NOTÍCIAS: 28/12/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

MARIA TEREZA SANTOS, indicada por Roberta Porto.



 

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

REMEMORANDO: DANIEL, NÊGO, JUNINHO E TONINHO DO MÁRIO.Noooossa: sem comentários.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

XANDY  e o saudoso JOAQUIM PARENTE, que está  fazendo  muita falta nas rodas sociais pompeanas. A propósito, sua filha SÃOZINHA, está de namoro firme com o Antônio”Mijadim”(me desculpe, Antônio, mas para os amigos do seu tempo, não conseguiria identifica-lo melhor e mais adequadamente,,, rsss. Aliás a nossa amizade  me permite essa “ousadia”. Ele é filho da grande amiga da coluna  desta coluna, Dona Zé e do saudoso  sr. Nico -  antigos proprietários  do Hotel Continental, hoje radicada em Sete Lagoas.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

SAUDADE desse tempo: GABIZINHA, com seus 3 ou 4 aninhos com o nosso amigo JOSÉ OTACÍLIO.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

A data específica não me lembro, mas na foto ainda reconheço a Nancy do Geraldo do Jose Custodio, Cleria da Zaira,Alvimar Barbosa( de Papagaios),Nelsa do Fábio Cordeiro,José Luiz(morava na Cabaceiras). Eu era o farmacêutico  e controlava a saída  dos remédios. Um abraço. Ernesto


 

Notas e Fotos

FRASES FAMOSAS(OUTRAS NEM TANTO)

JÂNIO MILTON

- “Senta e cala a boca”.(Do então presidente da Câmara Municipal, JÂNIO MILTON, dirigindo-se ao então também vereador EXPERIDIÃO PORTO.


GILBERTINHO

“Muitos herdam com a morte, outros como o César, herdam com o nascimento”.(De  Gilberto G. Valadares Porto, quando do nascimento do CÉSAR, filho do médico HÉLIO CAMPOS( DO CANDINHO) E MARIA AMÉLIA.

 

Notas e Fotos

TÕEZINHO CURRALEIRO


O TÕEZINHO CURRALEIRO, subia a pé(coisa muito rara) a praça dr. Ciro Cordeiro falando ao celular. Quando retornou eu já estava mais próximo dele... então lhe disse:

Tõezinho, que isso? Que “manqueira “ é essa? Você tá parecendo “veio”!!!

Ele respondeu:

- Parecendo, néh? Rsss...
 

Notas e Fotos

POLÊGO


“Tudo que acontece em sua vida com você –“ tuuuuudo” é para seu próprio bem”.Frase do Polêgo. Ele sempre dizia isso e quem consegue absorver e aceitar essa sua teoria, jamais será infeliz. Meu “velho” era um sábio.
 

Notas e Fotos

SALIM  ZAIDAN

A Generosidade traz  Prosperidade .Seu autor é  irmão de uma grande amiga – a eterna Glamour Girl de Pará de Minas – hoje  radicada na cidade de Perdões.


Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida(Desconhecido)

 

Notas e Fotos

Bob Marley

Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer"

 

Notas e Fotos

ROSÂNGELA GIBRAN, DINHA DUTRA, GILBERTINHO,HUGO CASTRO, MANUEL SENRA, FRANCISLENE, SILVANY, VANESSA FARIA, MARCO TULIO, GRACIANI,  CARLOS FOSCOLO, MARCO CAMILO essas são algumas pessoas que me enviaram solicitações pelo transcurso do nosso natalício.

 

Notas e Fotos

(escrito de)

Memória Carlos Drummond


 Amar o perdido

 deixa confundido

 este coração.

 Nada pode o olvido

 contra o sem sentido

 apelo do Não.

 As coisas tangíveis

 tornam-se insensíveis

 à palma da mão

 Mas as coisas findas

 muito mais que lindas,

 essas ficarão.
 

Notas e Fotos

O que aprendi, hoje, sobre a memória

Verly – 20-12-13

Ter boa memória pode ser uma tarefa fácil, apesar da correria do dia até e mesmo pela chegada da idade. É preciso determinação, força de vontade e persistência, além de muitos outros fatores.

Completarei, nos próximos dias, 72 anos e mantenho uma memória invejável. Apesar de todos os fatos, inclusive hereditários, a gente pode guardar nomes, números de telefones e datas importantes.

Tudo começa com o forte desejo (determinação) que temos – quando o temos - de ser uma pessoa querida, atenciosa e boa. Em primeiro lugar, memorizamos o que é importante. Lembramos tudo que é agradável, bom e bonito. Gravamos os nomes e fisionomias, na maioria das vezes, porque a pessoa é simpática, agradável. Por isso é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.  

Lógico que há lembranças de todas as espécies. A mais citada atualmente, para pessoas com mais de 21 anos, é o dia 11 de setembro de 2001, quando foram derrubadas as torres gêmeas nos Estados Unidos.

Lembramos, em muitos casos, do primeiro acontecimento agradável em nossa vida: o primeiro dia da escola, o primeiro amor, a primeira transa, o primeiro sucesso. É mais fácil partir sempre do primeiro bom acontecimento, fato, momento para lembrar-se de tantas outras coisas com o tempo voraz.

Com o tempo, nossa memória torna-se mais seletiva e podemos limpar nossa mente e guardar somente o que for bom, belo, agradável e positivo. Para isso é importante exercitar, por exemplo, fazendo um diário e lembrete de fatos e situações POSITIVAS, SOMENTE. E só tratar de assuntos e temas positivos e de forma positiva. Nas religiões, o perdão real é a forma de limpar a mente e deixar apenas o que for humanamente bom, amoroso e positivo. Insisto: só vale a pena guardar boas lembranças.

A memória seletiva nos indica que muitas coisas, dados, datas, fatos, informações e até fotos e imagens, podem ser mais facilmente guardadas em agendas escritas ou informatizadas. A memória seletiva nos permite uma vida mais suave, alegre e feliz, exatamente por livrar-se da pesada carga de dados e informações dos tempos atuais. Nossa memória humana é para lembrar coisas que nos fazem mais felizes. Precisamos treinar todos os dias a liberar espaço em nossa memória para tantas coisas belas e fantásticas que nos acontecem pelo mundo afora.

Um dos primeiros contributos para boa memória é o exercício físico. A prática contínua de exercícios diários, ou mesmo de academias e de alongamentos, ajudam na circulação sanguínea em todo nosso corpo e principalmente no cérebro, gerando melhoria para memória. Sempre que pudermos façamos também exercícios de relaxamento, massagens, yoga.

Precisamos de uma boa noite de sono.  Pessoas que dormem profundamente à noite tendem a ter memória melhor do que as outras.  Uma boa noite de sono é essencial para a consolidação da memória. O único medicamento para o bom sono é a calma ou tranquilidade. É fundamental melhorarmos nossos hábitos de sono, dormirmos em horários adequados e em boas condições de conforto. Quando, excepcionalmente, alguém precisar de soníferos, usar com indicação médica, a menor dose pelo menor tempo necessário para regular o sono.

É fundamental prestarmos atenção em pequenos atos e comportamentos do dia a dia. Por isso alguns métodos estimulam as pessoas a mudarem sempre de itinerários para o trabalho, para a escola ou para casa, uso alternado das mãos, linguagem, e tudo que possa nos levar à consciência do que fazemos rotineiramente e para que nossa memória esteja sempre ativa. Assim, gravamos uma vida inteira se agirmos conscientemente.

É valioso praticar coisas novas sempre que puder, pois isso ajuda nosso cérebro a assimilar novas informações, que trarão além de lembranças agradáveis, uma memória sempre ativa ao longo da vida.

Temos de alimentar bem, na quantidade e na qualidade para repor as energias gastas pelo cérebro, e assim teremos boa memória. Já temos condições de escolhe sempre os alimentos reconhecidamente saudáveis e sabemos que devemos alimentar sempre nas horas e ambientes mais calmos, limpos e apropriados.

Para memorizar ainda melhor devemos sempre utilizar os cinco sentidos para assimilar mais informações ao longo do dia. Quando almoçamos apreciamos o sabor, sentimos o cheiro, observamos a cor dos alimentos e a maneira como foram cortados para o cozimento completo. Através dos talheres percebemos estabelecer o contato que transmite à nossa percepção esta característica. Ao olharmos pela janela podemos ver as cores e formatos, ouvir os sons e sentir a variedade de fragrâncias que a brisa suave, lá de fora, nos traz.

Ao visitar um local novo, podemos utilizar outros sentidos para gravar o ambiente, como os sons ao seu redor, as cores e o cheiro presente no ambiente. As fotografias e a preparação para fazê-las podem contribuir para boas lembranças e auxiliar a memória.

Quando tivermos que lembrar uma informação, como nomes ou números de telefone, temos de insistir  até que a memória encontre a informação guardada. Antes de buscar registros escritos ou pedir apoio a outrem temos de nos esforçar mais para lembrar pela própria memória. No caso de lembrança de uma pessoa, para aumentar a memória, temos de tentar e recordar o jeito da pessoa, quando a encontramos pela primeira ou pela última vez; no caso de fatos e ambientes também podemos associá-los a eventos e lugares conhecidos.  

Ao conhecer uma nova pessoa, quando quisermos ou perceber que precisaremos lembrar seu nome posteriormente, é bom falar seu nome algumas vezes (repetir com a intenção de gravar) durante a conversa, e assim, ficará mais fácil lembrarmos seu nome no futuro.

Precisamos exercitar o hábito da leitura e da escrita com maior frequência, para que a nossa mente possa absorver sempre coisas novas, e assim nossa memória será ampliada durante todo o tempo. Além de ativar a memória é importante para o processo de gravar, mantê-la ativada pelo maior espaço de tempo possível.

Temos de manter a calma e a serenidade. Devemos sempre esperar que os fatos e situações – que prevemos ou supomos que possam acontecer - sejam tratados SOMENTE quando surgirem. (Isso permite uma análise antecipada em casos e situações efetivamente necessários prever).

Emoções positivas, na maioria dos casos, facilitam a concentração e a memorização. Precisamos viver mais intensamente as emoções que a vida nos oferece e podemos ser uma pessoa feliz o tempo todo da nossa existência  com uma memória de fazer inveja.  

Façamos o que for preciso fazer, mas que seja com o foco no presente e nas coisas que temos ou precisamos resolver, construir, realizar. E também, nestas horas, quando for preciso recuperar  a calma, basta a gente habituar a respirar mais pausadamente, e assim teremos melhores resultados de memória.

Temos de fazer certo e corrigirmos quando for preciso até fazermos sempre correto. Façamos com prazer tudo que tiver de ser feito. O cérebro satisfeito guarda melhor as lembranças, especialmente as melhores, mais agradáveis e positivas.

Segundo a Bíblia só se consegue servir bem a um só tempo a um único senhor. (“Ninguém pode servir, ao mesmo tempo, a dois senhores; ambos ficarão mal servidos”). Assim temos de concentrar  sempre em um caso ou atividade a cada vez.

Temos de consolidar o hábito de fazer as atividades por inteiro, como arrumar o espaço depois de manusear ou procurar alguma coisa; guardar depois de usar; recolocar no lugar depois de retirar; de limpar após o uso. Façamos como processos administrativos e jurídicos em que todas as informações são agrupadas e colocadas em ordem até encerrar o processo. O volume bem ordenado tal como nos processos e procedimentos completos ajudam a memorizar mais facilmente.

Precisamos ter uma vida criativa, livre e ousada até, mas que seja uma vida compatível com a saúde e o bem estar. Devemos trabalhar, comer, beber e dormir, tudo na dose certa. Se por nossa livre e espontânea vontade optarmos por beber que seja apenas socialmente, quando for necessário e agradável. Tenhamos  uma vida saudável e procuremos gostar do que fazemos. É fundamental sentir prazer em tudo que fizermos: em casa, no trabalho, nos passeios, viagens e tudo que tivermos de fazer uma ou mais vezes que seja com prazer e gosto.

Quando quisermos gravar bem podemos usar também o coração e transformar lembranças físicas em sentimentos, emoções ou coisas findas. Saber de cor implica usar o coração. Por exemplo, quando gostamos de uma poesia a memorarizaremos melhor com o sentimento do coração.
 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

28-12-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

28-12-2013

 

 

 

 

 

O Natal já passou, muita festa, muita comida, muita bebida, confraternização e, creio eu que tambem foram feitas muitas preces ao MENINO JESUS que acaba de chegar aos nossos lares trazendo tudo de bom para todos.
Agora, neste momento vamos receber o NOVO ANO que está quase chegando, também trazendo consigo tudo o que almejamos e deixamos de realizar no ano que termina. Vamos pedir a DEUS que abra o coração das pessoas e coloque la dentro as coisas boas que a vida nos oferece. Vamos nos unir de mãos dadas elevando nossos pensamentos aos ceus para abrandar essa maldade que vem transformando o mundo em um abismo, provocando medo,insegurança nas pessoas inocentes. Vamos tentar apaziguar essa maldade que corroi os corações feridos, vamos colocar fim nesta orgia de malfeitores que vêm prejudicando as famílias. Abençoa Senhor esse mundo, tansformando todos em uma só família, sem guerras, sem miséria, sem fome, sem drogas. Com um pouco de amor e mais justiça.
Conserva-nos unidos, SENHOR, abra nossos corações para sermos pessoas boas como desejaríamos que todos fossem.
Seja bem-vindo SENHOR em nossas casas.

Vamos receber este novo ano que se inicia desejando a todos a maior felicidade do mundo.

Continuando nosso cardápio para o Natal, vamos completá-lo com os acompanhamentos:

ARROZ COM CHAMPANHE

INGREDIENTES - 01 cebola ralada
02 colheres de sopa de margarina
02 xícaras de chá de arroz
01 colher de chá de sal
02 xícaras de chá de caldo de galinha, fervente
02 xícaras de chá de champanhe
1/2 xícara de chá de uva passas branca
02 colheres ( chá) se açafrão
amêndoas torradas e fatiadas.
COMO FAZER - Em uma panela refogue a cebola na margarina, junte o arroz, o sal e deixe fritar bem.
Adicione o caldo de galinha, a champanhe, as passas e o açafrão. Cozinhe em fogo brando até o arroz
ficar macio. arrume o arroz em uma travessa e espalhe as amêndoas por cima.
Decore com salsinha e sirva.


FAROFA COM FRUTAS

INGREDIENTES - 1 e 1/2 xícara de chá de margarina
150 gr de bacon cortado em tirinhas
02 cebolas médias cortadas em rodelas finas
01 xícara de chá de uva passa preta
1/2 abacaxí cortado em cubos
01 xícara de chá de castanha do Pará picada
500 gr de farinha de mandioca torrada
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de chá de salsa picada.

COMO FAZER - Em uma panela aqueça 1/2 xícara de chá de margarina e doure o bacon. Acrescente a cebola e doure até murchar. Junte a uva passa, o abacaxí, a castanha e refogue por cerca de 2 minutos.
Acrescente o restante da margarina, mexa até derreter e despeje a farinha de mandioca. Tempere com sal,
pimenta do reino e finalize com a salsa.

E que tal uma sobremesa para encerrar esse cardápio?

NUVEM DE NOZES

INGREDIENTES - 500ml de creme de leite fresco
03 colheres de sopa de açúcar
02 latas de leite condensado
01 copo de leite
02 sachês de gelatina incolor
1/2 xícara de chá de água
300 gr de nozes trituradas

CALDA - 06 colheres de sopa de chocolate em pó
06 colheres de sopa de açúcar
01 xícara de chá de leite
01 colher de sopa de margarina

COMO FAZER - Bata em uma batedeira o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantily.
Misture o leite condensado, o leite, a gelatina hidratada na água e dissolvida e as nozes.
Coloque essa mistura sobre o chantily e misture delicadamente. Coloque em uma forma untada com óleo
e leve à geladeira até firmar bem.
Desenforme e sirva com a calda quente.

CALDA - Misture o chocolate em pó, o açúcar, o leite e a margarina.
Leve ao fogo até ferver.
Despeje a calda sobre o doce e decore com as nozes picadas.


Nada melhor do que uma reunião familiar, principalmente em um momento tão especial como este que estamos comemorando agora. E para iniciar nossas festas vamos elevar nossos pensamentos aos céus agradecendo ao nosso
Deus por este ano que está terminando e pedir a Ele que nos ampare no ano que se inicia.

ORAÇÀO DE NATAL

Senhor, nos reunimos hoje aqui para comemorar com nossos amigos e familiares esta data tão significante para todos.
abençoa a nossa reunião.
Ao menos por um dia, gosteríamos que o mundo fosse uma grande família, sem guerras, sem miséria, sem drogas e sem fome. Com um pouco mais de música e muito mais justiça. Que ao menos esta casa, Jesus recém- nascido, acolha a tua
palavra de amor e perdão.
Conserva-nos unidos. Dá-nos força e ternura para sermos pessoas úteis que lutem por um mundo onde haja dias bons e muitas coisas boas como esta que quiseste nascer entre nós.
Senhor, Tu serás bem vindo em nossas casas, até que um dia nós possamos nos reunir na Tua. Amem.

A vcs queridos amigos e amigas um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de amor, paz e união.

OBS - Se as receitas não chegaram em tempo para o Natal, as mesmas são tbem próprias para a ceia de final de ano.
Espero que ainda possam aproveitá-las com sucesso.
Um bom final de ano a todos e que DEUS nos abençoe.

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

28-12-2013

 

 

 

 

 

 

 

CUIDADOS NAS COMPRAS DE NATAL E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
 
 
Além de dinheiro e paciência, na hora de fazer as compras de Natal o consumidor precisa estar com todos os direitos na ponta da língua. A primeira informação importante é sobre a troca. O lojista não é obrigado a trocar produtos sem defeito. Portanto, se a loja oferece o serviço, ele passa a ser uma cortesia, e o cliente tem que saber de todas as condições para a troca. "Tem que estar claro na loja, afixado em um cartaz ou de forma visível para o cliente, o que ele tem que apresentar para fazer a troca, bem como os tipos de mercadoria que não podem ser trocadas".

Já os produtos que apresentarem defeito podem ser trocados, mas o lojista, o fabricante ou a assistência técnica tem 30 dias para consertar o problema. Caso não seja possível dentro desse prazo, o cliente poderá pedir outro produto similar, o dinheiro de volta ou o abatimento proporcional.

É muito importante pedir a nota fiscal no ato da compra.

Se a compra for pela internet, telefone ou revistas, o cliente tem um prazo de sete dias a partir da entrega do produto para desistir do negócio. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), nesse caso, o fornecedor é obrigado a devolver o dinheiro imediatamente.

A propaganda enganosa também é um problema. O artigo 37 do CDC define como publicidade enganosa aquela "capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços". A prática é considerada crime contra as relações de consumo.

Outra dica importante é sobre a forma de pagamento.

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

28-12-2013

 

 

 

 

Obama, JFK, Mandela…e JPC

Desde seu passamento, no último dia 5 de dezembro, Nelson Mandela ─ ou Madiba, como era também conhecido ─ tem ocupado o noticiário dos principais veículos de comunicação, quando as virtudes, qualidades, destemor e resiliência têm sido cantadas em prosa, verso e dança.  Falar de seu significado para a Africa do Sul, ou mesmo para alguns outros recantos do mundo ─ como se diz nesta minha terra ─ é “chover no molhado”.  Por isso, eu gostaria de, aqui, abordar alguns outros aspectos relacionados com um pouco de sua vida e talvez, mais, com o seu passamento.


Nelson Mandela ─ “Madiba”

Durante os chamados “memorial services”, ou conjunto de solenidades que compõem os preparativos para o funeral, Mandela já foi devidamente “eulogized” ─palavra utilizada em inglês para significar “elogio fúnebre” ─ ocasião em que somente as virtudes são expostas.  E isso não é diferente em nenhuma outra parte do mundo.  Quem nunca ouviu ─ durante um funeral, aqui mesmo nesse nosso Brasil ─  alguém, expressando feições de muita angustia, piedade e compadecidamente, mirando o falecido dizer:  “Ele era tão bom!!!”.  Sim, todos são muito bons, virtuosos, honestos, e elogiados na morte.  E, assim, também nos elogios fúnebres sobre Mandela não foi diferente.  Presidentes se revezaram apontando suas virtudes, seu legado para a humanidade, deu desapego pelo poder, seu“espírito cristão” ao perdoar seus antigos desafetos, ao exaltar as qualidades de seus adversários e até mesmo ao homenagear seus algozes quando, por exemplo, em sua posse como presidente da nação chamou para ficar perto de si o antigo carcereiro que ajudou a mantê-lo na prisão por longos 27 anos, onde passou, talvez, os anos que deveriam ter sido os melhores de sua juventude.

Nos discursos de homenagem, o atual primeiro mandatário  da Africa do Sul, presidente Zuma, foi vaiado por seu povo, que lotava o Soccer Stadium.  A nossa presidente Rousseff fez um discurso ─ em Português ─ com interrupções intermitentes para as traduções do intérprete brasileiro, provavelmente um diplomata do Itamaraty.

Presidente Dilma Rousseff

Foi um discurso mal elaborado pelo seu “assessor de discursos”.  A presidente, embora falando  ─ não sei por qual razão ─ em nome de toda a América do Sul, leu um discurso sem criatividade, com lugares comuns e jargões de pêsames que são dirigidos a qualquer pessoa, e por isso mesmo não impressionou a ninguém.  Seu amigo Raul Castro ─ co-ditador de Cuba há mais de 60 anos ─ falou de igualdade entre as pessoas, mas jamais de democracia, mesma atitude adotada pelo vice-presidente da China.   O presidente da Índia quase não consegue terminar seu discurso, porque o povo já não queria mais ouvir a mesmas “frases feitas” por todos os oradores.

No entanto, quem realmente “roubou toda a cena” foi o Presidente Obama, que ao ser anunciado, foi freneticamente aplaudido de pé por todo o estádio, cena que se repetiu durante os 20 minutos de seu discurso.  Aliás, esse foi único discurso para o qual o mestre de cerimônia não estabeleceu  limite de tempo.

Presidente Barack Obama

Nem é necessário ressaltar que sua fala foi uma obra-prima da oratória só comparável, dentre seus pares, à oratória doPresidente Lincoln, autor do famoso  Gettysburg Address e à do Presidente John F. Kennedy, famoso principalmente por sua famosa frase “Ask not what your country can do for you, but what you can do for your country” (Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o quê você poder fazer por seu país) pronunciado na sua posse como presidente dos EUA.

Presidente John F.Kennedy

Obama, embora também exaltando as qualidades de Mandela, faz um relato completamente diferente dos demais oradores, aprofundando nos conceitos que nortearam a vida do homenageado, mas ressaltando que ele ─ Mandela ─ como qualquer outro ser humano, também teve seus erros e falhas.  Obama chega a citar as próprias palavras de Nelson Mandela, quando este disse:  “I am not a saint, unless you think of a saint as a sinner who keeps on trying” (Eu não sou um santo, a menos que vocês pensem num santo como um pecador que continua tentando acertar”.

Embora Obama tenha ressaltado a enorme influência que Madiba teve na sua vida e segundo ele, influência sem a qual talvez ele não tivesse chegado onde chegou ─ por ter também enfrentado problemas de segregação racial na sua juventude ─ ao citar esta reflexão do líder desaparecido, talvez quisesse tentar justificar a inúmeras criticas que Mandela recebera durante sua vida.  E essas críticas foram sobretudo sobre sua vida logo depois de sua formatura como advogado.  Segundo consta, Mandela tornou-se um advogado muito famoso e ganhou muito dinheiro, passando a viver com grande ostentação, desfilando pelas ruas de Johannesburg em carrões americanos importados, do último modelo.  E foi assim que conheceu sua segunda esposa Winnie.

Winnie Mandela

Certo dia, quando ele passava diante de um ponto de ônibus, desfilando em seu carrão, chamou a atenção de uma jovem que esperava um ônibus.  Dias depois apareceu no escritório onde ela era uma secretária e lhe disse que estava mandando entregar o seu vestido de noiva.  E casaram-se logo em seguida.

Graça Machel/Mandela 

Mas foi casado com a viúva do Presidente Samora Machel, de Moçambique, Graça Machel, mulher de grande cultura, que fora inclusive ministra da Educação,  que Mandela passou seus últimos anos. Ela nasceu Graça Simbine. Foi Machel e também Mandela. Para o mundo é Graça Machel  e mais do que mulher de dois grandes vultos políticos, é uma figura forte na história africana moderna. Para se ter uma idéia do porte desta mulher, aos 6 anos de idade, quando estudava numa escola protestante na sua Moçambique, ganhou uma bolsa de estudos para ir estudar em Portugal, na Universidade de Coimbra, chegando a se especializar em Filologia da Língua Alemã.  Foi certamente uma grande mulher para um grande homem!

E assim, Nelson Mandela desaparece aos 95 anos, tendo deixado para seu povo constituído de 11 raças a força moral, o espirito conciliador e a motivação que pelo menos por alguns anos permanecerá como o cimento que unirá e edificará uma promissora futura grande nação.  É sem dúvida um grande legado, pois feliz é o povo que tem, ou teve um líder, a quem  orgulhosamente possam chamar de “O Pai da Nação”.

<<<>>>

CURTA-METRAGEM

<> Mandela e JPC: Comparação no Mínimo Estranha <>  Enquanto se festejava a vida e chorava-se a morte do líder africano, nesta semana, o Deputado João Paulo Cunha, ex-presidente do PT e que foi condenado por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal, ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília para ─ comparando-se a Mandela ─ dizer que da mesma forma como Mandela, ele também está sendo condenado injustamente.  

Parece que os políticos condenados pelo STF apostam na ignorância da maioria do povo brasileiro, ao passarem a afirmar que são presos políticos.  Mas, o que  eles não contavam é com a velocidade que as notícias hoje correm  e penetram em todos os meios.  Já é bem sabido de todos que dentre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal que os condenaram, nada menos do que 8 foram nomeados pelos governos petistas de Lula ou de Dilma Rousseff.

<> E Por Falar em Grandes Oradores <> Enquanto falávamos de grandes oradores, vieram-nos à mente alguns nomes que realmente nos marcaram (e que nos perdoem outros de quem porventura não tenhamos nos lembrado, e que com certeza são muitos).  Assim quem não teve a oportunidade de ouvir o ex-presidente Juscelino Kubitschek…

Presidente Juscelino Kubitschek

Ou o ex-governador da Guanaba ─ hoje Rio de Janeiro ─ escritor e temido orador Carlos Frederico Werneck de Lacerda…

Gov.Carlos Lacerda

Com certeza perderam a oportunidade de presenciar grandes peças da melhor oratória política brasileira.  O mesmo podemos dizer...

Ibraim Abi-Ackel

do ex-deputado federal Ibraim Abi-Ackel, autor de belíssimos discursos, tanto no Congresso quanto em comícios…

Carlos Eloy Carvalho Guimarães

 Mas quando se fala em oratória para todas as ocasiões e todos os gostos, tem lugar de destaque a do nosso conterrâneo pompeano, Carlos Eloy, que já ocupou os mais destacados postos políticos de nossa nação, dentre os quais de deputado federal e Presidente da CEMIG.

Porém, dentre os políticos ainda extremamente ativos no Congresso Nacional, o grande destaque é o do líder ruralista goiano, médico famoso, ex-canditato à Presidência da República, o deputado Ronaldo Caiado…

Ronaldo Caiado

que no passado já tivemos a oportunidade de trazê-lo a Pompéu para falar aos produtores rurais da região.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site