre embaçados, notasse certa malícia de sua vingança maligna para com todos que armaram o plano contra ele.

Do Nego eu diria que fora imprevidente e até mesmo caipira em aceitar a incumbência para a qual demonstrou evidente despreparo.  Como um bom samaritano, fez o que lhe pediram e como lhe ditou a consciência. Pagou um alto preço: até que os parentes mais próximos conseguissem a interferência de pessoas conhecidas para tirá-lo do Raul Soares, mofou durante vários dias num daqueles cubículos onde só havia um colchão sem lençóis sobre uma base retangular com cerca de 60 centímetros de altura, construída de alvenaria.

Durante muito tempo os dois não mais se falaram. Nem era para menos.

 

Notas e Fotos

 NOVO COMANDO    

TOMEI CONHECIMENTO  que a Policia Militar está com novo comandante. Ainda não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Ele se chama Helder – Tenente Helder. A informação me foi passada pelo PM Neves e o novo comandante, que procede da cidade de Pitangui, vem com excelente recomendação.Os meliantes de Pompéu devem ter aplaudido a saída do Tenente Elbert, porque o militar fez um bom trabalho em nosso município,  mas o que eles não sabem é que o novo comandante do Pelotão é também linha dura.

A comunidade pompeana lamentou a saída Tenente Elbert e aproveitamos este espaço para dar as boas vindas ao comandante da PM na cidade e desejamos ao mesmo que ele continue o bom trabalho executado pelo seu antecessor .

 

Notas e Fotos

FALECIMENTO
 
 A COLUNA  lamenta informar o falecimento do sr. ANTÔNIO GONÇALVES DE ARAÚJO - TONHO "ZUIUDO".: TONO DO BIJIM.  Era bombeiro e eletricista - profissão que exercia com muito conhecimento e competência. tomou parte do conjunto Aquarius juntamente com Romeu, Vander Bi e Osmar, que também já não se encontra entre nós.  Informações dão conta de que ele foi encontrado morto de manhã pela própria esposa. Ele era  um grande profissional e uma pessoa alegre, convivente, comunicativo. Apresentamos a seus familiares nossos sentidos pêsames.Que ele descanse em paz.
 

Notas e Fotos

SUGESTÃO DO RONAN OLIVEIRA

Júlio, sugiro criar uma coluna com o título "Boa Noite, Feiúra", porque os feios também merecem uma homenagem. Além disso, a noite disfarça um pouco, apesar de  que a beleza um dia acaba, mas a feiúra só aumenta.

 

Notas e Fotos

PIADINHA

Quatro homens costumam ir pescar há anos.....

Este ano, a mulher do Ronaldo bateu o pé e disse que ele não ia. Profundamente desapontado, ele telefonou e contou aos companheiros, e avisou que não poderia ir.

Dois dias depois, os outros chegaram ao local do acampamento e, muito surpresos, lá encontraram o Ronaldo, descansando e já com uma barraca armada.

- Ronaldo, como você conseguiu convencer a 'patroa' a deixá-lo vir?

- Bem, ontem à noite, depois que terminou de ler "Cinquenta Tons de Cinza", minha mulher me arrastou pro quarto. Na cama, havia algemas e cordas! Ela me mandou algemá-la e amarrá-la à cama e depois disse:

"Agora faça tudo que quiser"...

 

Notas e Fotos

ELLAS & ELLES

CONHECI ESTA  semana em Abaeté uma figura simpaticíssima: ROBERTO MENDES MORATO.Ele estava muito bem acompanhado: da LUCIANA VIANA.  Casal vip. Gostei deles.Acabei de saber(eu não sabia: a Luciana é filha de um dos médicos mais bem conceituados de Abaeté e região: Doutor José Cândido.*** O SALÃO SHAMPOO EW CIA. Já inteiramente informatizado.*** HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS, um dos filhos do Joaquim Balhurada, vira pra mim e disse: “ me põe lá no seu “        Ellas & Elles”. Se não me engano o nome dele é Janael.Mas, Janael, tenha absoluta certeza: colocar seu nome em nossa coluna, o prestígio não é seu: é nosso e eu te explico: até hoje(felizmente) – as pessoas se sentem prestigiadas por ter os seus nomes postados lá. É como disse o meu amigo Tancredo Carlos Lacerda Campos. – “ Júlio, vc pode ter certeza de uma coisa. Toda pessoa citada em sua coluna se sente prestigiada,  por quê? Porque sua coluna  é do bem, só fala bem das pessoas, você sabe fazer a integração da sociedade. Você já pensou se fosse o contrário do que pediu o Janael?Se as pessoas lhe pedissem para não serem citadas”??? Você podia fechar seu site”.*** E POR FALAR EM TANCREDO,  na semana passada saiu uma nota a respeito do seu filho Arthur. O moço anda “cotadíssimo”.

 

Notas e Fotos

 

SANTA PIMENTA

Quem coloca a pimenta no dia-a-dia está levando, além de tempero, uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope, vitaminas, benefícios que os Chineses e outros povos primitivos descobriram há milhares de anos, utilizando-a como fitoterápico e que agora estão sendo comprovados pela ciência.

A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca. Essa afirmação pode cair como uma surpresa para muitas pessoas que, até hoje, acham que o condimento ardido deve ser evitado.

A pimenta traz consigo alguns mitos, como por exemplo o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas. Nada disso é verdade. Por incrível que pareça, as pesquisas científicas mostram justamente o oposto! A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde.

O nome da substância é piperina. Na pimenta vermelha, é a capsaicina. Surpresa! Elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica!

O mecanismo é simples: Assim que você ingere um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria pegando fogo. Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de refrescá-lo.

Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação que sua boca estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar, uma euforia, um tipo de barato, um estado alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de morfina interna do cérebro. E tudo isso sem nenhuma gota de álcool!

Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida! E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca.

E tem mais: as substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente. Existem cada vez mais estudos demonstrando a potente açãoantioxidante(antienvelhecimento) da capsaicina e piperina.

Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta tem qualidades farmacológicas importantes. Além dos princípios ativoscapsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedadesantioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.


Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas, saiba que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão.

 

Notas e Fotos

DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE 

Baixa imunidade
 - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados promissores.

Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade.

Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais.

Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão - A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.


Enxaqueca - Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor.


Feridas abertas - É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada.

Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula. 

Hemorróidas - A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico. 

Infecções
 - O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração - A pimenta tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos.
Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade - Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial( Enviada por e-mail por Juca José)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

12-01-2013

 

 

 

 

 

 

UM NOVO LIVRO EM NOSSAS VIDAS SE INICIA! VIVA 2013!

365 Dias. 1 ano. Essa é a nossa próxima aventura, lê-se 2013. Mais um ano se inicia e com ele muita expectativa  vem junto. Novos amores, um novo emprego,  vou emagrecer, vou encontrar meu par perfeito, vou mudar de casa, trocar o carro. Mas será que temos realmente a capacidade de fazer tudo aquilo o que “juramos” na virada? Posso falar por mim. À cada ano renovo as esperanças de realizar pelo menos uma parte de minhas promessas de réveillon. Nunca consegui realizar todas, nunca tive a capacidade de chegar ao dia 31 de Dezembro, olhar para trás e dizer: ”Consegui! Cumpri tudo aquilo o que prometi.”  E isso não acontece só comigo. Um antigo ditado diz que  falar é mais fácil do que fazer e, nessas horas, vejo que realmente é bem mais cômodo falar que farei do que ficar calado e demonstrar com atos. 
Janeiro é o melhor mês do ano. Tudo começa bem. Todos são amigos, os problemas parecem não existir mas, com o passar dos dias, tudo volta a ser como no ano anterior: problemas, inimizades, desanimo, vontade de jogar tudo para o alto e soltar um belo palavrão expressando ira.  Nem tudo o que queremos acontece, nem tudo o que almejamos podemos conseguir mas, o principal, é a força de vontade, é colocar a cabeça no lugar e batalhar para conseguir algo pelo menos próximo ao que queremos.  
365 dias: é esse o tempo que você tem para fazer algo diferente na sua vida. É esse o prazo estimado para que você realmente faça sua imagem não ser apenas mais uma em meio a multidão. Faça algo diferente: Elogie um amigo, dê um sorriso gratuito, abrace sua mãe, beije seu pai, diga “EU TE AMO!” para alguém que você realmente ame.  Procure cumprir suas promessas de ano novo, faça com que elas sejam consumadas com atos. Quer emagrecer? Faça uma dieta. Quer um emprego novo? Esforce e conseguirá. Quer encontrar sua cara metade? Sinta-se feliz, faça quem está ao seu lado feliz e a felicidade vem ao seu encontro.
Faça com que 2013 valha a pena e não seja apenas mais um ano em nossas vidas.

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

12-01-2013

 

 

 

 

 
DICAS QUE FACILITAM O DIA-A-DIA NA COZINHA
 
Como já disse antes que cozinhar é uma arte, nada difícil mostrar este dom artístico que muitas vezes fica escondido dentro da gente. Basta um bom planejamento, amor, boa vontade, curiosidade, para que tudo saia da melhor forma desejada.
E para facilitar mais ainda o trabalho diário na cozinha, basta seguir estas regrinhas, elas vão ser úteis, principalmente para as iniciantes que ainda se sentem inseguras nas tarefas de casa.
 
1- Para que o açúcar não empedre, coloque algumas frutas secas em seu recipiente
 
2- Se vc precisar de açúcar de confeiteiro, e não encontrar, bata o açúcar refinado no liquidificador e penere-o. Faz o mesmo efeito.
 
3- Para descongelar rapidamente uma ave, mergulhe-a completamente em água fria,mas sempre envolta em um plástico, Em pouco tempo vc poderá preperá-la
 
4- Para que as batatas grandes assem por igual, fure-as com um garfo antes de levá-las ao forno
 
5- as frutas secas ou uvas passas que vão no bolo, devem ser passadas antes na farinha de trigo, para que não afundem na massa quando o bolo estiver assando
 
6- Para eliminar o odor da geladeira, coloque uma xícara de pó de café dentro dela
 
7- 
para que os bifes fiquem macios, frite-os um a um. Assim evita que junte água e fiquem duros
 
8- Para não chorar ao descascar cebola, experimente descascá-la com as mãos dentro de um saco plástico
 
9- Para tirar o cheiro cebola da boca, tome um copo de leite. E para tirar o cheiro das mãos, amasse galhos de salsinha por alguns segundos
 
10- Para que as frituras fiquem bem sequinhas, coloque uma colher (café) de alcool na gordura ainda fria
 
11- Para que a frigideira não fique com cheiro de gordura, coloque um pouco de vinagre na hora de enxaguá-la
 
12- Para que os recheios que levam azeitonas não fiquem amargos e escurecidos, só acrescente as azeitonas no recheio pronto
 
13- Para que as mãos não fiquem pegajosas ao descascar chuchu, descasque-o com as mãos debaixo d'agua.
 
Espero que estas dicas serão de grande utilidade, não só pelas profissionais da cozinha, mas, também para todas as donas de casa. para sua segurança, guarde este lembrete, no caso de qualquer dúvida, consulte-o, trabalhe com segurança e alcance o sucesso esperado.
 
Para enriquecer seu caderninho de receitas, nada melhor do que uma nova receita.
E se você vai receber amigos par o almoço ou jantar, que tal uma entrada feita com berinjelas, que você pode servir com pão sírio, torradas ou mesmo uma bolachinha de sal?
   
                                                        
                                                 ANTEPASTO DE BERINJELA
INGREDIENTES-  03 berinjelas cortadas em cubos, com a casca
                         01 pimentão vermelho 
                         01 pimentão amarelo
                         01 pimentão verde (todos os pimentões picados em cubinhos)
                         01 cebola picada
                         01 xícara de chá de nozes picadas
                         01 xícara de chá de uvas passas escuras e brancas
                         1/2 xícara de chá de azeitonas picadas
                         01 xícara de chá de azeite
                         vingre, sal e orégano
 
MODO DE FAZER- Pique as berinjelas na água com vinagre. Escorra a água e, em um tabuleiro misture as berinjelas,pimentões, cebola, azeitonas, uva passas, sal, orégano, vinagre e a metade do azeite, misture tudo muito bem e leve ao forno por 20 minutos, coberto com papel alumínio. Retire do forno, misture o restante do azeite e as nozes, leve ao forno novamente, sem o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos. deixe esfriar bem e guarde na geladeira até na hora servir. Conseva na geladeira em vasilha de vidro tampada por 10 dias.
 
Ótimo tira gosto. Seus convidados vão delirar e seu sucesso será garantido.
  
Um bom final de semana a todos e,qualquer dúvida, sugestão, crítica, nada melhor que a troca de idéias:mariadapazpcampos@bol.com.br

 

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

12-01-2013

 

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

12-01-2013

 

 

 

 

 

 

 

MOTIVOS PARA DEVOLUÇÃO DE CHEQUES

 

 

 

 

 

SEM PROVISÃO DE FUNDOS

 

 

11

CHEQUE SEM FUNDOS – 1A. APRESENTAÇÃO

12

CHEQUE SEM FUNDOS – 2A. APRESENTAÇÃO

13

CONTA ENCERRADA

14

PRÁTICA ESPURIA

 

 

 

IMPEDIMENTO AO PAGAMENTO

 

 

21

CONTRA-ORDEM OU OPOSIÇÃO DE PAGAMENTO

22

DIVERGÊNCIA OU INSUFICIÊNCIA DE ASSINATURA

23

CHEQUE EMITIDO PARA ORDEM DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EM DESACORDO AO DL 200

24

BLOQUEIO JUDICIAL OU DETERMINAÇÃO DO BACEN

25

CANCELAMENTO DO TALOPNÁRIO PELO BANCO SACADO

26

INAPERANCIA TEMPORÁRIA DE TRANSPORTE

27

FERIADO MUNICIPAL NÃO PREVISTO

28

CONTRA-ORDEM OU OPOSIÇÃO AO PAGAMENTO, OCASIONADA POR FURTO/ROUBO

29

CHEQUE BLOQUEDO POR FALTA DE CONFIRMAÇÃO DO RECEBIMENTO DO TALONÁRIO PELO CORRENTISTA

30

FURTO OU ROUBO DE MALOTES

 

 

 

CHEQUE COM IRREGULARIDADE

 

 

31

ERRO FORMAL (S/ DATA DE EMISSÃO, C/ MÊS GRAFADO NUMERICAMENTE, AUSÊNCIA DE ASSINATURA OU NÃO REGISTRO DO VALOR POR EXTENSO)

32

AUSÊNCIA OU IRREGULARIDADE NA APLICAÇÃO DO CARIMBO DE COMPENSAÇÃO

33

DIVERGÊNCIA DE ENDOSSO

34

CHEQUE APRESENTADO POR BANCO QUE NÃO O INDICA NO CRUZAMENTO EM PRETO, SEM ENDOSO MANDATO

35

CHEQUE FRAUDADO, EMITIDO SEM PRÉVIO CONTROLE OU RESPONSABILIDADE DO BANCO, OU COM ADULTERAÇÃO DA PRAÇA SACADA

36

CHEQUE EMITIDO COM MAIS DE UM ENDOSSO

37

REGISTRO INCONSISTENTE – CEL.

 

 

 

APRESENTAÇÃO INDEVIDA

 

 

40

MOEDA INVALIDA

41

CHEQUE APRESENTADO A BANCO QUE NÃO É SACADO

42

CHEQUE NÃO COMPENSÁVEL NA SESSÃO OU SITEMA EM QUE APRESENTADO

43

CHEQUE DEV. ANTERIORMENTE PELOS MOT. 21,22,23,24,31, E 34 NÃO PASSÍVEL DE REAPRESENTAÇÃO P/PERSISTIR O MOTIVO DA DEVOLUÇÃO

44

CHEQUE PRESCRITO

45

CHEQUE EMITIDO POR ENTIDADE OBRIGADA A REALIZAR MOVIMENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECUROS DO TESOURO MEDIANTE ORDEM BANCÁRIA

46

CR – CHEQUE CORRESP. NÃO ENTREGUE AO BANCO NO PRAZO ESTABELECIDO

47

CR – COM AUSÊNCIA OU INCONSISTÊNCIA DE DADOS OBRIGATÓRIOS

48

CHEQUE DE VALOR SUPERIOR A r$ 10,00 AO PORTADOR

49

REMESSA NULA, CARACTERIZADO PELA REAPRESENTAÇÃO DE CHEQE DEVOLVIDO ANTERIORMENTE PELOS MOT. 12,13,14,25,28,30,35,43,44, E 45.

DOS PROCEDIMENTOS JUDICIAIS CABÍVEIS 
EM RELAÇÃO AOS CHEQUES DEVOLVIDOS

Lembre-se que os cheques estão sujeitos à cobrança judicial em seis meses após sua devolução pela câmara de compensação bancária. A referida ação terá por escopo, em síntese, forçar o pagamento do valor devido através da constrição de bens do devedor (penhora, arresto, etc.), com a conseqüente alienação dos mesmos em benefício do credor, até o montante que satisfaça o pagamento integral da dívida atualizada.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

12-01-2013

 

 

 

Cartas à Presidente LIII (53ª)

2013: INÍCIO DE UMA NOVA REALIDADE BRASILEIRA?

 

       Algumas das palavras mais articuladas no ano de 2012 foram “produtividade”“competitividade  e “identificação deoportunidades para atrair investidores estrangeiros”. Estiveram na boca  da própria Presidente, do então presidente do Banco Central Henrique Meirelles, de Robson Braga presidente da CNI e dos presidentes das 27 Federações Estaduais, e muito especialmente do da nossa FIEMG, Olavo Machado Junior, que à frente desta entidade tem desenvolvido um trabalho intenso. Em suas próprias palavras, em artigo na seção  “Palavra do Presidente” publicado na semana passada, Olavo relata: “Os números mostram que o Brasil se destaca hoje como um dos países preferidos por investidores de todo o mundo – e estamos trabalhando para que Minas Gerais se aproprie deste cenário favorável”.  Mais adiante, em seu excelente artigo que é um verdadeiro balanço de todas as recentes atividades de sua gestão à frente da FIEMG, Olavo continua: ”O que visamos é identificar oportunidades em nosso mercado para o segmento industrial nos próximos 20 anos. Também estamos investindo na inovação e no desenvolvimento de tecnologia”. Veja, ao final deste escrito (*), o link que conduz ao artigo do presidente da FIEMG, que é um retrato do desenvolvimento tecnológico de nosso estado, orgulho para todos nós mineiros

            Os empresários, até brilham os olhos quando falam – ou ouvem – essas palavras  mágicas e essenciais ao crescimento de suas empresas. Mas não só eles. Até o STF falou em melhoria da produtividade para tentar colocar em dia os milhares de processos distribuídos entre seus 11 ministros.  Nem o IBAMA foi poupado quando se falou sobre melhoria da produtividade, pois a excessiva demora para a concessão das licenças ambientais atrasam a construção de estradas, hidrelétricas, redes de transmissão e outros componentes da infra-estrutura.. Sim, muito se falou, mas pouco se fez., ou se faz.

            Será que estas palavras tão cantadas por todos vão realmente decolar em 2013? Será que os órgãos governamentais farão o seu dever de casa para diminuir o já tão famoso “Custo Brasil”.  Neste dever de casa, gostaríamos de ver tornada realidade a total simplificação das exigências burocráticas que se fazem às empresas, um dos fatores  que muito oneram seu custo operacional, e que está nas mãos do governo o poder para realiza-lo.  Fala-se muito que precisamos nos tornar mais competitivos para que nossos produtos passem a  ter melhor aceitação no mercado internacional.  Mas como fazer isso se a nossa carga tributáriacustos de logísticaencargos trabalhistasveículos e combustíveis (o dobro do valor da Argentina), eletricidadecomunicações telefônicas, passagens aéreas SÃO OS MAIS ELEVADOS DO MUNDO, POR CULPA EXCLUSIVA DO GOVERNO?.  Fala-se em atrair investimentos estrangeiros, mas como conseguir isso se o próprio governo às vezes toma medidas – como as do ano passado – para dificultar e restringir esses investimentos?

            E para complicar ainda mais a situação de pessoas que precisam fazer o planejamento estratégico de suas empresas, presidente, o fator confiança, essencial no sucesso de qualquer empreendimento vem, aos poucos desaparecendo. E isso, em virtude da própria insegurança e aparente falta de planejamento de médio e longo prazo que parece ter  se apoderado dos ministros e técnicos da área econômica, que às vezes até mesmo contradizem os próprios pensamentos expressos pela própria presidente.

            Já falamos isto em escritos anteriores. Mas agora é inicio de ano. É inicio de novos planejamentos. É tempo de iniciar a caminhada para a inovação em todos os segmentos e, principalmente, no governamental que por não se modernizar, estamos vendo o rápido declínio da economia brasileira rumo aos indicadores do passado quando não passávamos de um mero país do terceiro mundo, com altos índices inflacionários e baixo poder aquisitivo.

            Presidente, está em suas mãos dar passos mais ousados, mais arrojados para destravar, desestatizar  e modernizar este país.  Os caminhos todos sabemos quais são. O difícil é ser firme e implacável o suficiente para desafiar interesses políticos, econômicos, corporativos e, até mesmo, meramente. Ideológicos para, assim, permitir o desenvolvimento de todos os segmentos da Nação Brasileira.  

(*) Link para o artigo do presidente da FIEMG, Olavo Machado Júnior:

http://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=13365 

 

CORESPONDÊNCIA RECEBIDA

Do amigo e Desembargador Doutor Belizário de Laderda recebemos o e-mail abaixo:

Caro amigo Carlos.

O Dr. Sebastião Verly, orgulho de uma das tantas gerações de pompeanos ilustres, não reservou qualquer surpresa para mim ao descrever com riqueza de detalhes a personalidade ímpar que foi seu pai e também meu professor Dr. Hugo Fóscolo. Já conhecia as multifárias formas da manifesta inteligência com que foi dotado nosso conterrâneo ilustre. Destaco entre tantas a cultura em sua área de formação técnica e a ética coerente com que sempre exerceu seus misteres. Agora acrescento também à prodigiosa  capacidade produtivo-intelectual do conterrâneo a de um excelente biógrafo. Confesso-lhe que poucas biografias já vi, com tanta riqueza de detalhes e com tamanho poder de síntese como esta sobre seu pai.

Peça por mim permissão ao Dr. Verly apenas para lembrar-lhe de um telegrama que seu pai enviou-me nos idos de 1979. Neste ano em acirrado concurso público de provas e provas e títulos logrei o primeiro (1º) lugar no concurso para Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais. O Estado de Minas (Diários Associados) e outros jornais do país deram ampla publicidade ao certame, e seu pai já como ávido frequentador da mídia   imediatamente despachou-me afetuoso telegrama com os seguintes dizeres: “Deus Guarde Vossa Excelência!”. E que palavras “abençoadas”, pois escolhi para  entrar  em exercício (privilégio deferido ao primeiro colocado no concurso) a Comarca de Ferros onde levei a júri popular e com toda segurança um” alienado” que tentou matar o então Juiz de Direito da Comarca Dr. Aluízio Cândido Siqueira.

Carlos, sabendo de seu apreço e amizade com o Dr. Verly, diga-lhe que admiro muito a sua inteligência e obra.

Um grande abraço do amigo que lhe quer sempre bem,

Belizário de Lacerda

 

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site