NOTÍCIAS: 13/08/11
"clique na foto para ampliar"
Show com Welinton Thiago hoje dia 12 na Lanchonete e Choperia 4 Estações (leia-se Flavinho Dendéia). Para quem não sabe, 4 Estações fica situado ali na Rua Padre João Porto esquina com Rua Castelo Branco, IMPERDÍVEL. Conto com sua presença.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

Esta é a mais recente loja de celulares recém-inaugurada em Pompéu. Suas portas foram abertas nesta segunda feira última,8. É a quinta loja do grupo do meu querido amigo ROBERTO e como ficou linda a sua loja.Ele está de parabéns.  Tenho grande  prazer e  orgulho de dizer que seu proprietário, o jovem pompeano  trabalhou  comigo durante  3 anos,  quando ainda garoto, menino mesmo, fazendo com muita responsabilidade e compromisso a  entrega dos  jornais aos assinantes da Coluna Júlio Porto, que circulava no jornal HOJE, de Sete Lagoas. Em breve visita a ele, em seu estabelecimento,  ele me disse que aprendeu muito com este colunista e que tinha muito a me dever pois eu só lhe dera bons exemplos e que tive forte influência em sua formação moral e profissional já que ele (segundo o próprio) era de fato um “menino” e que deixou-se nortear pelo meu perfil e concluiu que eu sempre o dei muito apoio. Fico feliz pelo ROBERTO “achar” que eu o tenha  influenciado  de forma positiva. Mas, parece que ele se enganou: pois ele nunca foi uma criança uma vez que  já nasceu homem. Ele é  filho do Beto, que foi motorista da Cooperativa por muitos anos.A sua  loja fica em frente ao BB, no prédio de esquina,  onde funcionava a Marcopel e o movimento da mesma é enorme e pode ser conferido a todo momento .Fico muito feliz que seja assim.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Quatro artistas  de primeira grandeza, no Clube Splash Di Roma, em Caldas Novas: Gilberto Geraldo Valadares Porto, o Inspetor da PC(Polícia Civil)advogado Cláudio Manoel Guimarães Pinto, sua esposa – a médica  Helena Maria de Abreu e garoto  Alexandre Henrique, afilhado do Gilberto e Cibele. O “clic” foi de  Cibele Abreu Porto.Coitado do primo... “eita” vida dura, viu!!!.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
ALCANÇOU O ESPERADO SUCESSO a Eleição do Concurso Beleza Cristã(Masculino Feminino). O flagrante nos mostra a vencedora Isabelle Reis(ao centro) com a segunda colocada, Jocilda(Jojô Mel)e  o terceiro lugar – a bonita morena Eliane.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Raquel, Isabelle, Marciano e Padre Diovane.
 
Galeria de Fotos
Beleza Cristã
(Clique na foto)
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

LEANDRO, que faturou o Beleza  Cristã Masculino.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

PEDRO LUCAS e ADRIANO, respectivamente terceiro e segundo colocado, no Concurso Beleza Cristã 2011.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
MARCIANO CORDEIRO com o grande amor da sua vida, GEOVANA BONAPARTE.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
TARINE E CARLOS, da gostosa cidade de Itaúna – presenças no Aconchego sábado passado.
 
Notas e Fotos
STRESS
 
Pompena  “bem resolvida” chega “pro” Antônio Carlos Chagas Cordeiro(Tonho do Soca) e lhe diz:
         - Tonho,  to andando num “estressssse”...
         Tonho: “ Que??? Estresse??? Que isso??? Antigamente nem existia essa palavra. Você quer falar: QUEBRADEIRA, NÉ??? RSSSSSSSSS.


 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
MAURINHO, MARCIANO, JULIO PORTO , GEOVANA, CARLOS, TARINE E PAULA.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
MARCIANO CORDEIRO e este colunista.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
"Cada menina pode não ser a rainha do seu amado, mas ela sempre será a princesa do seu pai. É por isso que dizemos: o pai de uma filha será sempre o homem da sua vida. Coloque no seu mural, se seu pai é extremamente importante na sua vida!"
Pai, te amo!”(Walesca Assis – no face dela). E, para quem não sabe quem é Walesca: ela é filha do Bolão taxista e da professora Liliane, neta portanto do meu saudoso e inesquecível amigo Nenem Rusquinha.
NR. Muito “bunito” isso, né??? Se já a admirava, “magina” agora...
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
 SÓSIAS
 
QUEM SÃO ELAS? Fácil... duas sósias: Bárbara Lacerda e Cameron Diaz. Se parecem ou não?

 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
A Senadora Marina Silva com a  festejada Colunista diamantinense Acidália Lisboa.
E, já que estamos falando da Acidália, vejam como ela é exagerada: “Júlio Porto.. Você  e seu Site.. estão cada vez melhores!!!! Te adoro!!!
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
A nova Presidente do LIONS CLUBE... GISLENE CAMELO MOTTA e a Colunista Acidália Lisboa.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
A bonita e simpática Presidente  do Lions Club de Diamantina – a advogada  Gislene Motta com suas filhas: a também advogada Ana Angélica e a médica Ana Flávia Motta.
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
O Facebook já aposentou o Orkut,Esfriou o Twitter,Inutilizou o MSN,Diminuiu o youtube. O dia que isso aqui começar a servir vodka com energétivo.... Adeus Baladaaa!!!
 
Notas e Fotos
MUSEU DONA JOAQUINA
 
O Museu Dona Joaquina será inaugurado dia 20 do corrente, sábado. As cerimônias terão início às 17:00 horas, à avenida João Serra Machado Filho. Entre as presenças confirmadas, estão a de Sua Alteza Imprerial e Real Dom Bertrand de Orleans  e Bragança,  segundo na hierarquia, se a monarquia se re-instalar  no Brasil; a conhecida  e renomada Yara Tupinambá, nome dos mais expressivos da nossa arte contemporânea, políticos, empresários, imprensa e um sem número de nomes expressivos da nossa política estadual e federal.    
 
. Semana que vem a coluna dará mais detalhes.
 
Notas e Fotos
Geraldinho,
Veja e depois me fala se não lhe deu uma enorme saudade daquela época do Cine Marabá e das horas dançantes do Cristalino.
Abraços,
Delza Lacerda
NR. Depoimento da remetente após me enviar um arquivo com o filme Candelabro Italino.
 
Notas e Fotos
A ORAÇÃO DO JOÃOZINHO
 
Joãozinho orando: - Senhor todo poderoso: há 2 anos o Senhor levou meu cantor favorito Michael Jackson! Meu locutor favorito Lombard! Meu ator preferido Patrick Swayze! Minha dançarina preferida Lacraia! Esse ano levou minha cantora favorita Amy Winehouse! Quero lembrar ao senhor que meus políticos preferidos são: Lula,Sarney, Dilma,Collor......(coloque-os na ordem de sua preferência).(Por Amir Halabi).
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
ANA CLARA –filha de Cristiane e Ernane. A foto é de Shamah(leia-se Regiane Silva), da sociedade de Pitangui.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Ela se chama Milena e é da cidade de Martinho Campos.Aqui, ela está muito parecida com a Valéria Souza, que representou a cidade de Pompéu , na cidade de Pirapora, no Concurso Garota Raio do Sol.
 
Notas e Fotos
AABB
 
NA TARDE DANÇANTE deste domingo último, na AABB, paralelamente à grande movimentação, uma cena atípica chamaria atenção: foi a presença do LUIZ Carlos de Souza(Luizinho Devico).   
Tomei conhecimento do agradável encontro de confraternização já depois das 15:horas. Cheguei à AABB por volta das 16 horas e a pista de dança estava “apinhada”, fervilhante  de gente: nunca vi a AABB tão lotada. O som era do cantor Luciano, que há muito não via nem ouvia cantar. Ele está cada vez melhor.
Mas, a confraternização era do Clube da Melhor Idade de Pompéu(leia-se Presidente Zezinho Chimango), e outros clubes da região como de Martinho Campos, Pitangui e Morada Nova de Minas.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
CONCURSOS VERSUS  RALPH

RALPH SANTOS: “NESTE FINAL DE SEMANA, EM ANGRA DOS REIS, NO CONCURSO MISS MUNDO BRASIL, DAREI UMA ENTREVISTA AO FANTÁSTICO COMO REPRESENTANTE DO BRASIL NO MISTER TERRA 2011 NA GUATEMALA”.

24 DE SETEMBRO MISTER BRASIL MUNDO ( PORTO ALEGRE )

03 DE OUTUBRO MISTER TERRA UNIVERSO ( GUATEMALA )

23 DE OUTUBRO MISTER MUNDIAL ( PERU ).
 
Notas e Fotos
KÁSSIA KISS E MARTA ROCHA
 
Ao me aproximar da pista, chamou-me atenção a mesa da Elaine, Gilce, Mercês. Assim que cheguei(e como não havia mais  mesas disponíveis  e eu estava a “tira colo” com minha querida  Gabi) – fui convidado a me assentar – não me fiz de rogado.Mal me assentei, a Gilce e a Elaine me disseram quase que ao mesmo tempo:
 - “ Tem um cara que se assentou aqui com a gente – mas muito engraçado – de Martinho Campos”. Aí, eu lhes disse: - só pode ser o Luizinho. Não deu outra. Era o próprio.
Ele estava “atirando” pra todos os lados e como arrastou as asinhas pra cima de uma das ilustres damas presentes, eu lhe antecipei:
 - Luizinho, ela tem namorado e ele é muito ciumento.Resposta do Luizinho:
- Ciumento??? Mas, ele rasga nota de 100? A gargalhada foi geral – afinal o que que tem uma coisa com a outra???
Mas, ele não pararia por ai: colocou nomes em todas presenças femininas que estavam naquela  mesa : descobriu ali a Kássia Kiss, a Maetê Proença, a Marta Rocha e até a  Gisele Bundchen.
 
Notas e Fotos
PREFEITURA MUNICIPAL: ACREDITEM SE QUISER
 
Para todos os cantos que você vai aqui em Pompéu, você não encontra ninguém que fale bem de sua administração Joaquim Campos Reis..De quem a culpa? É dele mesmo – do prefeito. Por que? Porque ele não divulga nada do que ele faz.E mais, pasmem:  o que as pessoas dizem é que ele não fez  nada mesmo.

Eu me atrevo a discordar da grande maioria(quase unanimidade) da população – para quem o prefeito não fez nada.

Vocês ouviram a sua entrevista na Rádio Exclusiva(leia-se Carlos França)?. Quem ouviu ficou impressionado com tantas coisas que ele anunciou. Só que o povo está muito desinformado.

Eu, particularmente, mais uma meia dúzia, creio – Joaquim Campos Reis  - deixará o cargo como um dos melhores prefeitos da história de Pompéu.

O que estou dizendo pode  parecer um risco, uma temeridade , mas ainda acredito que o prefeito vai reverter esta situação que está inteiramente desfavorável a ele.

Mas, depois da visita que fizemos às obras , acompanhados de vereadores e de outros assessores e da imprensa, não há  mais nenhuma dúvida: o jovem Prefeito deixará o seu cargo(será que ele não irá se recandidatar???)como um dos melhores administradores de Pompéu.

Quem viver, verá.
 
Notas e Fotos
VISITAS

 Na manhã desta  quinta feira, a convite do nosso querido prefeito, fomos visitar as suas obras. São muitas, dezenas e tantas  e tantas , que até mereceram do vereador JOAQUIM IBGE uma observação:  “ Joaquim, você tem uma enorme facilidade para tocar e edificar obras, mas em compensação você tem uma grande dificuldade em divulgar tudo que você tem feito. Muita coisa que nos foi mostrada aqui, não era nem do conhecimento de nós, vereadores. Você pode continuar”

Todos ficaram impressionados com a quantidade de obras que a atual administração vem fazendo por todos os cantos da cidade: creches, escolas, reformas, distrito industrial e  escola técnica a serem construidos, centro administrativo, cobertura de todas as quadras esportivas das escolas e das praças públicas, asfaltamento de várias ruas.
A comitiva que acompanhou o prefeito Joaquim Campos Reis em visita às obras foi formada pelas seguintes pessoas: José Romualdo , Presidente da Câmara, Joaquim dos Santos Moreira(Joaquim IBGE), vereador José Maria, vereador, vereadora Romere Souza, vereador Luciano Cruzeirense com sua bonita  namorada Daiana Cristina, Telmo Noronha, José Wilbur, a Assessora de Imprensa da Prefeitura Flávia Dias, jornalista  Tonny Moreno e  este colunista.
 
Notas e Fotos
OBRAS PÚBLICAS ONTEM, 11, QUINTA FEIRA
 
1. Creche Bairro Morro Doce
2.Drenagem Bairro São Francisco
3.Visita as Dependências da Santa Casa
4.Obras do CAPS – Rua João Machado
5.Pavimentação de Ruas no Bairro Vitória
6.Cobertura da Quadra na Escola Tabelião João Rocha
7.Pavimentação de Ruas no Bairro Nossa Senhora Aparecida
8.Pavimentação de Ruas no Bairro São José
9.Obras do Centro Administrativo
10.Visita ao CASI – Centro de Atenção Sócio Infantil
11. Visita ao Museu
12.Visita a área pavimentada no enorno dos Campos do Cap e Cristalino
13.Reforma das dependências da Escola Antônio da Palmira
14.Creche Valdelino Alves de Souza – Rua Presidente Antonio Carlos
15.Creche Lafaiete Ferreira dos Santos – Rua Castelo Branco
16.Escola José Maria de Carvalho
17.Pavimentação de Ruas no Bairro Volta do Brejo
18. Visita ao PSF Volta do Brejo e Casas Populares
19.Pro Infância Volta do Brejo / Casas Populares
20.Visita a Praça Maria da Gloria Alves Gontijo
21.Pavimentação da Rua Armita de Oliveira
22.Creche Antonia Barbosa – Bairro Várzea das Flores
23.Escola Professora Ângela Maria
24.Redes de Esgoto e Pavimentação de Ruas Bairro Várzea das Flores
25.Visita a Escola Adelaide Joaquina
26.Visita ao terreno destinado a Construção do Distrito Industrial
27.Visita PSF Centro
28.Praça de Esportes
 
Visita ao Distrito de Silva Campos
(*) A nossa visita teve inicio às 09:30 horas e terminou às 16:00 hs. Não foi possível visitar o Distrito de Silva Campos. Detalhe: segundo o prefeito, nem todas as suas obras que constam deste “release”  foram elencadas aqui.
 
Galeria de Fotos
 Obras Prefeitura
(Clique na foto)
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

O FUTEBOL CHEGOU AO LIMITE TÉCNICO. É SÓ CORRERIA', DIZ ZAGALLO


Wilton Júnior/AE

"Zagallo completou  80 anos terça-feira, dia 9"

RIO - Quando o alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo começou a jogar futebol, no final da década de 40, no infantil do América do Rio, a bola avermelhada era pintada de branco para os treinamentos noturnos. Agora, ao comemorar 80 anos, na terça-feira, 9 de agosto, o único tetracampeão mundial da História (duas vezes como jogador, uma como treinador e outra como coordenador) vaticina o fim da evolução técnica no futebol. 'Os espaços estão muito congestionados, como o trânsito de São Paulo. O futebol mundial chegou ao limite técnico. É uma correria só.'

Testemunha ocular do Maracanazo de 1950 - servia o Exército e trabalhou no estádio durante a partida -, Zagallo jamais imaginou que oito anos depois estaria defendendo o Brasil em seu primeiro título na Suécia. Além de ter sido autor de um dos gols da final (5 a 2 sobre a Suécia), foi responsável por introduzir no País o sistema de jogo 4-3-3, substituindo o tradicional 4-2-4. Hoje, um atacante ajudar na marcação é corriqueiro. No Brasil, foi o primeiro a fazê-lo.

Em 2006, participou pela última vez da seleção brasileira, como auxiliar-técnico, repetindo a dobradinha campeã de 1994. Ele lamenta não ter colaborado com o treinador Carlos Alberto Parreira como gostaria. Um ano antes, havia passado por seriíssima cirurgia e, na concentração, ia de madrugada ao quarto dos médicos da delegação pedir remédios para depressão.

Primeiro jogador do futebol brasileiro a ganhar passe livre e atleta de poucas camisas - atuou pelo América, Botafogo e Flamengo -, Zagallo passa em revista uma longa e vitoriosa carreira. Fala de craques que conviveu em diversas épocas e só não perdoa Romário. 'Foi um grande jogador. E ponto.'

Antes de marcar sua carreira como jogador do Flamengo e do Botafogo e da seleção brasileira, o senhor passou pelo América. Sempre falou muito bem dos três clubes. Mas, afinal, qual o seu o time de coração?

O Flamengo e o Botafogo me projetaram para o futebol. Tenho um carinho especial por tudo que os dois clubes fizeram por mim. Mas comecei no América em 1947, ainda no infantil. Nasci em Maceió e minha família se mudou para o Rio em 1932. Morávamos na Tijuca, bem perto da sede do América. Meu pai foi conselheiro e benemérito do clube. Eu vivia lá, onde disputei competições de tênis de mesa e natação. Então não tem como ser diferente. Torço pelo América. Assim fico bem com todo mundo.

Como era o futebol naquela época?

Muito amador. A gente jogava com uma bola meio avermelhada, pesada demais. Ela descascava e tinha de ser pintada para ser reaproveitada, principalmente nos treinos da noite.

Na final da Copa de 1950, o senhor viu a derrota do Brasil para o Uruguai. Quais as suas recordações daquela tarde?

Eu prestava serviço militar no Exército. Meses antes da Copa, fui ao Maracanã com meu pelotão retirar madeira da arquibancada. No dia do jogo, estava lá de verde-oliva, cassetete, capacete, 'bate-bute'. Na arquibancada, eu deveria ficar de costas para o campo, mas vi perfeitamente o gol fatal do Ghiggia (Uruguai venceu por 2 a 1). Aquele delírio, com 200 mil pessoas acenando lenços, acabou tudo ali.

Depois de assistir à final de 1950 na arquibancada, em 1958 o senhor foi um dos protagonistas...

Jamais poderia imaginar que oito anos depois eu estaria vestindo a amarelinha para ser campeão do mundo pela primeira vez. O Vicente Feola (técnico da equipe) introduziu uma mudança tática no futebol brasileiro, transformando o 4-2-4 num 4-3-3. Eu era a terceira opção na época, atrás de Canhoteiro e Pepe, para ocupar a posição de ponta-esquerda mais recuado. Na minha estreia pela seleção, no Maracanã, contra o Paraguai (em 4 de maio de 1958), ganhamos de 5 a 1, e eu fiz dois gols. Mas em outro amistoso com a Bulgária, no Pacaembu, eu olhei a escalação e não vi o meu nome. Fiquei preocupado, estávamos às vésperas da Copa do Mundo na Suécia. Então o médico Hilton Gosling me chamou num canto e disse: 'Fica quieto, você já está escolhido. Agora o Pepe e o Canhoteiro vão disputar uma vaga.'

O senhor viu em 1958 o nascimento de um craque, Pelé. Todos agora se espantam com Neymar. Mesmo com estilos diferentes, há termo de comparação entre os dois?

 

Eu já conhecia o Pelé, mas só o tinha visto jogar rapidamente uma vez no Maracanã pelo Torneio Rio-São Paulo. O Neymar é o Neymar. O Pelé foi e sempre será o melhor jogador do mundo. Não vai ter outro igual. Falam de Messi, Neymar, Maradona. Mas a distância desses para Pelé é brutal. Um jogador completo, que jogava muito bem com a perna esquerda e com a direita. Ele fez gol de tudo que é maneira, o único a fazer mais de1.200.

Nas Copas de 1958 e 1962 havia outro gênio na seleção. Como foi a experiência de jogar ao lado de Garrincha?




O meu técnico no Flamengo, Fleitas Solich, apitava falta toda vez que eu driblava. Só permitia o drible quando não havia alternativa. Na seleção, em 1955, o técnico era o Zezé Moreira. Ele colocava uma cadeira no campo, no lado direito do ataque, e mandava que o Garrincha cruzasse a bola quando chegasse naquele ponto. Evidentemente que o Garrincha não respeitava nada. Ele driblava a cadeira, voltava, repetia o drible e só depois cruzava. Eu queria ver o Fleitas ir lá em General Severiano (sede do Botafogo) para dizer ao Garrincha que marcaria falta a cada drible dele. Quem viu, viu, quem não viu, vai ficar na saudade. Era fantástico.

Por que a escassez do drible hoje no futebol mundial?

O futebol está mudado. Futebol é um trânsito congestionado. Bota o trânsito de São Paulo no meio de campo e você imagina o que é o futebol atual. Dificilmente há jogos de beleza para se ver. É um tal de não deixar jogar.

Quando isso começou?

Em 1966, na Inglaterra. Já em 1970, no México, a altitude impediu um pouco isso e a própria técnica sobrepujava a condição física. A gente tinha mais valores técnicos que brucutus.

Houve algum time superior ou equivalente ao do tricampeão mundial em 1970?




Nós tivemos um time praticamente idêntico, o de 1958, com Garrincha e Pelé. Mas não havia TV para mostrar. Em 1970 se deu o estouro. O Brasil jogou uma enormidade no México e a TV exibiu tudo para o mundo inteiro. Em 1958, só quem estava em Estocolmo viu aquela maravilha.

Em 1970, cinco anos depois de deixar os gramados, o senhor dirigiu a seleção do tri. Houve uma mudança de esquema tático para escalar um grande número de jogadores extraordinários?

Seria inadmissível que eu, então como técnico, não fizesse como Feola em 1958, que abriu mão do 4-2-4 para efetivar o 4-3-3. Minha idéia  era usar o 4-3-3 com o Paulo Cesar Caju na ponta esquerda. As coisas se modificaram. Passei o Piazza para a zaga, e botei no time titular o Rivellino e o Clodoaldo, reservas de João Saldanha. Como o Paulo não vinha bem, conversei com o Rivellino e o escalei na ponta-esquerda, com a ordem de ajudar na marcação.

O senhor não queria escalar Pelé e Tostão juntos...




A principio, o Tostão seria reserva do Pelé. Convoquei o Roberto Miranda e o Dario, pois a ideia inicial era jogar com o Roberto na frente. Depois, mudei. Escalei o Tostão de centroavante e eu mesmo achei que essa mudança não daria certo. Mas a inteligência do Tostão se sobressaía. Só teve ali um momento de dúvida. Ele tinha um problema na vista e precisava evitar o choque. Por isso, eu questionei o oftalmologista que o atendeu: 'Escuta, se o Rivellino der um chute forte e o Tostão ficar na frente, pode correr algum risco?' E ele me respondeu: 'Não, ele andou até na montanha russa!' Mas eu não perguntei nada disso. Eu queria saber do impacto da bola na cabeça dele. A resposta me deixou mais confuso ainda.

Incomoda aquela associação de que o presidente Medici interferiu na saída de João Saldanha e na convocação de Dario?





Presidente Emílio Garrastazu Médici, Dario Peito de Aço e João Saldanha

Quem provocou essa onda toda foi o próprio Saldanha, como jornalista. Ele fez uma coluna na qual dizia que o Médici era um fã do Dario e que o jogador seria convocado por mim. Você acha que um presidente da República ia falar com um técnico de futebol para convocar esse ou aquele jogador? Você acha que o Dario não seria o titular da seleção brasileira se o Médici viesse falar comigo? Pois bem. Ele não foi titular nem quando houve necessidade de um substituto para o Tostão, por questões médicas. Foi o Roberto Miranda quem entrou. A resposta está dada. A verdade está clara. Quiseram falar que naquele momento eu peguei um time pronto, coisa e tal. Mentira! Mudei tudo. Se não fosse daquele modo, nós perderíamos a Copa do Mundo.

Sempre se diz que o senhor mostrou desdém em relação à Holanda no Mundial de 1974 na Alemanha. É verdade?

Perfeitamente, foi intencional. Eu era o técnico da seleção brasileira, tínhamos perdido a base de 1970, e fomos enfrentar a coqueluche do futebol mundial daquela Copa: a Holanda (o Brasil perdeu por 2 a 0 e teve que se contentar com a disputa do terceiro lugar, quando perdeu para a Polônia por 1 a 0). O que eu ia fazer? Enaltecer o adversário? Não, eu queria diminuí-lo.

O Brasil ficou 24 anos sem um título mundial. Em 1994, o senhor estava de volta lá, como coordenador técnico. Seu trabalho era passar sua experiência para o Carlos Alberto Parreira?

A CBF apostou na mesma comissão técnica de 1970. O Parreira seria o técnico. Ele foi sempre meu assistente, acreditava em tudo o que eu falava. Eu estava ali como um técnico também, mas a palavra final era dele. Nos dávamos muito bem. Mas havia uma campanha muito grande contra nós. Diziam que não estávamos jogando o verdadeiro futebol brasileiro. Nosso time era aplicado, sabia o que fazer em campo. Tínhamos um time e mostramos que estávamos certos.

Qual o peso do Romário na conquista?

Importante, era o jogador de área. Nós demos um castigo nele na fase de classificação, depois que ele não aceitou a decisão do Parreira de ter escalado Bebeto e Careca num treino em Porto Alegre. O Parreira veio falar comigo: 'Olha, o Baixinho já fez m.' Então eu disse: 'Deixa ele comigo'. Cheguei no hotel, chamei o Romário no quarto e o Parreira também e disse: 'Aqui a ordem vem de cima para baixo. Quem determina a escalação do time é a comissão técnica. Não é você.' Tomei a atitude porque numa fração de segundos a gente poderia perder a liderança. Se a gente cede, o que ia acontecer? Ele ia lá na frente dos outros, conheço a criatura, e ia dizer: 'Olha lá, peitei e vou jogar.' Só voltamos com o Romário no último jogo das Eliminatórias, contra o Uruguai, no Maracanã, quando ele fez dois gols.

Mas ele foi importante ou fundamental na conquista de 1994?

Fundamental, está bem, como você quiser. Mas não se pode esquecer o papel do Bebeto, que era quem dava as bolas para ele fazer os gols.

Sua relação com Romário é delicada...

Teve aquele Brasil x Peru (em 1997, semifinal da Copa América). A seleção ganhava por 5 a 0, e eu fiz a última substituição. Chamei o Edmundo. Eles não se davam bem. Na primeira bola em profundidade, o Romário saiu mancando, com a mão na virilha. Ficamos com 10 em campo. O jogo seguinte era em La Paz. Antes da preleção, eu chamei o Lídio Toledo (médico da equipe), e reuni a comissão técnica no meu quarto: 'Você vai lá e pergunta ao Romário se ele está em condições ou não.' Aí o Lídio respondeu: 'Ele disse que ainda vai fazer um teste dentro de campo.' Decidi na mesma hora: 'Então ele não vai jogar e nem vai ficar no banco.' Tive peito, porque não é fácil tirar o Romário de uma final. Eu fiz isso porque eu não gosto de safadeza. E eu sempre o convoquei em todas as situações. Tenho com ele uma relação delicada. Ganhei processo contra o Romário pelas caricaturas no Café do Gol (no fim do Mundial de 1998, mandou pintar na porta de banheiros de seu bar imagens de Zico e Zagallo num vaso sanitário). Não cabe mais recurso. São R$ 800 mil.

Quem é o Romário para o senhor?

Ele foi um grande jogador. Ponto. Nada além disso. Não posso falar mais nada sobre ele.

O senhor escalaria de novo o Ronaldo ( teve uma convulsão horas antes da decisão com a França) se pudesse voltar à final da Copa do Mundo de 1998?

Sem dúvida. Ele foi para um clínica francesa. Fez todos os exames, não deu absolutamente nada. No vestiário (do Stade de France), o Ronaldo chegou já com meia, chuteira, calção e disse: 'Eu quero jogar'. 'Mas você não passou mal?' 'Zagallo, eu não tenho nada. Tive um problema seis, sete horas atrás, o exame não acusou nada, estou me sentindo bem, não faça isso comigo, eu não sou criança, não me tire dessa.' O cara foi tão veemente, disse isso ao lado do Lídio e do Joaquim da Matta (outro médico da delegação) e ninguém falou nada. Tomei a atitude que caberia.

Existiu pressão de patrocinador?

Isso não existe, pô. Isso é balela, pô. Não tem nada a ver.

Antes da Copa de 1998, o senhor teve dois momentos importantes pela seleção. A perda da medalha de ouro nos Jogos de Atlanta, em 1996, e a vitória da Copa América, em 1997. Qual dos dois foi mais marcante?

Foi triste deixar escapar a medalha inédita na Olimpíada depois de estar vencendo por 3 a 1 (contra Nigéria) e o jogo acabar 4 a 3. Ficou um nó na garganta até hoje. Ficamos só com o bronze. Duro, muito duro mesmo. Já em 1997, a seleção estava sob muita pressão (na Copa América) e as críticas eram diárias. Foi quando eu disse a frase: 'Vocês vão ter que me engolir!' Já ouvi isso até em casamento em que fui como convidado e acabei mais fotografado que a noiva. Foi um recado para quem só falava mal.

Um tumor benigno no abdômen levou o senhor a uma cirurgia grave em 2005. A recuperação foi lenta. Por causa disso não conseguiu auxiliar Parreira como imaginava no Mundial de 2006?

Exatamente isso. Eu saía de madrugada do meu quarto, lá na Alemanha, para procurar os médicos, para tomar injeção, remédios. Fiz uma operação que durou sete horas, retirei a vesícula, parte do estômago e do intestino e com reconstrução do pâncreas. Eu estava e não estava com a seleção. Estava perdidão.

O Maracanã passa por reformas e, segundo especialistas, vai ficar desfigurado. Como vê isso?

Do jeito que ficar, o Maracanã jamais vai ser esquecido. Agora, vem com outra tecnologia, vão aproveitá-lo de uma maneira diferente, mas nunca deixará de ser o Maracanã, com todo o seu glamour. Claro que a gente tem um impacto, de ver tudo quebrado. Mas foi assim que eu o vi pela primeira vez em 1949.

A Fifa sinalizou que os árbitros talvez possam recorrer a recursos eletrônicos na Copa de 2014 para tirar dúvidas durante o jogo. O senhor aprovaria essa medida?

Sou a favor desde que não se deturpe o que é certo e deixe o errado prevalecer. O exemplo mais claro da importância disso foi o episódio que levou a França a se classificar para o Mundial de 2010. Aquele lance em que o Henry pega a bola com a mão, ajeita e a França faz o gol da classificação é emblemático. A classificada tinha de ser a Irlanda. Se já tivesse a tecnologia ali, mudava tudo.

Qual o futuro do futebol, nas próximas décadas?

Não há uma maneira de evoluir mais. Todo mundo correndo onde está a bola, não querendo deixar o outro jogar. O futebol mundial chegou ao limite técnico. É uma correria só. Você diminui as condições para que se tenha grandes jogos. Os espaços estão muito congestionados, como o trânsito de São Paulo.

ENTREVISTA - Zagallo fala sobre Romário, Ronaldo e a história recente do futebol
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
O cantor sertanejo Eduardo Costa foi preso na madrugada desta segunda-feira após supostamente agredir um segurança na 45ª Exposete, feira agropecuária da cidade de Sete Lagoas, a 70 km Belo Horizonte (MG). De acordo com informações do boletim de ocorrência da Polícia Militar, a confusão aconteceu após a apresentação do cantor, durante o show de Paula Fernandes, que encerrou a feira.

Em declaração feita à polícia, Costa alegou ter sido empurrado pelo assistente de produção da cantora Paula Fernandes e que não gostou da atitude. Ao voltar para o camarim, ele teria desferido socos nas pessoas que estavam no corredor, inclusive no produtor da cantora.

Ainda segundo o registro, o chefe de segurança do evento chegou para acalmar a situação, mas também teria sido atingido pelo cantor. A polícia foi chamada ao local e levou Eduardo Costa para a delegacia da cidade, onde assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberado.

A assessoria de imprensa do cantor afirmou que ele só irá se manifestar no final da tarde.
 
Notas e Fotos
Mais uma do Zé

Já estou de posse da gravação da entrevista concedida hoje, de manhã, às rádios Clube AM e FM pelo prefeito nota ZEro de Curvelo, doutor José Maria Penna Silva.
Quando um ouvinte do bairro Bela Vista lhe perguntou por que a Taça BH de Juniores não viria para Curvelo em 2011, Zé Maria teve o desplante de transferir a responsabilidade para os desportistas curvelanos. Frases textuais do arremedo de prefeito: "Não teremos a Taça BH aqui este ano porque nossos atletas não têm preparo nenhum. Temos de buscar atletas numa cidade e noutra e, assim mesmo, perdemos de goleada".
Ora, prefeito, sua administração promete revolucionar o esporte, põe tudo a perder e depois a culpa ainda é dos idealistas que dão tudo de si para que o segmento esportivo não morra?! É muita cara de pau!
Em primeiro lugar, a vinda da Taça BH para Curvelo nunca esteve condicionada à vitória da equipe do Município. Seria o caso de a presidente, Dilma Rousseff, barrar a Copa do Mundo no Brasil porque a Seleção de Mano Menezes perdeu a Copa América? A Taça BH traz inúmeros benefícios outros. Em segundo, Zé Maria teve 3 anos para ajudar no preparo dos atletas. Em vez disso, prefere atacá-los, considerando-os culpados da incompetência do "quatriênio das trevas". É mais fácil atacar pessoas vulneráveis, coisa de gente covarde e mesquinha.
Se a moda pega, hein? Daqui uns dias, o doente será culpado por não ser atendido no Pronto-Atendimeno e não encontrar remédios nos postos; a dona de casa será culpada pelo fato de a rua em que mora estar cheia de entulhos; o contribuinte será culpado pelo fato de o dinheiro público descer pelo ralo numa administração (?) desastrosa e indigna dos curvelanos.
Outra coisa: por que tanto medo de perder de goleada? Infelizmente, Curvelo já vem perdendo de goleada em muitos outros campos, inclusive no do desenvolvimento sustentável. As suspeitas de crimes ambientais praticados pela Prefeitura que o digam.
O doutor concluiu a entrevista (histórica!) dizendo que não brinca de ser prefeito. Mas, cá entre nós: um sujeito que recebe mais de 15 mil reais por mês para administrar o Município e jura dedicação exclusiva, mas continua a atender em seu consultório médico particular só pode estar de brincadeira. Ele não é pai de santo. Logo, se é visto constantemente de branco a entrar no consultório, só pode ser para atender os clientes.
Quanto à falta de apoio ao esporte, nenhuma novidade. Naquele futebol do Euler (lembra?),Zé Maria jogou contra Curvelo e, se não fosse tão perna de pau, teria marcado gol.
Meu Deus! A que ridículo descem as pseudolideranças de nossa terra querida!

As. Newton Vieira
Cidadão apaixonado pela terra natal: Curvelo
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Carlos FOSCOLO



carlos@foscolo.biz




13/08/11




MISCELÂNEA
 
 
VIDA APÓS A MORTE , OU VIDA APÓS A VIDA? – I
 
 
Não.  Não é um outro artigo político analisando o quê acontecerá com os corruptos que estão perdendo seus cargos e, por isso, deveriam estar sendo condenados à eterna morte política, medo maior de todos os mortais, mas que parece não assustar os mais de 98% de nossos políticos, que para não fugir do padrão latino, têm na corrupção a regra, e na lisura a exceção.  Estamos falando de algo bem mais importante – aliás, a mais importante das perguntas que atormentam o ser humano – o porquê de nossa própria existência!
 
É comum vermos artigos, ou o relato de pessoas que passaram pela experiência da NDE (Near Death Experience) ou simplesmente, numa tradução grosseira, Experiência de Quase Morte. É, aqui, realmente que começa nossa estória de hoje.
 
Estava assistindo a BBC de Londres, quando surgiu uma reportagem local, sobre a qual não vimos qualquer referência nas TVs brasileiras.  Era uma declaração – quase uma confissão – de um padre da Igreja Anglicana.  Apenas para clarear a lembrança de algumas de nossas leitoras, a Igreja Anglicana é a oficial do Reino Unido (Inglaterra, Canadá, Austrália, etc.).  Ela foi fundada pelo rei Henrique VIII, que após mandar decapitar algumas de suas esposas pelo simples fato delas rirem alto numa mesa de jantar, resolveu que ele seria o chefe da Igreja, ao invés do Papa. E, assim, é até hoje.  A Igreja Anglicana é praticamente idêntica à Católica Romana. Difere, no entanto, quando permite que seus padres se casem e que o chefe maior da igreja, ao invés de ser o Papa, é o Rei ou a Rainha da Inglaterra.  E, apesar desta semelhança, nutre um inusitado ódio ao catolicismo ao estabelecer – em lei – que o futuro rei, ou rainha, da Inglaterra pode se casar com noivas ou noivos de qualquer religião, menos da católica.
 
Bom, feitas as ressalvas iniciais, acho que podemos iniciar a nossa estória. Ou melhor, reinicia-la.  Pois bem, estava a assistir a BBC de Londres, quando um padre da Igreja Anglicana, que reconhece a Virgem Maria, Jesus Cristo e Todos os Santos – mas não reconhece a autoridade do Papa –  declara, com todas as letras, que ele não acredita na “Vida Após a Morte”, ou como alguns outros preferem, na “Vida Após a Vida”.   Vocês podem imaginar o quê esta declaração causou no seio desta igreja e desta nação que tem no mínimo 90% de sua população ligadas a ela.  Qual teria sido  a reação da Rainha Elizabeth II, que pela lei, é a figura máxima da igreja, equivalendo-se à figura do Papa na Igreja Católica.  Qual teria sido a reação dos bispos e demais padres da Igreja Anglicana?  E, mais sério ainda, qual teria sido a reação dos milhões de fiéis pertencentes à Igreja Anglicana?
 
Pois bem.  Pasmem!  Não houve qualquer reação negativa.  O padre  não foi expulso da igreja e nem rejeitado por seus fiéis.  Após a explicação de suas convicções – ou talvez “falta de convicções” – ele foi plenamente aceito na Igreja, sob a justificativa de que suas pregações sobre os princípios cristãos exarados na Bíblia, eram muito mais relevantes para a felicidade do ser humano do que acreditar, ou não, na “vida após a morte”.  E assim, este padre – cujo nome não consegui guardar – se afirmou diante de seus superiores, pares e fiéis da igreja, tentando, talvez, mostrar que fazer a felicidade das pessoas aqui, no dia a dia, é talvez, tão importante quanto lhes assegurar uma felicidade após a vida.
 
Pois bem. Não se assustem, mas ainda não comecei minha estória.  Em vista das declarações do padre, que para mim foram uma coisa inusitada, resolvi fazer uma pequena pesquisa no nosso cada vez mais “dependable” Google (perdoem-me, mas não tenho uma palavra em português que substitua “dependable”. Se tiverem, por favor, me informem: “dependível?”.  Perdoem-me pela ignorância!).   E, assim tive a oportunidade de assistir a uma excelente web conferência, com duração de uma hora, que no próximo número desta prestigiosa coluna, terei a satisfação de comentar.
 
CONVITES
 
Inauguração do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu
 
Quero registrar aqui o convite que acabei de receber, e aceitei com muita honra, para conduzir o cerimonial de inauguração do Centro Cultural “Dona Joaquina do Pompéu”.  A solenidade deverá ser uma das mais marcantes dos anais sócio-culturais de Pompéu, pois, além de contar com a presença de várias autoridades consulares e do governo estadual, além de expoentes da cultura brasileira e mineira, contará, ainda, como ponto mais alto da solenidade, com a presença de sua Alteza Imperial e Real, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, segundo na hierarquia, se a monarquia vier a ser  restaurada no Brasil.
 
Gostaria de ressaltar, aqui, que tive a grata oportunidade de conhecer Dom Bertrand quando de sua visita à Santa Casa de Montes Claros, há cerca de quatro anos.  Naquela oportunidade, relatei-lhe a grande admiração que meu pai, Hugo Foscolo, que foi o primeiro Promotor de Justiça de Pompéu, tinha por D.Pedro !!, chegando ao ponto de sempre se levantar, em sinal de reverência, quando seu nome era pronunciado.  Fiquei, também, muito impressionado por sua presença marcante, demonstrando um profundo sentimento de religiosidade e comprometimento com os valores morais, focalizando, sobretudo, a família  e a pátria.  
 
Palestra na FAPAM
 
            Agradecemos à coordenadora de assuntos jurídicos da FAPAM  – FACULDADE DE DIREITO DE PARÁ DE MINAS –  Dra. Sônia Cristina Fagundes Malta, que é Mestra em Direito pela PUC,  e aceitamos com muita honra,  o convite da Faculdade, para proferir uma palestra na SEMANA DE ESTUDOS JURIDICOS, que se realizará no dia 13/09, em sua sede, em Pará de Minas, sobre o tema Mediação e Arbitragem – A Nova Justiça Brasileira.  Convidamos, também, a nossos amigos de Pompéu para que compareçam.  Como curiosidade, gostaríamos de ressaltar que a faculdade está localizada perto da Rua Pompéu, em Pará de Minas.  Aliás, Pará de Minas parece, pelo que notamos, priorizar a homenagear as cidades vizinhas com nomes de ruas.
 
 Notas e Fotos
Boa Tarde ,

Geraldinho ,venho parabenizar pelo trabalho maravilhoso que você  desenvolve
em nossa cidade.
Mesmo  morando fora , acesso todos os dias o site da sua coluna ,e adoro .
Mais uma vez parabéns a você e toda sua equipe .( Williesia Silva Macedo)

**************************************************************************************

Caro Júlio Porto.O layout do novo site está muito bonito,ficou mais fácil de acessar e os acontecimentos e notícias de Pompéu ficaram mais agradáveis de se ver,com mais fotos etc.Parabéns.Um grande abraço(Paulo Bouças)
 
 Notas e Fotos
O BÊBADO É DETIDO PELA POLÍCIA ÀS 3 DA MANHÃ.

O POLICIAL PERGUNTA: 
AONDE VAI A ESTA HORA?
O BÊBADO RESPONDE:
VOU A UMA CONFERÊNCIA SOBRE O ABUSO DO ÁLCOOL E SEUS EFEITOS LETAIS PARA O ORGANISMO, O MAU EXEMPLO, AS CONSEQUÊNCIAS NEFASTAS PARA A FAMÍLIA, BEM COMO O PROBLEMA QUE CAUSA NA ECONOMIA FAMILIAR E A IRRESPONSABILIDADE ABSOLUTA.
O POLICIAL OLHA SEM ACREDITAR E DIZ:
SÉRIO? E QUEM VAI DAR ESSA CONFERÊNCIA A ESTA HORA DA MADRUGADA?
BOA PERGUNTA, POLICIAL. QUEM O SENHOR ACHA QUE PODERIA SER?

-  A MINHA MULHER,  LOGO QUE EU CHEGAR EM CASA. (Renato Magela de Oliveira)
 
 Notas e Fotos
QUERIDOS PAIS:
 
Vocês foram escolhidos, desde todo o sempre, para serem colaboradores de Deus na Obra da Criação.
Geradores de vida, educadores por excelência, os pais são muito mais do que responsáveis pela formação dos filhos e pela manutenção do lar. São os principais orientadores daqueles que representam o futuro de Caetanópolis, de Minas e do Brasil. Nas suas mãos, senhores pais, repousam as esperanças de um mundo melhor.
Nesta data comemorativa, desejo-lhes plena felicidade junto aos que lhes são caros e expresso a vontade de que a manifestação de apreço que vocês merecem transcenda um puro e simples dia domingo. Seja calorosa a vida inteira!
Recebam, de coração, a mensagem comovida do povo de Caetanópolis, em cujo nome tenho a honra de lhes falar.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Faleceu esta manhã na cidade de Uberlândia, onde será sepulltado  o professor Nelson Cordeiro de Campos. Formado em Educação Física,  era casado com a professora Terezinha Almeida Campos, também formada em Educação Física.Nelson trabalhou muitos anos como comerciante, estabelecido à rua Dona Joaquina, em frente o extinto Banco Nacional. Deixa as filhas Rafaela, Roberta  e foi também vereador pela coligação PFL, PDT, PSDB e   seu mandato foi de 01/01/1997 a 31/12/2000.
 
 

 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site