PERNILONGOS EM POMPÉU
Pernilongos tem se tornado um suplicio na vida do povo de Pompéu, um enxame destes famigerados insetos tomaram conta da cidade e suga o sangue e a paciência dos pompeanos.
O Blog do Experidiao ouviu moradores, examinou as margens do córrego e pediu informações as autoridades responsáveis.
|
Leito do Córrego Mato Grosso, mal cheiro e fábrica de pernilongos. |
O certo é que de alguma forma a infestação dos pernilongos está associada a situação de calamidade do Córrego Mato Grosso que recebe todo o esgoto de Pompéu.
Inicialmente vamos as respostas dadas pela Prefeitura de Pompéu as perguntas formuladas:
Porque até hoje não foi implementada a ETE de Pompéu?
A Prefeitura Municipal de Pompéu informa que os projetos básicos para a implantação da ETE estão prontos desde 2012. O Governo Federal junto com a Codevasf licitou a obra em meados de 2014, porém, o governo federal não emitiu a ordem de serviço para início da obra. A atual gestão trabalha para viabilizar a obra orçada em aproximadamente R$15 milhões.
O que tem sido feito para o controle do pernilongo que segundo estudos mais recentes pode transmitir o vírus da Zica?
A Prefeitura Municipal de Pompéu promove na região da Ilha a limpeza das valas que contém água para que os agentes sanitários possam fazer o combate efetivo contra os mosquitos e pernilongos. Outra ação que está prevista para setembro é a troca do larvicida utilizado no tratamento do Córrego Mato Grosso, utilizado há mais de 15 anos no local. O objetivo é ampliar a área de tratamento na região com melhores resultados. Quanto à possibilidade do pernilongo transmitir o vírus da Zica, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Assistência à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas afirma que a sociedade científica não concluiu ainda esta posição pois é necessário replicar o estudo para provar a transmissão.
Nota do blog:
Ora, desde de 2002 existe um projeto para o tratamento do esgoto do Córrego Mato Grosso, na época os recursos viriam da Codevasp porem com a crise econômica todos os projetos foram cancelados, acreditar que um governo que devido a crise quer cortar até as aposentadorias do trabalhador brasileiro vá destinar recursos para tratamento de esgoto chega a ser cômico se não fosse trágico, com esta resposta não se sabe se a Secretaria da Saúde quer enganar a si mesma ou aos nossos leitores.
A saída seria entregar o tratamento de esgoto para a COPASA como ocorre em Abaeté, Bom Despacho e outras cidade da região, porem há falta coragem politica pois haveria cobrança pelo esgoto proporcional a água o que seria rápido e sem ônus para o município.
ETE(Estação de Tratamento de Esgoto), de Bom Despacho. |
A Administração não se posicionou sobre este tema de fazer a concessão para a COPASA..
Sobre os pernilongos o blogue percorreu vários locais nas proximidades do Córrego e não encontrou nenhum vestígio ou sinal de que estivesse havendo um combate aos insetos.
Se o larvicida se tornou inócuo com o tempo, como sugere a resposta, seria uma irresponsabilidade gastar os poucos recursos públicos do município na compra do pesticida, é como jogar o dinheiro do povo de Pompéu diretamente no córrego.
Porem, o que mais preocupou o blogue foi a resposta dada sobre a transmissão do vírus da Zica pelo Pernilongo. Na resposta aos autoridades de saúde de Pompéu afirmam que não há comprovação da transmissão do vírus.
Neste tópico existem duas possibilidades ambas preocupantes, a primeira é de que que Secretaria da Saúde de Pompéu, diante da incapacidade de resolver o problema, tenta dissimular e levar inverdades ao povo de Pompeu escondendo o grande risco de transmissão do vírus da Zica já constatado pela fundação Osvaldo Cruz.
A segunda possibilidade é que realmente acredite que não existe o risco, o que seria pior ainda, pois o destino da saúde de nosso cidadãos estaria nas mãos de leigos que sequer acompanham as pesquisas sobre uma doença terrível como a causada pelo Zica Virus, que faz com que crianças nasçam com micro encefalia.
Entregar a saúde pública ao comando de amadores teria, digamos, muitas contra-indicações.
Seria, em uma comparação grosseira, como entregar ao motorista do caminhão de lixo da prefeitura a responsabilidade de ser o anestesista das cirurgias que vierem a ocorrer em Pompéu.
Em estudo recente e amplamente divulgado a Fiocruz chegou a seguinte conclusão:
Em um novo estudo, publicado nesta quarta-feira na revista científica Emerging Microbes & Infections, do grupo Nature, cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelaram que o pernilongo comum pode ser um dos transmissores do vírus zika. De acordo com a instituição, os testes feitos em mosquitos infectados, colhidos em Recife, indicam que eles podem, sim, ser vetores do vírus.
Os mosquitos do gênero Culex, conhecido popularmente como pernilongo ou muriçoca, foram colhidos em Pernambuco já infectados (iStockphoto/Getty Images)
Esperamos que a população cobre das autoridade providencia urgentes para resolver os problemas que tanto aflige aos moradores da terra de Dona Joaquina. |
|