NOTÍCIAS: 14/09/18 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA I

A POMPEANA BÁRBARA LACERDA(foto) REPRESENTARÁ O PÁIS EM CUZCO, PERU DIA 24 A 28, DE OUTUBRO,  NO MISS MUNDIAL - UM DOS MAIORES CONCURSOS DE BELEZA DO MUNDO MISS BRASIL MUNDIAL 2012. ELA ESTÁ SENDO COORDENADA PELO “EXPERT” RALPH SANTOS, GRANDE AMIGO DESTE COLUNISTA E ELEITO O HOMEM  AIS BONITO DO BRASIL E DO MUNDO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Eu já disse que a Bárbara se  parece  muito com a  Cameron Diaz, mas aqui ela está parecendo com a Dorothy Lamour.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Dorothy Lamour.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

BOM DIA BELEZA II

MARIANA NUNES, que contou tempo nesta quinta feira, 20. A ela, do alto deste minifúndio,  gostaríamos de lhe desejar muitas felicidades, saúde e muitos anos de vida. E, que ela continue sendo a pessoas maravilhosa que é: gentil ,  educada, meiga e acima de tudo afetiva.Para quem ainda não sabe, Mariana procede da cidade de Diamantina(leia-se Padre Gê, da saudosa Laurita Faria, Coronel Nélio  e  Acidália Lisboa – minha grande amiga e colunista dos colunistas.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Mariana foi a vencedora do Concurso Beleza Cristã, que aconteceu na sede do Lions, sábado passado. A coluna publica ainda nesta edição as fotos do desfile do Bailoe Eleição do Lions.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

GIRO POR PORTUGAL

Pensão Beira Minho, Praça Rocio, em Lisboa.Foto: Cibele Abreu.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

GILBERTINHO V. PORTO, primo deste colunista no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, onde estão os restos mortais de FernandoPessoa.Foto : Cibele Abreu

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

GILBERTINHO com o porteiro Wilson Brasil (segundo Gilberto,  gente fina) - no Hotel Bairro Alto. Detalhe: o porteiro conhece a cidade dePompéu. Foto: Cibele Abreu

OBSERVAÇÃO do Gilbertinho: o hotel em os empregados mais educados que já vi em grupo hoteleiro.Eles visitaram inúmeros locais turísticos:Sintra e Cascais, duas lindas cidades portuguesas, onde estão localizados castelos da história real. Neles,os reis e rainhas passavam  suas horas de lazer. Algo deslumbrante. Em um destes monumentos históricos ( o Hugo Castro, segundo o Gilbertinho, iria se  extasiar-se ) morou a rainha Mariall, filha de D.Pedro l. É o Gilberto que diz: “Aqui preserva-se a história ao exagero. Turistas do mundo inteiro estão por aqui. Hoje almoçamos ao lado de dois casais  brasileiros. No final da tarde estivemos a beira mar, mais especificamente no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu. Amanhã iremos ouvir o fado, outra marca registrada de Portugal.

***************************************************************

Caro Júlio Porto : cheguei a Lisboa e, antes mesmo de desfazer as malas, talvez já movido por um sentimento de saudade, da terra e dos amigos, acessei sua página, como sempre faço às sextas feiras. Parece que o site cresce em importância ,pois nos coloca bem perto do que realmente gostamos e que, pela viagem, nos está tão longe. É uma das vantagens de se conhecer novos horizontes: sair da terra é ótimo; voltar a ela melhor ainda. Em BH conheci um Porto- Sidney Porto-, que deve estar também entrando em seu site. Lembrou-me muito nosso saudoso Agnaldo Porto, sinal que é nosso parente com certeza. Ele vai entrar em contato com você. Cibele e eu lhe mandamos um forte abraço. As. Gilbertinho.

(*) Quando o turista pompeano, Gilberto,  diz Caro Minho – ele está se dirigindo a este colunista

 

***********************************************************

  • Caro Minho: como diria nosso caro amigo Dr Hamilton Afonso, ontem atingimos o  ponto culminante da nossa viagem. Estivemos em Fátima, terra das aparições de Nossa Senhora. É preciso estar lá para sentir o que eu e Cibele sentimos. Algo indescritível e emocionante. É como se nossa Protetora ali estivesse o tempo todo, a velar por nós. Estivemos na capela das aparições, que foram seis, todas elas no dia 13 de maio, até outubro, a exceção da de agosto, que se deu dia 19. No santuário mais antigo, onde assistimos missa, repousa os restos mortais de Lúcia e seus primos Francisco e Jacinta, os três  pastorinhos, beatificados mais tarde pelo Papa João Paulo ll. Fátima é hoje uma cidade de 10000 habitantes, que recebe 4 milhões de peregrinos por ano. Cidadãos de todos os quadrantes do mundo vão ali todos os dias e a multidão religiosa é impressionante. A tardinha retornamos ao hotel, onde encontramos com nosso amigo porteiro Wilson Brasil, que está há 11 anos em Portugal, e não 21, como lhe dissera anteriormente. Outra coisa que nos despertou a atenção aqui na terra de Vasco da Gama: a segurança nas ruas. Anda-se a pé dia e noite e não se vê um assalto, nenhum trombadinha. Amanhã volto com outras narrativas.

************************************************************ 

  • Caro Minho: ontem, 18 de setembro, fez 16 anos da morte de nosso querido Bodinho, meu pai e seu padrinho. Estivemos, eu e Cibele, em três  igrejas, onde fizemos as nossas orações. Mas a vida continua e com ela nossa caminhada em Lisboa. Conhecemos outro cenário deslumbrante: o oceanário da cidade, onde são mostrados, através de imensos aquários, tartarugas marinhas de todo tamanho, tubarões,pinguins, e outras espécies mais. Em seguida fomos ao castelo de São Jorge, uma edificação bem antiga, com torres, canhões, etc. Era uma fortaleza de defesa do país, localizada bem ao lado do mar. Outro detallhe interessante que ainda não mencionei são os bondes, aqui chamam de elétricos, que varrem a cidade em toda sua extensão. A noite para encerrar a jornada fomos ouvir o tradicional fado. Duas guitarras portuguesas e quatro cantoras que se revesavam, deram o tom do encanto daquele ambiente. Algo para não se esquecer. Minho, soube do falecimento do no sso querido Camilo, afilhado de minha mãe, a quem sempre tomava a bênção, mesmo já velho. Gostaria que me passasse o telefone do Marcos.
    Hoje, daqui a poucos minutos, vamos a Fátima, algo que só em pensar já muito me emociona.

RESPOSTA DO COLUNISTA: ESTOU ENCANTADO COM TUDO QUE TEM ME DESCRITO. MAS, AGORA ACABO DE ME EMOCIONAR COM SUAS PALAVRAS ... COM O ÚLTIMO PERIODO DO SEU TEXTO(DA SUA VISITA A FÁTIMA). VC ME FEZ MAREJAR OS OLHOS. ME SURPREENDI TB COM O CAMILO TOMAR BÊNÇÃO A TIA MARIA - MESMO JÁ IDOSO. ABS.ANOTA AI OS TELEFONES DO MARCO: RESIDENCIA: 3523- 1427/// ESCRITÓRIO: 3523 - 3213/// CELULAR: 99532444 DDD: 37

GDE ABRAÇO, PRIMO. SAUDADES DE VCS. ABS A VC E CIBELE. 

*****************************************************************

Caro Minho: Por aqui tudo muito bom. Fazemos um grande passeio e estamos nos divertindo muito. Esta não é do Tio Sizenando e acredite se quiser: o porteiro do hotel conhece nossa Pompéu. Ontem demos uma de turista, na íntegra, e fomos conhecer Lisboa, hoje com 700 mil habitantes. Estivemos na Igreja de Santa Maria de Belém, onde estão sepultados os corpos de Vasco da Gama e de Luís de Camões; no prédio ao lado - mosteiro de São Jerônimo - os restos mortais de Fernando Pessoa. Aqui respira-se história em todo canto e todos têm muito orgulho dela. Os mais antigos falam de Juscelino, nosso ex presidente, com grande admiração. É impressionante o número de estrangeiros que visita Portugal. Gente do mundo inteiro passa por aqui em toda época do ano. Ontem recebi uma telefonema do nosso prefeito Joaquim Reis, sempre muito educado. Em resposta a sua pergunta, voltamos dia ...(ele me disse a data, mas não vou torná-la público aqui). Afinal quem está em Lisboa são eles e não nós aqui nesta terra cujo apanágio principal é a  violência.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Terraço do Hotel Bairro Alto, em Lisboa.  Ao fundo vista do rio Tejo.Foto: Cibele Abreu

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

No Palácio da Pena, onde morou a Rainha Dona Maria ll, filha de D. Pedro l.Foto: Cibele Abreu

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

GILBERTO e esposa CIBELE  - o casal 20 em Cascais, à beira do Oceano Atlântico.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

AS SÓSIAS

Dia desses eu vi uma moça na Credipéu e me bateu aquela dúvida  - e pensei com os meus botões: “ gente essa menina se parece muito com uma amiga virtual do Face. E, imediatamente me veio à lembrança minha amiga Amanda Roberta.Quis falar com a Camila, que estava na Credipéu - mas estava meio complicado – a agência estava muito cheia. Alguns dias depois(nesta quinta feira)eu  a vi em um salão de beleza, na Praça Leonardo Campos. Hoje  no entanto decidi publicar as suas fotos para que vocês as comparem. Vejam abaixo: a CAMILA CAMPOS  e abaixo dela a AMANDA ROBERTA, de Bom Despacho.Muito bonitas e simpáticas: se parecem ou não???

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

AS SÓSIAS

Amanda Roberta

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

HELÔ, CAROLINA e  JANAINA, belezas da sociedade pompeana.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

AMANDA LACERDA com seu namorado JULINÉZER.Amanda formou-se em Gestão Financeira, pela Faculdade Pitágoras. Está novamente radicada em Pompéu.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Esta gatinha, esta boneca é filha do casal LAILA e VÍTOR, da melhor sociedade de Bom Despacho.Seus padrinhos são  a minha amigaFERNANDINHA ANDRADE E GABRIEL CARDOSO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

SIMONE APARECIDA DE PAULA SILVA, que está  aniversariando neste sábado.Parabéns.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

HUGO DE CASTRO, uma das figuras mais notáveis de Pompéu e região.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

LILIANE( a primeira à esquerda) é candidata a vereadora.Ela é da cidade de Bom Despacho .

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

“Há mais de 30 anos atuando na Educação, foi professora e diretora sempre trabalhando com amor e dedicação à profissão, alfabetizou e distribuiu carinho às crianças e atenção aos pais dos alunos, defendendo um trabalho humanizador, usando o diálogo como ferramenta na solução de conflitos.

Como vereadora quer trabalhar para o povo com determinação e compromisso, com muita seriedade analisar os projetos defendendo o bem comum e o desenvolvimento sustentável de Morada Nova.”

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ENZO GABRIEL , filho de Cristiano e Sara Cristina. Neto materno portanto de do amigo Daniel e  Rosânia.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ESTE É O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE POMPÉU, EUDES JOSÉ DA SILVA MELO E ESPOSA BETE. A ENTIDADE TEM SIDO DIRIGIDA COM MUITO ACERTO PELO DINÂMICO PRESIDENTE, QUE FEZ REALIZAR DOIS EVENTOS ESPETACULARES ESTE ANO: A SUPERLEITE 2012, EM JULHO  E AGORA COM MUITO SUCESSO, DIA 07 ´P.P.  A 1ª COSTELA DE FOTO NO CHÃO, NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES "PAULO SOARES  MACIEL". O PRESIDENTE E TODA SUA EQUIPE DE DIRETORES, FUNCIONÁRIOS E ASSOCIADOS ESTÃO A MERECER OS PARABÉNS DA COMUNIDADE E REGIÃO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Extraído do face de Junara Chaves.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Baile Eleição da Garota Beleza Cristã

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

A Igreja de São José Operário(leia-se Padre Heverton) fez realizar seu já tradicional Baile Eleição da Garota Beleza Cristã. A vencedora foi MARIANA NUNES(foto). 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Baile Eleição da Garota Beleza Cristã

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Baile Eleição da Garota Beleza Cristã

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Convite

 

 

 

 

 

 

Notas e Fotos

Doida para engravidar

 Uma solteirona descobre que uma amiga ficou grávida com apenas uma oração que fez na igreja de uma aldeia próxima..

Dias depois, a solteirona foi a essa igreja e disse aopadre:
- Bom dia, padre.
- Bom dia, minha filha. Em que posso ajudá-la?
- Sabe, padre, eu soube que uma amiga minha veio aqui há uns meses atrás e ficou grávida só com uma Ave-Maria. É verdade, padre?
- Não, minha filha, não foi com uma Ave-Maria... foicom um padre nosso.... mas ele já foi transferido!(Colaboração: Manuel do dr. Osvaldo).

 

Notas e Fotos

O BALDE.....

Um velho senhor tinha um bonito lago na sua enorme propriedade.

Depois de algum tempo sem ir ao local, decidiu naquele dia ir dar uma olhada geral para ver se estava tudo em ordem.

Pegou num balde para aproveitar o passeio e trazer umas frutas das árvores pelo caminho, e ao aproximar-se do lago, escutou vozes
femininas, animadas, divertidas.. ..

Então viu um grupo de jovens mulheres a tomar banho no lago, completamente nuas.

Chegou mais perto e, com isso, todas elas fugiram para a parte mais funda do lago, deixando apenas a cabeça fora de água.

Uma das mulheres gritou:

-Não saimos daqui enquanto o senhor não for embora!

O velho respondeu:

- Calma moças, eu não vim até aqui para vê-las nadar ou para vê-las sair nuas do lago!

Levantando o balde, ele disse:

-Eu só vim dar comida aos jacarés...

(Idade, experiência e esperteza, sempre triunfarão sobre a juventude e o entusiasmo)

 

 

 

 

(Colaboração: Manuel do Dr. Osvaldo)

 

 

Notas e Fotos

ESTÁ NO FACE DESTE COLUNISTA

ESTOU DE LUTO. PERDI UM GRANDE AMIGO: CAMILO ÁLVARES OLIVEIRA, PAI DO MEU AMIGO DE INFÂNCIA: O DOUTOR MARCO TÚLIO - O MARCO DO CAMILO. SEU PAI FALECEU HOJE, SEGUNDA FEIRA, 17,  NA SANTA CASA DE POMPÉU ÀS 10:30 HS E SERÁ SEPULTADO AMANHÃ, DIA 18, ÀS 10 HORAS NO CEMITÉRIO VELHO(EM FRENTE AO LIONS CLUBE). SEU CORPO ESTÁ SENDO VELADO EM SUA RESIDÊNCIA, À RUA GILBERTO CORDEIRO VALADARES, 241 - EM POMPÉU.À FAMÍLIA OS MEUS MAIS PROFUNDOS SENTIMENTOS.QUE MEU AMIGO CAMILO DESCANSE EM PAZ.

 

Notas e Fotos

ESTÁ NO FACE DESTE COLUNISTA

“SE VC É DAKELAS PESSOAS QUE PASSAM POR MIM NA RUA E NÃO DIZ NEM UM OI, UM BOM DIA, BOA TARDE.. NADA NADA: POR FAVOR NÃO ME CONVIDE PARA SER SEU AMIGO AKI NO FACE. JÁ ESTOU CANSADO DESSAS PALHAÇADAS.E, ESSAS OUTRAS, QUE MESMO SENDO SUA AMIGA OU AMIGO , PROCEDEM DA MESMA FORMA - SERÃO TODOS EXCLUÍDOS. E A DEMAN QUE EU VOU EM FRENTE.E, JÁ QUE CAVALO N DESCE ESCADA MESMO, O QUE ESPERAR DESSA GENTE!!!??? ACHO QUE EU TAMBÉM ESTOU QUERENDO "DIMAIS", VIU.???”

VEJAM A REPERCUSSÃO(comentários) FORA OS AMIGOS Q CURTIRAM.

NR. Brincadeira, amiga kátia??? Rsss . Não é brincadeira não, meu bem: é sério mesmo.

 

Notas e Fotos

Não sei quem é o autor dessa 
coisa, mas que é legal, é! 

 
A palavra "coisa" é um bombril do idioma. Tem mil e uma utilidades. É aquele tipo de termo-muleta ao qual a gente recorre sempre que nos faltam palavras para exprimir uma idéia. Coisas doportuguês.
     
Gramaticalmente, "coisa" pode ser substantivo, adjetivo, advérbio. Também pode ser verbo: oHouaiss registra a forma "coisificar". E no Nordeste há "coisar": "Ô, seu coisinha, você já coisou aquela coisa que eu mandei você coisar?".
      
Coisar, em Portugal, equivale ao ato sexual, lembra Josué Machado. Já as "coisas" nordestinas são sinônimas dos órgãos genitais, registra o Aurélio. "E deixava-se possuir pelo amante, que lhe beijava os pés, as coisas, os seios" (Riacho Doce, José Lins do Rego). Na Paraíba e em Pernambuco, "coisa" também é cigarro de maconha.. 
       
Em Olinda, o bloco carnavalesco Segura a Coisa tem um baseado como símbolo em seu estandarte. Alceu Valença canta: "Segura a coisa com muito cuidado / Que eu chego já." E, como em Olinda sempre há bloco mirim equivalente ao de gente grande, há também o Segura a Coisinha. [Incentivando crianças ao uso de baseado???!!!]
       
Na literatura, a "coisa" é coisa antiga. Antiga, mas modernista: Oswald de Andrade escreveu a crônica "O Coisa" em 1943."

A Coisa" é título de romance de Stephen King. 

Simone de Beauvoir escreveu "A Força das Coisas", e Michel Foucault, "As Palavras e as Coisas."
       
Em Minas Gerais , todas as coisas são chamadas de trem. Menos o trem, que lá é chamado de "a coisa". A mãe está com a filha na estação, o trem se aproxima e ela diz: "Minha filha, pega os trem que lá vem a coisa!".
        
Devido lugar: "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça (...)". A garota de Ipanema era coisa de fechar o Rio de Janeiro. 

"Mas se ela voltar, se ela voltar / Que 
coisa linda / Que coisa louca." Coisas de Jobim e de Vinicius, que sabiam das coisas. 
        
Sampa também tem dessas coisas (coisa de louco!), seja quando canta "Alguma coisa acontece no meu coração", de Caetano Veloso, ou quando vê o Show de Calouros, do Silvio Santos (que é coisa nossa).

Em 1997, a NASA lançou a "Missão Mars Pathfinder", enviando um robô para explorar Marte. O mecanismo foi programado para ser acionado a partir do som de uma música e a escolhida foi um samba de Jorge Aragão/Almir Guineto/Luis Carlos da Vila. Assim, o robô da Nasa, foi "acordado" com a música: "Ô coisinha tão bonitinha do pai...". Lembram?
        
Coisa não tem sexo: pode ser masculino ou feminino. Coisa-ruim é o capeta. Coisa boa é a Juliana Paes. Nunca vi coisa assim!
        
Coisa de cinema! "A Coisa" virou nome de filme de Hollywood, que tinha o "seu Coisa" no recente Quarteto Fantástico. Extraído dos quadrinhos, na TV o personagem ganhou também desenho animado, nos anos 70. E no programa Casseta e Planeta, Urgente!, Marcelo Madureira faz o personagem "Coisinha de Jesus".
         
Coisa também não tem tamanho. Na boca dos exagerados, "coisa nenhuma" vira "coisíssima". Mas a "coisa" tem história na MPB. No II Festival da Música Popular Brasileira, em 1966, estava na letra das duas vencedoras: Disparada, de Geraldo Vandré: "Prepare seu coração / Pras coisas que eu vou contar", e A Banda, de Chico Buarque: "Pra  ver a banda passar / Cantando coisas de amor". Naquele ano do festival, no entanto, a coisa tava preta (ou melhor, verde-oliva). E a turma da Jovem Guarda não tava nem aí com as coisas: "Coisa linda / Coisa que eu adoro".
        
Cheio das coisas. As mesmas coisas, Coisa bonita, Coisas do coração, Coisas que não se esquece, Diga-me coisas bonitas, Tem coisas que a gente não tira do coração. Todas essas coisas são títulos de canções interpretadas por Roberto Carlos, o "rei" das coisas. Como ele, uma geração da MPB era preocupada com as coisas. 
        
Para Maria Bethânia, o diminutivo de coisa é uma questão de quantidade afinal, "são tantas coisinhasmiúdas"

"Todas as Coisas e Eu" é título de CD de Gal. "Esse papo já tá qualquer coisa...Já qualquer  coisa doida dentro mexe." Essa coisa doida é uma citação da música "Qualquer Coisa", de Caetano, que canta também: "Alguma coisa está fora da ordem."
         
Por essas e por outras, é preciso colocar cada coisano devido lugar. Uma coisa de cada vez, é claro, pois uma coisa é uma coisa; outra coisa é outracoisa. E tal coisa, e coisa e tal. 

O cheio de coisas é o indivíduo chato, pleno de não-me-toques. O cheio das coisas, por sua vez, é o sujeito estribado. Gente fina é outra coisa. 

Para o pobre, a coisa está sempre feia: o salário-mínimo não dá pra coisa nenhuma.
        
A coisa pública não funciona no Brasil. Desde os tempos de Cabral. Político quando está na oposição é uma coisa, mas, quando assume o poder, a coisamuda de figura. Quando se elege, o eleitor pensa:"Agora a coisa vai." Coisa nenhuma! A coisa fica na mesma. Uma coisa é falar; outra é fazer. Coisa feia! O eleitor já está cheio dessas coisas!
         
Se você aceita qualquer coisa, logo se torna umcoisa qualquer, um coisa-à-toa. Numa crítica feroz a esse estado de coisas, no poema "Eu, Etiqueta", Drummond radicaliza: "Meu nome novo é coisa. Eu sou a coisa, coisamente." E, no verso do poeta, "coisa" vira "cousa".
         
Se as pessoas foram feitas para ser amadas e ascoisas, para serem usadas, por que então nós amamos tanto as coisas e usamos tanto as pessoas?

Bote uma coisa na cabeça: as melhores coisas da vida não são coisas. Há coisas que o dinheiro não compra: paz, saúde, alegria e outras cositas más.
        
Mas, "deixemos de coisa, cuidemos da vida, senão chega a morte ou coisa parecida", cantarola Fagner em Canteiros, baseado no poema Marcha, de Cecília Meireles, uma coisa linda. 

Por isso, faça a coisa certa e não esqueça o grande mandamento: 

"AMARÁS A DEUS SOBRE TODAS AS 
COISAS".
       
ENTENDEU O ESPÍRITO DACOISA?

 Colaboração: Arnaldo R. Teixeira

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 
O SUCESSO DE UMA REFEIÇÃO
 
           Semana passada falamos sobre confeitagem e espero que tenham aproveitado as dicas. Se você já é uma confeiteira profissional, parabéns, se você for uma iniciante, siga corretamente as orientações anteriores que o sucesso fará parte do seu trabalho.
          Todo trabalho feito com dedicação e planejamento terá um resultado compensador e se tratando de culinária,nada será diferente.
          Nada mais gostoso, simpático e divertido do que oferecer ou receber um convite para um almoço, jantar ou mesmo um lanche. Principalmente  com amigos, onde você tem a certeza que tudo foi preparado para agradar os convidados. A elaboração do cardápio das comidas, a escolha da bebida correta e até mesmo a escolha da sobremesa, faz parte do planejamento e facilita o trabalho e preocupação da pessoa que vai receber os amigos.
       Ao elaborar um cardápio, observe a combinação dos alimentos escolhendo com cuidado os ingredientes evitando deixar sua refeição repetitiva. Evite servir alimentos do mesmo grupo, como: carnes da mesma espécie em dois pratos, alimentos muito calóricos em dias quentes, excesso de hidratos de cabono, faça essa combinação no momento de elaborar o cardápio. A escolha da sobremesa faz parte do cardápio pois ela vai ser servida no momento de descontração e todos vão observar a grande surpreza que para muitos é colocada em segundo plano. É na hora da sobremesa que as pessoas têm mais tempo de apreciar o que está sendo servido. É nesta hora que as pessoas começam as conversas que se estendem até mais tarde, acompanhadas do café, do licor, enfim, de uma descontração agradável, quando a anfitriã vai receber os elogios, vai sentir-se mais à vontade diante de seus convidados e esperar que todos irão sair satisfeitos e que seu trabalho valeu a p ena.
        Então, tudo tem que ser planejado com carinho, se tem alguma dificuldade em qualquer preparação, procure profissionais para facilitar seu trabalho, assim você se sentirá mais segura e evitará erros que podem danificar o resultado de sua realização.
       Procurando facilitar o trabalho das cozinheiras, donas de casa, enfim, de todos profissionais do ramo, dedico a eles estas dicas com as melhores intenções, pois, como culinarista e professora durante um bom tempo de minha vida, sei que muitos ainda encontram dificuldades na elaboração de cardápios, na preparaçào de alguns pratos e principalmente na combinação de alimentos que é um ítem muito importante para o sucesso de nosso trabalho.
      E para finalizar, vai a receita de uma sobremesa deliciosa que poderá fazer parte de seu cadápio.
 
                                                            PAVÊ DE MORANGOS
 
INGREDIENTES- 02 caixas de morangos
                        02 caixas de bolachas champanhe
                          1/2 copo de vinho tinto suave
                          1/2 copo de leite
 
CREME-         01 lata de leite condensado
                         01 lata de creme de leite com o soro
                         02 latas de leite
                         02 colheres(sopa) de maisena
                         02 gemas
                         gotas de baunilha
 
COBERTURA-      500ml de chantily
                        morangos para enfeitar
                        fios de ovos
 
MODO DE FAZER- Bata no liquidificador todos os ingredientes do creme, leve ao fogo, mexendo até engrossar e reserve.
                        Em uma vasilha misture o leite com o vinho e umideça as bolachas.
 
MONTAGEM-       Em uma forma refratária coloque uma camada de creme, uma camada de bolachas umidecidas e uma
                       camada de morangos picados. Repita as camadas até terminar os ingredientes. Cubra com chantily e
                       decore com morangos e fios de ovos. Sirva bem gelado.
 
 Qualquer dúvida, crítica, sugestões, entre em contato: mariadapazpcampos@bol.com.br
 
Um bom final de semana a todos, sucesso no preparo das refeições, capricho na sobremesa e fico muito feliz se me retornarem dizendo o resultado da reunião.
                      Um abraço, Maria da Paz Porto Campos

 

Dúvidas, sugestões e criticas: mariadapazpcampos@bol.com.br
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

22-09-2012


Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

22-09-2012

 

O que o Código Penal fala sobre o furto.

 

Estamos sofrendo muito com uma onda de furtos em nossas residências.

 

O crime de furto pode variar de acordo com a conduda do criminoso.

O Código Penal fala em furto e furto qualificado no artigo 155 abaixo.

Furto

        Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

        Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

        § 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.

        § 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

        § 3º - Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.

        Furto qualificado

        § 4º - A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:

        I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;

        II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

        III - com emprego de chave falsa;

        IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

        § 5º - A pena é de reclusão de três a oito anos, se a subtração for de veículo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior.(Incluído pela Lei nº 9.426, de 1996)

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

22-09-2012

 

 

 

 

CARTAS À PRESIDENTE – XLV

DR.JOÃO CIRILIO: UMA ESTÓRIA DE SUPERAÇÃO E SUCESSO

 

 Presidente Dilma,

Minha carta desta semana tem uma abordagem diferente.  Quero falar da estória de superação e sucesso de meu amigo – desde sua infância – do Professor Doutor João Cirilo da Silva Neto. Mas, por que quero falar sobre ele? Porque as biografias têm o condão de influenciar pessoas a seguir os passos de pessoas que realizaram grandes feitos, ou que superaram grandes obstáculos, para atingir o sucesso.   E, o meu amigo João Cirilo é um desses casos.

            Há algumas décadas, presidente, quando meu saudoso pai – Hugo Foscolo – era Promotor de Justiça aqui de minha cidade de Pompéu, Minas Gerais, eu era, na época, além de um advogado atuante, também um diretor e fundador de um colégio, que com duas queridas amigas e sócias – Dra. Maria Verônica Castelo Branco e a já falecida Dra. Elizabeth de Campos Correa, iniciou suas atividades com todos os cursos básicos, desde o Jardim da Infância, com crianças de 4 anos de idade e estendendo-se pelos cursos Fundamental, Primeiro Grau e Segundo Grau indo até o Pré-vestibular  Era um colégio com propósitos ambiciosos que, naquela época, já nascia grande, com cerca de 450 alunos, número expressivo para a década de 70, quando a cidade deveria ter no máximo uns 10.000 habitantes.

            Pois bem. Nossa estória focaliza um garotinho recém chegado com sua família da zona rural, que trabalhava – felizmente naquela época as crianças ainda podiam e gostavam de fazê-lo e por isso muitas jamais conheceram vícios e se tornaram grandes homens e mulheres – repetimos, trabalhava vendendo os exemplares do jornal Estado de Minas, recém chegados  de Belo Horizonte pelo ônibus da manhã, distribuindo-os de casa em casa.  E, quando chegava à minha casa, geralmente deparava com meu pai, assentado no alpendre e lendo, em voz alta, seus livros em alemão, ou em russo, ou em Esperanto, enfim, em alguma das 10 línguas que falava.  E, ali, aquele menininho, com seus 10 ou 11 anos, com uma voz grave que encantava a meu pai, que o admirava sobretudo pela sua honestidade, sinceridade e inteligência, conversava por algum tempo enquanto entregava o jornal.  E foi daí que surgiu esta amizade entre o garotinho João Cirilo e meu pai, e que se estendeu a toda minha família.  Foi também desta amizade que aquele garotinho foi estudar no meu colégio, o  IRG _ Instituto Ruth Grassi. Um estudo que ali começava e nunca mais pararia, esforço este que o levou ao merecido e reconhecido sucesso, do qual muito se orgulha sua família, sua cidade natal, e todos nós; E, com certeza, orgulhoso também estaria meu pai, se hoje ainda vivesse.

Professor Doutor João Cirilo da Silva Neto

Hoje, já com mais de trinta anos dedicados à Educação, ocupando a cátedra de professor do prestigioso CEFET-MG – Centro Federal de Educação Tecnologia de Minas Gerais, no Campus de Araxá, o professor João Cirilo publicou o livro“Metrologia e Controle Dimensional: Conceitos, Normas e Aplicações” pela Editora Elsevier, do Rio de Janeiro.

            O professor João Cirilo explica que este livro é fruto da sua vivência em educação profissional e tecnológica em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, além de sua experiência  na indústria. A proposta do livro é contribuir para o ensino e as aplicações práticas da Metrologia e do controle dimensional. Atende a um público amplo que se utiliza da metrologia que vai desde consumidores comuns até indústrias, universidades e laboratórios especializados.

            Ao contarmos apenas um pouquinho da grande estória do João Cirilo, presidente, queremos mostrar que não há necessidade de tantas regulamentações e intervenções estatais para que as pessoas cresçam.  Não há necessidade de ferir o amor próprio de cada um oferecendo quotas e tornando os cotistas diferentes, quando na verdade eles mesmos poderiam construir o seu futuro através de seus próprios esforços, sem a intervenção política que fere o orgulho de cada um.  As estórias como as de João Cirilo, presidente, deveriam estar presentes nas principais publicações nacionais, porque são modelos que podem e devem ser seguidos pela juventude brasileira.

NOTAS

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

Do amigo Dr.João Cirilo da Silva Neto, professor do CEFET-MG

Caro Amigo Carlos Foscolo,
É com imensa alegria, que lhe comunico que acabo de publicar meu LIVRO  
DE METROLOGIA.

Aproveito esse momento para te agradecer todo o apoio que você me deu  
durante estes longos anos e que farei o possível para aproveitar tudo  
de bom que você e seu saudoso pai, Dr. Hugo ensinaram-me,  
principalmente, sobre a importância da dedicação aos estudos e pensar  
a educação como uma ferramenta libertadora da humanidade. Sem vocês,  
eu não teria a consciência que tenho hoje.
Mais detalhes sobre o livro  estão no link abaixo:

http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-produto.aspx?tid=89910&seg=3&isbn=978-85-352-5579-9&origem=AUTOR&tit=METROLOGIA%20E%20CONTROLE%20DIMENSIONAL

Os principais assuntos abordados são: definições de metrologia, Sistema Internacional de Unidades  – S.I.;  conversão  de unidades métricas de comprimento para o sistema inglês; funções do Inmetro; metrologia legal, científica e industrial; procedimentos de leitura e aplicações dos instrumentos de medição e controle dimensional; avaliação da conformidade como um instrumento indispensável e regulador do mercado nacional e internacional; relação das normas NBR ISO/IEC 17025 e NBR ISO 9001 com a metrologia

 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site