NOTÍCIAS: 24/03/12 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"


A famosa radialista LEILA DIAS(lea-se www.eldorado1300.com.br) , respondendo ao colunista sobre quem são estas beldades setelagonas: "Oi Julio,estas foram minhas convidadas no programa Sala de Visita, na TV Sete Lagoas canal 13 da net,Eva Ribeiro e Glaucia Queiroga do Rotary. Beijo pra você... tudo de bom..."

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CLÁUDIO SILVA, um dos grandes comunicadores da snossa radiodifusão. Tem um público cativo e considrado um dos mais simpáticos comunicadores de Pompéu e região.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

PARA quem não conhece, esse aí é o KENNER TARABAL, da Rádio Eldorado de Sete Lagoas( www.eldorado1300.com.br ) com a sua GABRIEYL NATIELY. Gente fina esse, "TATÁ" – como diz a sua coleguinhas BÁRBARA DIAS.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

JOSÉ CELESTINO(TINO) – nosso saudoso amigo – ele era pai do RENATO FRIGOTUDO, que atende também por RENATO MAGELA DE OLIVEIRA;. Aqui, ele aparece com a sua nora MÁRCIA JULIANA LOPES DE OLIVEIRA,que a propósito aniversaria hoje, 23.Márcia é esposa do Renato, grande amigo da coluna.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ÊIDA MARIA DE CAMPOS SILVA , Presidente do PMDB Mulher.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ANTÔNIO ANDRADE, Presidente do PMDB estadual com EIDA CAMPOS.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

EIDA CAMPOS e FRANK ALMADA presidente do PMDB de Pihumi.

 

 

 

 

********************************************************************************************************
O PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO, PMDB POMPÉU TEM O ORGULHO DE ENTREGAR OS CERTIFICADOS DO CURSO DO EAD/FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES , UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLITICA CONTINUADO, COM INOVAÇÃO, ADQUIRINDO EXPERIÊNCIA, O PROGRAMA POSSUI TOTAL DISPONIBILIDADE E GRATUIDADE.


O PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO COMPLETA, NESTE SÁBADO (24), 46 ANOS DE FUNDAÇÃO.

O PMDB POMPÉU ESTARÁ ENTREGANDO 32 CERTIFICADOS DO CURSO DO EAD/FUGPMDB ( CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO POLITICA ULYSSES GUIMARÃES)

APRESENTARÁ OS NOVOS COMPONENTES DO PARTIDO DESDE 07/10/2011.

SERÁ DIPLOMADA A COMISSÃO PROVISÓRIA DO PMDB MULHER DE POMPÉU:

PRESIDENTE: ÊIDA MARIA DE CAMPOS SILVA

VICE PRESIDENTE: KARLA MENEZES MARTINS CORDEIRO

SECRETÁRIA : LILIANE GOMES DA SILVA
ELYZA FERNANDA AFONSO DA SILVA
SUENNE LAYLA DE CAMPOS


SERÁ LANÇADO MAIS QUATRO NOVOS CURSOS PELA MEDIADORA ÊIDA CAMPOS.

PREPARATÓRIO PARA CANDIDATOS A PREFEITO, VICE PREFEITO E VEREADORES DO PMDB.
CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO POLITICA ULYSSES GUIMARÃES,
CIDADANIA COMUNITÁRIA
DICÇÃO E ORATÓRIA.

O OBJETIVO É POSSIBILITAR AOS ALUNOS A FORMAÇÃO DE LIDERES COM O CONTEÚDO
HISTÓRICO E TEÓRICO DA POLITICA E DA DEMOCRACIA BRASILEIRA .

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO EAD/FUGPMDB.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

JOELMA LEMBI MARCARENHAS , da melhor sociedade de Bom Despacho.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ELES "CURTIRAM"

O engenheiro agrônomo AILTON REDOAN com a sua TEREZINHA DIAS MACIEL, REDOAN. Eles são leitores assíduos do nosso site e sempre "curtem" tudo que o colunista posta em seu face. TEREZINHA é irmã do meu grande amigo TALMA DIAS MACIEL – O DOUTOR TALMA( bancário aposentado do Banco do Brasil) e médico psiquiatra, radicado no Rio de Janeiro, que por coincidência, também é leitor da nossa coluna.
Conta ele, que um dos seus clientes vivia sempre dizendo pra ele que todo dia falava para a sua esposa que ia se suicidar.Ele mesmo contava para o médico meio pompeano meio carioca.E, de tanto ele dizer para a sua esposa que queria se suicidar – ela já de saco cheio –um dia disse pra ele:
- " ... suicida mesmo, vai la na ponte Rio Niteroi e pula lá de cima e pronto... nem trabalho você vai dar pra ninguém".
O seu marido, assustado com a reação da esposa, foi contar para o Doutor Talma o eposódio.
- " Doutor, você acredita que eu falei pra minha esposa que eu queria suicidar e ela me mandou pular da ponte Rio Niteroi??? Que coisa, Doutor. Como é que minha esposa teve coragem de me falar uma coisa dessas. Ela sabe muito bem que nem nadar eu sei... rssssss
. O Doutor Talma já me contou vários casos muito engraçados e verídicos de sues pacientes. Na memdida do possível, vou tentar transcrevê-los aqui.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ELE CURTIU

MEU AMIGO ELIAS FOFÃO, de Bom Despacho, é um dos amigos mais dedicados da nossa família. Está sempre comunicando, enviando mensagens ... como sempre bem acompanhado.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CURTIRAM: ELIAS FOFÃO,GUSTAVO MIRANDA, SOLANGE, DENISE VASCONCELOS,

LOTEAMENTO

ESTÁ FALTANDO alguém em nossa Câmara Municipal para apresentar um projeto de lei que muda o nome do Bairro Loteamento.Qual seria o nome? Bom, isso poderia ser assunto para uma pesquisa entre seus moradores. Esta pesquisa poderia também ser feita nas escolas, pela internet etc.. Um bairro tão populoso com habitantes tão simpáticos e com casas tão bonitas merecia um nome mais bonito, como Bairro Alterosa, Bairro Belvedere e tantos outros, mas cá pra nós: Loteamento??? Me poupe, né? Não dá...
A coluna volta.


 

Notas e Fotos

APRECIEM O TEXTO ABAIXO

TITÃS

ULYSSES , QUE POUCO SABIA , ENSINAVA LATIM
TANCREDO , QUE SABIA POUCO, ESTUDAVA DIREITO
JUSCELINO, QUE SONHAVA MUITO , APRENDIA MEDICINA

UYISSES, MAIS QUE PENÉLOPE, SABIA TECER
TANCREDO,MAIS QUE ARIADNE, SABIA PENSAR
JUSCELINO, MAIS QUE HELENA, QUERIA VIVER
ULYSSES, MAIS QUE AQUILES , SOUBE GUERREAR
TANCREDO , MAIS QUE HEITOR , SOUBE EQUILIBRAR
JUSCELINO, MAIS QUE PROMETEU , SOUBE CONSTRUIR
ULYSSES , MAIS QUE SANSÃO , ENFRENTOU OS TRAIDORES
TANCREDO , MAIS QUE HERCULES, COMBATEU OS ADULADORES
JUSCELINO , MAIS QUE JASÃO, SUPORTOU OS APROVEITADORES
ULYSSES, QUE APRENDEU MUITO , NOS DEIXOU A CONSTITUIÇÃO
TANCREDO , QUE APRENDEU DEMAIS, NOS DEIXOU A CONCILIAÇÃO
JUSCELINO, QUE APRENDEU QUASE TUDO, NOS DEIXOU A ESPERANÇA.( ITAMAR OLIVEIRA )

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

AMIZADE

QUANDO eu ao RENATO Frigotudo que ele era meu amigo preferencial, ele me disse o seguinte:" agradeço pelo amigo preferencial e repasso o que ouvi do grande amigo Raimundo Ribeiro Porto(Dindao), que certa vez me disse: "Você mora no meu coração e não paga aluguel".

 

Notas e Fotos

DEZ MANDAMENTOS DO AMOR


Conheça as dicas do padre


1- Livre-se do ditado 'namorado não se arruma na noite' > "Quem não procura não acha. Quer namorar, não fique dentro de casa enfurnado. Homem e mulher não caem como goteira. "

2- Procure nos lugares certos > "Se está pensando em encontrar compromisso em raves e danceterias, você está n'água. "
3- Quem fica com todo mundo acaba ficando sem ninguém > Os rapazes e as moças sabem quem é para divertir e quem é para se comprometer. O outro não vai valorizar você se você não se valoriza. "
4- Cuidado com a maneira como você se veste > " Não há nada mais desejável que uma mulher bem vestida mostrando o necessário e deixando aquele quê de eu queria mais. "
5- Evite sair só com pessoas encalhadas > " Tem lugar onde você vai e vê a turminha das encalhadas. Ali, meu filho, homem não chega não. "
6- Tenha resolvido seus sentimentos do passado > "Não existe, eu vou dar uma saidinha com meu ex, não fica nessa manutenção mensal que não vai chegar em lugar algum. "
7- Tenha outros objetivos a não ser arrumar alguém > "Não fique doente nem fissurado com isso. Saia, estude, trabalhar, vá na casa de amigos. "
8- Tenha foco, não saia atirando pra todo lado > " Tem gente que chega na night assim (piscando). Goste primeiro de você pra procurar gostar do outro. "
9- Pense que ninguém é responsável pela sua felicidade > " Que não é feliz consigo, não vai ser feliz com ninguém. Moças, já foi a época que filho segurava homem, hoje filho espanta homem. "
10- Busque o equilíbrio > "Ser caladão ou vergonhoso demais atrapalha. O vergonhoso excessivo é chamado de bobo, e se é muito prafrentex o povo diz que não tem relacionamento sólido. "

 

Notas e Fotos

Sete Lagoas
Traição e Vingança: fato ou desejo?


A notícia de entrada do deputado Márcio Reinaldo(PP) caiu como uma pedra nas águas da disputa à Prefeitura de Sete Lagoas. O ex-prefeito Leone Maciel queria voltar ao cargo no ano que vem, e, para tal, filiou-se ao PP para receber a benção do parlamentar. Com o interesse de Reinaldo na disputa, Maciel teria se sentido traído e ameaça apoiar Leonardo Barros(PSL). Acontece que quem conta a história é o próprio Barros.(Jornal "O Tempo" – Edição de 21/03/2012, Coluna A. PARTE.

 

Notas e Fotos

FRASE:

Você está velho quando achar que todo mundo está morrendo cedo.

 

Notas e Fotos

UBERLÂNDIA

NO ÚLTIMO final de semana estive em Uberlândia: niver da MARIA DA PAZ. Ambiente descontraído, reunião das mais agradáveis.Ela recebeu visita surpresa de seus familiares: sua tia e madrinha IRIS e familiares e também dos irmãos "Professor" ORLANDO, ANA ORDÁLIA, TEREZINHA, DILSINHO. Os filhos da aniversariante EDUARDO, JÚNIOR E DANILO com as suas respectivas esposas CLAUDINE, LÍZIA e LUCIANA: todos com seus filhos a tira colo. Pena que Uberlândia não seja um pouco mais perto.

UBERLÂNCIA II

CONHECI A TURMA DE AMIGOS DO SANTINHO. Eles são freqüentadores da Marcearia do Sô Manuel. Gente super simpática. E, eles têm um hábito, que deveria ser seguido: todos os amigos do Sô Antônio ou Sô Alberto(como eles chamam o Santinho-todos sem exceção, adentram o recinto lhe cumprimentam e pegam na sua mão. Muito interessante. Guardei apenas dois nomes: o Nilo e o Paulo Bernardes, que já foi namorado de uma das mulheres mais bonitas de Uberlândia, que já foi Glamour Girl da cidade. O Vete, outro componente da turma, já é nosso velho conhecido.

UBERLÂNDIA III


DETALHE CURIOSO: na viagem de ida , o consumo foi de exatamente meio tanque de combustível e na volta bem mais de meio tanque.Em que pese a viagem de ida você subir a Serra da Saudade, o consumo foi bem menor. CONCLUSÃO: a gasolina de Pompéu é bem superior a de outras cidades.Pelo menos a do Posto onde sou cliente há anos: Posto São Cristóvão(leia-se Tancredo Carlos Lacerda Campos).O Posto lá de Uberlândia também tem a mesma bandeira da do Tancredo: Ipiranga.

 

Notas e Fotos

ELLAS & ELLES

PRECISEI de uma informação esta semana e liguei para o Hospital Nossa Senhora das Graça, em Sete Lagoas. Fui muito bem atendido pela JOSIANE. Muito gentil. O lance é digno de registro porque quem não está acostumado com isso , estranha. *** A ANDRÉIA MIRANDA, recepcionista da Santa Casa de Pompéu também é outra funcionária atenciosa.Não poderia ser diferente: ela é de Curvelo: terra do meu querido primo/irmão ALEXANDRE BENONI.***RAFAEL FERREIRA ROCHA, filho do ex-prefeito RONDON M. ROCHA, filiou-se ao DEM. Novidade na política. Quem viver verá.

 

Notas e Fotos

MENSAGEM VIA CELULAR

RECEBI ESTA SEMANA – creio que na terça ou quarta feira a seguinte mensagem: ..." Gente, estou voltando ao mercado de trabalho. Caso alguém saiba de alguma coisa, ,me avisa, ta? Bjs. O telefone é: .. 441328. Alguém saberia de quem???As pessoas enviam mensagens, mas se esquecem de assinar.


 

Notas e Fotos

JOANA D`ARC LEMOS

"Gostaria de parabenizá-lo. Eu sempre acompanho sua coluna, pois moro em Patos de Minas e tenho vários parentes e amigos ai. em Pompéu. Abraço.

 

Notas e Fotos

Nutricionista lista os 10 piores alimentos para sua saúde

Postado em Vida e Saúde em 08/04/2011 às 15h00

Michelle Schoffro

Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou
os dez piores alimentos de todos os tempos.

10o lugar: Sorvete

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9o lugar: Salgadinho de milho

De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8o lugar: Pizza

Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7o lugar: Batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6o lugar: Salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5o lugar: Bacon

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4o lugar: Cachorro-quente


Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco decâncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3o lugar: Donuts (Rosquinhas)

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2o lugar: Refrigerante

Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.

Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1o lugar: Refrigerante Diet

“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

Continua abaixo

“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós- pólio. É POR ISSO QUE EU DOU AO REFRIGERANTE DIET O PRÊMIO DE PIOR ALIMENTO DE TODOS OS TEMPOS”, CONCLUI.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"


 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos@foscolo.biz - Carlos Foscolo

24-03-2012

E... NO PRIMEIRO DIA... O HOMEM CRIOU DEUS!
(Parte III)

      Como havíamos dito na parte anterior destes escritos, a humanidade, naquilo que concerne à religiosidade, divide-se em dois grandes blocos: Os crédulos e os incrédulos Dos sete bilhões de seres humanos, que habitam nosso planeta, os crédulos constituem cerca de 90% e os incrédulos, obviamente, os restantes 10%. E, dentre estes últimos, há pessoas de grande peso, em fama e capacidade de comunicação, mas há também os incrédulos anônimos, que é a grande maioria silenciosa deste bloco.

      Ambos os blocos têm algumas posições, muitas vezes radicais, embora não necessariamente antagônicas, que deveriam ser revistas, por eles mesmos, em benefício de uma maior harmonia e felicidade dos grupos sociais. E, talvez não o façam por falta de conhecimento dos possíveis motivos que levam alguém a ser um fanático crédulo, ou um angustiado incrédulo, ou às vezes, também um não menos fanático agnóstico .

     Dentre os crédulos não é incomum que as pessoas encarem um agnóstico, ou ateísta, não com um sentimento de pena, mas de decepção, ódio ou até mesmo de espanto ao tomar conhecimento da sua descrença. É conhecido, relatado pelo próprio Dr.Dráuzio Varella, o episódio ocorrido com este famoso médico sanitarista quando, após fazer uma de suas inúmeras palestras pelo Brasil afora, no momento em que abriu espaço para as perguntas da audiência, alguém – não se sabe se por maldade, ou por mera curiosidade – lhe perguntou qual era a sua religião. Ele, dotado de brilhante inteligência e sendo perspicaz conhecedor de como o povo encara temas como este, depois de hesitar um pouco, respondeu que não tinha nenhuma. O interpelante foi, então, mais longe e lhe perguntou se ele acreditava em Deus. Ele, então, sem titubear, respondeu que não. Ouviu-se um discreto murmúrio no auditório e as perguntas continuaram, normalmente, sobre os assuntos de saúde. Ao terminar a palestra, uma senhora se aproximou dele e lhe disse: _ "Dr.Dráuzio, eu tinha o senhor em tão alta estima. Sempre pensei que o senhor fosse bom e caridoso e gostasse das pessoas. Nunca imaginei que o senhor fosse assim". O médico não lhe respondeu coisa alguma, porque viu que seria inútil explicar o inexplicável, pelo menos para aquela senhora.

Mal sabia senhora que entre os incrédulos há aqueles que amargam no íntimo de seu ser e na solidão de sua descrença – muitas vezes impossível de ser compartilhada com outrem por sabê-la incompreendida – amargam, repetimos, uma angústia imensa, como declarou o único prêmio Nobel da Língua portuguesa, José Saramago, e outros, de nunca terem conseguido respostas para todas as perguntas formuladas por suas próprias mentes, insaciáveis de conhecimentos, ávidas do "saber", porém fechadas ao "crer". Saramago ao lhe perguntarem, já perto de sua morte, há quase dois anos atrás, aos 87 anos, se ele acreditava em Deus, ele respondeu: – "Eu sempre o procurei, mas ainda não o encontrei". Resposta semelhante deu um dos grandes escritores mexicanos, Carlos Fuentes, de 83 anos, ao ser entrevistado recentemente pela Globo News. Ao ser perguntado se já tinha a resposta para "a grande pergunta", ele respondeu: – "Ainda não, mas breve terei".

Enfim, ao depararmos com esta atitude meramente política dos constituintes brasileiros, autores da Carta Magna de 1988, tornando obrigatório o ensino religioso nas escolas públicas e, ao vermos também a ação precipitada do governo do Rio de Janeiro de selecionar oito religiões para serem ensinadas nas escolas estaduais, perguntamo-nos: Por que oito religiões? Quem será professor? Em que série escolar estas crianças iniciarão seus estudos de religião? Este ensino na escola atingiria seu objetivo? E qual seria este objetivo? Não haveria risco de que professores mal preparados contribuíssem para engrossar a fileira dos incrédulos do futuro? Enfim, são perguntas, que devemos fazer, à luz dos exemplos que temos visto disseminados no seio da população.

Ainda abordando o perigo de professores despreparados para esta tarefa, nos perguntamos: O que teria causado a incredulidade de pessoas como os já citados acima e ainda Machado de Assis, Lima Duarte, Oscar Niemayer, Angelina Jolie, Bill Gates, Steve Jobs, Thomas Edison, Chico Buarque, Caetano Veloso, Cláudia Raia, Edison Celulari, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Alonso, John Lennon, Jorge Amado, Carlos Drumond de Andrade, Tim Maia, Vinicius de Moraes, Monteiro Lobato, Ziraldo, Chico Anysio, Mark Zuckerberg (criador e dono do Facebook) Renato Russo, Albert Einstein, Camila Pitanga, Mark Twain, Pablo Picasso, Oswaldo de Andrade, Paulo Autran, Dercy Gonçalves, Charlie Chaplin, Antônio Banderas dentre tantos outros? E, ainda, segundo alguns, porém sem confirmação, estaria incluída neste grupo, também a Presidente Dilma Roussef? Seria algum despreparado professor de religião, ou um fanático religioso, que subestimando a capacidade de uma criança tenha tentado explicar-lhe o ainda inexplicável ao invés de, usando de sinceridade e humildade para admitir a própria ignorância, ter-lhe dito algo como, por exemplo..."Temos respostas para muitas de suas perguntas, meu caro. Mas, para algumas, eu não posso lhe responder, pois ainda não sei. Vamos perguntar, depois, a alguém que saiba mais do que nós?".

Ou será que estas pessoas nasceram com um defeito de fabricação?! Sim, será que nasceram sem aquela voz interna com que pelo menos 90% dos humanos nascem, direcionando-os para o cultuar de um ser que ele sente ser superior a ele, mesmo sem conhece-lo. Mas por que há um grupo, constituído de 10%, nascidos com o "defeito"? Segundo o Dr.Dráuzio Varella, explicando sua própria situação, alguns cérebros – como o seu – não nasceram preparados para receber o "crer". Em razão de um mecanismo interno – talvez um "defeito de fabricação" – esta região física do cérebro, que deveria abrigar a "capacidade de crer" é ausente. Por isso, seus cérebros só tem a capacidade do "saber"

Embora famílias religiosas, geralmente, produzam descendentes religiosos, o oposto não é necessariamente verdade, o que elimina o caráter físico de uma hereditariedade. Vem-me, então, à mente, a figura impar de meu avô, Avelino Foscolo, farmacêutico formado na Bayer da Alemanha, escritor, fundador da Academia Mineira de Letras, pai de 10 filhos, dos quais meu pai, Hugo Foscolo, era o caçula, todos nascidos na vizinha cidade de Paraopeba. Embora fosse agnóstico, Avelino jamais impediu, por palavras ou atitudes, que a religiosidade fosse uma marca de sua família, inclusive de meu pai, profundamente religioso, cujas últimas palavras, no seu leito de morte, minutos antes de falecer foi: – "Vamos rezar"?
(continua na próxima semana)

 

e-mail carlos@foscolo.biz

 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site