NOTÍCIAS: 16/11/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

CAROLINE OLIVEIRA: indicada por Roberta Porto

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Caros amigos!

Amanhã dia 14/11, a pedido de Sua Alteza Imperial e Real, Dom Bertrand de Bragança, participarei como seu representante no programa de Televisão ALERTA GERAL, na REDE SUPER DE TV, com o tema “OS 124 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA”, onde iremos discutir em quais aspectos a República influiu em mudanças ou até mesmo retrocessos em país. O programa vai ao ar às 20 horas e será ao vivo. CONTO COM A AUDIÊNCIA DE TODOS!

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

LAÍS DANIELA SILVA ARAUJO  e sua querida  mamãe MARIA ARAÚJO, de Bom Despacho.


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

LAÍS DANIELA SILVA ARAUJO   com seu filho, que tem um nome lindo: HENRY ANDREAS, da sociedade de Bom Despacho.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

BRENDA CAROLINA(no alto ao centro), comandando uma “tchurma” de amigas: Larissa, Roberta, Raphaela eIsabella.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 


REMINISCÊNCIA

Letra da música do Rei


Nunca mais você ouviu falar de mim
Mas eu continuei a ter você
Em toda esta saudade que ficou...
Tanto tempo já passou e eu não te esqueci.

Refrão:
Quantas vezes eu pensei voltar
E dizer que o meu amor nada mudou
Mas o meu silêncio foi maior
E na distância morro
Todo dia sem você saber.

O que restou do nosso amor ficou
No tempo, esquecido por você...
Vivendo do que fomos ainda estou
Tanta coisa já mudou, só eu não te esqueci.

Refrão

Eu só queria lhe dizer que eu
Tentei deixar de amar, não consegui
Se alguma vez você pensar em mim
Não se esqueça de lembrar
Que eu nunca te esqueci


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ARISTÓTELES DRUMMOND, recebendo o abraço do nosso querido Governador, ANTÔNIO AUGUSTO ANASTASIA.  É ele quem dá a dica: quem for a BH não deixe de conhecer  o  PECATORE , o máximo em peixes e bons vinhos . Simples como eu gosto , mas do melhor que há: fica ali,  na rua Sapucaí, na Floresta . Me fez lembrar os peixes de Matosinhos , em Portugal.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Jovem de Perdões fica em segundo lugar no Miss Mundo Minas Gerais

Concurso de Miss Mundo Minas Gerais: a segunda colocada e a terceira, são da região

No centro, a candidata de Barbacena, Foto: Noivas By Carlos Junior/ Divulgação. Abaixo, à esquerda, a candidata de Perdões e, abaixo, à direita, a de Campo Belo.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Neste fim de semana, a cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foi palco da final doconcurso Miss Mundo Minas Gerais 2014. A jovem Eduarda Ferreira D'Ávila, de 19 anos, de Barbacena, foi a vencedora do concurso.


 

 

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Neste fim de semana, a cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foi palco da final doconcurso Miss Mundo Minas Gerais 2014. A jovem Eduarda Ferreira D'Ávila, de 19 anos, de Barbacena, foi a vencedora do concurso.

Gabriela Guimarães, da cidade de Perdões ficou em segundo lugar com apenas um ponto atrás da barbacenense. Em terceiro lugar, ficou Marina Salume Belchior, de Campo Belo.

 A representante de Barbacena disputará o concurso de Miss Mundo Brasil, e a vencedora deste certame, disputará o Miss Mundo. Eduarda D'Ávila terá um contrato de trabalho, onde inclui publicidades, desfiles e viagens.

A Miss Mundo representante de Perdões, que ficou como segunda colocada, tem 22 anos, a representante de Campo Belo, terceira colocada, tem 21 anos.

Campo Belo já deu uma Miss Minas Gerais, foi Florence Gambogi Alvarenga, ela foi Miss Minas Gerais em 1973 e ficou em terceiro lugar no Miss Brasil.

(Da nossa Correspondente , em Lavras(MG) – DORA JACOB.
 

Notas e Fotos

ANTÔNIO MÁRCIO BARBOSA

RECEBI DO pedroleopoldense Antônio Márcio o seguinte e-mail:

Prezado, Júlio... não é só você  que tem saudades do Nicolau Neto -   nós, pedroleopoldenses, sentimos muito a  falta do nosso querido conterrâneo.
 

Notas e Fotos

DIFERENÇA ENTRE INTELIGÊNCIA E BURRICE

DEFINIÇÃO dada por GILBERTO GERALDO VALADARES PORTO  de “Inteligência “ ou “Burrice” :   AQUELA NÃO ESCUTA ESTA E ESTA NÃO  ESCUTA AQUELA.

***************************************************************************************

A COLUNA SE APRESSA EM RETIFICAR  A NOTA QUE DEI SOBRE O GILBERTO GERALDO VALADARES PORTO, NA QUAL ELE DEFINE “INTELIGÊNCIA E BURRICE”. A SUA  DEFINIÇAO DE FORMA CORRETA É: A DIFERENÇA ENTRE INTELIGENCIA E BURRICE É QUE “AQUELA ESCUTA ESTA E ESTA NÃO ESCUTA AQUELA”. APRESENTO AO MEU QUERIDO PRIMO AS MINHAS SINCERAS ESCUSAS.

 

Notas e Fotos

Hugo de Castro

 

Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu

Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu

Diretor de Aglutinação do Círculo Monárquico de Minas Gerais

037 9954 5418 - 037 9155 6801

 

CARLOS ELOY CARVALHO GUIMARÃES, O GRANDE BENEMÉRITO DE POMPÉU

Pompéu, pérola do centro-oeste mineiro, berço de grandes famílias e de grandes nomes que trabalharam em prol do crescimento econômico, social de cultural do estado das Minas Gerais e de todo o Brasil.
Dentre os grandes homens que nasceram neste solo que encantou os sertanistas do sec. XVII por sua riqueza e beleza, devemos lembrar de Carlos Eloy Carvalho Guimarães.
Filho do senhor José Mariano de Campos Guimarães(Zezinho da Usina) e de Dona Nely Carvalho Guimarães, era, portanto descendente pelo lado paterno e materno de Dona Joaquina do Pompéu. Seu pai era sobrinho do Ministro Francisco Campos. Uma tradição familiar voltada para a política e para os interesses do Estado.
Iniciou seus estudos no Colégio Malheiros, na capital mineira, transferindo-se depois para o Ginásio São Francisco da Ordem Franciscana Menor na cidade de Pará de Minas, retornando posteriormente a Belo Horizonte onde concluiu seus estudos no Colégio Marconi e formou-se em Direito na UFMG em 1960. Mas em 1958 já exercia a advocacia como solicitador(muito comum na época, em que este poderia exercer só quando faltava um advogado), quando foi chamado para trabalhar na defesa de um crime que havia ocorrido em Pompéu e que o advogado principal não compareceu. Nesta época era aluno de Dr. Pedro Aleixo futuro vice-presidente da República do presidente Marechal Costa e Silva, quem procurou para se aconselhar e recebeu o seguinte conselho; “Carlos Eloy, a gente aprende a nadar caindo na água. Se você estudou bem o processo, vá e cumpra o seu dever”(Memórias da Cemig -10. Depoimentos de História Oral – Carlos Eloy, 2004, pag.13). Ele foi e ganhou o júri, o que lhe deu grande respaldo nas comarcas vizinhas. Em 1964 se casou com Myriam Julieta Carvalho Guimarães, com quem teve dois filhos, Carlos Eloy Carvalho Guimarães Júnior e Rodrigo Otávio Carvalho Guimarães.

Em 1963 trocou os salões do Júri pelos bastidores do poder e pelo trabalho incansável da representação parlamentar quando foi eleito deputado estadual com apenas vinte quatro anos de idade. Era o início de dezesseis anos de trabalho na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais(1963 a 1978), onde foi vice-líder e líder do governo, presidente de comissões técnicas e vice-presidente da casa, que seria sucedido por uma brilhante carreira política como deputado federal por dois mandatos(1978 a 1982 e de 1982 a 1986), Secretário de Estado de Obras Públicas, e presidente da CEMIG por sete anos.
“Pompéu é uma ilha”. Afirma José Gilberto de Carvalho(Zé do Eli. Prefeito de Pompéu por dois mandatos – 1977 a 1982 e de 1989 a 1992) primo de Carlos Eloy, ao se referir aos rios que circundam nosso município: Rio Pará, Rio Paraopeba, Rio São Francisco, Rio Pardo e Rio do Peixe. Estes mesmo representando uma grande riqueza natural, constituíam-se também em dificuldades enfrentadas até a década de 60, para transpor recursos e saída para os grandes centros. Afinal as únicas saídas eram por Papagaios, a ponte sobre o rio São Francisco na divisa com Abaeté e uma balsa que ligava ao município de Curvelo.
Os primeiros recursos obtidos através do recém-eleito dep. Est. Carlos Eloy em 1964 foram as construções das pontes sobre os rios Paraopeba e Pará, ligando a primeira à BR-040 e a segunda ao município de Martinho Campos. Estas obras foram sucedidas pela abertura das estradas que ligam Pompéu a Martinho Campos e a Bom Despacho com o asfaltamento sendo concluído em 1979, quando foi inaugurado, contando com ilustres presenças, entre elas o governador na época; Levindo Ozanam Coelho.
De uma recente biografia publicada, do ex-governador Francelino Pereira, podemos extrair um trecho que traduz o desenvolvimentismo que se deu quando Carlos Eloy foi Secretário de Estado de Obras Públicas: “Já Carlos Eloy naturalmente vocacionado para a secretaria de Governo, foi informado que cuidaria da de Obras Públicas e, comandando engenheiros e operários, tocou o maior programa de obras realizado no estado,desde o governo JK”(O Chão de Minas, Francelino Pereira; Kao Martins com Paulinho Assunção e Sebastião Martins. Ed. Sempre Um Papo, pags. 200 e 201. BH-2009).

Como já disse, não só como secretário, mas em toda sua vida pública lutou por recursos para Pompéu e região. E conseguiu muitos! Em Pompéu podemos enumerar as várias obras como na educação que até a década de 60 contava apenas com o Grupo Escolar “Dr.Jacinto Campos”, e a partir daí foram construídas as escolas “José Maria de Carvalho”, “Dona Francisca de Oliveira”, “Antônio da Palmira”, “Adelaide Joaquina”, “Estanislau Castelo Branco”, “Min. Francisco Campos” e “Paulo Campos Guimarães”. Na saúde conseguiu recursos para a construção da Santa Casa de Misericórdia, que foi um trabalho em conjunto com Dr. Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos, Pe. Bertoldo Van Zee, o então prefeito municipal Levi Campos e vários seguimentos da sociedade pompeana na época. Na segurança foi o responsável pelos recursos para a construção da delegacia e cadeia pública e do Quartel da Polícia Militar, além da primeira grande reforma do edifício Ministro Francisco Campos, sede da comarca, que havia sido construído pela população pompeana durante o governo de Dr. Milton Campos no governo do Estado(1947-1951). Em sua gestão na secretaria de Obras Públicas desenvolveu o maior programa de habitação da história de Minas Gerais, com a construção de centenas de casas populares, tanto em Pompéu como em Abaeté, Martinho Campos e Bom Despacho.

Ter agências bancárias em Pompéu na década de 60 e 70 era algo impensável, que mudou com a instalação de um posto avançado do Banco do Brasil S.A e de uma agência da Caixa Econômica Federal. Em 1978 foi umas das primeiras cidades a ter Copasa, vindo outra grande obra no governo de Dr. Rondon Rocha que foi a construção da central de captação e tratamento de água no rio Pará, com capacidade para abastecer uma cidade de 200.000 habitantes.
Em 1991 assumiu a presidência da CEMIG, onde permaneceu por sete anos e meio(governos Hélio Garcia e Eduardo Azeredo).
Na década de 40, a energia elétrica de Pompéu era gerada por um motor a diesel instalado durante o governo do prefeito Dr. Ciro de Campos Cordeiro, mas na administração de José Maria Álvares da Silva(Lilico das Cabaceiras), a energia era trazida de uma estação do Ribeirão Picão no município de Martinho Campos, que seria substituída no final da década de cinqüenta pela Cia Força & Luz S.A, em que a Prefeitura Municipal era a principal acionista. Mas com o tempo a Cia Força & Luz S.A tornou-se obsoleta, o que fez com que o prefeito Olivério Correa de Lacerda passasse a comprar energia bruta da CEMIG. Somente na década de oitenta é que a CEMIG entrou de vez para a história de Pompéu.
Como presidente da CEMIG disponibilizou a construção da Subestação do Quati, propiciando a instalação de energia trifásica até a região de extração da ardósia nos limites do município de Pompéu com Papagaio e Paraopeba pela MG-420, o que foi sem dúvida alguma um salto para o crescimento econômico destas empresas que exportam a Ardósia para várias partes do mundo, o que não seria possivel com uma produção em que a energia era gerada por motores a diesel.
Segundo José Gilberto de Carvalho, “sem Carlos Eloy não teríamos conseguido recursos para a construção da AGROPEU”. Ele explica que sem a intervenção de Carlos Eloy o BDMG não teria feito o empréstimo que foi usado para a construção desta indústria de álcool, orgulho de nossa cidade e que graças a seu atual diretor, o jovem e inteligente Geraldo Otacílo Cordeiro, é imprescindível para o equilíbrio econômico e social de nossa cidade, sempre gerando a segurança do emprego a diversas famílias.
Em recente visita que fiz ao nobre amigo, mostrou se entusiasmado com o trabalho do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico pelo resgate da História de Pompéu e sua gente, por meio de projetos como o Museu/Memorial de Dona Joaquina!
Homem público respeitado e preocupado com suas origens e com a história de sua região, Carlos Eloy Carvalho Guimarães merece todo respeito e consideração dos cidadãos de Pompéu por tudo que proporcionou a este município e todo centro-oeste mineiro.

 

 

Notas e Fotos

SE SEGUREM PARA NÃO CAIR DE COSTAS

 A lei "GERAL DA COPA DO MUNDO", sancionada pela Presidenta(e) Dilma concede à 3 seleções e seus respectivos jogadores, um premio de R$ 100.000,00 + uma aposentadoria vitalicia pelo teto do INSS. Em caso de falecimento dos jogadores os sucessores serão os beneficiados !!!!  Ouçam a reportagem..

A presidente Dilma fazendo caridade com o meu, o seu, o nosso dinheiro da previdência.Essa mulher ja está abusando do direito de sentar naquela cadeira... Por favor repassem, o Brasil todo precisa saber...

Se você é aposentado ou pensionista, julgue você, clicando em:

http://www.youtube.com/watch?v=jm7zXywyg-Y&list=UUIpqwvp6-wbti4JETXo_VtQ&index=1&feature=plcp

 

Notas e Fotos

Feriado 15 de Novembro - Proclamação da República do Brasil

Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialistade governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista doImpério do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechalFloriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de MagalhãesQuintino BocaiuvaRui BarbosaCampos SalesAristides LoboDemétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonariabrasileira.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

16-11-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

16-11-2013

 

 

 

 

 

COMO PREPARAR CHOCOLATE

Se você for trabalhar com chocolate, é necessário algumas regrinhas muito importantes para que seu trabalho seja realizado com sucesso.
Fazer bombons recheados, trufas, ovos de Páscoa ou qualquer outra receita que usar o chocolate, todo cuidado é pouco na hora da preparação.
Obsrve aqui algumas regras para preparar essa delícia que agrada a todos.
Se vc vai derreter um chocolate em barras, cuide-se bem desta preparação.
1- Colocar uma porção de chocolate raspado ( 300 a 500 gr ) em uma vasilha refratária
2- Derreter em banho- maria ou microondas. Se for em banho-maria, coloque água fria em quantidade suficiente para banhar o fundo do refratário.Deve estar bem encaixado na panela vedando a passagem de vapor ou respingos de água.
3- Misture bem o chocolate para que derreta por igual.
4- Retire o chocolate do fogo quando a água estiver morna ( não deixe ferver ). Misture com uma espátula. Se o calor da água não for suficiente para derreter o chocolate, volte ao banho-maria por alguns instantes.
5- Choque térmico: Despeje o chocolate derretido em outro refratário dentro de uma vasilha com água fria para acelerar o resfriamento, ou despeje o chocolate em pedra fria e bata até atingir a temperatura certa. ( verifique a temperatura encostando um pouco de chocolate no lábio inferior e sinta o chocolate frio ).

TECNICAS DE PREPARO DE BOMBONS RECHEADOS

- Preparar o chocolate de acordo com as instruções dadas
- Usar sempre formas limpas e secas
- Pincelar as formas limpas e secas com chocolate derretido retirando o excesso com uma espátula e levar à geladeira
- Repetir a operacão até que levando à claridade a forma esteja totalmente coberta, sem falhas. Coloque o recheio de sua preferência, completando a cavidade com chocolate e leve à geladeira.

BOMBONS DE CEREJA

INGREDIENTES - 250 gr de chocolate
03 colheres de sopa de fondant
01 colher de sopa de calda de cereja
MODO DE FAZER - Misture o fondant com a calda de cereja e recheie as cavidades das formas já forradas com o chocolate e complete com chocolate.
Leve à geladeira.

BOMBONS DE UVA PASSAS AO RUM

INGREDIENTES - 250 gr de chocolate
03 coleres de fondant
03 colhres de chá de rum
Uvas passas amolecidas ao rum
MODO DE FAZER - Misture o fondant com o rum, coloque um pouquinho desta mistura em cada cavidade, coloque uma uva passa em cada bombom e
complete com chocolate, leve à geladeira.

Siga a maneira certa de trabalhar com chocolate e você se tornará um profissional na área.
Os recheios podem ser variados, dependendo do gosto de cada um.
Uma boa noite a todos. Volto em breve com novas dicas e novas receitas.
Dúvidas, sugestões e críticas: mariadapazpcampos@bol.com.br

Amor é quando você apaixona pela mesma pessoa todos os dias, como se fosse a primeira vez!

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

16-11-2013

 

 

 

 

 

 

 

Correção do saldo do FGTS

Todo brasileiro que tenha tido algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, esteja ele aposentado ou não, tem direito à correção.

Por exemplo, um trabalhador que no ano de 1999 tinha na conta do FGTS R$ 1.000.00, hoje tem R$ 1.340,47.

Na verdade se as regras não tivessem sido alteradas e a taxa referencial (TR) não tivesse sido manipulada, deveria ter R$ 2.586,44.

Isso significa que está perdendo R$ 1.245,97.

É essa diferença, que nesse caso chega a 88,3%, que o trabalhador pode reclamar na Justiça.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

16-11-2013

 

 

 

 

Mudanças?  Sim!  Mas Como?

O POVO ANSEIA POR MUDANÇAS, MAS...

        Se realmente aspiramos ser uma grande nação, pelo menos a médio prazo, despiciendo é continuar dizendo que inúmeras mudanças devem ser feitas, urgentemente, envolvendo várias áreas das atividades da nação.  Mas o problema é sempre o mesmo:  Aqui, muito se fala, mas pouco se faz.


O POVO VAI ÀS RUAS

Este é um país eminentemente cartorial.  É sem dúvida o mais burocrático do mundo, onde as coisas simples da vida do cidadão jamais se resolvem num único local, ou num único dia.  Onde soluções simples, mas essenciais à vida de cada um, demoram meses, ou anos.  Mas não pensem que tudo isso aconteça por mera coincidência:  Essa demora e a papelada para tudo é o que dá dinheiro para os donos dos feudos instalados pelo sistema.  Não é mera coincidência que tudo isso aconteça em todas as áreas governamentais.  Se não houver isso, acabam-se as propinas, e acaba-se a corrupção que alimenta os feudos.

FILAS IMENSAS: O RETRATO DA BUROCRACIA

Não faz muito que a Presidente Rousseff propôs â Nação uma “Reforma Política “ através” de um Plebiscito.  Como foi uma medida meramente eleitoreira para aliviar a pressão que “as ruas” faziam contra tudo, em junho deste ano, a assessoria jurídica da Presidente ─ a Advocacia Geral da União ─ não se preocupou em evitar a “gaffe” e deixou que a medida fosse para o Congresso.  Não se preocupou em dizer à presidente que uma reforma política teria de ser proposta através de uma PEC (emenda constitucional), fato que ela mesma já sabia, mas queria apenas aplacar a ira das ruas e ganhar tempo ─ o quê conseguiu!

Mas, pegando uma carona nesse tema, e como várias de minhas piedosas e pacientes leitoras têm-me solicitado a expor de forma um pouco mais articulada qual seria minha opinião sobre uma Reforma Política resolvi usar, hoje, aqui, parte deste espaço para resumidamente dizer o que penso sobre o assunto, embora minha opinião não tenha qualquer relevância (e nem faço questão que tenha pois nunca foi minha intenção mudar o pensamento de ninguém, por acreditar que cada povo tem exatamente o que merece!) :

O Resumo de Minha Reforma Política

Sem a preocupação de ser técnico, mas frisando“ab ovo” que tudo se faria através de uma grande, ou várias pequenas “PECs” (emendas constitucionais).  Mas é um ledo engano pensar que isso seria fácil.  Para começar, teria de ser elaborada e aprovada em votação especial de dois turnos do Congresso Nacional.  Mas não se deve esquecer que, bem ou mal, todo o arcabouço legal que hoje vige no Brasil foi ─ embora em épocas diferentes ─ aprovado por eles.  Estariam, pois, eles agora dispostos a desmanchar a cartorial fábrica de corrupção que eles mesmos criaram e aprovaram, quer num passado remoto, quer num recente?  Mas vejamos o que eu sugeriria a alguém que tivesse poder de causar mudanças:

Nosso Sistema de Governo Nasceu Há Mais de 200 Anos

        Nossa filosofia  de governo nasceu há mais de 200 anos, nas Estados Unidos da América quando aquele país declarou sua independência em 4 de julho de 1776.  Quase que paralelamente, nosso herói Joaquim José da Silva Xavier ─ o Tiradentes ─ também militava seu malfadado movimento separatista que culminou com seu enforcamento e esquartejamento em 21 de abril de1792, aos 46 anos de idade.

TIRADENTES ESQUARTEJADO

Não obstante nossa independência ter-se dado 46 anos após a americana, e a nossa “republiqueta” ter se iniciado nada menos que 113 anos após a daquele país, a  influência do regime que desde o princípio foi instalado naquele pais, desempenhou preponderante papel na influência do nosso, que em muitos casos é cópia quase fiel daquele.  Porém, aquilo que é bom para uma Nação, não é necessariamente bom para uma outra, principalmente considerando-se as diferentes etnias, culturas e valores de cada povo.  Embora os Estados Unidos da América se considerem, hoje, o modelo de democracia do mundo, a única coisa que ainda mantém a integralidade do sistema implantado há 237 anos naquele país, são os valores morais e religiosos que desde sua fundação são pregados de forma contínua e persistente através dos tempos. Através da pregação desses valores, relembrados diariamente em escolas e entidades diversas, conseguem se manter quase invulneráveis e preservar monumentos como é, até hoje, a mesma Constituição. Promulgada em 1787, portanto 11 anos após a independência (neste intervalo teria sido  uma genuína democracia, ou um governo forte?) a Constituição teve desde o início mais de 10.000 propostas de emenda, mas apenas 27 foram aprovadas até hoje.

CONSTITUIÇÃO AMERICANA DE 1787: AINA EM VIGOR

Do sistema americano copiamos o bicameralismo (Senado e Câmara de Deputados) embora apenas em nível federal e não também no estadual como naquele país.  Copiamos o presidencialismo, que para a tradição ditatorial latino-amenricana é muito temerário.  Felizmente não copiamos o sistema misto de eleição (voto direto mais eleitores intermediários) que naquele país já se mostrou antidemocrático quando da eleição de George W. Bush (filho do também presidente Bush) contra Al Gore.

AL GORE. EX-VICE PRESIDENTE AMERICANO, CONSIDERADO O PAI DA WWW

 Embora o candidato democrata Al Gore tivesse tido o maior número de votos diretos, quem assumiu a presidência foi Bush, que ganhou no colégio eleitoral.  Do sistema americano herdamos ainda, pelo menos em parte, a forma esdrúxula de substituir senadores falecidos no decorrer do mandato, ou afastados para ocupar outros postos, sem necessidade de terem sido eleitos.

Como não temos suficiente espaço para longas análises, pelo menos de forma bem sucinta queremos expor aqui quais seriam a reformas políticas que gostaríamos de ver realizadas:

<> O Voto Distrital <>  É comum você ser perguntada, ou perguntar, em que deputado votou, mas não mais se lembrar.  Isso acontece porque às vezes o deputado em quem você votou nunca foi a seu município, ou nunca conversou com você.  Com o voto distrital o deputado representará um distrito relativamente pequeno de seu estado, ou de uma região do país.  Você não se esquece em quem votou para prefeito, não é?  Com o representante distrital seria a mesma coisa.  Isso certamente moralizaria mais o Cingresso, pois a presença mais frequente do deputado no distrito possibilitaria uma maior cobrança de suas ações no Congresso.

<>  Eleição do Suplente de Senador <>  O Suplente de senador deixaria de ser um parente, ou amigo do senador.  Ele seria sempre o senador que ficou em segundo lugar, e assim sucessivamente na eleição para o cargo, não importando o partido a que pertencesse.

<> A Instituição do “Recall” <>  Com a delimitação bem definida do território onde o candidato foi eleito, poder-se-ia instituir o “recall”, que podemos chamar de “deseleição”, que existe em vários países de primeiro mundo e que funciona como um alerta para que o representado bem represente seus eleitores.  Mas o quê é realmente isso?  O eleito, em qualquer nivel,  por iniciativa de um determinado abaixo assinado de eleitores da região pode ser submetido a uma nova eleição ─ que alguns chamam de “deseleição” ou “recall” ─ para cassar seu mandato em virtude do desencanto de seus eleitores, por não atendeer a suas expectativas. Quando existe a instituição do “recall”,  o eleito pensa duas vezes antes de fazer qualquer besteira!  Não faz muito tempo que um governdor do estado americano da California foi destituído do cargo, em virtude de um “recall”.

CANDIDATO DEVE TER PARTIDO?

<> Candidaturas Avulsas <>  A possibilidade de haver candidaturas avulsas é talvez a manifestação maior da existência da democracia.  Nao devemos nos esquecer que “os partidos políticos têm donos”.  Assim, só serão candidatos aquelas pessoas que os chefes do partido quiserem.  Além disso, somando-se ainda à atitude antidemocrátia da filiação partidária para se candidatar, há ainda a eterna ação cartorial brasileira que sempre procura impedir a candidatura de alguém que ameace a continuidade, no  poder, do incumbente. Recentemente, tivemos caso similar quando a candidatada Marina Silva, forte postulante que por ter 20% das intenções de votos, ameaçava a presidente incumbente, nas próximas eleições.  Em virtude disso ela não conseguiu registrar seu partido o que a impediria de se candidatar.  Para suprir esta exigência, ele teve de se filiar a outro partido ─ o PSB  ─ o que por si só já a prejudicou, pois terá uma disputa interna dentro do no partido, antes de se lançar candidata à presidente.  As candidaturas avulsas ─ sem partido ─ são muito comuns em países de primeiro mundo.

<> A Desobrigação de Votar <>    Em nenhum país de primeiro mundo o povo é “obrigado a votar”.  O voto é acima de tudo um direito e como tal o cidadão deve ter a opção de exercê-lo, ou não.  Os atuais deputados encarregados de elaborar uma reforma eleitoral propõem que o fim do voto obrigatório deverá apenas ocorrer a partir de 2018!  Mas por que?  Por que não em 2014?   Não seria isso um mero casuísmo, quando os incumbentes estão meramente defendendo seus interesses e os de eus partidos.

<> Não à Reeleição <>  Sim, concordo que estabelcer metas, tentar implantá-las e depois de implantadas, corrigir possíveis falhas num país com as dimensões do Brasil é humanamente impossível em apenas 4 anos.  Por que então não estabelecer um mandado de 6 anos ─ como no Chile ─ ou talvez até um pouco mais longo, mas proibir a reeleição.  Os males da possibildade de reeleição são muito visíveis:  No primeiro mandato, o mandatário trabalha para a reeleição e, no segundo, o desgaste que lhe causou o primeiro e o decadente entusiamo só faz prejudicar o povo de uma nação.

Bem, acho que por ora é só.  Se conseguíssemos fazer apenas isso que estamos propondo já seria uma grande coisa:  Um grande passo para o futuro.  O resto ─ desburocratização, descorrupção, e maior respeito ao povo brasileiro,  certamente viria por acréscimo!

<<<000>>>

 POR QUE PRESIDENTE?

        Há dias estou pensando em escrever uma seção extra nesta minha sub-coluna com o título “Por Que Presidente”?  É uma pequena ─ ou às vezes grande ─ cobrança sobre as razões por que a presidente não age em determinadas situações.  Acho que se eu fosse um presidente seria até mesmo possível que alguns mais inconformados ou “adversários políticos” me chamassem de “ditador”.  É porque eu simplesmente não consigo compreender como um presidente do Brasil  ─ neste caso uma ─ que tem o maior poder conferido a um supremo mandatário em qualquer país de todo o mundo ─ maior mesmo  do que aquele que o presidente Obama tem em seu país ─ não age com presteza e efetivamente em situações emergenciais?  É porque tem de primeiro ouvir o ex-presidente Lula e o marqueteiro João Santana?  Será que a consciência não pesa quando por causa disso muitas vezes dezenas ou mais vidas são perdidas neste país que tem nada menos hoje do que 54.000 homicídios por ano, muito maior do que as guerras do Iraque, ou do Vietnam, ou do Afganistão!

E não é desculpa para a presidente dizer que em determinados casos ela não tem poder para agir, por ser uma competência dos estados membros.  Afinal, ela tem um instrumento, chamado “Medida Provisória” através da qual ela pode fazer quase tudo, com muita agilidade, e dela usa e abusa quando a análise política diz ser conveniente.  Por que não a usa na defesa do povo brasileiro?

Vamos então a perguntas do “Por que Presidente:

<> Esta semana a ANATEL anunciou que, “a partir de agora, ela vai exigir das empresas provedoras de conexão de internet que ASSEGUREM PELO MENOS 30% DA VELOCIDADE CONTRATADA.  Vocês já viram coisa mais estranha do que isso?  A agência (ANATEL)  complementa dizendo que até agora o governo (ANATEL) exigia que as empresas entregassem aos compradores pelo menos 20%.  E anuncia, como um grande feito, que passou a exigir que cumpram a entrega de 30% da velocidade contratada.  Isso é coisa apenas desse país tupiniquim, não é?  O quê diz a presidente?

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site